terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sinais e Sintomas

Aproximadamente 70% a 80% das mulheres que tem miomas não possuem sintomas. Logo, os miomas não costumam causar sintomas.
O sintoma mais comum é o sangramento vaginal excessivo, principalmente durante a menstruação (hiperfluxo menstrual) e, em geral, com saída de coágulos, associados ou não às cólicas. Este sangramento pode ocorrer também fora da menstruação e por períodos prolongados (metrorragia), podendo levar a anemia.
Quando os miomas crescem muito podem levar a sensação de peso em baixo ventre, aumento da freqüência urinária (devido a compressão da bexiga) e constipação intestinal (devido a compressão do intestino). Os miomas que crescem em demasia e extrapolam os limites da pelve causam aumento do volume abdominal.
Cólicas menstruais (dismenorréia), dor durante o ato sexual (dispareunia) e dores pélvica e lombar podem ser causadas pelos miomas, no entanto, outras condições ginecológicas podem levar a esses sintomas também, como a endometriose e a adenomiose.
Em relação à fertilidade da mulher, os miomas podem causar não só dificuldade para engravidar como também na manutenção da gravidez. Os miomas submucosos, localizados na cavidade uterina, são os que causam maior prejuízo, pois podem dificultar o acesso dos espermatozóides ao óstio tubário e, conseqüentemente ao óvulo e podem dificultar a implantação do embrião na cavidade uterina, tanto por meios mecânicos quanto por meios químicos. Os miomas intramurais e transmurais podem causar infertilidade quando, por conta de sua localização e de seu volume elevado (em geral maior do que 6 cm de diâmetro), distorcem a cavidade uterina ou causam compressão sobre as trompas, agindo mecanicamente dificultando o encontro dos espermatozóides com o óvulo e a implantação do embrião.

44 comentários:

bety disse...

esto com 2 mioma 1 pesando 0,9 o otro eseta com 1,3 e sinto muita dor a 8 ano tirei mioma e cisto ecaso de cirugia

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Bety,
Para melhor esclarecimento do seu caso, sugiro que você vá a uma consulta com um ginecologista afeito ao tratamento avançado dos miomas uterinos. Desta maneira poderá ser estabelecido mais precisamente se, no seu caso, há necessidade ou não de tratamento.

Anônimo disse...

o fato de expelir um coágulo cor de rosa, pode ser mioma tbm?

deia disse...

Estou com um mioma medindo 27.4x22.3, utero aumentado de tamanho medindo 99.7x59.5x47.0 de forma globosa e imagens compativeis com nodulos miomatosos, sinto fortes dores e muita colica, um sangramento intenso ha 3 meses direto, tb tenho um cisto em ovario E medindo 24.1, Gostaria de saber se meu caso e cirurgico??

Eliene disse...

Tem 15 dias q descobrir q tenho mioma,o q me preocupa é q sinto muita dor do lado direito,essa dor é diaria ñ tive muito sangramento mas muita colica coisa q antes ñ sentia,o medico passou umtratamento com anticonsepcional mas nada mudou perguntei se vou ter q tirar o utero ele disse sim disse q o anticosepcional era so pra o mioma para de crescer,quero saber se é normal dor diaria,dor quando abaixo descoforto já perguntei e me disseram q ñ estou preocupada de ñ ser mesmo mioma,por favor aguardo sua resposta.

BrasilJapão disse...

oi dr. td bem?meu nome e Erika,tenho 31 anos, não tenho filhos. Tem mais de 15 dias que estou menstruada, na primeira semana saiu um sangue escuro, tipo borra de café, e agora na segunda semana um sangue bem vermelho e brilhante, com alguns pedacinhos...seria mioma??estou preocupada com essa menstruação que não para...

BrasilJapão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom dia tenho 26 anos, minha menstruação sempre foi bastante regular. No mês de agosto fiz doação de sangue, em setembro minha menstruação veio tipo borra de café, agora em outubro durante 4 dias veio como borra e depois sangue bem forte e vermelho, fiquei menstruada durante 20 dias seguidos e parou, mas quando vou ao banheiro e ao me secar sai uma pelicula marrom tipo a borra da menstruação, já marquei ginecologista para a outra semana, mas estou extremamente preocupada. O que poderia ser. Me ajude estou preocupada já que isso nunca aconteceu antes, menstruo desde os 12 anos e sempre foi em média de 4 a 7 dias no máximo.

Anônimo disse...

Anônimo
Tem alguns meses que minha menstruação fica 15 dias ou mais,de vez enquato eu q sinto muita ,mas ñ sou de dar colica e é raro quando sinto colica e de vez enquando sinto dor do lado direito,e eu queria saber se isso pode sw grave ou ñ
porfavor me reponda

Anônimo disse...

estou com pequenos sangramentos ha um mes tenho 20 anos e gostaria de saber se pode ser um mioma. Fiz uma trasvaginal mais não deu nada de grave tudo normal. Sinto dores fortes no pe da barriga junto com as dores vem vômitos. doutor sera q pode ser algo grave ou corro o risco de estar gravida?????

cylda disse...

ola ,tenho 27 anos,passei a poucos dias por uma miomectomia,existe alguma possibilidade de ter dificuldade para engravidar no futuro?ja q o tamanho estava com 10x10 e utero medindo 702cm3....por favor tire essa minha duvida...bjos

Anônimo disse...

boa tarde Dr.minha menstruação sempre foi regular, e agora já faz quase 02 mses que esta atrada, fiz uma transvaginal e a acusou miomas intramurais, não tenho sangramentos só a mentruação que não vem.o quer pode ser? fiz 02 betas também nãoestou gravida.

Rubiane Brochi disse...

Olá, sou Rubiane, tenho 28 anos, descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. Este ano descobri que tenho útero miomatoso. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver. Aqui está o resultado da ultra-sonografia feita no dia 28/04/2010.
Em ante-verso-flexão, assimétrico, apresentando formato globoso, contornos balelados e grande volume, pela presença de três nódulos intramurais miometrais porém com abaulamento de contornos.
São hipoecóicos, heterogêneos e irregulares, medindo: 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-fúndica; 8,88 x 7,3 cm em parede posterior, desviando eco edometrial anteriormente; 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-lateral esquerda.
Eco endometrial medindo aproximadamente 12,5 mm de espessura.
Diâmetro do útero: longitudinal: 17,2 cm ; anteroposterior: 8,7 cm ; transversal: 11,6 cm.
Volume uterino: 907,2 cm³.
Ovários bem delineados com volume e textura normais.
Já fui ao ginecologista e o seu parecer foi a retirada do útero (histerectomia).
Será que há outra solução para quem deseja ter filhos como no meu caso? Seria possível engravidar? Seria uma gravidez de risco? Não há como eu ter um filho pelo menos e depois fazer a retirada do útero?
Aguardo urgentemente o seu parecer de médico. Desde já agradeço do fundo do coração. Que Deus te abençõe.

sabrina disse...

olá gostaria de saber se estou com mioma, tenho 16 anos e minha mesntruação no segundo dia acho que vem muito, e sinto muitas dores nas pernas tbm no 2 dia.
Gostaria se isso é normal ou pode ser mioma?

obrigada.

Sulamita Silva disse...

OLÁ GOSTARIA DE SABER SE ESTOU COM MIOMAS OU ESTOU GRÁVIDA, POIS NÃO TENHO SINTOMAS DE SANGRAMENTO OU HEMORRAGIAS, MINHA MESTRUAÇÃO VEM NORMAL. NO MOMENTO ESTÁ ATRASADA MINHA MESTRUAÇÃO A 11 DIAS, FIZ O EXAME TRANSVAGINAL E CONTATOU UM PEQUENO MIOMA. SERÁ QUE NÃO ´E UM BEBÊ

Anônimo disse...

Fa,
minha menstruação esta normal, mais tem duas semanas que estou com uma dor leve no pé da barriga, fiz uma transvaginal, e foi localizado um mioma de 2cm, sera que realmente é mioma ou estou gravida... pois sinto enjoos e outros sintomas.

nagyla cristina disse...

olá doudor boa noite estou em busca de esclarecimentos no ano de 2009 fiz uma exame endovaginal e foi detectado um mioma e varios cistos pequenos nos dois ovarios porem meu ginecologista disse q nao a tratamento nem é preciso cirurgia no meu caso por ser pequeno me receitou a tomar so um antinflamatorio cetropofeno,e tomei uma medicaçao pros cistos fui a ginecologista devido as minhas colicas menstruais sao bastante fortes com vomitos e diarreias desde a menarca sinto dores fico de cama e ja passei por varios medicos e cada dia pioram ainda nao fiz o exame esse ano pra saber se ele cresceu mais gostaria de saber se no meu caso nao é preciso cirugia as vezes durante o periodo menstrual sai pedaços de sangue creio q isso nao seja normal tenho 29 anos e nao tenho filhos e nao faço uso de nenhum anticoncepcional e tbm nao gostaria ja q muitos dos medicos quais ja tratei nao me indicaram alegando q as dores ira aumentar nao sei o q fazer doutor gostaria de fazer uma embolização e resolver esse mal na minha vida pois me atrapalha muito grata obrigada pelo esclarecimento do blog parabens

nagyla cristina disse...

aguardo sua resposta .

deb disse...

tenho 35anos tenho uma mioma de 4,0*2,0cm localizado em corno uterino direito. como eu ja fiz a ligadora de trompas queria sabe se a possibilidade de fazer uma serugia e tira o utero ou tem outro tratamento que resolva esse poblema?por que sinto muitas dores no pe do abdomi,fasso xixi costastimente ,sinto um peso inorme no pe do abdome e muitas dores nas pernas e a mestruacao forte de varios dias de7 a 10dias obrigada

Anônimo disse...

olá sou a patricia tenho 33 anos e 2 filhos eu tenho miomas desde que tinha 24 anos agora tenho muita dor urino varias vezes por dia tenho sangramento ate 40 dias sem para já fui varios medicos pelo sus e ele não dão certeza das perguntas minhas porque tenho muitas duvidas em relação a isso mais gostaria de opera olha tem dia que nem tenho vontade de fazer nada é muito sangue que perco por favor me dá uma orientação os miomas já estão bem grande tem 1 que está até calcificado muito obrigado pela atenção

Andréia disse...

oi doutor! meu nome é AGATHA, também faço parte da área da saúde tenho 20 anos e uma filha de 3.
ULTIMAMENTE SINTO DOR AO URINAS, SINTO COM O SE TIVESSE ALGUMA COISA DENTRO DE MIM SE MOVER. E TODOS OS PREVENTIVOS QUE FAÇO SENPRE DÃO FUNGOS. SANGRO MUITO NO PERIODO DE MENSTRUAÇÃO. ISSO SERÁ SINAL DE UM MIOMA?

Anônimo disse...

eu sinto muita dor na barriga aconpanhado ou nao a mestruação e minha menstruação vem quase um mes
ja ta com quase 4 meses assim
ja fiz alguns exames mas nao deu nada...

nagyla cristina disse...

olá doudor boa noite estou em busca de esclarecimentos no ano de 2009 fiz uma exame endovaginal e foi detectado um mioma e varios cistos pequenos nos dois ovarios porem meu ginecologista disse q nao a tratamento nem é preciso cirurgia no meu caso por ser pequeno me receitou a tomar so um antinflamatorio cetropofeno,e tomei uma medicaçao pros cistos fui a ginecologista devido as minhas colicas menstruais sao bastante fortes com vomitos e diarreias desde a menarca sinto dores fico de cama e ja passei por varios medicos e cada dia pioram ainda nao fiz o exame esse ano pra saber se ele cresceu mais gostaria de saber se no meu caso nao é preciso cirugia as vezes durante o periodo menstrual sai pedaços de sangue creio q isso nao seja normal tenho 29 anos e nao tenho filhos e nao faço uso de nenhum anticoncepcional e tbm nao gostaria ja q muitos dos medicos quais ja tratei nao me indicaram alegando q as dores ira aumentar nao sei o q fazer doutor gostaria de fazer uma embolização e resolver esse mal na minha vida pois me atrapalha muito nos 2 primeiros dias que estou menstruada nao consigo sair da cama de tantas dores minha barriga cresceu muito gostaria q me desse uma luz ! grata obrigada pelo esclarecimento do blog parabens

hellem disse...

minha mae descobriu q tem um mioma o medico disse q ele é bem pequeno ai ele passou um tratamento duranti 6 meses cm anticocepsional,ela já esta quase entrando na menopausa duranti os primeiros meses do tratamento a menstruação dela estava vindo muito pra ela agora deu uma diminuida esta vindo bem menos ela senti muitas colicas,estomago enbrulhando mal estar ela esta muito preocupada e todos nos da familia tbm!queriamos saber se ela vai ter q passar por uma cirurgia ou o mioma ira sumir cm o tratamento?Dr por favor respondi estamos muito preocupado cm tudo isso ela tbm esta muito preocupada

SIMONE disse...

bOA NOITE TEM UNS 3MESES QUE A MINHA MENSTRUAÇÃO TAH VINDO EM EXESSO,O MEU ABDOMEM AUMENTOU DE VOLUME E EU SINTO MUITAS DORES NA BARRIGA.O FLUXO MENSTRUAL É TANTO QUE SAI PEDAÇO DE SANGUE.SERÁ QUE EU ESTOU COM MIOMA?MINHA MÃE OPEROU MIOMA SERÁ QUE ESSA DOENÇA É HEREDITÁRIA?ME AJUDE POR FAVOR ESTOU AFLITA.AGUARDO UMA RESPOSTA OBRIGADA.SIMONE

Anônimo disse...

Boa tarde,
Tenho 29 anos casada e sem filhos descobri que estou com 4 miomas o maior medindo 6,5cm o outro com 5,8cm e o útero globoso com volume aumentado.Sinto muitas dores abdominais muitas cólicas e minha mestruação vem uns 9 dias com muito fluxo.Gostaria de saber o que é utero globoso? e se o meu caso é nescessario uma cirurgia pois gostaria de ter filhos ainda por isso queria preservar meu útero.
Agradeço desde já.

SAMANTHA disse...

Boa tarde,
Tenho 29 anos casada e sem filhos descobri que estou com 4 miomas o maior medindo 6,5cm o outro com 5,8cm e o útero globoso com volume aumentado.Sinto muitas dores abdominais muitas cólicas e minha mestruação vem uns 9 dias com muito fluxo.Gostaria de saber o que é utero globoso? e se o meu caso é nescessario uma cirurgia pois gostaria de ter filhos ainda por isso queria preservar meu útero.
Agradeço desde já.

danizia disse...

boa tarde aos 19 anos descobrir que tinha mioma fiz tratamento com anti-concepcional e fique com hemorragia durante 11 meses que foi o tempo da cirurgia e eu era virgem a gora com 26 anos descobrir que estou com mioma novamente e que são varios o pior e que eu não tenho filho e quando eu era noiva na hora da relação eu sentia muita dor muitas vezes terminava antes e muitas vezes quando eu fazia por causa das dores eu não sentia nenhum desejo e a pouco tempo eu comecei a sentir muitas dores na barriga e direpente mimapareceu uma infecção urinaria que mim duia muito eabarriga mexia e fazia suada e pensando que era gases mais tomei remedio para gases e a gonia não passava vou colocar o resultado da utassonografia transvaginal
bexiga com conteudo líquido residual
utero em AVF de contor irregular, ecotextura heterogênea á custa imagens nodulares, hipoecóicas, a maior em parede anterior entramural com componentes submucoso ,medindo 2,9x2,9cm .O útero tem volume de 152 cm³.
endométrio mede 1,3 cm.
ovários visibilizados sem alterações
Ausência de liquido em fundo de saco
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
MIOMATOSE UTERINA. por favor mim ajude pois eu quero ter filho e omedica que fez o exame disse que tem um localizado perto do colocal e onde engravida por favor mim responda ,já chorei muito com isso.

Anônimo disse...

OLA, TENHO 40 ANOS VOU FAZER 41 E GOSTARIA DE ENGRAVIDAR MAS RECENTEMENTE DESCOBRIR QUE TENHO MIOMA NO UTERO SEGUNDO O MÉDICO NÃO HÁ NECESSIDADE DE OPERAR MAS MINHAS MESTRUAÇÕES SÃO MUITO FORTES O QUE FAZER TENHO CHANÇES DE ENGRAVIDAR REPONDAME POR FAVOR .
DEUS ABENÇÕE.

Anônimo disse...

Boa noite doutor, tenho 34 anos, dois filhos, e nunca tive uma menstruação irregular a uns dois meses pra cá, sinto dor na relação, e as vezes após, chego a sangrar um pouco, quando vinha minha menstruação eu ficava no máximo 4 dias menstruada, agora fico 10 dias, fluxo intenso,e quando para dali a 13 dias menstruo novamente,posso estar com mioma?

Anônimo disse...

ola tenho 25anos tenho mioma ja perdi 2 filhos ele mexer,dores na relaçao ,sintomas de gravidez a barriga crescer, e quero ter filhos ,e o medico pediu q esperasse ele cresce enquanto isso perco filho e sofro, Deus ti use e te abençoe

Anônimo disse...

Olá tenho 43 anos e já fiz a histerectomia total por mioma e sinto muita dor no lado esquerdo da barriga próximo a cirurgia e fui ao médico e ele pediu para fazer uma ultrasonografia endovaginal, más eu não entendi, pois não tenho mais o útero. Isto está correto?

Camila disse...

Oi, meu nome é Camila e tenho 23 anos, sinto certas contrações na barriga na área da pelve parecidas com chutes de um bebê, mas tenho menstruado normalmente e nenhum outro sintoma de gravidez me disseram q poderia ser um mioma ou cisto, pois sinto como um aperto principalmente no lado direito e já sinto isso a algum tempo, o que se fosse uma gravidez seria de mais de 4 meses e creio q eu teria percebido, gostaria de saber se realmente pode ser um mioma, gravidez ou coisa da minha cabeça

Anônimo disse...

oi tenho muintas dores no pe da barriga nas pernas nas costas demoro pra ir no banheiro minha menstruação e muinto forte e as dores vão ate as pernas e doi de mais sera que e um mioma fiz uma utra pelvica e uma trans-vaginal e o medico disse que eum mioma mas não tenho certeza obrigado espero poder tirara minha duvida espero sua resposta

Elizane disse...

Boa tarde, fui diagnosticada em maio de 2011 com um mioma de 8 cm e após seis meses fiz outra ultrassom e foi percebido dois miomas um com 12cm e outro com 14cm visto esse resultado o médico me receitou o anteconcepcional CERAZETTE e ao começar a toma-lo comecei a ter sangramentos, e sentir uitas dores na região pélvica será que esses são sintomas dos miomas ou é interferência do CERAZETTE?

Anônimo disse...

OI, SINTO DOR CONSTATIMENTE,FIÇO ENDOVAGINAL,PREVENTIVO DEU SO INFLAMAÇÇAO O DR NAO PASSOU NADA, DOI DIRETO NAO SEI MAIS O QUE FAZER ATE EXAME GRAVIDEZ FIÇO NADA TBM

Unknown disse...

ola doutor,sou a Maria da Agonia, tenho 39 anos e tenho 2 cisto e um mioma e o utero alterado. Sinto dor no fundo das costelas e sensação de inchaço. Obrigado

Anônimo disse...

ola,tenho 22 anos e sofro bastante com dores fortes de colicas.chego a vomita,quando mestruo no primeiro dia.também,sinto dores na perna direita.o que pode ser doutor?

Anônimo disse...

ola,tenho 22 anos e sofro bastante com dores fortes de colicas.chego a vomita,quando mestruo no primeiro dia.também,sinto dores na perna direita.o que pode ser doutor?

Anônimo disse...

gostaria de saber se e normal menstrua 3vezes no mês? fui no ginecologista e ele falou que podia ser o anticoncepcionismo, mais sinto algum meche do na minha barriga que sobe pro meu estomago que me deixa sem ar , poderia ser mioma ?minha mestruaçao parece com burra de cafe e normal

leila disse...

ola doutor , comecei a tomar anticoncepcional Diane 35, no dia 29/03 no dia em que veio minha menstruação tomei as 21 pilula como o medico avia explicado, porem hoje já é dia 18/04 e não parou de desce para min , já fui ao ginecologista ele pediu o ultrassom pélvico mas não deu nada, já parei de tomar a pilula mas não para de descer para min, estou preocupada o que pode esta acontecendo

Anônimo disse...

Olá Doutor!
Me chamo Kelly,tenho 30anos e vivo no Japão há 17 anos!
Faz um tempinho que ando sentindo umas dorzinha do lado direito da minha barriga,e um pouco abaixo,quando eu apalpo dói tmb! Ah! E tmb parece que dói a perna direita devido a essa dorzinha! Ela e fraca mas e bem incomoda! Oq pode ser??? Me ajude por favor!
Pois tenho medo de ir no hospital aqui!
Desde já agradeço!!!

Anônimo disse...

Tenho 41 anos e no
dia 15/06/2012, fiz um exame de ultrassom de abdômen total. E o resultado foi:
• Cisto renal esquerdo com calcificações parietais.
• Nefrolitíase no rim direito (calculo calicinal).
• Imagem nodular entre o útero e ovário direito (mioma pediculado? Endometriose?).
• Cisto simples em ovário esquerdo.

Tanto o rim direito como os ovários doem muito, principalmente o ovário e algo que na imagem não se detecta direito. Por isso, não se sabe se é mioma ou endometriose, somente operando para saber. Mesmo por cima da roupa nota-se o inchaço e algo duro do lado direito que dificulta até andar normalmente de tanto que doe.
A Dra. recomendou tomar pírulas para cessar a menstruação e só nem remédio para dor receitou, queria saber se só com isso é possível diminuir o mioma se for isso mesmo ou a endometriose, ou se mesmo assim preciso de cirurgia exploradora. Há outro exame que mostre ao certo o que tenho ??

Anônimo disse...

oi tenho 40 anos e queria saber minha mestruaçao esta atrsada a 9 dias e sinto muita dor na barriga e nas pernas parece cm a dor de parto fiz uma tras vaginal a 7 dias atraz o resultado foi utero 9,1x4,2x5,3 volume 110,3cm3 n=25 ate 160cn 3 miometrio homogenio sem massas ou nodulos e eco endometrial centrado cm espessura de 8,8mm ok pode ser pois ainda nao consegui marcar medico pode me responder muito obrigado

Depoimento