quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Tratamento dos Miomas

Sabemos que os miomas são tumores benignos. Portanto, a retirada do útero para tratar os miomas uterinos se torna cada vez mais desnecessária. Atualmente, o avanço tecnológico da medicina, tanto em equipamentos quanto em medicamentos, nos dá acesso a um número crescente de opções para tratamento conservador dos miomas uterinos.
Quando falamos em tratamento conservador dos miomas uterinos, estamos querendo dizer que trataremos os miomas sem a retirada do útero. O tratamento conservador pode ser dividido em medicamentoso e em cirúrgico. Por sua vez, o tratamento cirúrgico pode ser subdividido em tratamento extirpativo e não extirpativo. Os extirpativos consistem nas miomectomias por laparotomia, laparoscopia e videohisteroscopia. As miomectomias laparotômicas e laparoscópicas geralmente são acompanhadas de um restauro uterino, tipo uma plástica reconstrutora da matriz uterina, fazendo com que a forma do útero seja restabelecida. Os tratamentos não extirpativos são a embolização dos miomas e a ablação dos miomas por ultra-som focalizado. Estes tratamentos são o que há de mais moderno para o tratamento dos miomas. A embolização de tumores já existe há muitas décadas, no entanto sua aplicação para embolização dos miomas surgiu na década de noventa e foi descrita na literatura científica pela primeira vez pelo francês Jacques Ravina. Após tantos anos, a embolização dos miomas uterinos é hoje uma técnica já consagrada, bastante estabelecida e causa da maioria dos estudos científicos sobre miomas. A embolização é um procedimento minimamente invasivo, ou seja, não utiliza incisões no abdome e é totalmente endovascular, provocando um sangramento mínimo durante o procedimento. Já a ablação do mioma por ultra-som focalizado guiado por ressonância magnética é um tratamento não invasivo, ou seja, não há contato físico do aparelho ou qualquer instrumento com o interior do organismo da paciente. Esta técnica é bastante recente e só foi liberada pelo FDA (Food and Drug Administration) em 2004. O aparelho que realiza este tratamento se chama Exablate, da General Eletric Healthcare, e já faz parte de muitos estudos científicos, configurando uma técnica promissora no tratamento conservador dos miomas uterinos.


Ao se deparar com tantos tratamentos não é incomum a pergunta: Qual é o melhor?
Bem, não existe o melhor tratamento, existe o tratamento mais adequado para cada caso. E o fato de existir tantas técnicas só faz com que um número cada vez maior de mulheres com miomas tenham o melhor tratamento para o seu caso.
Portanto, sou terminantemente contra àqueles que fazem apologia a este ou àquele tratamento. O tratamento conservador dos miomas uterinos deve sempre ser individualizado para cada caso. Qualquer que seja a avaliação, ela não deve ser tendenciosa. O tratamento não deve ser visto como um fim, e sim como um meio para que o paciente obtenha o máximo de benefício perante a sua doença. Daí a importância de uma avaliação primária da paciente que seja realizada por um ginecologista afeito a todos os tratamentos e técnicas existentes, para que, assim, todas opções terapêuticas seja apresentadas e exaustivamente discutidas com a paciente. Só então a melhor opção deverá ser escolhida.

264 comentários:

1 – 200 de 264   Recentes›   Mais recentes»
Margot disse...

Boa noite,
Gostaria de saber se com a embolização é possível vir a ter filhos. Tenho 37 anos e um mioma de 2cm que me causa imenso incómodo (sangramento excessivo).
Muito obrigada,
Margot

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Margot,
Sim, existem vários estudos comprovando ser a embolização de miomas segura em pacientes que desejam engravidar. Nestes estudos foram identificados três possíveis fatores que poderiam comprometer a fertilidade após embolização: a exposição à radiação, o risco de histerectomia e a falência ovariana.
Apesar dos estudos existentes demonstrarem um risco muito baixo de comprometimento da fertilidade por conta desses fatores, está claro que a técnica, a qualidade e a escolha adequada do material apropriado para cada caso, assim como a experiência do radiologista envolvido, são peças fundamentais na construção de um procedimento fadado ao sucesso. Além disso, preconizamos uma investigação diagnóstica detalhada, para assim indicar o tratamento mais adequado para cada caso, minimizando o risco de insucesso.

Margot disse...

Muito obrigada pela resposta. Vivo em Lisboa e vou contactar o único radiologista que faz a intervenção cá em Portugal.

Anônimo disse...

olá Dr michel meu nome é aline tenho 22 anos e tenho um mioma de 14mm intramural, gostaria de ter filhos, mas estou com medo de ter que fazer a retirada do utero, gostaria de saber se ja teve algum caso desse e teve sucesso ? obrigada aline

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Aline,
Em geral, miomas intramurais menores do que 50-60mm não comprometem a fertilidade. Se você deseja engravidar em breve e se não houver outros fatores que possam prejudicar sua fertilidade, não há com o que se preocupar. No entanto, se você não deseja engravidar agora, basta realizar o monitoramento semestral deste mioma, para se certificar que este mioma não está crescendo. Ou, se estiver, intervir de uma maneira que sua fertilidade seja preservada.

Anônimo disse...

tem alguma necessidade de operar um mioma de 3.7 e outro de 2.8

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Anônimo,
Em 1º lugar é necessário saber se esta medida é em milimetros ou em centímetros. Em 2º lugar é necessário saber se os miomas estão causando algum sintoma. Se estiverem, é provável q o tratamento seja necessário. Portanto, uma avaliação mais criteriosa é necessária para estabelecer a necessidade ou não de tratamento e qual é o melhor tratamento.

Anônimo disse...

ola DR.michel tem alguma necesidade de eu operar uma mioma de 3.7cm e outro de 2.8cm OBRIGADO DR. MICHEL

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Anônima,
A necessidade do tratamento, neste caso, pode estar diretamente relacionada à presença ou não de sintomas, como infertilidade, menstruação excessiva, dores em baixo ventre, cólicas menstruais etc. No entanto, o tratamento mais adequado para o seu caso deve ser estabelecido somente após uma avaliação criteriosa de um especialista.

Anônimo disse...

Dr. Michel Zelaquett um utero de 219.3 cm e que tem um mioma de 3.8 e outro de 2.8cm tem necessidade de operar

Anônimo disse...

um utero de 219.3 cm com miomas de 3.8 e outro de 2.8 tem necessodade da cirrugia

Dr. Michel Zelaquett disse...

A necessidade de tratamento depende de vários fatores, como os sintomas que os miomas estão causando e o desejo reprodutivo da mulher. O ideal, seria q vc discutisse estas questões com seu ginecologista para, assim, estabelecer se há necessidade de tratamento e qual é o melhor tratamento para o seu caso. Infelizmente, este meio de comunicação não substitui uma consulta médica, pois nunca terei os subsídios q uma consulta presencial poderá nos fornecer para uma melhor análise do seu caso.

selma disse...

boa tarde doutor! gostaria de saber sbre meu caso ,pois minha consulta com a medica ainda vai demorar só dia 17/01 2009.
fiz uma transvaginal porq estava a muito tempo sem menstruar coisa de 2 anos e com muitas colicas , eu usava contracep e mesmo depois de parar de tomar demorou 2 nanos pra voltar a menstruar . o exame mostrou um pequeno mioma intramural medindo;13x12mm volume de 87.9. ovario esquerdo aumentado com cisto simples medindo:20mm com volume de 14cc. ovario direito com cisto simples medindo 11mm com volume de 12cc. bom estou confusa pois no dia apos a ultrasonografia voltei a mestruar e com muita colica , tenho muita colica fora do periodo de menstruação e dor nos dois lados da barriga q incomodam muito por favor me ajude com minha duvida! qual o melhor tratameto? tenho 34 anos e dois filhos .

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Selma,
Infelizmente não possuo subsídios suficientes para responder essa sua dúvida. Isto porque, pela internet, jamis terei as mesmas informações que uma consulta médica pode fornecer. Portanto, como seu caso não parece uma urgência, sugiro que vc aguarde a consulta com sua médica, ou, se preferir, agende uma consulta com outro ginecologista que possa te atender antes da data agendada com sua médica.
Desde já agradeço pela compreensão.

Tina disse...

Olá Doutor,
fiz uma consulta de rotina e o médico pediu uma USG Transvaginal. Nela apareceu que meu útero está com volume estimado de 133,9 cm³ e um nódulo miometrial de 2,9 x 2,8 cm. O médico me sugeriu como tratamento o uso de mirena. Tenho 31 ano e não tenho filhos mas gostaria muit de ter, como ainda não estava preparada passei pelo menos 6 anos tomando anti concepcionais. Gostaria de saber se o mirena é realmente eficaz para eliminar este mioma? Li em um artigo que este tipo de medicamento apenas diminui o nódulo mas após retirá-lo o nódulo volta e com mais força.
Muito obrigada pela atenção

Tina disse...

Olá Doutor, esqueci de uma informação que acredito ser muito importante, o nódulo em questão é subseroso.
Obrigada

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Tina,
Em geral, miomas subserosos, com tamanho inferior a 3,0 cm, que não causam sintomas, não necessitam de tratamento. Além disso, o Mirena não possui a caracteristica de eliminar os miomas. O Mirena é um DIU medicado, ou seja, ele libera pequenas doses de progesterona em seu útero. A diminuição dos miomas com o uso do Mirena ainda é questionável, podendo não surtir efeito algum e ainda causar efeitos colaterais. Se a anticoncepção é seu desejo, acredito serem os anticoncepconais orais de baixa dosagem a opção mais adequada em mulheres com miomas uterinos. Para o seu caso em especial, sugiro que vc discuta com seu médico quais são os reais riscos e benefícios deste tratamento. Se julgar necessário, procure uma segunda opinião.

Anônimo disse...

BOA TARDE DR MICHEL
ESTOU MUITO TRISTE PQ TENHO UM MIOMA SUBSEROSO BEM GRANDE,PORÉM MINHA MAIOR TRISTEZE É DE NÃO TER RECURSOS PRA ME TRATAR JUNTEI UM DNH E ATÉ ME CONSULTEI COM VC MAS INFELIZMENTE NEM GRANA PRA RESSONÂCIA COM CONTRASTE QUE ME PEDIU PUDE FAZER SEI QUE ATÉ ANTI -ÉTICO MAS ONDE PODERIA ME TRATAR? TENHO MEDO PQ É UMA CIRURGIA TÃO DELICADA E OS HOSPITAIS SÃO DE ARREPIAR.....TENHO UM ANO DE CASADA E ESTOU COM 37 ANOS ...... E SEM FILHOS

Elizabete disse...

Bom dia Doutor. Há algum tempo vinha percebendo a presença de coagulos na menstruação, e depois de ter visto a repetição de coagulos, marquei consulta com minha ginecologista.Fiz uma ultra transvaginal e descobri que estou com um mioma (útero em anteversão, com volume estimado em 25,0 cm cúbicos, apresentado exotextura homogênea, à exceção de nódulo sólico subseroso, situado em parede posterior esquerda, medindo 2,0 x 1,4x 1,9cm. Fiquei muito abalada com o resultado, porque tenho medo que isso atrapalhe meu sonho de ser mãe. Minha médica passou 06 meses de anticoncepcional direto, sem intervalo de uma caixa e outra. Depois de 03 caixas do remédio cerazette, percebi a presença de sangramento e irei mudar para outro, o selene. Gostaria de saber se meu tipo de mioma pode causar infertilidade e se preciso operar. atenciosamente, Elizabete

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Elizabete,
Entendo perfeitamente sua angustia e vontade de resolver o seu problema o quanto antes e da melhor maneira possível.
No entanto, não possuo subsídios suficientes para responder sua questão.
O ideal seria que vc fizesse uma avaliação criteriosa, onde pudessemos avaliar sua história clínica completa, os sinais e sintomas causados pelos miomas e seus exames complementares.
lamento prfundamente em não ajudá-la neste momento.

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Michel,

Em agosto do ano passado, fiz cirurgia por videolaparoscopia e também o outro para olhar a cavidade uterina, (desculpe não me lembro o nome do procedimento)para endometriose grau IV, após a cirurgia fiz o tratamento com Zoladex 10,8 mg, e agora, no começo de janeiro comecei novamente com dores fortes, refiz os exames e lá está......ovário medindo 50 x 41 x 52 mm, volume estimado em 57,4 cm³ e utero:a ecotexterua miometral é finamente heterogênea destacando-se pequana imagem nodular sólida, hipoecogênica, de limites definidos, que mede cerca de 12 x 8 x 10 mm, localizada na região corporal posterior.
Conclusão:
- nódulo miometral
- ovario de dimensões aumentadas apresentando cisto com conteúdo espesso no seu interior.
O que o senhor poderia me dizer a respeito? O Zoladex, não teve o efeito esperado, visto que estou em tratamento e mesmo assim, já esta tudo ai novamente?
Agradeço antecipadamente pela sua atenção.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Anonima,
A associação de endometriose e miomas, torna qualquer caso mais difícil de investigado e tratado.
Infelizmente, seu caso me parece bastante peculiar, não permitindo q eu emita minha opinião sem uma avaliação criteriosa do seu caso em uma consulta presencial.
Desculpas por não responder suas dúvidas.

Mau disse...

Boa noite, Dr. Fiz um US Transvg, cujo diagnóstico é úteo com forma e contornos irregulares, com 2 nódulos intramurais, sendo um na parede corporal e outro na parede posterior, medindo 1,3x1,3cm e 0,8x0,6cm. Obviamente ainda vou levar a minha ginecologista, mas gostaria de saber se há relação com infertilidade e se a cirurgia é indispensável nesse caso. Obrigada,

Dr. Michel Zelaquett disse...

Ola Mau,
Em geral, miomas intramurais com tamanho inferior a 3,0 cm, que não distorecem a cavidade endomentrial e não causam sintomas, não costumam trazer prejuízos à fertilidade. Apesar disso, não deixe de passar com sua ginecologista para um melhor diagnóstico.

Anônimo disse...

Boa noite... td bem? Doutor, fiz uma miomectomia laparatômica, há 6 meses atrás... e agora meu ginecologista quer que comece a usar um DIU para previnir a volta dos miomas, tenho 27 anos e não tenho filhos, pq pretendo tê- los somente depois de casada e isso vai levar algum tempo... o que o Senhor acha que devo fazer? Serà que o Diu é a melhor alternativa para esse caso?
Obrigada
Clevoneide

Anônimo disse...

Boa noite doutor.

Tenho minha consulta marcada para daqui a duas semanas com minha médica, pois nao deu para antecipar. Por esse motivo, infelizmente lhe incomodo com minha dúvida.
Fiz uma ultra transvaginal no 8o. dia após a menstruação (a pedido da doutora, pois 2o. ela dá pra ver melhor o útero e os ovários), que foi na última 5a. feira - 26/02/09. Enfim, peguei o resultado e lá está:
útero em anteversoflexão, de contornos algo irregulares e medindo 65x28x38mm, respectivamente nos eixos longitudinal, antero-posterior e transverso. Textura ecográfica miometrial heterogênea, apresentando pequeno mioma uterino subseroso medindo 07x05mm em parede anterior (e mais outros resultados, mas estes eu consegui entender).
Bom, do que escrevi acima, só consegui entender que tenho um pequeno mioma certo?
Peço a gentileza de confirmar, e quais os tratamentos adequados neste caso, para este tamanho de mioma. Preciso me preocupar? preciso me tratar?
OBS: Tenho 26 anos, vou casar este ano, mas não pretendemos ter filhos (decisão tomada bem antes deste resultado)!

Desde já agradeço pela atenção!
Boa noite!

Anônimo disse...

Oi doutor, esqueci de comentar também: tenho dores na perna esquerda, na região lombar. Meu fluxo menstrual é relativamente normal (de 3 a 4 dias, fluxo mormal). Também tenho o abdômem um pouquinho fora do tamanho (sou magra, porém magra com barriguinha). Sei que tenho lombalgia (desvio da L5), inclusive faço tratamento na coluna lombar, porém, lendo alguns artigos na internet, fiquei surpresa com a relação que existe entre dores na lombar com miomas. Para o tamanho que eu tenho, seria o suficiente para causar dor?
Queria muito tratar esse mioma.. apesar de parecer pequeno, pelo que andei pesquisando na internet.

Obrigada mais uma vez.

Deborah disse...

Bom dia doutor!
Tenho 40 anos e procurei a ginecologista, por desconfiar de uma infecção urinaria e aproveitei para pedir todos os exames para controle anual. Quando fui examinada pela médica, a mesma disse suspeitar de um mioma no utero (apenas com exame de toque). Ela disse que meu utero é duro, sem elasticidade.
Quando lhe perguntei dos possiveis tratamentos, ela foi direta e fria ao dizer que teria que retirar o utero. Apesar da minha idade, ainda pretendo ter mais um filho, e quando perguntei a ela se isso seria possivel, ela me respondeu que provavelmente não, sem me dar qualquer alternativa. Fiquei chocada com a forma como ela me tratou, e pelo fato de dizer friamente, que o tratamento para o mioma seria a retirada do utero, fato que me tiraria totalmente a chance de engravidar novamente. Sei que existem varios fatores que podem me impedir de ter mais filhos, porem, o fato de ter que retirar o utero, me parece extremo e cruel. Fiz os exames e estou aguardando os resultados, que levarei a outros médicos, para lhes pedir uma opnião a respeito.
Em primeiro lugar, gostaria de saber se mesmo tendo 40 anos, ainda posso engravidar de forma segura tanto para mim quanto para o feto? E se for constatado a presença de mioma no utero, o que acarreta no caso de uma gestação na minha idade? Tenho lido sobre alguns possiveis tratamentos, qual o mais indicado, para quem ainda pretende ter filhos?
Bem, queria deixar registrado aqui minha indignação quanto a conduta dessa medica, e desde já agradeço, e espero conseguir orientação necessária para minhas duvidas.
Um grande abraço
Deborah

Cristiane disse...

Dr.°, tenho 25 anos e acabei de descobrir que tenho 2 miomas subserosos de 2,3 e 1,6 cm, meu útero tem 7,4*3,6*3,3 cm e meu está com contornos irregulares e heterogêneo. ainda não consegui voltar a minha doutora devido a ser em postos públicos. Existe possibilidade de não conseguir engravidar, sou casada há 1,5 ano e não tinha planos para ter filhos agora, mas é um grande sonho para o futuro. aguardo sua resposta e obrigada.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Clevoneide,
Sem dúvida, esta estratégia de tratamento oferecida por seu médico deve ser discutida exclusivamente com seu médico. Se ainda assim vc não se sentir à vontade, não hesite em procurar uma segunda opinião, na forma de uma consulta presencial.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Tarde Deborah,
Gravidez aos 40 não significa algo impossivel, assim como repugnável. Vc pode sim querer engravidar aos 40 sem maiores problemas para vc e seu bebê. O fato de existir a possibilidade de vc ter mioma, não quer dizer q vc efetivamente tenha mioma. Vc deve primeiramente confirmar este diagnóstico e, só então, avaliar se este mioma realmente vai prejudicar sua fertilidade e qual o tratamento ideal para o seu caso.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Cristiane,
Em geral, miomas subserosos com estas dimensões não costumam prejudicar a fertilidade, não demandando qualquer tipo de tratamento. No entanto, com o crescimento destes miomas, pode ocorrer, num futuro não muito distante, que sua fertilidade seja prejudicada, sendo necessário tratar estes miomas.

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Bom meu nome é Luciana, e tenho o sonho mais impossível que alguém possa querer ou melhor ousar. Tenho 02 miomas de aproximadamente 1 cm, tenho 43, anos e gostaria de engravidar. Minha ginecologista disse que ainda estou ovulando, mas já sinto que estou entrando na menopausa, haja vista que meu ciclo já está irregular. Com tudo isso ainda tenho chances de engravidar? Aguardo a resposta. Assim esqueço de vez esse sonho.

Anônimo disse...

Oi boa tarde.
Minha ultima menstruação ocorreu dia 29/04. No dia 07/05 tomei zoladex 10,8 para um tratamento de miomas. Eu e meu esposo utilizamos o método de billings e notei desde 10/05 que estou com o muco como era previsto se não tivesse tomado o remédio. Isso é normal? Posso engravidar? E se isso ocorrer comprometerá meu bebê?
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Dr. Michel, me chamo Josycléia e tenho 18 anos, há dois anos descobri que tenho útero bicorno, sinto dores insuportaveis e acabo de descobrir que também tenho mioma uterino um intramural e um subseroso gostaria de saber com ajuda de sua experiência qual o tratamento seria mais indicado para mim e se teria alguma possibilidade de após esse tratamento eu poder engravidar? desde já eu lhe agradeço muito.

Anônimo disse...

Olá Dr. Michel, me chamo Josycléia e tenho 18 anos, há dois anos descobri que tenho útero bicorno, sinto dores insuportaveis e acabo de descobrir que também tenho mioma uterino um intramural e um subseroso gostaria de saber com ajuda de sua experiência qual o tratamento seria mais indicado para mim e se teria alguma possibilidade de após esse tratamento eu poder engravidar? desde já eu lhe agradeço muito.

fernanda disse...

Olá doutor, acabei de pegar meu exame e não o levei para a médica ainda.
Desde criança tenho um fluxo exagerado e de longo tempo de menstruação e com coagulo. Em geral menstruo por 7 dias. Sinto muitas dores. Só que de uns dias pra cá comecei a sentir dores na virilha, lombares fora do periodo menstrual, e vontade constante de urinar, sempre urinando bem pouquinho. Fui fazer vários exames e aqui está o resultado: utero de volume de 69,3 cm3. Observa-se imagem nodular hipoecóica regular que abaula o contorno uterino medindo 1,3*13*1,1 cm. Nota: nódulo miamotoso intramural superficial. Isso é grave? Posso tira-lo e engravidar naturalmente. Tenho 28 anos, e ainda não sou casada e não teno filhos.

fernanda disse...

Existem Remédios ou agum método de tratamento que acabam de vez com os miomas, sem cirugia?

Anônimo disse...

olá meu nome é sarah tenho 29 anos e descobri hoje que tenho um mioma de 24/14mm,tenho muito nojo deste intruso,gostaria de saber como fazer para elimina-lo imediatamente...sinto muitas colicas durante o periodo menstrual e por fim a pergunta que não quer calar......poderei ter filhos??????

obrigada!!!!! bjs a todos!!!!!!

Sandra Alves dos Santos disse...

Olá Dr.Michel, meu nome é Sandra tenho 44 anos e moro em Cabo Frio, fiz uma transvaginal que deu o seguinte resultado,Útero em AVF,de contornos regulares,textura miometrial heterogênia,medindo66x37x50mm(LxAPxT)ainda nãolevei para meu médico,o senhor pode me dizer se isso é um mioma tenho sentido cólica no primeiro dia da mestruação que fica só três dias desde já obrigada,obs.faço transvaginal todo ano,e a ultima não deu nada,Um abraço

Fernanda disse...

Bom dia Dr. Michel.Gostaria de sua opinião sobre meu caso:Engravidei em 2005 e junto com a gravidez descobri q tinha um mioma, o mesmo chegou a 10 cm no final da gravidez.Por estar aderido a parede do útero, meu médico achou melhor nao retirá-lo durante a cesárea. Agora, o mioma está com 2,4 x 2,84 x 2,4 cm e é classificado como subseroso intra-mural. Estou tentando engravidar novamente há 5 meses e tenho medo que o mioma possa crescer ainda mais nesta gravidez e prejudicar o bebê. Em minha última ultrassom(03/02/09) tbém está escrito: presença de cisto luteo no interior do ovário. estes fatores podem prejudicar minhas tentativas de engravidar? e se eu engravidar, pode ser uma gravidez de risco? Por favor, me oriente! desde ja agradeço e aguardo.

deia disse...

Estou com um mioma medindo 27.4x22.3, utero aumentado de tamanho medindo 99.7x59.5x47.0 de forma globosa e imagens compativeis com nodulos miomatosos, sinto fortes dores e muita colica, um sangramento intenso ha 3 meses direto, tb tenho um cisto em ovario E medindo 24.1, Gostaria de saber se meu caso e cirurgico??

vera disse...

boa tarde.Fiz um eco e acusou mioma intramural com 4.45 cm x 3.45. Costumo ter hemorragias e pressao sobre a bexiga. Será que ha necessidade de operar? Tenho 42 anos e uma filha.
Obrigada desde já pela opiniao

Anônimo disse...

Boa noite!
Tenho 34 anos, fiz uma ultra e descobri que tenho dois miomas subserosos de 25mm e 27mm.Nunca engravidei,tenho uma disfunção hormonal de estrogênio e progesterona e desejo muito engravidar. Gostaria de saber se é necessário operar esse tipo de mioma e se ele pode vir a aumentar de tamanho... efim desejo saber qual o tratamento mais indicado?
Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Caro Doutor, boa tarde.Fiz uma ultrasonografia e descobri que tenho 02 miomas sub-serosos, 01 medindo 1.81 x 1.61cm .outro medindo 1.64 x 1.97 cm.nunca engravidei , mas também não tenho a certeza se quero algum dia, porém sinto muitas dores durante o período menstrual e ocorre muito coágulos neste período.Gostaria de saber se é necessário operar esse tipo de mioma e se ele pode vir a aumentar de tamanho e qual o tratamento mais indicado?

Obrigada

maska fernandes disse...

boa noite Dr. fiz recentemente uma ecografia endovaginal e como resultado, foi detectado um núcleo miomatoso, intramural-submucoso, posterior, medindo 4,5 X 4,1 X 4,5 cm, não entendo de o que quer dizer essa nomeclatura ainda não apresentei a ecografia a minha ginecologista, não sinto nada, nem dor, nem sangramento, nem cólicas mto fortes, tenho 26 anos vivo em SC,pretendo engravidar nos próximos 2 anos, terei de fazer cirurgia? gostaria de obter o seu parecer.
obrigada.

Magda disse...

Boa tarde Dr. Michel,

tenho mioma e estou tomando o Cerazette sem interropçaõ,a minha duvida é em relação aos prejuizos que o remedio pode causas.
Tenho 45 anos e queria saber se o Cerazette pode causar algum problema p/ minha saude como,trombose,cardio vascular e etc.
Outra duvida é em relação a retenção de liquido o que posso fazer p/ desinchar e se isso é prejudicial.
Desde já agradeço o senhor.
Magda.

Cleenia disse...

DR Michel,queria saber se um mioma com 5,3 cm é necessario uma cirurgia?o meu útero está com 198,5cm preciso mesmo de uma girurgia?no caso retirada do útero tbm?obrigada,cleenia.

Anônimo disse...

olá Doutor , me chamo carolina e tenho 27 anos, descobri que tenho um mioma com cerca de 8 cm dentro do utero, no dia 29/ 06 fui internada para uma transfusão de sangue pois tive uma hemorragia e cheguei a estar com 4 de HB, após 5 dias no hospital , por volta do dia 7 de julho eu tomei zoladex 10,8 , continuei fazendo uso da pilula.


Ontem dia 21/07 eu menstruei com um fluxo forte e hoje , que é o segundo dia o meu fluxo continua forte demais;( ja parei com a pilula hj)

Tenho medo de que seja uma hemorragia, mas também li em alguns forums de que existem casos em que a mestruação vem até o segundo ciclo e na primeira menstruação após o uso de zoladex , o fluxo vem com mais força.

Será que devo me preocupar? nao quero passar por isso de novo.

outra coisa, como meu mioma é intra uterino, tenho q esperar ele diminuir o tamanho para fazer o procedimento cirurgico, qual o melhor procedimento no meu caso, ou qual o tamanho que meu mioma tem q ter para que eu faça um procedimento mais conservador?

obrigada.

Maria Regina disse...

Boa tarde,

Fui diagnostica com miomas (intramural, subseroso e submucoso). Como não tenho filhos, meu médico me indicou o uso de zoladex 10,8 para preparação da cirurgia da retirada dos miomas. Já tomei o medicamento a uma semana atrás, mas fiquei sabendo somente agora de que era necessário que a aplicação tivesse sido feita no 1º dia da menstruação. Como não foi aplicado neste dia, queria saber se há alguma alteração no tratamento, algum comprometimento de não ter o resultado esperado. Além disso, minhas cólicas e dores nas costas intensificaram muito nesses 2 últimos dias, gostaria de saber se estes são efeitos colaterais da injeção.

Aguardo retorno e já agradeço a atenção.

Maria Regina Leal.

Anônimo disse...

Olá, doutor!
Em 2004, fiz uma miomectomia pois meu útero estava aumentado de tamanho: 256cm³. Já havia usado depoprovera, cerazete, entre outros medicamentos que poderiam, de acordo com os médicos, diminuir os miomas.
Hoje fiz uma ultrassonografia que mostra o útero de 500,6cm³ com 2 miomas intramurais: um medindo 79X62mm, inclusive causando desvio do endométrio, e o outro medindo 33X27mm. Sinto muitas dores na parte inferior no abdômen, do lado esquerdo e sangramentos que podem durar 1 mês. No momento estou tomando Elani Ciclo e Ômega 3, para suspender a menstruação, pois minha taxa de HB diminui muito quando sangro por muito tempo. O medicamento era para tratar uma hiperplasia do endométrio que já foi sanada.
Será possível a retirada apenas dos miomas nesse caso? Que opções de tratamento serão possíveis nesse caso, se existem?

Anônimo disse...

Olá,DR,Michel.
Meu nome é veronice tenho 37 anos,tenho varios miomas sendo que o maior deles esta cerca de 6cm estou com minha barriga enorme,muitas dores na hora da relação,vou no banheiro de cinco e cinco minutos,sinto como meus orgão estivesse sendo compremido,meu medico falou que tenho que retirar o meu utero pois o meu mioma esta empurando o meu utero para esquerda,segundo ele como o mioma esta muito no fundo não tem como retirar-lo sem ter que tirar o meu utero,estou muito triste pois não queria isso,tenho uma filha e pretendo ter outra.por favor DR mim de sua opinião sobre o meu caso,pois estou indo em varios especialista e cada um tem a sua opinião...Desde ja,obrigada

Tania disse...

boa noite Dr. Michael meu nome e Tania e gostaria de saber sobre um mioma de 30mm que tenho posterior á direita do ovario ,estou gravida de tres meses e só agora descobrir este mioma .possuo algum risco na gestação ou corro o risco de um aborto gostaria de uma segunda opinião minha medica falou que tenho que repousa e esperar ate o quarto mes pra assim dar alguma resposta definitiva. fiz um ultra som de novo é diz assim .Miométrio: com nódulo intramural posterior á direita de 30mm.
Utero:aumento de volume,contendo saco gestacional,com embrião,com movimentos somáticos e batimentos cardíacos presentes,com CCN de 49mm.
gostaria de uma opinião do senhor se possivel obrigada deste já pela atenção.

Anônimo disse...

Boa Noite!
Tenho mioma uterino, e minha barriga é bem grande,parecendo uma gravidez de 4 meses.Já ouvi casos de mulheres em que os médicos disseram que era mioma quando na verdade a mulher estava grávida.Gostaria de saber se há realmente esta possibilidade de um médico confundir gravidez com mioma.E também gostaria de saber se com a retirada do mioma a minha barriga diminuirá!

Agradecida!

Anônimo disse...

Olá doutor,tenho 38 anos e fiquei apavorada em saber que estou com dois miomas um de 14mm e o outro de 10mmm. o laudo do medico diz nodulos miomatosos uterinos... estou apavorada.... será que tenho qui fazer cirurgia?
um abraço....

Anônimo disse...

Doutor Michel, fui diagnosticada com três miomas uterinos subserosos. O maior, mede pelo diagnóstico 6,9 cm e outros dois com pouco mais de 4 e 3cm o médico disse que precisa retirá-los com cirurgia com urgência, com risco de histerectomia. Ainda não tenho filhos, sou casada, 32 anos e sonho muito em ser mãe de filhos gerados por mim. Qual são as minhas chances e alternativas ? Desde já agradeço a sua atenção e disponibilidade em ajudar mulheres como eu.

Anônimo disse...

Olá Dr Michel !!
Hoje recebi o resultadao da minha transvaginal e no laudo constou um nodulo miometrico destacando-se nodulo solido em região fúndica hipoecogênica medindo 1,5cm, e fiquei mto assustada, e gostaria de saber quais são os tratamento e as consequencias desse tipo de nodulo, e se corro risos de ficar esterio???

Obrigada

Michele Del Valle

Anônimo disse...

Por tudo que já li a respeito, a cirurgia para a retirada do mioma é indicada quando há sintomas, estou certa? tenho um mioma que está do tamanho do meu utero, e não tenho sintomas, menstruo regularmente, sem alterações, no exame feito dizem que subseroso com características de leiomioma. estou agora indo ver outras opiniões mas não entendo a necessidade da retirada dele ou mesmo de meu utero se não estou com nenhum sintoma provocado por ele. tenho 40 anos, não tenho filhos mas ainda não desisti totalmente da ideia de te-los. poderia me ajudar sobre que rumo tomar?

Anônimo disse...

Boa noite

Tenho um mioma intramural de 1.4cm e o médico pediu para eu parar de usar anticoncepcional hormonal na tentativa de redução do mioma. Fiquei confusa porque li que um dos tratamentos é pílula de baixa dosagem. Estarei me complicando se parar de usar o anticoncepcional hormonal? Se eu engravidar, corro risco de abortar? Obrigada.

vanessa disse...

Boa noite, Dr. Michel
Fiz um US Trans e o diagnóstico foi o seguinte: Útero em anteversão, cont. irreg., ecotex. hetero, mdd 93mm x 57mm x 61mm, tendo vl: 168ccnos diam. long., ant.post e transv., respectivamente. Presença de nódulossud-seroso 32mm x 26mm x e outro intramural 16mm x 15mm. Meu endométrio com 9mm espessura sem alterações.
Meu preventivo: leucócitos polimorfonucleares, nas células Epitelial com células superficiais e intermediarias, alterações inflatórias regenerativas e células com ativação nuclear, flora de bacilo de Döderlein acentuada, colpite inespecífica.
Minha dúvida é a seguinte: Contactei meu cirurgião e o mesmo me informou que seria necessário uma cirurgia para a retirada do meu útero, realmente há esta necessidade, tenho 35 anos, 4 filhos todos de cesária, me ajude por favor.
Grata, vanessa

Ana Paula disse...

Ana Paula disse...
Boa noite Dr.
Meu nome é Ana paula tenho 28 anos a minha doutora pediu para mim fazer alguns exames e descobri que tenho 3 miomas dos tipos intramurais e subserosos com dimensões de 0,5cm a 1,0cm gostaria de saber se é caso de cirurgia ou existe algun tratamento para ele desaparecer e se eu corro o risco de não poder ter filhos gostaria que o senhor tirasse minha dúvida,pois a minha doutora está no congresso e ainda não conversei com ela

Anônimo disse...

Dr. Michael;

Descobri que tenho um mioma intramural de 0.7 cm cúbicos. Pesquisei em diversos lugares os sintomas e não descobri se ele pode ser a causa do meu aumento abdominal.
Se for, a cirúrgia irá diminuir os efeitos? Não quero ter o abdomem crescido por um mioma!

Mariana disse...

OLÁ DOUTOR, TENHO 28 ANOS, PRETENDIA TER FILHOS LÁ PELOS 35 ANOS E OLHE LÁ, JÁ SABIA QUE POSSUIA 2 MIOMAS SUBSEROSOS DE MILIMETROS DE TAMANHO DESDE OS 17 ANOS. AGORA COM 28 DESCOBRI QUE ELES CRESCERAM (OS DOIS SUBSEROSOS, UM COM 3,5 E OUTRO COM 2,5CM) E APARECEU MAIS UM INTRAMURAL COM 2,00 CM. AO TODO SÃO TRES MIOMAS? SABE ME INFORMAR SE PODERIA REALIZAR UMA CIRURGIA POR VÍDEO COM ESSES TIPOS DE MIOMA 9SUBSEROSOS E INTRAMURAL). E NO CASO DE LAPAROTOMIA, O RISCO DE PERDER MEU UTERO É MUITO GRANDE??? OBRIGADA DESDE JÁ!

mariangela disse...

Olá Dr.,fiz um ultrassom pelvico endovaginal e apareceu no miometrio um mioma posterior medindo 1,4 cm.Minha medica disse que não é nada para se preocupar,mas venho tentando engravidar a algum tempo e já abortei espontaneamente 2 vezes.Gostaria de saber se esse mioma pode estar causando dificuldade para eu engravidar.Aguardo resposta.Obrigada

Anônimo disse...

olá.Dr.Parabéns pelo blog.Estou com 24,5 semanas de gestação descobri no dia 16/11/09 que estava com um nodulo miomatoso intra-mural,parede uterina posterior medindo 3.4 x 3,3 x3,0 cm,resolvi fazer outra no dia 19/11/09 onde apareceu um segundo intramural medindo 2.3x1.0 cm na parede anterior.Sera q esse se desenvolveu nesse periodo pois ja tinha feito umas 4 ultrassonografias pois senti muitas dores desde o inicio da gestação ,tomava medicamentos ,fazia exame p/ ver se estava com infecção urinaria e nada,com 20 semanas,tive muitas contrações e os medicos só falavam q era pq meu ultero tava se desenvolvendo e fazia muito tempo q eu tinha tido um filho,tenho um filho de 12 anos.A minha Go nem falou nada qd mostrei os exames a ela.Gostaria de orientação,continuo entindo dores na barriga, tambem lombares sem contar q minah barriga ta grandona medindo 32cm,estou muito inchada,dores dentro da vagina,n sei se aguento chegar ao ove meses,estou me sentindo muito cansada pois desde as primeiras semanas tenho me sentido assim.Por favor me explica pq sou leiga qt essa miomas e gravidez.Se eles impedemou n q eu chegue ao final da gestação/? qt ao parto? ql seráo procedimento. Ajude-meeeeee!!!!!!!!

Anônimo disse...

Boa noite,

em um exame de rotina, descobri que tenho um mioma intramural medindo 53mmx32mmx51mm, e útero em retroversão 80mmx47mmx74mm = 146,6cc.
No endométrio faz uma ressalva de contorno regular de 10,1mm de espessura.
ovários com dimensões normais.
Como ainda estou terminando de fazer o restante dos exames e a consulta ainda se faz demorar um pouco, gostaria de saber quais as possibilidades de tto, aja vista que, tenho 33 anos e sem filhos.
Em vários artigos lidos na net vi que a necessidade de cirurgia e ate´uma histerectomia se fazem as vezes necessária!!!!
Aguardo anciosa por sua opinião.
Obrigada, GL.

Anônimo disse...

Dr. tenho 23anos, nunca engravidei, sou negra, descobri q tenho um mioma intramural medindo 13x9x11mm com volume apox. 0,7m3, meu GO, ainda não pediu uma ressonancia, porem tenho medo de não poder engravidar, pous osu recem casada e estavamos planejando um filho para 2010, qual seria na sua opinião a opção mais correta em meu caso?

viviane disse...

ola doutor, estou preocupada com meu diagnostico, pois a 9 anos fiz um ultrasom e comprou que tinha mioma so que media 1 cm apenas tomei remedio e fiz acompanhamento com ultrasom e este ano fiz outro ultrasom e foi comprovado um aumento enorme passou pra 11,6 cm na parede fúndica com crescimento exofitico e aumento uterino... so que so sinto dor na epoca da menstrucao e nao tenho sangramento...gostaria de saber se tenho que retirar o utero pois gostaria muito em ter filhos tenho 38 anos... agradeco a sua atencao

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

Olá Dr. Michel,

Meu nome é Claudia. Tenho um mioma subseroso na parte externa do útero que não me incomoda e não traz nenhum sintoma aparente. Ele tem cerca de 4-5 cm e cresce de 0,5 a 1cm a cada ano. Ainda não tive filhos e tenho 35 anos. Minha ginecologista sugeriu que o tirasse, pois em uma possível gravidez ele pode crescer ainda mais. Gostaria de saber se a técnica com o ExAblate costuma funcionar para casos como o meu e se tem algum risco à fertilidade. Moro em São Paulo e gostaria de saber se encontro esse tratamento somente no Rio de Janeiro. Caso positivo, teria idéia do custo aproximado? Obrigada,

Carol disse...

Bom dia!
Em Agosto/09 tomei o Zoladex 10,8 e me operei em Out/09 estou totalmente sem o mioma, porém minha mestrucao ainda não veio e estamos em Jan/10, minha Ginecologista disse que só posso voltar a tomar anticocepcional qd voltar o sangramento e o anticoncepcional vai ser sem hormonia por conta da tendecia de mioma, porém estou com medo de engravidar pq tenho alergia a camisinha, é arriscado mesmo sem eu ter voltado a sangrar engravidar? Estou sem saber oq fazer, antes não tinha relacao que nao parava de sangrar, agora fico sem querer ter com medo de engravidar! Posso tomar pilula do dia seguinte? Acho que é muito hormonio tb!

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. Fiz uma ecografia pélvica transvaginal que constatou nódulos hipoecóicos compatíveis com mioma, na parede Fúndica com 2,2cm(subseroso tipo II) e na parede anterior 1,6cm (intramural)
Tenho tido muita dor do lado direito que vai até a perna. Em 2007 fiz fideolaparoscopia por motivo de endometriose bom não consigo engravidar todo esse tempo fui encaminha para fazer FIV. Gostaria de saber se no meu caso de infertilidade terei de operar antes da FIV ou devo tentar assim mesmo?

Obrigada!

daniele disse...

dr. acabo de chegar de um ultrassom transvaginal e liguei para minha médica, mas ela está de férias até meados de fevereiro. no laudo está escrito ( o que massustou muito) útero em retrovversão, globoso, com textura miometrial heterogênea à custa de área isoecóica esboçando nódulo, localizada na parade anterior e medindo cerca de 3,9X2,3 cm. o útero mede 8,2 X 6,1 X 5 cm (L X AP X T). o restante apareceu normal. gostaria de saber se o sr pode me dar uma acalmada ( enquanto minha médica não retorna de férias) ou se devo procurar um médico neste meio tempo. não tenho nenhum sintoma, não sinto absolutamente nada!
muitíssimo obrigada!
daniele

RÔ BARBI CHAVEIROS disse...

meu nome e rosangela tenho 44 anos
fiz ultrasom e consto 2 miomas um com 0.6 cm e outro 1.2 cm ,,gostaria de saber se com remedios eles desaparecem? pois tenho pavor de cirurgias.

JEANE disse...

OLÁ DR. MEU NOME E BRUNO.

FIZ UMA UL TRANSVAGINAL E DESCOBRIR QUE TOU GRAVIDA E TAMBEM APARECEU UM NODULO MIOMATOSO UTERINO. ISSO PODE ACONTECER EU PERDER MEU FILHO.

Cristiane disse...

Boa Tarde Dr.
Fiz um untra som trasvaginal e apareceu um cisto do ovario esquerdo com 3,8 x 3,6 x 2,4 cm de contornos regulares e paredes internas lisas. Uso DIU MIRENA a 3 anosm no ovarios direito tenho varios cistos com menos de 1cm (tenho ovarios policistico). É possivel tomar anticoncepcional para melhorar minhas dores?
Será que vou precisar operar?
Muito obrigada DR.

Anônimo disse...

Olá Dr Michel boa tarde,

Estou casada a 5 meses e tenho 31 anos, fiz uma USG Transvaginal e no resultado deu que estou com núcleo de mioma uterino, é possível resolver o problema com medicamentos? Eu sei que o mioma se alimenta de sangue, minha médica passou um medicamento, eu me reconmendou usar gestinol 28 ou cerazette e retornar depois de 6 meses para ver se o mioma diminuiu o aumentou. Com esse tratamento de 6 meses com remédios é possível eliminar o mioma? ou em algum momento terei que me submeter a uma cirurgia?

Desde já agradeço e aguardo sua resposta ao meu questionamento.

Anônimo disse...

Olá Doutor, acabei de chegar do meu ginicologista e fiquei sabendo que estou com miomatose intra-mural,medindo 1,8 X 1,00cm e ele falou que é em decorrencia do anteconcepcional que tomo e que a medicação seria não tomar mais o anteconcepcional.
Será que devo confiar?
Terei que tomar providencias mais profundas, antes que o pior aconteça?

Grata
Luciene

FERNANDA disse...

Boa Noite!!
Meu nome é Fernanda e minha tem 49 anos e o resultado de um transvaginal constou:textura miometrial heterogenea por apresentar multiplus nódulos miomatosos que mede o amior 2,1 x 2,o cm
medida uterina: 9,8x5,4x7,0 em volume 192,6 cm3 / eco textura miometral heterogenea, cavidade uterina espessura 8mm e medidas ovarina volume d=3,1 cm3 e volume E=3,6 cm3.Ela toma um regulador por seu fluxo antes de toma-lo era alto, mas com regulador está normal. Nome regulador:CICLOPRIMOGYNA (LEVONORGESTREL VALERATO DE ESTRADIOL.Gostaria de saber o que é isso precisa de tratamento,cirurgia???

Thaís Isabel disse...

Dr. Michael, gostaria de saber se eu seria uma boa candidata ao tratamento de miomas pelo processo de ultrassom e onde encontrar esse tratamento. Tenho 35 anos e tenho dois miomas: um intramural medindo 7,6 cm e outro subseroso com 2 cm. Tenho feito acompanhamento constante através de ultra-sonografia e tentativas mendicamentosas com minha ginecologista, mas sem muita eficácia. Minha ginecologista acha que ainda não é hora de recorrer à cirurgia, no que eu concordo. Porém os sintomas relacionados com o mioma têm me incomodado bastante e a pílula que estou tomando, Cerazzette, tem efeitos estéticos intensos e desagradáveis na minha pele que também me incomodam muito, embora ela tenha funcionado bem nos outros aspectos. Gostaria de ouvir sua opinião sobre meu caso. Muito obrigada e parabéns pelo site, muito esclarecedor, e pela boa vontade em responder as dúvidas, que são tantas!

Mayara disse...

Dr. Michael Me chamo Mayara minha mestruaçao atraso 4 meses fiz um exame de sanque para ver se era gravidez e deu negativo!! dia 15 deste mes fiquei mestruada dai fui ao genecologista , chequei la e falei o que estava acontecendo ela disse que acha que eu tive um aborto pq fiquei mesruada minha mestruacao foi do dia 15/03 a 22/03
dai ela posou uma exame chamado Trasvagina to morendo de medo de nao poder te filho quero muito ser mae^^ e to com muito medo desse exame o que o senho acha que pode ser ???
obrigada!!!Bjs....

Anônimo disse...

boa noite!
eu tomei pílula por um ano sem pausa e resolvi para com o remedio para engravida. só q meu fluxo aumentou mto. fiz uma USG e o laudo foi: Útero em AVF, de tamanho normal para a idade, com medidas de 72x42x39mm,(Volume estimado em 35mm, em seus eixos LxAPxT, de superfície irregular e texturamiometral heterogênea. Presença de nódulo de mioma subseroso, em parede posterior, medindo 9x14mm.
Colo uterinoe Cervical de aspectos normais.
Endométrio sem alterações ecográficas, medindo 8mm.
ovário direito em sua topografia habitual de aspecto normal. medindo 19x13x19.
Ovário esquerdo em sua topografia habitual, de aspecto normal. medindo 15x20x13mm
Ausência de líquido em fundo de saco. E meu médico não m passou nenhum tratamento. Já tenho uma filha e estou querendo engravidar novamente. eu queria saber s eu vou ter algum problema para engravidar ou ter q fazer algum tratamento antes? OBRIGADA!

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Michel, tenho 33 anos, me Ene, descobri a 9 meses um mioma intra-mural, hoje fiz uma ultrassom e ele está medindo 10mm, estou tentando engravidar, mais estou tendo sangramento fora do período menstrual, isso pode trazer algum risco de aborto caso engravide? E há a necessidade de fazer algum tratamento? Tenho probabilidades de engravidar?Será que poderia enviar a resposta para meu email:enevaz@hotmail.com

Anônimo disse...

ola doutor me ajude tire uma duvida o quanto eu tenho , por favor urgente,
tive mioma a 1 ano e meio e retirei ele com 12 cm ja com 560 gramas , depois de operada com 6 meses , voltou meu mioma agora em dobro com muito miomas minha ultima ultrasom que fiz agora diz assim:
o utero APRESENTA -SE EM AVF,,CENTRADO,COMCONTORNOS REGULARES;O MIOMETRIO É HETEROGENIO,COM TEXTURA MIOMATOSA:MAIOR NODULO LOCALIZADO EM PAREDE POSTERIOR ,INTRA-MURAL,COM 5,6 CM DE MAIOR DIAMETRO ,A CAVIDADE ENDOMETRIAL É BEM DELINEADA, EXPRESSURA DO ENDOMETRIO: 0,6 CM
MEDIDAS DO UTERO:
COMPRIMENTO:12,5
ESPESSURA:7,6
LARGURA:9,5
VOLUME 474 CM
DOUTOR QUERIA SABER COM ISSO QUAL CIRUGIA IRIA SER FEITA TEM POSSIBILIDADE SE EU PERDER O UTERO
QUERIA SABER SE TEM ALGUNHA POSSIBILIDADE DE EU NAO PERDER MEU UTERO MEDICAMENTO , EMBOLIZAÇAO ETC , ME EXPLIQUE

elizabete smo disse...

boa tarde doutor no meu ultrassom diz assim utero v= 184cm3(vrpara a paridade é de até 150cm3
o endometro tem4,3 de espessura. esta centrado lineare fino,susgestivo de fase proliferativa . tenho 49 anos meu sangramneto e quase nada quero saber se preciso operar se não o que devo fazer não quero ficar com isso .

tatiana disse...

Boa tarde doutor, tenho 27 anos e desde os 13 anos sofro com a sindrome do ovário micropolicístico, aumento de pelo, peso e tudo mais.
E agora apareceu um mioma no meu utero, vou descrever o que apareceu no ultrasom transvaginal:
"....definindo-se nódulo hipoecogênico,intramural, corporal posterior com 1,7 cm no seu maior diâmetro." Há possibilidade de engravidar com todo esse histórico?

Gleice disse...

Bom Dia Dr

Tenho 27 anos descobri que estou gravida de 5 semanas e junto descobri que tenho um mioma intra mural de 3,0 cm X 4,3 cm, estou com medo e muito assutada pois quero muito este filho. Ouvi do meu médico que o mioma pode crescer tanto para dentro e para fora mas estou apavorada..é possivel essa gestação? Me ajude por favor !!!

heline disse...

Bom dia Dr. Michel,

Meu nome é Adriane, tenho 38 anos e tenho uma filha de 10. Não pretendo ter mais filhos.

Ontem fiz uma ultra-sonografia pélvia e consta no resultado o seguinte: "A textura miometrial é heterogênea, apresentando imagem nodular sólida, hipoecogênica, fúndica, medindo 10 x 10 mm. O endométrio mede 4mm".

Já tenho consulta marcada p o dia 05 de maio, com o ginecologista mas gostaria que o Dr. relatasse um pouco sobre esse resultado.

Antecipadamente agradeço.

Kátia Silene disse...

Olá Dr.Michel tenho 30anos me chamo kátia, já engravidei 6 vezes mas todas as vezes pedir os bebês, nasceram prematuros. E ainda não recebir um diagnostico preciso sobre o meu caso,varias questões foram levantadas pelos medicos que consultei,e os ultimos exames hormonais que fiz o exame para tireoide(TSH4 deu 7.5) o medico me disse que eu estava com hipertiroidismo e agora eu fico sangrando o mes todo e ele disse que posso esta com mioma pediu uma ultrasonografia. Qual a sua opinião sobre o meu caso?Essa disfunção hormonal pode ser a causa dos partos permaturos e do possivel mioma?

Giselly disse...

Boa noite Dr. Michel!
Tenho 25 anos, não tenho filhos e nem tive relações ainda. Em Maio de 2009, descobrir que tenho um mioma submucoso e a ultima USG que realizei mostra:utero medindo 82x48x62mm, vol.146,38cm, nodulo 3,1x2,5cm.espessura 0,7cm.
Já realizei tratamentos com Gestinol 28, Ceracetti e Deprovera nenhum deles me fez parar de sangrar, sinto dores insuportaveis e sintomas de gravidez enjôo constante. Atualmente estou anemica o meu HB chegou a 6.88 e precisei de tranfusão sanguinea após a mesma subiu para (hb9.2) porém continuo perdendo sangue. Uso transamim um antihemorragico e nada. A medica que me acompanha sugeriu uma miomectomia mas não tenho como pagar, meu plano de saúde não cobre e aqui em Salvador não faz pelo SUS. Procurei outros medicos e eles disseram para não operar. O que faço Dr. me ajuda, estou sofrendo muito com isso e preciso trabalhar e estudar voltar a minha vida normal, tem dias que mal posso andar. Me dá uma solução por favor.
Desde já o agradeço!

Rubiane Brochi disse...

Olá, sou Rubiane, tenho 28 anos, descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. Este ano descobri que tenho útero miomatoso. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver. Aqui está o resultado da ultra-sonografia feita no dia 28/04/2010.
Em ante-verso-flexão, assimétrico, apresentando formato globoso, contornos balelados e grande volume, pela presença de três nódulos intramurais miometrais porém com abaulamento de contornos.
São hipoecóicos, heterogêneos e irregulares, medindo: 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-fúndica; 8,88 x 7,3 cm em parede posterior, desviando eco edometrial anteriormente; 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-lateral esquerda.
Eco endometrial medindo aproximadamente 12,5 mm de espessura.
Diâmetro do útero: longitudinal: 17,2 cm ; anteroposterior: 8,7 cm ; transversal: 11,6 cm.
Volume uterino: 907,2 cm³.
Ovários bem delineados com volume e textura normais.
Já fui ao ginecologista e o seu parecer foi a retirada do útero (histerectomia).
Será que há outra solução para quem deseja ter filhos como no meu caso? Seria possível engravidar? Seria uma gravidez de risco? Não há como eu ter um filho pelo menos e depois fazer a retirada do útero?
Aguardo urgentemente o seu parecer de médico. Desde já agradeço do fundo do coração. Que Deus te abençõe.

Anônimo disse...

Dr. Michel, Boa noite!

Tenhoe 34 anos e nunca engravidei. Fiz uma consulta ao ginicologista e foi diagnosticado que estou com 2 miomas " nódulos sólidos hipoecoicos intramurais c/ componentes subseroso" os tamanhos são: (5,4X4,6)cm e (2,1X1,5)cm.
Minha ginicologista aconselhou uma cirurgia para retirada dos miomas e afirmou que meu útero não está comprometido.
Há algum outro tratamento para o meu caso? Ou somente a cirurgia seria a melhor opção? Pois não tenho filhos, mas pretendo engravidar.
Não percebi nenhum sintoma. Pois não percebi alteração na mestruação(sempre 3 dias desde a 1º vez). Depois que fiquei sabendo estou sentido dores no pé da barriga estou até com medo de ser psicologico.
Desculpe-me mas estou muito preocupada

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Olá, minha mãe tem miomas no útero, etá bem preoculpada, pois depende do SUS para fazer a cirugia e até agora não recebemos respostas. Gostaria que você(s) me sugerissem algum tratamento à base de chás para ela. Se possível me deem retorno no meu e-mail. Obrigado.

Anônimo disse...

OLÁ DR.HÁ 02 SEMANAS FIU DISGNOSTICADA COM 2 MIOMAS, 01 SUBSEROSO (MENOR QUE 01 CM)E OUTRO SUBMUCOSO COM COMPONENTE INTRAMURAL(COM QUASE 03 CM). ESTAVA SANGRANDO A MAIS DE15 DIAS. FUI A UM CLÍNICO DE URGÊNCIA,E ELE PRESECREVEU TRANSAMIM ORAL,COM QUAL PAREI DE SANGRAR. A GINECOLOGISTA PRESECREVEU ELANI 28 E FOLIFEME, POIS ESTAVA COM LEVE ANEMIA. GOSTARIA DE SABER SE A EMBOLIZAÇÃO É VÁLIDA NO MEU CASO,E SE CORRO RISCO DE PERDER O ÚTERO NUMA CIRURGIA CONVENCIONAL (MIOMECTONIA), POIS NÃO TENHO FILHOS (TENHO 33 ANOS). DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO!

Fabiola disse...

Bom dia Dr., tenho 38 anos, nunca engravidei, pretendo ter filhos ainda, estou com um mioma intramural de 4,5cm no maior diâmetro, comprometendo o endométrio, em um ano ele teve um crescimento significativo, em 20/01/09 ele estava com 2,5cm, de uns meses pra cá meu fluxo menstrual aumentou bastante, e agora nesse último vez, tive sangramento por cerca de 20 dias seguidos, qual seria a indicação mais apropriada para tratamento, no meu caso, de forma não comprometa a fertilidade. Agradeço sua atenção.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Tarde Fabiola,
Existem várias possibilidades de tratamento para os miomas com resgate da fertilidade eficaz. No entanto, para avaliar qual o tratamento mais adequado para o seu caso sugiro que vc seja avaliada em uma consulta presencial por um ginecologista especialista no tratamento dos miomas uterinos.

IZABEL VIANA disse...

Ola Dr. Michel, em 2008 fiz uma ablação para retirada de polipos no endometrio colocando logo apos o mirena, hoje, estou voltando a sentir muitas dores fora do periodo mestrual e colicas fortes na mestruação, sem falar que tenho uns 8 dias de fluxo, recentemente fiz uma ultra-som e detectou miomas intramurais e meu utero esta com 206mm3. Hoje tenho 35 anos e gostaria de saber se o mirena pode ser o vilão disso tudo? e se posso engravidar independente da idade?
grata
Izabel Viana

Ana disse...

BOA NOITE.TENHO 35 ANOS E UMA FILHA DE 17 ANOS.FIZ UMA HESTERECTOMIA NO DIA 18/02/10 ,POIS ESTAVA COM ENDOMETRIOSE E QUASE MORRI.DEPOIS DE QUASE 120 DIAS COM DORES E SANGRAMENTO,TIVE Q FAZER UMA VIDEOLAPAROSCOPIA.SEGUNDO O MEDICO ESTAVA COM ENDOMETRIOSE NAS TROMPAS E OVARIO.NAO TIVE NADA DURANTE 15º.DEPOIS COMEÇOU TD DE NOVO.SANGRAMENTO E DORES FORTISSIMAS.RETORNEI AO MEDICO E ELE FEZ UMA CAUTERIZAÇAO ,POIS ESTAVA COM 6 ENDOMETRIOSE NAS TROMPAS.E ELE ME PASSOU O CERAZETTI POR 6 MESES.AGORA PESQUISANDO NA NET,DESCOBRI Q O UNICO REMEDIO PARA ENDOMETRIOSE É O ZELADEX.PRECISO SABER URGENTE SE O PROCEDIMENTO DO MEU MEDICO ESTA CORRETO OU NAO?QUAL REMEDIO DEVO TOMAR ,UMA VEZ Q O ZELADEX CUSTA MUITO CARO E NAO TENHO CONDIÇOES DE COMPRA-LO?ME AJUDE POR FAVOR

MÁRCIA CAVALCANTE disse...

Dr. fui a um ginecologista e descobrir q tenho um mioma, ele me receitou o zoladex 3.6, para o tratamento,queria a sua opinião a respeito de uma duvida q não perguntei para o meu ginecologista,,com esse tratamento de 6 meses é possivel q o mioma suma?? desde já agradeço

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Márcia Cavalcante,
No tratamento dos miomas uterinos, o Zoladex tem a ação de reduzir o volume dos miomas, porém, sem fazer com que estes desapareçam. Por este motivo sempre é recomendado que se utilize o Zoladex como preparo para uma cirurgia para retirada dos miomas.

Gilda Sandes disse...

Bom dia doutor!
Ontem fiz Ultra endovaginal e o resultado foi o seguinte:
Útero em AVF, medindo 8,6 x 6,7 x 6,6 cm nos maiores diâmetros, com volume estimado em 197,75 cm, presença de miomas subserosso de 3,4 x2,9 cm e 3,1 x 2,2 cm. Endométrio ecogênico, heterogêneo difuso, regular, medindo 14 mm, resaltando que ontem eu estava no 12º dia do meu cíclo menstrual.
Confesso que estou apavorada! Tenho 39 anos e estou casada a três anos e nunca usei contraceptivos, usava apenas camisinha. Hoje, quero muito engravidar. Será que terei problemas? Precisarei recorrer a alguma cirurgia?
Levarei o resultado ao meu ginecologista.
A ultra não está muito legível, seria possível um erro humano no resultado deste exame?
Por favor me ajude!

Gilda Sandes disse...

Olá Doutor!
A minha Ultra anterior foi realizada em 19/06/2009 e apresentava o volume doúltero em 89 cm e os dois miomas com 2.8 cm e 2.6 cm, mas o endométrio estava normal.

Gilda Sandes disse...

Doutor,
Esqueci de um detalhe: Não tenho sangramento anormal na mestruação e menstruo por 4 dias, como sempre ocorreu desde os 13 anos. Sinto uma pequena cólica nas primeiras horas do início da mesntruação que dasaparece espontaneamente e que não me incomoda.
Para o tamanho do útero que a ultra informa eu teria que estar com distenção abdominal considerávável não é? Masminha barriga continua do mesmo tamanho que no ano passado, inclusive estou com o mesmo peso.
Obrigada pelas informaçlões que o senhor poder me fornecer.
Gilda Sandes

Anônimo disse...

Olá, Doutor. Encontrei essa página nna net, pois estou procupada procurando informações sobre miomas. Em janeiro deste ano, após fazer exame, foi verificado que tenho útero bicorno e um mioma subseroso. Em maio eu estava para marcar exame chamado histerossalpingografia para verificar a necessidade de fazer uma cirurgia corretiva nele, pois eu havia abortado duas vezes há alguns anos. Mas daí, depois de passar mal alguns dias, descobri que estava grávida, então teve de suspender o exame. Neste mês, dia 19 de julho, eu tive de fazer um aborto, pois não houve desenvolvimento do embrião, devido a ter sio encontrado mais uns miomas dentro do útero ( nocaso, o saco gestacional estava do lado direito, o maior). Eu quero saber se posso solicitar a correção do útero, mais a retirada dos miomas, já que o médico já ia fazer isso, mas só queria que eu fizesse o exame para saber o tamanho do útero (cada lado). Meu último ultrasson, após 4 dias do aborto diz que o útero está medindo 10x75x100mm, volume uterino 468,0 cm3.
colo uterino irregular, textura heterogêne, formações nodulares sólidas regulares hipocóides, heterogêneas de localização intramurais de 40x35mm, 45x38mm, 45x35mm e 50x42mm
cavidades uterinas vazias, cisto em colo de 20mm
eco endometrial de 16mm, a direita e 11mm a esquerda
ovário direito de 11x11mm, dimensões aumentadas e textura não conservada, imagem anecóide, homogenea, paredes finas e lisas, contorno regular e limites nítidos
mede 36x30x28mm (volume 11,8cm3)
ovário esquerdo de 10x16mm, dimensões aumentadas e textura não conservada, imagem anecóide, homogênea, paredes finas e lisas, contorno regular e limites nítidos
mede 39x30x25mm (volume 15,2cm3)
ausência de líquido livre na cavidade pélvica

diagnóstico: úero bicorno, umentado de volume com nódulos miomatosos, cisto de naboth (o que é isso???), aumento bilateral de volume ovariano com cisto simples.

Obrigada pela atenção e desculpe esse pequeno livro.

Surya disse...

Bom dia Dr.
Meu nome é Surya tenho 24 anos e estou casada a 2 anos e tentando engravidar desde então. Sendo que toda ultra-sonografia transvaginal que faço aparece: Útero em anteversoflexão, de contornos regures e textura heterogenea a custa de nódulos miomatoso que mede 31*30 mm, localizado no corpo uterino. Observa-se na topografia do anexo direito, lesão cítica heterogênea, mista trabeculada com debris no seu interior que mede 45*36 mm.
Medidas: 83(l) * 41(t) * 43(ap)mm.
Endometrio medindo 11mm de espessura. Ovario esquero de aspecto ecografico preservado, medindo 33 * 22 * 28 mm. Presença de moderada quantidade de liquido livre em fundo de saco posterior.
E o medico sempre diz que esta tudo bem, mas não consigo engravidar.
Baseado na ultimma transvaginal.
Só queria entender oq diz nessa trans. muito obrigada, tenha um otimo Dia!

Anônimo disse...

OLÁ DR. BOA NOITE ME CHAMO MICHELINE SOU DE PE E TENHO 32 ANOS EM DEZEMBRO DE 2009 PRECISEI PASSAR POR UMA CIRURGIA DE CESAREA PARA A RETIRADA DE MIOMAS E COM A GRACA DE DEUS MEU UTERO PERMANECEU INTACTO APESAR DA QUANTIDADE DE MIOMAS QUE FORAM RETIRADOS TOTALIZANDO EM 9.. HOJE 8 MESES APOS A CIRURGIA FIZ A REVISAO E DEU ESTE RESULTADO: UTERO ANTVERTIDO MEDINDO 8,0X5,8X4,6CM NOS MAIORES DIAMETROS(VOL=114,7CM) COM VOLUME AUMENTADO E TEXTURA HETEROGENEA PELA PRESENÇA DE IMAGENS NODULARES SÓLIDAS,HIPOECOICAS,AS MAIORES LOCALIZADAS:
PAREDE LATERAL ESQUERDA (INTRAMURAL) MEDINDO 3,2X2,7CM PARECE CORPORAL POSTERIOR(SUBSEROSA) MEDINDO 2,5X1,1CM E 1,2X0,8CM E INTRAMURAL MEDINDO 1,1X1,0CM PARECE DORPORAL ANTERIOR(INTRAMURAL) MEDINDO 1,7X1,0CM ECO ENDOMETRIAL MEDINDO 0,5 DE ESPESSURA OVARIO DIREITO MEDINDO 2,3X1,7X1,7 NOS MAIORES DIAMETROS(VOL=3,5CM³) DE TEXTURA USUAL COM VOLUME NORMAL. OVARIO ESQUERDO MEDINDO 2,4X1,7X1.4CM NOS MAIORES DIAMETROS(VOL=3,2CM³) DE TEXTURA USUAL COM VOLUME NORMAL.FUNDO SE SACO POSTERIOR LIVRE.. NODULOS MIOMETRIAIS COMPATIVEIS COM MIOMAS.. ENFIM APESAR DE JÁ TER ME DESESPERADO DE TANTO ESTA ANCIOSA POR AINDA NAO TER LEVADO AO MEU MEDICO O EXAME GOSTARIA DE SABER SE COM ESSE RESULTADO DE HOJE CORRO ALGUM RISCO DE NAO PODER ENGRAVIDAR DR.?!QUAIS OS RISCOS QUE EU CORRO HOJE?!GRATA PELA ATENCAO MICHELINE

Anônimo disse...

Olá doutor. Boa tarde!
Me chamo Adriana e tenho 31 anos e acabo de fazer uma ultra-sonografia transvaginal e acusou vários nódulos miomatosos e sendo que o maior deles é sub-seroso, em parede posterior e mede 74,4 x 65,2 mm.
Gostaria de saber se esse nódulo pode interferir na minha fertilidade, já que pretendo ter um filho.
Obrigado.

Anônimo disse...

Dr. Desejo saber se um mioma com as seguintes dimensões 28.1 x 25.7 mm se constitue um mioma de gravidade a minha saúde pois sou uma mulher de 47 anos e já não estou menstruando a 3 meses. Agradeço pela atenção!!!!!!!!!

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Adriana,
Em geral os miomas que interferem na fertilidade são aqueles que estão no interior da cavidade uterina ou estão próximos a ela, causando distorção da mesma. No entanto, miomas maiores do que 6cm (60mm), mesmo que na camada mais externa do útero (subserosos), podem também causar infertilidade ou dificuldade para manter uma gravidez.
Para dimensionar este possível comprometimento da sua fertilidade, é prudente que você seja submetida a uma avaliação criteriosa, com a realização de exames mais específicos.

sheila disse...

olá doutor eu tenho um cisto subseroso de 2,2cm e gostaria de saber se eu preciso de cirurgia,tenho 44 anos ja estou sentindo os sintomas da pré menopausa.

Maristela disse...

Olá Dr.

Acabei de fazer um exame:

Última menstruação: 29/07/2010 a 02/08/2010

Volume do utero 523,9 cm³
Ovário direito 45x49x46 mm; vol 51,6 com cisto anecoico e septado medindo 36x34mm
Ovário esquerdo 33x25x31 mm; vol 12,9
Endometrio abaulado posteriormente e homogeneo com 9 mm
Ausência de massas ou coleções anexiais
Nódulos sólidos miometriais. Este achado esta mais comumente associado a leiomiomas.
Cisto simples de aspecto disfuncional no ovário direito. Ao estudo doppler não evidenciou-se no momento alterações hemodinamicas significativas em virtude da própria hiperemia uterina por miomatose.
Tenho 35 anos e não tenho filhos. Ainda dá tempo de tê-los?
Estou desesperada, pois todo médico que vou me fala logo em retirar o útero. A embolização pode ser feita por cardiologista?

Obrigada! Maristela

Maristela disse...

Olá Dr.

Desculpe, mas esqueci essa dúvida: Esse cisto no ovário impede a ovulação dos dois ovários? Quando ovulamos o ovário aumenta de tamanho?
Obrigada Maristela.

gilvana.lima disse...

Olá Doutor,
Fiz um exame ecográfico endovaginal, e os resultados foram os seguintes:
Tenho um nódulo uterino sugestivo de leiomioma.
Meu útero mede: 6,9 x 4,3 x 5,0 cm
Volume de aproximadamente: 79,6 cm3
Contorno regular, miométrio heterogêneo, com presença de imagem nodular hipoecóica, intramural, localizada na parede corporal anterior à esquerda, medindo 20,2 x 14,9 x 17,7 mm.
Endométrio homogêneo, medindo 6,4 mm de espessura.
Gostaria de saber se é necessário fazer uma cirurgia para a retirada do mioma?
No exame do ano passado, o mioma media 12 mm de diâmetro, e o endométrio 14,7 mm, ele aumentou ou não de tamanho?
Irei essa semana na médica para mostrar os exames.
Por favor me responda o mais rápido possível.
Obrigado pela atenção,Gilvana

viviane disse...

Olá Dr. Michel, como vai? Há 04 anos atrás fiz uma videolaparoscopia com Dr. Paulo Barroso e o sr. acompanhou o procedimento tb, foi uma surpresa encontrá-lo aqui. Tive endometriose fiz 02 crurgias, tive o meu filho depois disso e agora recentemente fiz um tranvaginal e no momento do exame, o médico disse que eu estava com um mioma dentro do útero, mas no laudo veio falando de um nodulo hipoecoico de 13x13x7 mm, localizado na parede corporal posterior, isto é realmente um mioma? Estou preocupada por causa de todo o meu histórico. Já perdi um ovário por causa de um cisto hemorrágico, e tenho medo de uma possível volta da endometriose. Já tirei 03miomas fora do útero, por sinal o sr. estava nesta cirurgia. Será que é melhor a retirada do útero? Um grande abraço.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Viviane,
É uma imensa satisfação eu ter participado de sua cirurgia anos atrás. Para sabermos se sua endometriose voltou ou não e para melhor avaliarmos seu mioma visualizado em sua USG, sugiro a realização de uma ressonância magnética. Além disso, um exame ginecológico minucioso tb é necessário. Somente com estes dados somados ao seus sintomas saberemos se uma nova cirurgia será necessária.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Gilvana,
Em geral, miomas de tamanho em torno de 2 cm, que não causam sintomas e numa localização mais externa, não necessitam de serem retirados por tratamento cirúrgico.
O mais importante neste momento é realizar uma acompanhamento do mioma, para que, quando ele atingir tamanho maior ou igual a 4 cm ou quando ele estiver causando sintomas, seja tratado adequadamente e, muitas vezes, de maneira minimamente invasiva.

Anônimo disse...

Olá doutor tenho 38 anos e mioma subseroso medindo 7cm X 5cm... além de outros menores intramurais.. não quero retirar o útero... qual seria a melhor solução?

RF disse...

Ola Doutor tenho 18 anos e tenho um utero bicorno,é verdade que corro risco de ter um mioma?
E tambem muta colica isso pode ser resultado do utero bicorno?

Anônimo disse...

Boa noite, Dr. Michel!

Tenho dois miomas, um intramural lateral direito de 1,3 cm e outro submucoso posterior de 1,3 cm. Não tenho qualquer sintoma, mas pretendia tentar engravidar a partir do próximo mês.

Com essas miomas o Sr. considera contra-indicado tentar engravidar?

qual seria o melhor tratamento para esses miomas?

Desde já, obrigada!
Daniela

Anônimo disse...

Boa Noite,

Dr, tenho 30 anos, nunca tomei anteconcepcional, ainda não tenho filhos, mas realizando exames de rotina, descobri que tenho um nódulo subseroso medindo 16mm e um cisto no ovário direito medidndo 21mm.Estou muito preocupada, pois ainda quero ter filhos.Isso pode comprometer minha fertilidade?
Existe algum tratamento que pode ser feito?
Obrigada

conceição lins disse...

Dr Michel sou conceição lins e fiz uma trasvaginal e o resultado foi um Nódulo miometrial sugestivo de mioma e gostaria de saber se tem algum remédio para isso ou só mesmo cirurgia obs: medindo 15x12mm eu estou muito preocupada pq eu não tenho sangramentos constantes e estou na pre-Menopausa com 43 anos.Um abraço

Edlana disse...

Olá Dr.Michel, tenho 32 anos e exatamente há 1 mês tive um aumento no fluxo mestrual, que já se normalizou no mês seguinte. Tive muitas dores na minha última relação sexual e o médico pediu uma tranvaginal. Não fazia esse exame a 1 ano e 6 meses, e foi constatado nesse último exame 3 nódulos miomatosos intramurais, medindo 0,9x0,6 cm,0,8x0,8cm e 1,4x1,1cm e dois subserosos medindo 1,4x1,3 cm e 3,9x3,0cm. Um aumento de volume no útero, medindo 7,9x3,8x5,8cm, vol:92,4 cm3.Conforme escrito no laudo. Fico preocupada porque vou me casar e em janeiro 2011 e viajar para outro país,quero muito ter filhos. No meu caso é necessário somente o acompanhamento ou provavelmente tenha que fazer tratamento? Meu médico está em um congresso e estou com dúvidas. Tenho medo também que isso venha interferir na minha vida sexual e na minha fertilidade.

Tamires disse...

Olá Dr! Tenho 22 anos, sou casada a 4 e desde então nunca tinha feito uma Transvaginal,mudei de medica e ela me passou, pois sinto muita dor parecendo ser na bexiga do lado esquerdo e tambem tenho sangramento. Na trans me mostrou q tenho 2 nodulos hipoecoicos, intramurais, sugestivos de miomas localizado em parede posterior/fundo:16,4 mmx11,6mm e parede posterior(periendometrial) 10mmx8mm eco endometrial medindo 9,4 mm. Ainda tenho um exame de urina p/ fazer antes de voltar nela, mas estou preocupada, pois quero muito ter filhos, nunca engravidei e parei recentemente (2 meses) de tomar primera trinta devido um nodulo benigno no seio q já comecei a tratar. Tenho chances de ser mãe?

Tamires disse...

Olá Dr! Tenho 22 anos, sou casada a 4 e desde então nunca tinha feito uma Transvaginal,mudei de medica e ela me passou, pois sinto muita dor parecendo ser na bexiga do lado esquerdo e tambem tenho sangramento. Na trans me mostrou q tenho 2 nodulos hipoecoicos, intramurais, sugestivos de miomas localizado em parede posterior/fundo:16,4 mmx11,6mm e parede posterior(periendometrial) 10mmx8mm eco endometrial medindo 9,4 mm. Ainda tenho um exame de urina p/ fazer antes de voltar nela, mas estou preocupada, pois quero muito ter filhos, nunca engravidei e parei recentemente (2 meses) de tomar primera trinta devido um nodulo benigno no seio q já comecei a tratar. Tenho chances de ser mãe?

Tamires disse...

Olá Dr! Tenho 22 anos, sou casada a 4 e desde então nunca tinha feito uma Transvaginal,mudei de medica e ela me passou, pois sinto muita dor parecendo ser na bexiga do lado esquerdo e tambem tenho sangramento. Na trans me mostrou q tenho 2 nodulos hipoecoicos, intramurais, sugestivos de miomas localizado em parede posterior/fundo:16,4 mmx11,6mm e parede posterior(periendometrial) 10mmx8mm eco endometrial medindo 9,4 mm. Ainda tenho um exame de urina p/ fazer antes de voltar nela, mas estou preocupada, pois quero muito ter filhos, nunca engravidei e parei recentemente (2 meses) de tomar primera trinta devido um nodulo benigno no seio q já comecei a tratar. Tenho chances de ser mãe?

Anônimo disse...

Olá Dr! Tenho 22 anos, sou casada a 4 e desde então nunca tinha feito uma Transvaginal,mudei de medica e ela me passou, pois sinto muita dor parecendo ser na bexiga do lado esquerdo e tambem tenho sangramento. Na trans me mostrou q tenho 2 nodulos hipoecoicos, intramurais, sugestivos de miomas localizado em parede posterior/fundo:16,4 mmx11,6mm e parede posterior(periendometrial) 10mmx8mm eco endometrial medindo 9,4 mm. Ainda tenho um exame de urina p/ fazer antes de voltar nela, mas estou preocupada, pois quero muito ter filhos, nunca engravidei e parei recentemente (2 meses) de tomar primera trinta devido um nodulo benigno no seio q já comecei a tratar. Tenho chances de ser mãe?

Anônimo disse...

Dr. Michel, Tenho 38 anos, 2 miomas subserosos um com 4,7cm e outro com 2cm. Fui diagnosticada com endometriose pois tenho cólicas severas e uma dor na coluna lombar constante (já descartado problema de coluna por especialista). Após 2 consultas com diferentes médicos tenho a opção (oeferecida por ambos) de engravidar urgentemente ou então fazer uma cirurgia para retirada dos miomas(miomectomia), pois me informaram que o mioma (que está crescendo) não pode ultrapassar os 8cm. O volume uterino também só aumenta ( está em 174cm³) e nos últimos exames de sangue estou na faixa limite próxima da anemia pois o fluxo está intenso e as cólicas só são abrandadas com o uso de anti-inflamatórios. A pergunta que tenho é se a gravidez vai me trazer algum benefício em termos da endometriose, dos miomas e cólicas e ainda se será uma gravidez de risco devido ao meu quadro. Agora, no próximo ciclo, vou iniciar o tratamento de uso contínuo de Elani28 até resolver o que fazer e terminar de realizar novos exames solicitados pelos médicos.

IZA disse...

boa tarde,
gostaria de tirar uma dúvida. \o meu exame deu eco endometrial medindo 0,98 cm, Presença de équena imagem ecogenica nodular medindo 0,5x0,47 na parede lateral fundida. O que significa?
Iza

Anônimo disse...

olá
gostaria de saber o que significa o volume do utero estar em 180cm³
apenas me informaram que ele tem que diminuir o volume e receitaram cerazette.
Porque o utero esta com esse volume? existem alguns motivos?

Geórgia disse...

Dr.Bom dia!Tenho 43 anos, sou do RJ.
Fiz exame tranvaginal e nunca apareceu nada em exame e dessa vez esta informando que a textura do miométrio heterogênea, destacando-se nódulo intramural, na região fúndica, medindo 2,0 cm. Gostaria de saber se tem tratamento sem ser cirúrgico?
Aguardo retorno.Obrigada.Geórgia Matos

Anônimo disse...

estou gravida de 6 mese e tenho 5 miomas e um deles esta com 17 cm existe apossibilidade de um aborto.

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Michel.
Me chamo Érika e estou com algumas dúvidas.
Comecei a sentir alguns sintomas que são típicos de gravidez e uma dor no pé da barriga que já dura uma semana.
Ontem fiz um US Transvaginal e deu que tenho dois miomas subserosos, estou com dor e fazendo uso de medicação receitada pelo GO, minha consulta será semana que vem mas estou muito preocupada.
Será que vou ter que operar???
Olhei um US que fiz em janeiro e meu útero esta maior, assim como meu ovario esquerdo, os miomas medem 2.3cm e 1.2 cm.
Grata.

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. Michel! Tenho 60 anos e hoje fiz um exame de ginecologia, o resultado foi: útero anteflectido com as dimensões de 72X54X56mm, ecotextura heterogenea difusa e com nódulo de mioma intramural e subseroso cm 46X50mm (...) o que significa? Estou bastante preocupada.
Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

ola dr,tenho 33 anos e estou decida a engravidar,meu utero mede 81x39x46mm,porem tenho 02 nodulos subseroso,sendo 01 mais volumoso medindo 50 x 37mm na regiao posterior/lateral e outro medindo9x9mm intramural corporal posterior,contornos irregulares,endometrio centrado,regular,medindo 6,1mm de espessura.
a principio minha duvida é com esse nodulo maior é dificl engravidar?qual seria o melhor tratamento na sua opinao,para que eu venha engravidar.
esses nodulos atrapalham a fertilização?
aguardo retorno anciosa.
att
luciana

Anônimo disse...

Olá Dr., meu nome é Dayana tenho 23 anos e em um exame que fiz constatou um mioma subseroso de 0,7 e 0,3cm . Gostaria de saber o possivel tratamento e as chances dele continuar crescendo.

caroline disse...

Olá dr.Meu nome é caroline tenho anos ontem descobri que estou com ovário micropolicisticos com mais de 30mm,fiquei com muito medo pois o médico que bateu a ultra disse q é caso cirurrgico tem alguma possibilidades de ser tratado so com medicamentos Obrigado!

caroline disse...

Olá dr.Meu nome é caroline tenho 22anos ontem descobri que estou com ovário micropolicisticos com mais de 30mm,fiquei com muito medo pois o médico que bateu a ultra disse q é caso cirurrgico tem alguma possibilidades de ser tratado so com medicamentos Obrigado!

Anônimo disse...

OLA

GOSTARIA QUE ME ESCLARESCESSE,DO SEGUINTE, A MIOMA FAZ AUSENTAR A MENSTRUAÇÃO? JA TENHO DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR E A MEDICA ME DISSE SÓ COM TRATAMENTOS, ISSO ANTES DE APARECER A MIOMA, POREM AGORA FIZ O TESTE E TENHO UMA MIOMA E AINDA ESTOU GRAVIDA. QUE RISCOS CORRO? DEVO ABORTAR ME? E TAMBEM OPRRAR A MIOMA?

OBRIGADA

Anônimo disse...

Boa Noite,
Dr. Michell,

Eu sou Michelline e tenho miomas:
1º Mioma: medindo 2,7cm na cavidade endometrial com formação serosa; 2º mioma: medindo 2,5cm tb com formação serosa; Mioma 3º medindo:1,7 cm e 4ºmioma de localização intra-miometral, medindo 0,8 cm, Ou seja miomas intra-mural e submucosa. Gostaria de saber se posso engravidar e caso não, qual o tratamento mais adequado?
Obrigada.

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Michell,

Tenho um mioma com 10cm e meio,intramural q agora esta provocando dformidade no utero,com medida do utero 14,0x10,7x9,3 cm,com volume 735,9cm,tenho 26 anos e não tenho filhos,tenho chances de retirar apenas o mioma e conservar meu utero para poder ter um filho?

Obrigada!
Anônmo
João Pessoa

scila disse...

Ola,Dr
Tenho 26 anos,moro no exterior,sou casada tenho um filho de 8 anos e justamente por este motivo peco que me ajude,aqui onde moro eu nao tenho condicoes para ir a um geneocologista,e estou muito preocupada com minha saude.Em julho de 2009 fui ao brasil e procurei um medico porque sentia um caroco ao tocar na no pe da barriga do lado dereito o Dr me passou alguns exames,mas o tempo foi curto e tive que voltar para o exterior com os resultados nas maos,bom vou explicar melhor primeiro meus exames que fiz foram estes abaixo:

ULTRA-SONOGRAFIA DA PAREDE ABDOMINAL:Apresentando nodulo solido isoecogenico um pouco heterogeneo de limites um tanto impreciso,em topografia de tecido adiposo,em fossa iliaca direita,medindo 17×7mm PARECER:Nodulo solido em topografia de tecido adiposo(entao Dr,este seria o caroco que eu sentia na barriga ne?que apapavelmente falando sumiu hoje eu nao o sinto mais quando toco)e o medico me falou que era uma endometriose!!!

ULTRA-SONOGRAFIA TRANSVAGINAL,OBSERVAMOS: Utero em anteversao,normoposicionado,de contornos e forma normais,com as seguintes medidas 93×39x53mm em seus eixos longitudinal,antero-posterior e transversal respctivamente.
VOLUME DE 100cm3.A ecotextura uterina se mostra homogenea.
Notou-se,poren apenas 1 NODULO SUBSEROSO,EXSOFITICO,medindo 26mm.
CAVIDADE UTERINA=Vazia.
Eco endometrial medindo 6mm de espessura.(E isto seria o meu mioma?)

OVARIO DEREITO=dimensoes aumentadas,notando-se em seu interior CISTO SIMPLES,MEDINDO 35mm!!!,ovario medindo 38×31x33mm em seus eixos longitudianl,antero-posterior e transversal respectivamente.
VOLUME de 20,6cm3.

ovario (esquerdo normal)vol.5,4cm3, Asencia de liquido livre em fundo de saco,

PARECER:Mioma unico,exsofitico.Ovario direito aumentado por conter cisto simples!!!

COLPOCOSCOPIA:Achados colposcopicos anormais:Epitelio Aceto Branco piano e mosaico fino as 12 horas margeando jec e 6 horas longe de jec
SCHILLER:positivo,iodo negativo
OUTROS:Cervico-Colpite Difusa Moderada
BIOPSIA:Nao,conforme pedido medico
JEC:Em Zero
CONCLUSAO:Colo epitelizado.Cervico-Colpite difusa moderada.Colposcopia com achado colposcopico anormal em colo uterino.

scila disse...

CONTINUACAO>>>OBS:A cliterico clinico sugere-se colposcopia com biopsia e anatomo patologico em achado colposcopico anormal.

VULVOSCOPIA:normal

COLPOCITOLOGIA ONCOTICA:Presenca de celulas escamosas com atipias de significado inderteminado e celulas metaplasicas reativas.Presenca de celulas endocervicais reativas.Flora microbiologica:bacilar e cocoide.Avaliacao citohormonal prejudicada pela inflamacao.CONCLUSAO:Ascus pelo sistema bethesd
E tbm fiz muitos exames de sangue por solicitacao do medico,mas nao vou escrever aqui,apenas se o Dr achar que devo postalos tbm entre eles foram TSH,C.E.A,CAIS-3,TGC,TGP ENTRE OUTROS,TEM UM QUE GOSTARIA DE SABER O QUE E LEUCOCITOS 100% 3960mm3 valor de referencia homens5000-mulheres10000mm3

entao apos ver os exames o medico pediu 3+ exames seria: BIOPSIA COLO UTERINO,ANATOMIA PATOLOGICA,PCR OU CAPITURA HIBRICDA,e me passou um comprimido para o casal dose unica,e um ovulo genital dose unica (EU USEI) e me pediu para usar o ADESIVO ANTICONCEPCIONAL TRANSDÉRMICO (EVRA)continuamente sem pausa ate eu retornar.

O LOCAL ONE EU FIZ A CONSULTA FICA NA CIDADE ONDE EU MORO EM SAO PAULO,MAS COMO JA DISSE O TEMPO FOI CURTO,TIVE QUE VIAJAR PARA MINAS VIZITAR MINHA IRMA…Mas ao chegar la eu comecr a sangrar e nao parava o adesivo saia da minha pele com facilidade,entao eu fui ao um outro medico de la mesmo levei todos os meus exames e ele me falou que eu nao precisava de fazer estes exames nao e nem biopsia e que eu tinha era que fazer uma cauterizacao urgente no colo do utero,entao meio sismada mas desesperada eu decidi fazer a cauterizacao,quando fiz a cauterizacao estava ate sangrando porque nao parava ,mas este medico me disse que nao tinha poblema e que o sangre ia parar,que este sangramento era por conta da ferida no utero,eu fiz e ele nao me passou mais nada…apos alguns dias depois que fiz esta caut. meu sangramento nao parau entao eu arranquei este adsivo e fui a farmacia,,e o farmaceutico me passou o micronor0,35mg (oretisterona),que foi oque ajudou a parar o sangue e eu estou usando ate hoje ja faz 1 ano e 6 meses eu uso sem dar pausa de uma cartela para a outra,mas a minha mestruacao vem normal todo mes,minha preocupacao e por conta desta cauterisacao que fiz sem antes fazer a biopsia que o primeiro medico tinha pedido,e por tomar este antconcepcional por conta do farmaceutico,ja ouvi falar ate que esta pilula serve apenas para mulheres que estao amamentando,isto e verdade? sera que fiz as coisas errado?me ajuda Dr.preciso de saber se meu poblema e grave,e se estes ppoblemas vai afetar se eu quiser ficar gravida sou mae mas meu atual marido nao tem filhos e dezeja ter um…Desdeja eu te agradesso pela atencao muiiiito obrigada

Anônimo disse...

Olá tenho 34 anos e fiz um exame de ultrassonografia transvarginal no ultimo dia 01/12/2010 eo resultado deu nódulos miometriais( prováveis miomas)
Útero-Em anterversoflexão,dimensões conservadas ,contornos regulares ,ecotextura miometrial heterogénea
Observam-se nódulos,intramurais,hipoecóicos,de contornos regulares,destacando-se o maior na parede posterior e fúngica medindo 19 x 15 mm
Eco endometrial medindo cerca de 6,0 mm
Dimensões úterinas
8,7(L)X 5,0(T)X4,2(AP)cm =Volume 97,0cm3
Estou muito nervosa com esse resultado por favor mande uma resposta que possa acalmar minha ansiedade
Ops nódulos miometriais( Provavéis Miomas)

Luciana disse...

olá dr. tenho 29 anos e ñ tenho filhos.fiz um exame que constatou que estou com um mioma de 60mm na regiao intramural fundica com componente subseroso...gostaria de saber se tem tratamento sem precisar retirar o utero..meu ginecologista me passou a medicação cerazette..obrigada

Anônimo disse...

Neide disse...

Olá tenho 34 anos e fiz um exame de ultrassonografia transvarginal no ultimo dia 01/12/2010 eo resultado deu nódulos miometriais( prováveis miomas)
Útero-Em anterversoflexão,dimensões conservadas ,contornos regulares ,ecotextura miometrial heterogénea
Observam-se nódulos,intramurais,hipoecóicos,de contornos regulares,destacando-se o maior na parede posterior e fúngica medindo 19 x 15 mm
Eco endometrial medindo cerca de 6,0 mm
Dimensões úterinas
8,7(L)X 5,0(T)X4,2(AP)cm =Volume 97,0cm3
Estou muito nervosa com esse resultado por favor mande uma resposta que possa acalmar minha ansiedade
Ops nódulos miometriais( Provavéis Miomas

Anônimo disse...

BOA NOITE! TENHO UMA FILHA DE 22 ANOS DE IDADE...ELA FAZ 4 ANOS DE CASADA E AINDA NAO CONSEGUIU ENGRAVIDAR...O GINECOLOGISTA PEDIU EXAMES TRANSVAGINAL PRA ELA E DE ESPERMOGRAMA PARA MEU GENRO...O EXME DELE DEU NORMAL...E O DELA CONSTATOU UM NÓDULO MIOMETRIAL-SUGESTIVO DE PEQUENO MIOMA...MEDINDO 13,5MM DE DIAMETRO...GOSTARIA DE SABER SE TEM TRATAMENTO COM MEDICAÇAO SOMENTE OU SE É SOMENTE COM CIRURGIA?ELA SENTE MUITAS CÓLICAS MENSTRUAIS MUITO FORTE.E MENSTRUA ATÉ 2 VEZES NO MES...ISSO IMPEDE DELA ENGRAVIDAR? O QUE DEVO FAZER PARA RESOLVER ESSE NÓDULO MIOMETRIAL? OBRIGADA! MAE PREOCUPADA...

Kelma KLM disse...

Boa tarde Dr. Tenho um mioma intramural medindo 1,63 x 1,40 cm. Estou sentido dores no "pé da barriga" e atraso mestrual de 16 dias. Mioma desse tamanho tem que operar? Pode prejudicar minha fertilidade? Fiz ultrason, exames de sangue e urina, mas nao deu nenhuma alteração e meu médico nao consegui descobrir o porque das dores. Pode me ajudar?

Anônimo disse...

Tenho um nódulo sólido hipoecogênico intramural fúndico posterior,medindo 2,6 cm.E estou gravida de 8 semanas e 6 dias.Gostaria de saber se é grave e se pode trazer algum problema para meu bebê?

Vanessa Cristina disse...

Tenho 25 anos,solteira e acabei de vir do postinho com a notícia de um mioma heterogênio e presença de imagem subserosa na face anterior uterina medindo 25,0 x 26,8mm,com ECO endometrial medindo 5,1mm.
Dimensões uterinas:6,0 x 3,3 x 3,9 cm Vol:34,7cm³

Queria saber se esse mioma vai interferir em uma gravidez futura e qual é o tamanho que eu devo me preocupar de verdade??Em quanto tempo esse mioma cresce??
Por favor..eu quero muito ter filhos no futuro..é um grande sonho meu e isso me deixou muito preocupada..Existe a possibilidade de eu não poder engravidar?

Desde já lhe agradeço muito..
Fico no Aguardo..
Feliz 2011..Que Deus lhe acompanhe.

Anônimo disse...

tenho um mioma subseroso de 1.3 cm
com esse mioma eu posso engravidar normalmente?a 6 dias atraz tive que fazer uma curetagem,estava gravida de 11 semanas e fiz a ultra-som endovaginal e nao costou batimentos cardiacos no meu bb.por isso o medico fez esse procedimento,depois disse que apos 6 meses eu posso engravidar normalmente + estou com medo por causa desse tal mioma subseroso.me responda por favor estou desesperada!

jeane disse...

Olá pessoal tenho 33 anos e há 5 meses descobri 2 miomas um de 6,0 e outro de 3,0 cm, desde então estou apavorada e a minha vida é só chorar, tenho um filhinho de 16 anos e não prentendia ter mais filhos mais tambem não queria perder meu utero, fui em variso medicos e todos me informaram que mais cedo ou mais tarde eu iria peder meu utero pois é um utero miamitoso, o ultimo medico foi curto e groso disse que tratamento de miomas é só com cirurgia e que se fosse manter o utero, otimo, se não teria mesmo é que retirá-lo, estou desesperada e sem saber o que faço!

Assuntos disse...

Fiz um exame de USV e revelou:
utero : posição AVF
forma: conservada
contorno: irreguares
volume 322 cm3
nodulo hipoecogênico de parede anterior subserosa 71,8 x 58,6MM
Cavidadade uterina: vazia.

Ovario E e D sem cistos e ovalados com contornos regulares
fundo do saco de Douglas livre

conclusão: USV compatível com útro de volume aumentado com nódulo de mioma

Estou preocupada, pois parece grande. Isso tem tratamento? Cirurgia?
Bibi

Anônimo disse...

Tenho 34 anos e fiz uma US, pois estava com um corrimento marrom, como se fosse ficar menstruada há mais de uma semana, sendo q nos últimos dias estava saindo pedações de pele e ao passar o papel higiênico constava sangue. O exame revelou que tenho útero em RVF, de superfície regular e textura miometrial finamente heterogênea, sem definir lesões. O q significa textura miometrial finamente heterogenea ?

Anônimo disse...

Olá Dr. Michel

Tenho 35anos e após uma endovaginal fiquei a saber q tenho o útero AVF 48,8 cm contornos regulares,textura difusamente heterogênea, apresentando nódulo sólido, hipoecóico, intramural, localizado em parte lateral esquerda med 1,1cm Vou ter de fazer cirurgia?
Obs: Sim tava a ter mt sangramento na altura do período mestrual.
Vou a médica sim, mas gostava de tar mais tranquila.
Obgda!

Ass: Beline

Márcia disse...

Bom dia! Estava com hemorragia e meu médico me passou um antihemorrágico e fiz um ultrassom transvaginal, meu útero tem volume de 115,5 cm3 e o miométrio é heterogêneo. O tratamento sugerido pelo médico é com evanor por 3 meses e fazer outro ultrasson, mas segundo ele quae todos os casos levam futuramente ao aparecimento de miomas e a retirada do útero posteriormente. Pergunto: tenho algum outro tratamento que posso fazer para para evitar esses miomas, tenho 39 anos, 3 filhos e praticamente nunca usei contraceptivos. Já fiz ligadura de trompas e desde a ligadura minha menstruação aumentou muito.
Aguardo retorno, muito obrigada.
Márcia

Anônimo disse...

olá gostaria de saber qual o tratamento vai ser necessario para min. pois fiz uma trans vaginal e detectou um pequenino mioma intramural, tenho um pouco de hemorragia e dores abdominais.

Anônimo disse...

Ola, apos varios meses com aumento do fluxo de sangue durante a mestruacao resolvi buscar um medico ginecologista, fiz um papanicolau com resultado normal Classe I, e um transvaginal que detectou um mioma intramural com 287, 5 cm3, conversando com meu medico ele me disse que regressao nao seria a saida que deveria pensar na retirada do utero mas que isso nao precisaria ser feito de imediato, faco faculdade e estou pensando em esperar para as ferias de julho e dai fazer a retirada, Minha pergunta e O mioma crescera mais? Teria alguma chance de estourar? poderei ter relacoes sexuais normais ate a retirada do utero? apos a reirada como ficara o lugar do utero, os outros orgaos estarao se espalhando e tomando esse vazio?

Anônimo disse...

Oi Boa Noite..

Tenho 18 anos, e tenho muito sagramentos passo de 27 dias mestruando...fiz varios exames e o medico falou que estou com problema no ovario direito..desconfio que seja um mioma uterino..mais gostaria de saber quases os exames que sao necessarios fazer para ter a certeza se e realmente um mioma? e quanto a chance de engravida?

Anônimo disse...

Anônimo disse:
Olá, Dr Michel.Tenho 35 anos,tenho um mioma com 4,5cm e o meu médico recomendou a remoção através de uma videolaparoscopia,antes que eu fizesse um Tratamento de Inseminação.Porém ao perguntar em quanto tempo eu poderia me submeter ao tratamento, fiquei surpresa,pois seria com 6 meses.É isso mesmo, o tempo de recuperação do útero para a inseminação? Agradeço sua atençao em me responder.

Anônimo disse...

Boa Tarde, dr. Michel, tenho 49 anos e estou com mioma , a 1 mes tenho sagrado bastante e gostaria de uma segunda opinião, estou tomando cerazette e primossistom para tratar pois entou entrando na menopausa e não gostaria de me submeter a cirurgia no momento o que me diz.

Anônimo disse...

Boa noite,

Fiz um US transvaginal e no resultado apareceu pequeno mioma intramural medindo 1,5 x 1,4 cm e hipertropia uterina, gostaria de saber se isso e grave, pois tenho 42 anos e já tenho uma filha

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Michel. Tenho miomas e o maior deles mede aprox. 72x56mm-localizado na região intramural fúndica, útero mede 96x73x93mm-volume 345. Será necessário cirurgia? Desde já, agradeço a atenção e aguardo resposta. DT

samara disse...

Boa noite Dr. Michel.TEnho 21 anos, e a pouco tempo vim reparando em uns caroços no ventre, logo abaixo do umbigo. São caroços pequenos, e não sinto dor alguma, somente no primeiro dia da menstruação. As dores são fortes já faz alguns anos, sinto enjoo, diarreia e vomito. Gostaria de saber se pode indicar algo?
Grata

beatriz disse...

pelo AMOR DE DEUS.
estou deseperada.
esses miomas intramurais podem diminuir de tamanho???????
ou eles so aumentam???????

Anônimo disse...

Luiza
Dr. fiz uma ultra e acusou um cisto de retenção no colo do utero,o maior com 14mm,sendo assim são mais de um?e acusou Eco Miometrial com textura heterogenea,destacando-se nodulo subseroso posterior de 15,9mm x14,5 mm x16,3mm compativel com mioma.Dr. estou muito preocupada com esse nodulo subseroso.Agradeço desde já.( tenho 43anos e dois filhos e já sou ligada)

Anônimo disse...

Boa tarde,

Gostaria de marcar uma consulta com o centro de mioma no centro.
Meu mioma tem 0,4X0,3 cm e 1,4X1,4 cm. É um nódulo hipoecogenicos miometriais. Será que existe tratamentos alternativos como dieta, chas e remédios? O Centro de miomas executas estes tratamentos ou conhece profissionais?

Emy disse...

Boa noite Doutor

Eu fiz uma ultrassom pélvico via transvaginal, e a impressão diagnóstica: foi nódudo uterino compativel com mioma subseroso, gostaria de saber o tratamento ou caso precisa de cirurgia.

Obs.: A ecotextura miometrial se apresenta heterogenea devido a presença de imagem nodular solida, de contornos regulares e nitidos, hipoecogenica, localizada na parede corporal posterior, em situação subserosa, medindo 17x10 mm nos seus maiores diametros.

Anônimo disse...

Olá Dr. Michel boa noite! Meu nome é Rosangela e tenho 34 anos. Passei em consulta médica hoje e descobri que estou com um nódulo uterino sugestivo de mioma. Presença de uma imagem nodular hipoecogenica de 19x9 MM localizado na parede corporal posterior. Eco endometrial centrado com aspecto homogeneo, medidno 6 mm. Volume uterino 43 cm3Gostaria de saber se ha um tratamento para o meu caso e qual seria o mais indicado nessa situação. Pretendo ter mais um filho, pois ´so tenho um e gostaria de saber se isso interfere numa gravidez? Obrigada pela atenção dispensada e fico no aguardo por respostas.

Anônimo disse...

Dr. Michel,
Na minha última ultrassonografia transvaginal deu o seguinte diagnóstioc: útero em anteversoflexão, de contornos regulares e textura heterogênea, medindo 9,5 cm de comprimento; 5,6 de espessura e 7,0cm de largura. Presença de áreas nodulares hipoecoicas e cistos esparsos no miométrio, principalmente na parede posterior, que apresenta espessura aumentada em relação a anterior e desvia o endométrio anteriormente. O aspecto pode corresponder a adenomiose.
Estou com 48 anos e tomo pílula Diane 35, direto, sem parar.
Qual é o prognóstico disto?
Obrigada.
Ane.

Anônimo disse...

Ola Doutor Michel!
Meu nome e Fernanda, tenho 31 anos, casei a pouco tempo e pretendo ter filhos daqui a uns 2 anos. Acompanhei minha irma com a angustia por ter mioma, tratando desde a adolescencia, com sangramento e muitas dores, ciclo irregular, e no momento que ela quiz ter filhos, teve que engravidar as pressas porque o mioma dela foi de 2 para 5cm rapidamente. Nunca me preocupei, mas descobri que tambem tinha mioma a pouco tempo, e os meus estao com 1 e 2cm aproximadamente, fora do utero. Nunca tive sintomas, tenho ciclo regular. MInha preocupacao e: porque o da minha irma aumentou tao rapido? anticoncepcional faz aumentar o mioma? Comecei a tomar o mercilon conti a 1 mes, ele pode interferir no tamanho do mioma? A ginecologista indicou omega 3 para manter o tamanho do mioma. Omega 3 e eficaz? Tem restricao em uso a longo prazo e ele pode diminuir o mioma? Agradeco desde ja sua atencao.

Drika disse...

Por favor doutor, estou um pouco preocupada com o resultado do meu ultrassom transvaginal. Tire esta dúvida minha por favor! Obrigada !

Volume........: 183 cm³
Contornos.....: Regulares, em toda a sua extensão.

Colo uterino..: Heterogêneo, notando-se múltiplas imagens
císticas compatíveis com cistos de Naboth.

Miométrio.....: Heterogêneo, notando-se múltiplas imagens
nodulares em parede anterior e posterior
a maior mede 2,2x2,0 cm.
Endométrio....: Medindo 7 mm de espessura.

OVÁRIO DIREITO:
Visualizado...: Em topografia habitual
Dimensões.....: 25 x 16 x 23 mm nos seus maiores eixos
Volume........: 5,2 cm³
Contornos.....: Regulares e nítidos
Eco-textura...: Própria de ovário para a idade da paciente.

OVÁRIO ESQUERDO:
Não identificado.
Protocolo: 013397947
Sexo: Feminino Idade: 035A 01M 10D Página: 3/

Luciana disse...

Ola Doutor
Meu nome é Luciana,tenho 32 anos, estou no primeiro mes da segunda dose de Zoladex 10.8. Tenho hoje 4 miomas com 40mm,26mm,28mm e26mm.
Gostaria de saber sua opinião se eu posso tentar engravidar apos passar o efeito do medicamento antes da cirurgia?

JAC disse...

Ola,meu medico passou FOLIFEME,porem ,tenho prolápso da válvula mitral enao tomo tudo que vejo pela frente, mas não consegui achar bula com efeitos colaterais nem na bula do rememdio,nme na net,pode me dizer sobr esse medicamantoe?meu e-mail jacquelinepropato@gmail.com,obrigada

Anônimo disse...

Por favor,tenho 34 anos e um filho, e descobri um mioma do tipo subseroso que mede aproximadamente 4cm. Meu gineco disse que se tirasse o mioma por miomectomia, que ele retiraria logo de vez o útero, pq esse tipo de mioma cria "raiz", segundo ele. Preciso de uma luz, pois não sei em quem confiar.
Grata. Luciana.email: maraneima@hotmail.com

rita disse...

Oi doutor!Meu nome é Rita,tenho 34 anos,nunca tive filhos,e jà faz cinco anos que não tive mais relações sexul com ninguèm.Ontem fiz um exame e descobri que estou com mioma de 2cms.Fique desesperda pois costumava fazer este exame e isso nunca tinha acontecido.Justo agora que vou me casar e já estava pensando em ter filho.Quero saber se è necessário fazer cirurgia ou se medicamentos resolve o meu problema.Ficarei muito agradecida com sua resposta.

Elyssa disse...

Boa tarde, Dr. Michel!
Meu nome é Elyssa. Tenho 32 anos. Descobri esta semana que tenho um mioma subseroso (corporal posterior), medindo 9,7cm x9,6cm x9,4cm, com volume de 455,17 cm3. Fiz a consulta com o Ginecologista e diante das possibilidades, as principais opções foram: miomectomia, mas somente na hora da cirurgia é que saberemos se será necessária a retirada de todo o útero ou, opção 2: tentativa de engravidar (com o mioma), porém com a possibilidade de muito desconforto, devido ao tamanho do mioma e grande risco de aborto, uma vez que o mioma vai aumentar durante a gravidez. Minha pergunta é ... tenho mais alguma opção?

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Rita,
Em geral, miomas de 2cm que não causa sintomas necessitam apenas de acompanhamento, de preferência com USG a cada 6 meses. Mas para isso, sugiro que vc realize uma avaliação criteriosa com um ginecologista habituado ao diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos miomas uterinos.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Bom Dia Elyssa,
Miomas com cerca de 9cm já são considerados volumosos e apresentam grande possibilidade de trazer prejuizos a sua fertilidade ou a uma possível gravidez. Portanto, é muito provável que o tratamento faça-se necessário.
Atualmente existem várias técnicas para o tratamento dos miomas, sendo todas, inclusive a miomectomia, com grandes possibilidades de preservação do útero. No entanto, sugiro uma avaliação especializada para definir qual o melhor tratamento para o seu caso em particular.

Anônimo disse...

Olá Dr Michel,
Tento engravidar a 1 ano, sem sucesso. Ontem, após o resultado de um USG com dopller descobrí que tenho "útero com nódulo miometral, intramural, 2x2 cm". Esta talvez seja a causa da minha infertilidade?
Ainda vou passar com o gineco, mas estou um pouco anciosa...
Grata
Patrícia

Ana Gabriela Fontes disse...

Boa noite.. Fiz uma ultra e deu textura ecografica miometral finamente heterogenea.. A minha consulta ao medico é so daqui a 3 dias, mas estou nervosa pelo resultado, mesmo porque eu não entendo do assunto. Deu-se também que os ovarios com topografia, estao com dimensões e contornos anatomicos, ambos apresentando pequenos cistos perifericos.. Tenho 23 anos, tenho um filho de 3, um disturbio bastante irregular, muito sangramento. Estou com duvidas, poderia me ajudar?? Obrigada.

sirley disse...

Ola Dr. meu nome é Sirley me Ajude fiz exames e no transvaginal contou 02 miomas submucosos med. 1,6X 1,4 e 1,4 X 1,3 gostaria muito de ter outro filho, sera que preciso fazer tratamento, estes miomas pode atrapalhar a gravidez, correr algum risco com o feto pois já tenho 39 anos, o devo fazer, ja faz 05 meses que estou tentando engravidar e não consigo sera que estes miomas já esta atrapalhando a fertilidade.

Anônimo disse...

Bom dia,

Fiz uma transvaginal e o resultado foi Miometrio: Heterogeneo, presença de nódulo miomatoso intramural em parede corparal posterior medindo 68mm. Tenho 27 anos e gostaria de saber se é muito grave e se vou ter que operar?
Aguardo resposta urgente.
Muito obrigada!

Ana Miranda Aluguel de toalhas e Decorações disse...

Prezado Dr.

Gostaria de saber se o tratamento de mioma de 38 x27 mm é complicado e se terei a possibilidade de engravidar.

Anônimo disse...

Boa noite meu nome é Cristina tenho multiplos nodulos de miomas intramurais e subserosos esparsos e o maior mede 7,4 cm em região fundica posterior. O que quer dizer isso tenho q fazer cirurgia?

li hang disse...

olá...bom dia...fiz uma ultrassom transvaginal e deu como endometrico heterogênio com espessura 11mm, no fundo uterino. tomava um anticoncepcional mas faltando 7 dias para acabar a cartela veio meu fluxo com muita força. o que pode ser isso? miomas, cistos? tenho 26 anos nunca tive filhos, mas estou preocupada devido a fluxo vir com tudo?tens como me dar um parecer?
fico no aguardo,
Elisa

Anônimo disse...

Bom dia ! Fiz uma ultrassonografia endovaginal e nela consta: "acolado ao ovário direito observa-se uma imagem cística hipoecóica, com finos debris internos, arredondada, tendo reforço acústico posterior, com limite preciso, parede delgda, medindo 7,49 x 6,37 x 7,92cm; com volume de 197,96cm3, de origem indeterminada. Fiz este exame por indicação do plantonista do hospital onde fui atendida com fortes dores abdominais. Estou tentando encaixar uma consulta com minha ginecologista mas estou muito apreensiva... Tenho 33 anos, 3 filhos e o ovário esquerdo(5,30cm3) e o útero(113,95cm3) tem tamanho normal, o ovário direito está com 17,29cm3 e esta "bola" que nasceu no ovário direito é maior que o útero....estou muito aprensiva, será apenas um cisto? preciso de cirurgia?

Rosângela Duarte disse...

boa noite Dr Michel hà dois anos descobrir um nódulo miometrial,fiz varios tratamentos com medicamentos mas não obtive resultado,hoje ele está medido 19,2mm intramural,esta mi encomodando(menstruação intensa)e meu médico já ia operar pediu outros novos exames e estou com amenia,somente após tratar que posso fazer a cirurgia(retirada do útero)por favor mi ajude,tenho 38 anos tenho uma filha de 19 anos.abraços

Clarita disse...

Bom dia ! Meu nome é Clarita, fiz uma ultrassonografia endovaginal e nela consta: "acolado ao ovário direito observa-se uma imagem cística hipoecóica, com finos debris internos, arredondada, tendo reforço acústico posterior, com limite preciso, parede delgda, medindo 7,49 x 6,37 x 7,92cm; com volume de 197,96cm3, de origem indeterminada. Fiz este exame por indicação do plantonista do hospital onde fui atendida com fortes dores abdominais. Estou tentando encaixar uma consulta com minha ginecologista mas estou muito apreensiva... Tenho 33 anos, 3 filhos e o ovário esquerdo(5,30cm3) e o útero(113,95cm3) tem tamanho normal, o ovário direito está com 17,29cm3 e esta "bola" que nasceu no ovário direito é maior que o útero....estou muito aprensiva pelo que andei pesquisando.... preciso de cirurgia?? pode ser algo mais sério, que necessite grande tratamento?? Obrigada pela atenção !

Carina disse...

Boa tarde Dr. meu nome é Carina e minha dúvida é que minha mãe fez um exame de ultra-sonografia pélvica e deu: miométrio não homogêneo identificando-se nódulo isoeconogênico medindo 3,5cm. Endométrio inaparente. Dr. o que isso significa? Desde já agradeço se puder tirar minha dúvida.

Michele disse...

Ola Dr. meu nome é michele eu tenho um mioma uterino intramural de 3,5cm e meu utero aumentou para 143,0cm³ meu endo é de 7,0...meu utero aumentou desse jeito e meu endo...porque o endo era 5,0 - eles aumentaram desse jeito por causa do mioma

Anônimo disse...

oi dr minha irmã, fez uma cirugia de mioma ha 20dias e medico pediu pra fazer uma biopsia é necessario fazer por favor mim resposte o m,ais rapido sim ela tambem teve um pouco de sangramento quero saber se tambem é normal
um abraço

eliane disse...

boa tarde,Dr,tenho um mioma de 33cmsx57cms e o endometrio mede 9mm não tenho sangramento escessivo mas muitas cólicas e sensação de peso é preciso operar, tenho 44 anos .

fernanda disse...

olá doutor, dia 23 de maio fiz uma miomectomia, foi retiro 7 miomas de varios tamanhos, no dia 26 de julho fiz uma ultra e descobri que estou com um outro mioma intramural subseroso no tamanho 25x24x24mm, e possivel crecer outro tão rápido assim, msm tendo 2 meses de operada?..tenho 30 anos e não tenho filhos.

Anônimo disse...

Olá dr, descobri que tenho um mioma fora do utero na minha última gravidez, um dia antes do parto, graças a Deus correu tudo bem , hoje 1 ano e meio depois ainda nao tratei, ele fica do lado esquerdo,e sinto algumas dores ,acho que ele esta proximo ao coração pois sinto ele bem embaixo da minha costela na divisão, gostaria de saber se há um risco maior pela loclização, obrigada e parabens pelo blog. felicidades.

Anônimo disse...

Olá Dr. Michel.
Gostaria que o senhor me tirasse uma duvida, tenho um mioma subseroso de 8cm, e não quero de forma alguma fazer a histerectomia pois tenho 30 anos e ainda não tenho filhos. Meu GO me indicou pra que eu tomasse a injeção de zoladex pra tentar diminuir e assim fazer só uma miomectomia, gostaria de saber sua opinião sobre essa injeção, pois ainda vou ter que recorrer ao SUS para conseguir, gostaria de saber se no tempo em que em ficar na fila de espera pela injeção se eu posso tomar Mirelle, por minha conta. Desde já agradeço sua atenção.

Cantinho da ¢яιѕ disse...

Olá doutor me chamo perla por favor peço uma explicação,Fiz uma transvaginal e o resultado foi
Utero avf,globoso e moderadamente aumentado de volume.
Colo uterino de aspecto normal.
endometrio regular,mede 0.63cm.(N= até 1.0 cm).
Miometrio bem heterogeneo com pequeno miomas murais.
VT=165 gr. (N.45 - 120 gr.).
3 3 filhos ,sinto muita dor,e meu fluxo mestrual é muito grande,pode me explicar ,quero saber se terei que fazer cirurgia... obrigada pela atenção!!

Dimitria disse...

Boa noite dr meu nome é Dimitria gostaria de saber se em casos de miomas subserosos e intramural a pessoa pode engravidar normalmente ou se corre o risco de abortar durante a gravidez?
comecei usar o cerazette em março de 2011 e até junho os miomas aumentaram atualmente não mentruo mais. Estes miomas podem murchar devido ao uso da medicação?

gostaria de saber o que significa nodulares sólidas e hipoecogênicas?

gostaria de saber se estes tamanhos de miomas são indicativo de cirurgia:

subserosa em parede anterior lateral direita, medindo 13,6 x 11,4 mm
intramural com componente subseroso em parede lateral direita medindo 12,7 x 10,7 mm
intramural com componente subseroso em parede posterior lateral esquerda medindo 24,1 x 17,5 mm

para estes miomas quais são os tipos de cirurgias mais indicados por especialistas?

todo o médico ginicologista pode operar miomas ou existe alguma especialização diferente para se efetuar cirurgias deste tipo?


Desde já agradeço a atenção

Anônimo disse...

Olá Doutor, boa noite!
Acabo de pegar meus exames e estou ansiosa para saber o trtmento adequado para meu caso, que foi concluído como: Útero aumentado com nódulo de mioma Intramural.
Medidas: útero em antiversoflexão medindo 8.6 x 5.9 x 4.7 cm com volume de 119.2 cmapresenta um nódulo hipoecogênico de contornos irregulares, e localização intramural..
Será que terei de fazer uma cirurgia??
se puder me responder pelo meu e-mail agradeceria muito: jakelinebezerra@hotmail.com

Anônimo disse...

OLÁ DR. MICHEL O RESULTADO DO MEU EXAME FICOU PRONTO MAS MINHA MÉDICA SÓ VOLTARÁ DE FÉRIAS EM SETEMBRO ,GOSTARIA DE SABER SE O SENHOR PODIA AO MENOS ME DAR UMA LUZ PARA QUE EU NÃO FIQUE TÃO ANCIOSA O RESULTADO FOI: CONCLUSÃO: ÚLTERO DISCRETAMENTE AUMENTADO DE VOLUME , APRESENTANDO NÓDULOS MIOMETRIAS COMPATÍVEIS COM MIOMAS .
ÚLTERO EM ANTE-VERSO-FLEXÃO, MEDINDO 6,9 x 3,6 x7,2 cm NOS MAIORES DIAMETROS (VOLUME UTERINO 95,6cm)COM TEXTURA MIOMETRAL HETEROGENEA E CONTORNOS LOBULADOS , PELA PRESENÇA DE IMAGENS NODULARES HIPOECÓICAS, ASSIM LOCALIZADAS :
* SUBSEROSA SITUADA EM PAREDE LATERAL ESQUERDA , MEDINDO 3,7cm
* SUBSEROSA , SITUADA EM PAREDE LATERAL DIREITA , MEDINDO 2,4cm
* INTRAMURAIS , SITUADAS EM PAREDE POSTERIOR MEDINDO 1,5cm E 1,2cm. GOSTARIA QUE POR GENTILEZA ME ENVIASSE UM RETORNO PELO MEU EMAIL , deapcc@hotmail.com
DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO OBRIGADA .

bia disse...

Bom dia doutor, no meu ultimo ultrassom transvaginal, apareceu: "presenca de septo miometrial em fundo de cavidade uterina". Isso pode ser mioma ou utero septado?
Obrigada,
Bianca

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 264   Recentes› Mais recentes»

Depoimento