segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O Útero

O útero é um órgão pélvico e faz parte da genitália interna feminina. Ele é exclusivo das mulheres e está intimamente relacionado com a maternidade e a feminilidade. Sem o útero a gestação é algo impossível. Para muitos especialistas, o útero é um dos responsáveis pela anatomia pélvica e pela sexualidade feminina. A histerectomia (retirada cirúrgica do útero) pode alterar a estática pélvica, facilitando o aparecimento de prolapso genital e alterações urinárias, como perda de urina aos esforços. A histerectomia, seja por via abdominal, vaginal ou laparoscópica, quando comparada a embolização dos miomas uterinos, está relacionada a um índice maior de complicações intra-operatórias, como aumento da incidência de hemorragias, infecções e lesões de bexiga, ureter e intestino. A preservação do útero é preconizada somente quando não há doenças concomitantes onde a histerectomia é a única opção de tratamento. Como exemplo temos as doenças malignas e pré-malignas dos ovários e do útero, além de hemorragias e infecções pélvicas complicadas.
Mas, um mito popular deve ser desmascarado. As mulheres sempre se perguntam: “Com a retirada do útero vou ficar frígida?”. É importante ressaltar que a libido e o prazer sexual não estão relacionados com a presença ou não do útero. O apetite sexual está relacionado com a presença dos hormônios produzidos pelos ovários, como estrogênio, progesterona e androgênios. Logo, a retirada do útero sem a retirada dos ovários, teoricamente, não compromete o desempenho sexual da mulher.
A medicina já avançou muito em diversos aspectos, mas em pelo menos um há ainda muito a fazer. Tentativas frustradas de transplantes de útero fazem com que esta técnica ainda seja uma barreira a ser vencida, principalmente do ponto de vista ético (http://www.ufrgs.br/bioetica/transut.htm). Enquanto isso, todos nossos esforços devem ser dirigidos à preservação, ao restauro e à manutenção da matriz uterina. Daí a constante evolução das técnicas de tratamento dos miomas uterinos e a necessidade de profissionais cada vez mais treinados, especializados e afeitos à aplicação destas técnicas.

41 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde.Fiz histerectomia a 2 anos.Me arrependi amargamente pois não tenho desejo sexual mais.Tive caroços nos seios que segundo os médicos não tem nada a haver.Minha pressão arterial que era baixa ficou alta passei a ter insonia.Engordei quase 20 quilos tudo isto depois da cirurgia.Obs:Fiz histerectomia total.

ana patricia disse...

POR FAVOR QUERO SABER SE DORES PESADAS ABDOMINAIS DO LADO ESQUERDO SÃO NORMAIS EM QUEM RETIROU O ÚTERO, POIS EM ALGUMAS DATAS COMO CICLOS MENSTRUAIS SINTO DORES FORTES DO LADO ESQUERDO, POR FAVOR GOSTARIA DE ESCLARECIMENTOS, AGRADEÇO DESDE JÁ

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Ana Patricia,
Dores abdominais, especialmente em baixo ventre e em períodos regulares, como se estivessem acompanhando o ciclo menstrual, são esperadas. No entanto, fortes dores, chegando a ser incapacitantes devem ser pesquisadas. Portanto, Ana, sugiro que vc esclareça essas dúvidas com seu médico. Se desejar, não hesite em buscar uma segunda opinião, mas sempre na forma de uma consulta presencial.

Anônimo disse...

oi,fiz uma histerectomia,sinto dores e febre do lado direito,fiz vários exames,e não acusaram nada!!,e depois desta cirurgia fiquei com mais desejo sexual,é normal?

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Anonima,
Seus sintomas não são específicos de quem já se submeteu a uma histerectomia. Em relação ao desejo sexual, não é comum q este aumente após a histerectomia, no entanto, isto pode acontecer em algumas mulheres. Ainda assim, para maior esclarecimento do seu caso, sugiro q vc procure seu ginecologista.

Anônimo disse...

Olá! Minha esposa sofre constantemente com dores abdominais, já procedeu a inúmeros exames, nada foi identificado. Na última ginecologista a qual foi à médica mencionou que o útero dela é baixo “de idoso” sendo que ela tem 23 anos, por isso às dores. Gostaria de saber se realmente é ou pode ser isto, pois diariamente ela sofre com as dores, atualmente esta ingerindo “buscopam composto”, é o único que alivia as dores. OBS: este medicamento foi indicado por outro medico, pois a “gineco” não lhe indicou nada.
Pode ser isso mesmo (útero baixo). Outra informação, ela já sofreu aborto natural, pois o feto estava se desenvolvendo fora do útero. Desde já agradeço.

Yara disse...

Tenho 33 anos e foi detectado um mioma de porte média ao lado direito do meu útero,tenho ficado menstruada até duas semanas.Meu médico indicou a histerectomia,sou operada há 2 anos de redução de estômago.Minha duvida principal é se com a retirada do útero vou ficar frígida ou ter que fazer reposição hormonal,tenho 2 filhos e fiz laqueadura de trompas.Obg.

Anônimo disse...

ola bom dia, fiz uma histerectomia faz 8 meses e sinto fortes dores do lado esquerdo do abdomem e a dor corre para as coxas o que devo fazer? me de uma luz o que pode ser? obrigado pela atençao...

Anônimo disse...

Olá doutor e desde já lhe agradeço se me puder tirar esta duvida. Sou Portuguesa 37 anos e quatro filhos e por acaso entrei no seu blog enquanto pesquisava sobre o meu problema que é o seguinte:
Há quase dois meses que ando com hemorragias e dores fortes no útero, fui à minha medica que me aconselhou a retirar o implante, implanon pois podia ser disso mas nada, tudo continuou igual, depois mandou-me fazer o "estradiot", pensos à base de estrogénio que colava na barriga e isto durante 2 semanas, acontece que continuo na mesma e sem melhoras, pelo contrário as dores são cada vez mais assim como as hemorragias, resta-me dizer que em ecografia vaginal a medica dissse-me que tinha o útero fininho e escamado. Resta-me então o quê? O que será que tenho? Correrei o risco de anemia? E será que a minha melhoria passará por uma Histerectomia? Obrigado Doutor e ficarei à espera de uma resposta sua, agradecendo desde já a atenção.

André de Oliveira disse...

Olá,Doutor.Minha sogra está sofrendo de um problema no útero e está fazendo exames em uma clínica especializada.Há uns 15 anos atrás ela fez algumas cirurgias,e,em virtude disso,"abriu" a barriga várias vezes.Os médicos dizem que ela tem que retirar o útero,mas não podem mais abrir a barriga por problemas no tecido(que dizem estar muito fino e não suportaria uma cirurgia).Uma equipe médica analisou o caso e concluiu que só conseguiriam retirar o útero dela pelo canal vaginal,porém o médico disse que ela não suportaria talvez até por ela estar com problemas de pressão,diabetes e tireóide.Ela está sofrendo de muita hemorragia e nós estamos praticamente sem saber o que fazer.Gostaria de saber a opinião do senhor,se é que trabalha nesses casos,se exixte a chance da cirurgia dar certo se a pressão e diabetes estiverem controladas.
Desde já,agradeço a atenção e aguardo sua opinião,mesmo que seja pra dizer que prefere não opinar depois que um colega de trabalho já a tenha examinado
Um abraço

Anônimo disse...

Boa tarde,
Há poucos dias fui à minha médica de clínica geral e nos exames que ela me mandou fazer foram detectados 2 miomas um de 31 mm e outro, que parece ser um mioma, de 8 mm. Para além disso, foi detectado um endometrio espesso de 11 milímetros, ao 14º dia do ciclo. A médica assustou-me, primeiro disse-me que talvez tivesse que tirar o útero, depois acho que ficou alarmada com a espessura do endométrio. Fui mandada para uma consulta da especialidade, mas aguardo chamada para consulta e possível biopsia.
Tenho 43 anos, não tive filhos, tenho as trompas laqueadas. A minha dúvida é a seguinte:
Se há técnicas menos evasivas para a retirada de miomas, desde que estes atrapalhem, porque não optar por elas? O que significa este espessamento do endométrio? Tumor? Então porquê da retirada do útero?
Se me pudesse ajudar, agradecia.

danilo disse...

boa noite doutor
preciso de uma grande ajuda. minha mae tem 48 anos e esta sentindo uma forte dor no lado esquerdo da barriga q vai ate a coxa e dor de cabeça.ela nao consegue fikar deitada e nem andar muito por que doi.a principio foi dito por um medico q seria uma bacteria no intestino o qual foi tratado. mais as dores percistem e ja nao cremos q seja a bacteria. com esse sintomas o q o senhor axa que poderia ser??
desde jah agradeço. muito obrigado

Anônimo disse...

OLA! DR. BOA NOITE,
ESTAVA PESQUISANDO SOBRE APETITE SEXUAL, APOS HISTERECTOMIA,ENCONTREI AQUI, TENHO 54 ANOS ,E EM 2000, FIZ UMA HISTERECTOMIA TOTAL ,DEVIDO ,A MUITA HEMORRAGIAS ,EM 2 ANOS + OU - TOMEI SANGUE 2 VESES,,MAIS ME ARREPENDO MUITO ,PORQUE NÃO FUI MAIS A MESMA MULHER , TENHO MUITAS DORES NAS RELAÇÕES SEXUAL, É UMA DOR PROFUNDA ,DENTRO DA VAGINA ,QUE EU NÃO AGUENTO , GOSTARIA DE SABER SE HÁ SOLUÇÃO , POR FAVOR ME AJUDE ,
OBRIGADO

benz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
karina disse...

oi doutor! estou com uma duvida enorme! tenho 22 anos e tive um bebe em 2008, e ate agora meu utero esta muito baixo! quando me sento no banheiro vejo o colo do utero do lado de fora da minha vagina, moro na noruega e eles disseram q e normal, mas nao acho q e pra uma pessoa de 22 anos com o primeiro filho. fico sempre querendo fazer xixi, e estou sempre usando absorventes pois molho a calcinha sem sentir nada!

gostaria muito de receber uma resposta sua.
quem sabe vou ao brasil em desembro fazer cirurgia.
obgda.

Anônimo disse...

oi doutor!
Minha mãe está passando pelo mesmo problema da Karina, mas ela já está com 48 anos, gostaria de saber se este problema do útero é grave, e como deve ser tratado.
Obrigada, aguardo respostas.

Anônimo disse...

Oi dr fiz uma histerectomia abdomen dia 31 março,depois de duas semanas apareceu hematomas e fiz outra cirurgia vaginal.Agora depois de duas semanas estou com as mesmas dores,será que é mais hematomas ou alguma infecção.Tomei antibióticos 7 dias no hospital.

patricia disse...

Gostaria que senhor me responde_se sobre as dores que sinto novamente após fazer a segunda cirúrgia?

patricia disse...

Oi dr fiz uma histerectomia abdomen dia 31 março,depois de duas semanas apareceu hematomas e fiz outra cirurgia vaginal.Agora depois de duas semanas estou com as mesmas dores,será que é mais hematomas ou alguma infecção?Tomei antibióticos 7 dias no hospital.Agora está voltando as dores novamente o que dever ser?
Meu email patriciaaraujors35@yahoo.com.br

Rubiane Brochi disse...

Olá, sou Rubiane, tenho 28 anos, descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. Este ano descobri que tenho útero miomatoso. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver. Aqui está o resultado da ultra-sonografia feita no dia 28/04/2010.
Em ante-verso-flexão, assimétrico, apresentando formato globoso, contornos balelados e grande volume, pela presença de três nódulos intramurais miometrais porém com abaulamento de contornos.
São hipoecóicos, heterogêneos e irregulares, medindo: 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-fúndica; 8,88 x 7,3 cm em parede posterior, desviando eco edometrial anteriormente; 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-lateral esquerda.
Eco endometrial medindo aproximadamente 12,5 mm de espessura.
Diâmetro do útero: longitudinal: 17,2 cm ; anteroposterior: 8,7 cm ; transversal: 11,6 cm.
Volume uterino: 907,2 cm³.
Ovários bem delineados com volume e textura normais.
Já fui ao ginecologista e o seu parecer foi a retirada do útero (histerectomia).
Será que há outra solução para quem deseja ter filhos como no meu caso? Seria possível engravidar? Seria uma gravidez de risco? Não há como eu ter um filho pelo menos e depois fazer a retirada do útero?
Aguardo urgentemente o seu parecer de médico. Desde já agradeço do fundo do coração. Que Deus te abençõe.

Anônimo disse...

FIZ HOJE UM EXAME DE ROTINA(PAPA NICOLAU)E A MÉDICA DISSE QUE TINHA O UTERO GLOBOSO,SANGROU UM POUCO.
EU GOSTAVA DE SABER O QUE ISTO SIGNIFICA.
MANDOU-ME FAZER UM EXAME GENITAL

keliane disse...

sou Keliane, tenho 22 anos tenho miomas, fiz uma transvaginal. tem 6meses, informou 3 miomas, o medico me informou que é fora do utero, não tenho filho e o meu maior sonho é engravidar, o maior mede- se 2,03cm. No momento faço biologia, e estou trabalhando, gostaria de saber o que pode provocar o crescimento do mioma, e quais as chance de me livrar deles, se for o caso de cirugia posso fazer.Dr, me dê os seus esclarecimentos porfavor.

Anônimo disse...

Ola! me chamo Jane tenho 42 anos estive lendo seu artigo sobre mioma e achei muito interessante!!!, e gostaria se possivel o Dr. tirasse uma dúvida que tenho, moro na Suiça Genebra, fui operada no dia 02/07/2010,do quisto no meu ovário esquerdo do tamanho de uma laranja pequena, o médico disse-me que era benigno ele disse que não retirou todo apenas raspou o ovario tirando o mioma, não retirou meu ovário disse que não era necessário ...mas a dúvida que tenho é porque sinto dores constantes não passam deito com dores e levanto com dores não são fortes mas é uma dor desagradável e incômoda...eu gostaria de saber se é normal as dores por ter raspado o ovário e quanto tempo leva a recuperação total...para que eu não sinta mais dores....ele fez aquela cirurgia que faz 3 buracos no abdomem e colocam camera e operam por video, não me lembro agora como se chama esse tipo de cirurgia. Por Favor!!! Dr. tire-me essa dúvida me esclarecendo e se é necessário eu fazer novos exames,aguardo sua resposta anciosamente, Obrigada.

Anônimo disse...

ola Dr.... estava sentindo algumas dores quando tinha relaçao com meu noivo, e fui ao ginecologista, fiz alguns exames e foi constatado que estou com um mioma , tenho 22 anos e quero ainda ter filhos. O medico me orientou a engravidar o mais rapido possivel , entao procurei outro medico p saber uma outra opiniao, e o outro doutor disse que tenho q fazer a cirurgia para tirar o mioma e depois engravidar daqui a 1 anos e meio, poderia me dar alguns conselhos , pois nao sei o que faço agora?

Peter E Josi disse...

Olá, me chamo Josi.

Fiz um exame de ultra sonografia vaginal e minha médica, descobriu 5miomas.

Eles se localizam em sitido horário, nos seguintes tamanhos.

Na parte de cima do útero: 3,6 - 3,7 - 3,8 cm.

Colo do útero: 5 - 7,6 cm.

Ela me disse que os miomas, que se locazizam no colo do útero, sao os piores.

Nao só pelo tamanho mas também pela posicao. Impedindo assim o parto normal.

Ela me disse que seria melhor fazer a retirado do útero.
Nao quero pois nao tenho filhos e quero ser mae.

Entao me aconselhou retirar os dois maiores e depois tentar engravidar.

Tenho medo de depois do precedimento ter dificuldades para engravidar.

É muito risco tentar a gravides assim mesmo?

me ajundem....

Anônimo disse...

C.O, olá
Fiz uma histerectomia radical há 2 anos,e entrei na menopausa. Estou com 40 anos, e sinto que perdi um pouco a força nas pernas, principalmente na esquerda,fica muito inchado, onde foi mais limpado os linfomas,sinto dores contantes na costas e tenho dificuldade em agachar.

Marilda disse...

Meu nome é Marilda, tenho 41 anos, dois filhos e estou com útero globoso, porém sem miomas, meu médico está me tratando com hormônios ao invés da HISTERECTOMIA TOTAL, mas tendo tido muitos efeitos colaterais como depressão, engordando muito, palpitações. Devo continuar o tratamento?. Obrigada

Anônimo disse...

retirei meu utero a 1 ano mas ainda tenho o colo do utero.
a alguns meses estou sangrado pouco.
oque faço?

Anônimo disse...

Tenho 43 anos, 3 filhos e tenho um mioma subseroso de 13 cm, mas não sinto nenhum sintoma que me incomode. Apenas percebi que o meu abdomem cresceu. Minha médica disse que no meu caso terei que fazer uma histerectomia, pois não demora muito vou começar a sentir alguns sintomas como: sensação de peso na pelve, vontade de urinar com frequência, dor na relação sexual.Gostaria de saber se não tem outra alternativa para o tratamento deste mioma, já que não estou sentindo sintomas que me incomode. Não pretendo ter mais filhos, mas não gostaria de retirar meu útero. Obrigada.

Geiciele Cardoso disse...

olá,me chamo Geiciele e estou sentindo fortes dores no abdomen no lado esquerdo,isso e normal?
Obrigado!

katia disse...

DR.eu tenho endometriose,tinha 3 miomas e um cisto hemorrágico no ovário,fiz uma histerectomia no ultimo dia 18/06 ,gostaria de saber se é possível que volte o cisto no ovários (eles foram preservados ),e a endometriose , pode voltar?

Anônimo disse...

Olá Dr, Estou com um problemão tenho 20 anos e nunca menstruei e ainda por cima descobrir que tenho utero infanti e meu G.O me disse que não ha chances de eu engravidar.. Sera que tem tratamento para isso?

SE PUDER RESPONDER EU AGRADEÇO.

att,
ELIANE

Erika Diniz disse...

Dr. bom dia!

Estou sentindo dores fortes no lado esquerdo do abdômen que desce para coxa esquerda, no período menstrual essas dores se intensificam.
Fui ao médico o mesmo me informou que é prisão de ventre me passou dois remédios que estou tomando, mas ainda assim as dores continuam, só aliviam quando eu tomo o remédio ácido mefenâmico que comprei na farmácia.
O que pode estar causando essas dores?

Anônimo disse...

Fiz uma cirurgia para retirar um mioma submucoso do utero, e apos essa cirurgia, sinto meu clitores meio dormente, e não sinto mais prazer como antesm tenho mta dificuldade em chegar ao orgasmo, isso está relacionado ao corte feito?

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr.

Estou para realizar uma cirurgia de histerectomia total, possuo vários miomas, segundo o médico, foi relacionado os 5 maiores no ultrasson, o maior está com 70 mm.
Preciso tirar uma dúvida, é normal uma pessoa com estes problemas apresentar inchaço nas pernas e pés? e também a mulher com este tipo de problema fica barriguda?

Anônimo disse...

Mnha mae descobriu que tem um mioma a 4 meses desde de entao. a perna esquerda (q e o mesmo lado q se encontra o mioma) vem inchando e doendo muito ela ja fz varios exames mais nao achou nada .dr gostaria de saber se pode se pode ser devido o mioma?

Marli Almeida Almeida disse...

Olha fiz cirurgia a um ano e quatro meses até agora não sentia dor nenhuma abdominal. mas tem uma semana que estou sentindo forte dores abdominal.Já fui ao medico ele me receitou um remédio , tomei e passei muito mal
então parei de tomar o remédio dor me ajuda a esclarecer que tipo de dor é essa.

glaucia disse...

Boa noite, eu tirei meu utero a 3 anos e hj estou querendo ter um bebe pra minha filha pois ela nao pode engravidar porque ela diabetica e corre risco, como faria???

Glaucia

Rosana disse...

Boa tarde ESTOU COM UMA CIRURGIA MARCADA. É PARA RETIRA O ÚTERO E FIQUE MENSTRUADA POSSO FAZER A CIRURGIA MENSTRUADA OU NÃO ?

Pamela Daniele dos Santos disse...

Boa Noite Dr. Meu Nome é Pâmela e tenho 24 anos. Descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. descobri que tenho útero miomatoso com 17 anos, são apenas dois miomas, 1 tem menos de 1 cm e o outro de 6cm. Segundo meu médico não estavam em uma posição que me atrapalhasse a ter filhos.
Hoje eu descobri que estou com o utero globoso 475 cm. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver.
Aguardo seu retorno Dr.
Att.
Pâmela

Anônimo disse...

Olá a 8 meses tirei um mim a é até hoje minha barriga está anestesiada...isso é normal?

Depoimento