sábado, 2 de fevereiro de 2008

Embolização de Miomas Uterinos

O surgimento da embolização aplicada aos miomas uterinos nos trouxe uma nova perspectiva no tratamento desta doença. Até então, o tratamento dos miomas sempre foi limitado a histerectomia (cirurgia de retirada do útero) ou a miomectomia (cirurgia de retirada dos miomas), deixando tanto a mulher, quanto o próprio médico, sem alternativas. Além disso, principalmente na histerectomia, o tratamento sempre foi bastante traumático. A retirada do útero envolve questões muitas vezes ignoradas por todos nós. Questões pessoais, sexuais, familiares, culturais e sócio-econômicas sempre devem ser consideradas. Hoje em dia, as funções das mulheres na sociedade e sua influência sobre a economia tem sido cada vez mais marcante, fazendo com que as mulheres, muitas vezes, sejam responsáveis por grande fatia da renda familiar. As cirurgias radicais, onde o tempo de recuperação é prolongado, afastam a mulher por longos períodos de suas atividades, não atendendo mais as necessidades da mulher contemporânea.
Há mais de dez anos a embolização de miomas é realizada em todo o mundo, e tem se mostrado um tratamento extremamente seguro e eficaz. Mas, vale ressaltar, que a embolização, assim como todos os tratamentos que até hoje surgiram, não é a única solução para todos os casos. A embolização é apenas mais uma ferramenta que deve integrar todo o nosso arsenal contra os miomas. Ela deve ser utilizada com critérios, em indicações precisas e por equipes afeitas a esta técnica.
O sucesso do resultado da embolização dos miomas uterinos está diretamente relacionado a todo processo de investigação, diagnóstico, indicação do procedimento e acompanhamento pós-embolização. Pela complexidade do assunto, acredito que este processo, quando realizado por equipes compostas por ginecologistas especializados em miomas uterinos, minimiza qualquer probabilidade de insucesso do tratamento. O procedimento em si é realizado pelo radiologista intervencionista que também deve ser afeito a embolização dos miomas. A interação entre o ginecologista e o radiologista intervencionista deve ser perfeita, para que assim o tratamento seja individualizado para cada caso, visto que o procedimento tem abordagens diferentes de acordo com os sintomas, a idade, o desejo de gravidez, o tamanho e localização dos miomas.
O procedimento:
A essência da embolização está na interrupção do fluxo sanguíneo arterial para os miomas. Com isso, promovemos um infarto dos miomas, que entram em um processo lento e gradual de degeneração. Esta degeneração leva, por sua vez, à redução do volume dos miomas e, principalmente, dos sintomas provocados por eles.
Estudos indicam que a redução do volume dos miomas pode chegar até 70% e a melhora dos sintomas hemorrágicos ocorre em até 98% dos casos. A embolização dos miomas é realizada por via endovascular, sem cortes ou incisões, guiado por um equipamento de radiologia digital. Realizamos uma punção da artéria femoral, geralmente à direita, que se localiza na região da virilha. Através desta punção introduzimos um fino cateter que será conduzido por via endovascular até a artéria uterina. Na artéria uterina injetamos partículas esféricas microscópicas que serão conduzidas pelo fluxo até a microcirculação dos miomas. Ali estas microesferas se depositam, interrompendo o fluxo sanguíneo para os miomas uterinos.
A embolização é um procedimento relativamente simples, que dura, em média 40 minutos a uma hora. Preconizamos a realização do procedimento sob raquianestesia, considerada a mais segura e eficaz, pois além de conferir uma anestesia no momento do procedimento, também proporciona uma analgesia extremamente eficaz durante, pelo menos, as primeiras 24 horas pós-embolização. Por ser um procedimento minimamente invasivo, na embolização de miomas o tempo de internação hospitalar é bastante reduzido (em torno de 24 horas), o retorno às atividades de trabalho e exercícios físicos ocorre em até uma semana e a incidência de complicações é relativamente menor do que na histerectomia.

71 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,

Tenho 36 anos, 4 miomas e tomei Cerazette por 1 ano, para controle do tamanho destes. Tive que parar, pois 1o os miomas não diminuiram e 2o engordei 10kg. Existe possibilidade de engravidar a partir da 1a menstruação subsequente à interrupção do tratamento?
Obrigada,

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Anopnima,
Apesar dos miomas, é possível q vc engravide após a interrupção do Cerazette. No entanto, para saber se os miomas estão prejudicando sua fertilidade, é necessário que vc passe por uma avaliação criteriosa por um especialista em reprodução humana.

Anônimo disse...

Dr.

Tenho 43 anos e tomo cerazette a 3 anos, atualmente estou tendo hemorragia, o medico me receitou transamin, porem a herrogia não parou,o que posso fazer?

obrigada

Anônimo disse...

Dr tenho 36a e tenho mioma uterino gostaria de saber sobre o processo de embolização ele é feito apenas uma vez? ou a possibilidades de aparecer outros miomas?

Eliana disse...

Boa tarde Dr.
Tenho 28 anos, sem filhos, solteira. Há 2 anos venho sofrendo com fortes cólicas, menstruação não vindo todo mês e quando menstruo, sangro por 7 dias com grande volume, além de enormes coágulos. Minhas cólicas são tanto na ovulação quanto na menstruação. Meu médico pediu UTV e verificamos que estou com um mioma intramural de aproximadamente 5 cm de diâmetro e volume uterino em 296 cm³. Ele me falou algumas opções como zoladex, cirurgia para retirada do útero e embolização. No meu caso, a embolização seria o melhor tratamento? É muito caro? Demorado? Mto obrigada!

Galadryel disse...

Dr.Gostaria de uma analise da seguinte UTV: Utero em AVF medindo long 137mm,no diam antero post 85mm e no diam transv 89 mm (vol 541ml,aprensentando contornos irreg e text heterogenea.Observ mult imag solidas, hipoecogenicas difusas, medindo a maior 31mm(parede anterior)sugerindo miomatose difusa.Ecoendometrial de aspecto normal medindo 6,5mm.Bexiga e paredes finas e irregulares.Fundo de saco livre.

TEMOS PLANO DE SAUDE E GOSTARIA DE SABER SOBRE TRATAMENTO.
ATENCIOSAMENTE,
WILLIAM

sara sofia disse...

Olá Dr. tenho um mioma intra-mural no qual diagnosticado com uma histeroscopia cirurgica.Estou tomando utrogestan 100grm durante 10 dias no 14ºdias e transamim quando a menstruação descer durante 3 dias.Tenho um desejo de engravidar mas de acordo como que a medica falou eu não tenho chances com esse mioma, primeiro tenho que tirar, mas aqui na minha região não tem quem faça isso sem ter que retirar o utero.Tenho plano de saude e o mas proximo seria na capital.Mas na verdade gostaria de saber se seria possivel uma gravidez depois da retida desse mioma que é de um tamanho de um limão.Com quanto tempo poderia engravidar depois da retirada dele?
E foi indicada a tomar os chá de uxi amarelo e unha de gato, mesmo tomando esses remedios,seria possivel ou atrapalha a ação dos medicamentos?

Anônimo disse...

Bom dia Dr.

Carrego comigo a mais de 05 anos Miomas, hoje o tamanho equivale a uma gravidez de 04 a 05 meses.
Resolvi não passar por cirurgia e fui por vias naturais mas problema continua.
A embolização poderia ser utilizado no meu caso pois os miomas já estão velhos.

Anônimo disse...

OLÁ DOUTOR ESTOU COM 45 ANOS E DESCOBRI A POUCO TEMPO QUE TEMHO UM MIOMA, MINHA MEDICA ME RECEITOU FAZER UM IMPLANTE MIRENE, MAS EU ACHEI O CUSTO CARO,ELA ME RECEITOU CERAZETTE...
QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO ...
EU ENTENDI QUE APÓS 5 ANOS EU TIRARIA O IMPLANTE E COMO JÁ ESTARIA ENTRANDO NA MENOPAUSA O PROBLEMA ACABARIA...
OBRIGADA

*** Lele Bonitinha *** disse...

Boa Noite !


Gostaria de saber se este procedimento pode ser realizado nos casos de Endometriose ???

Existe algum local no Rio de Janeiro que realize este procedimento ???

Pois faço tratamento há muitos anos e de 2003 para cá já realizei 3 cirurgias e duas delas com retidadas de vários miomas, inclusive em 2008 realizei a miomectomia e video laparoscopia !

Agradeço desde já !

Alessandra Xavier de Lima

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Alessandra,
Realizamos este tratamento através do Centro de Mioma, www.centrodemioma.com.br.
Para melhor esclarecimento do seu caso sugiro que vc agende uma consulta conosco. Assim, poderemos avaliar se a embolização se adequa ao seu caso.

salomita disse...

ola. mim chamo salomita, tenho 26 anos, casada. ha 2 anos fiquei sabendo que tenho alguns miomas e o volume do meu ultero 450cm, fiquei desesperada, pois meu sonho era engravidar. a todos os medicos que ja fui mim disseram pra fazer uma hesterectomia, fiquei sabendo da embolização gostaria de saber se realmente seria melhor na minha cituação. aguardo resposta. salomita. obg!!!!

Anônimo disse...

Olá, Meu nome é Adriana, tenho 26 anos e descobri a 4 meses que tenho 2 miomas( 0,7 cm e outro com 1,0 cm) já usei algumas medicações e agora estou fazendo uso do cerazette a 1 semana,porém estou apresentando dores e sangramento e gostaria de obter mais informações a respeito da embolização,pois os médicos que tenho procurado não estão me dando muitas esperanças quanto ao tratamento medicamentoso e já estão falando em cirúrgias.
Obrigada!!

andresa disse...

oie, meu nome e andresa tenho 25 anos e no dia 06/08/2008 descobri que tinha um mioma intramural ele esta medindo uns 7 cm consegui engravidar pois fiquei desesperada achando que não poderia ter um filho, hoje minha filha está com 4 meses e fiquei sabendo da embolização, pois no futuro gostaria de engravidar de novo essa embolização é segura para quem quer engravidar? e gostaria muito de tirar esse mioma mas minha médica disse que ele é muito grande e disse para eu ir tomando o kelly para ele não crescer,queria muito saber onde fazer essa embolização aqui na minha cidade são josé dos campos tem algum medico que vcs conheçam? desde já obrigada....

jaqueline disse...

Oi Dr. me chamo jaqueline tenho 32 anos descobri q estava com mioma de 4,5 cm engravidei pela terceira vez mas na hora do parto nao foi possivel fazer a ligadura e nem fazer a retirada do utero ou mioma pois tive complicacoes , tive hemorragia,meu medico me informou q tenho muitas aderencias e q um cirurgião geral teria q me avaliar para a retirada do utero,será q embolizaçao é o melhor opção p mim?
já q fiz 4 cesareas e minha cicatriz é de aprox 32cm o que devo fazer??

Anônimo disse...

boa tarde dr!!!fui a minha ginecologista com meus exames de ultra vaginal e ela indicou cirurgia, tenho miomas,são mais de 10, tomei 3 meses de xoladex, e ao levar novos exames ela não teve segurançao de fazer a cirurgia,pois tinha aumentado tudo muito rapido, e idincou embolização. minha duvida: tenho HPV, Ha condição de embolização com HPV??? obg!!! sl

Maria disse...

Olá sou Gorete possuo 04 miomas intramural onde o maior possui 8 cm
Fiquei grávida porém perdi o bebê na 9 semana de gestação em virtude da placenta não ter sido gerada em função dos miomas conf informação do ginec. Passei por uma coretagem pois não houve sangramento e o volume de meu úteo estava em +/- 700. O que devo fazer?? Pois quero ,muito ter um filho? tnho 41 anos

Anônimo disse...

Olá, Sou Márcia tenho 7 miomas e os médicos não garantem a preservação domeu útero em caso de miomectomia. Gostaria de fazer uma embolização uterina mas moro em Salvador. Poderia me dar uma indicação de um médico que possa fazer esse procedimento aqui???

Anônimo disse...

Bom dia, tenho um mioma sub-mucoso com aproximadamente 6cm, tenho cólicas fortíssimas e metrorragia acentuada. Minha médica receitou a injeção Zolatex para que o mioma diminua e possa ser retirado posteriormente sem maiores traumas. No entanto estou com medo dos efeitos colaterais da injeção e procuro outras alternativas mais definitivas. Gostaria de saber se vc poderia indicar algum profissional aki em Curitiba. Obrigada...

Anônimo disse...

Bom dia Dr.
tenho 40 ano e no ano passádo descobri que tinha 3 miomas com c.a de 4 cm cada um dentro da cavidade uterina,o meu genecologista aconselhou-me a retirar o Utero mas eu decidi fazer em Marco de 2009 uma embolização pois ainda näo tenho filhos, passádo já 10 meses os Miomas continuam com o mesmo tamanho,agora näo sei o que fazer quase me sinto obrigada a fazer histerectomia.

Andrfea disse...

A embolização é um tratamento recomendado para todos os tamanhos de miomas, tanto para internos quanto externos?

Dr. Michel Zelaquett disse...

Andrfea,
A embolização está indicada para todos os tipos de miomas, exceto os miomas pediculados e os não vascularizados.
No entanto, nem sempre a embolização é a melhor opção de tratamento. Isto porque todos os casos devem ser avaliados individualmente, levando-se em consideração diversos fatores, como idade, desejo de gravidez, medo de cirurgia, medo de anestesia etc.

Anônimo disse...

pessoas com HPV tipo B pode faze embolização uterina de miomas???

Cecilia disse...

Dr. Michel
Boa Tarde!
Por favor, pode esclarecer a importância da retirada de mioma submucoso ou pólipo?
Muito Obrigada,
Cecília

Anônimo disse...

Boa Noite Dr.
Meu nome é Mari, tenho 40 anos, gostaria de saber quais os sintomas da existência de mioma. Pois estou sentindo algumas variações que nunca tinha sentido: minha ultima relação foi no dia 04/03/00, 3 dias depois comecei a sentir enjoos, seios alterados, sonolência, que durou até o dia 17/03, quando menstruei. Despois fiquei todo restante do mês com os mesmos sintomas,e este mês menstruei no dia 16/04, mas os sitomas permanecem, estou muito preocupada, pois gravides não pode ser, pois estou menstruando. Isso pode ser sintomas da presença de mioma.
Desde já agradeço e espero anciosa pela resposta.

somos demais... disse...

olá Doutor, meu nome é Gabriela, tenho 32 anos e tenho 2 miomas, um com 8cm e ou outro com 8,5cm e descobri através da transvaginal que meu útero está no tamanho de 1785 cm³, fiquei muito triste quando a ginecologista me disse que eu poderia perder o meu útero na cirurgia, ainda não sou mãe,eu e meu marido somos filhos únicos.Fiquei sabendo da embolização e gostaria de saber onde posso localizar clínicas que têm esse procedimento. Sou de Campinas, e já fui informada que na minha cidade não há clinicas.
Me ajude, obrigada.

Rubiane Brochi disse...

Olá, sou Rubiane, tenho 28 anos, descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. Este ano descobri que tenho útero miomatoso. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver. Aqui está o resultado da ultra-sonografia feita no dia 28/04/2010.
Em ante-verso-flexão, assimétrico, apresentando formato globoso, contornos balelados e grande volume, pela presença de três nódulos intramurais miometrais porém com abaulamento de contornos.
São hipoecóicos, heterogêneos e irregulares, medindo: 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-fúndica; 8,88 x 7,3 cm em parede posterior, desviando eco edometrial anteriormente; 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-lateral esquerda.
Eco endometrial medindo aproximadamente 12,5 mm de espessura.
Diâmetro do útero: longitudinal: 17,2 cm ; anteroposterior: 8,7 cm ; transversal: 11,6 cm.
Volume uterino: 907,2 cm³.
Ovários bem delineados com volume e textura normais.
Já fui ao ginecologista e o seu parecer foi a retirada do útero (histerectomia).
Será que há outra solução para quem deseja ter filhos como no meu caso? Seria possível engravidar? Seria uma gravidez de risco? Não há como eu ter um filho pelo menos e depois fazer a retirada do útero?
Aguardo urgentemente o seu parecer de médico. Desde já agradeço do fundo do coração. Que Deus te abençõe.

Alessandra Marques disse...

Dr. Michel.

Tenho 33 anos, sem filhos.
Descobri há um ano que tenho vários miomas. Comecei a tomar Elani 28, mas depois de 1 ano da apareceram mais miomas. São 6 miomas intramurias e subserosos, sendo o maior deles com 37,2 X 31,5 mm, e o menor com 13,6 X 14,0 mm. O volume do útero está em 225,0 cm3.

Moro em Aracaju e ainda nâo descobri um especialista no assunto. Que faço? a médica sugeriu retirada do útero, mas como ainda não tenho filhos, fico insegura em recorrer a essa cirurgia.
Grata.
Alessandra Lima

Dr. Michel Zelaquett disse...

Alessandra Lima,
Atualmente, com as diversas técnicas existentes para o tratamento dos miomas, quase sempre a histerectomia pode ser evitada. Além disso, a fertilidade, com alguns tratamentos, pode ser restabelecida.
Se preferir, procure uma segunda opinião na forma de consulta presencial.

sabrina disse...

Bom dia Dr. meu nome é sabrina e estou muito preocupada com um exame de miomas que fiz e gostaria de tirad duvidas com um especialista,meu utero esta com dimensões demedioversão, medindo127x61 77mm, volume de 315ml (normal de30 a 110ml) tamanho aumentado, contornos bocelados, ecotextura miometrial heterogenea por apresentar 3 imagens nodulares sólidas, medindo78x52x74mm intramural fundiga anterior, 52x49x49mm no colo uterino a direita e 27x22mm intramural posterior, e neste caso me disseram pra retirar o utero mas tenho 28 anos , 9 meses de casada e uma vontade imensa de ter filhos, então o medico me passou varias tecnicas para eu tratar os miomas, dentre elas eles nao descartaram a possibilidade de durante a cirurgia eu perder o utero, entao me passaram a ideia de tomar uma ampola de acetato de gosserelina 10,8mg a cada 3 meses para a reduçaõ dos miomas, qual a opinião sua como profissioal? e também gostaria de saber se no meu caso a embolização suprira resultados mesmo sendo 3 miomas! grata .... anseio resposta! obrigada

sabrina disse...

Bom dia Dr. meu nome é sabrina e estou muito preocupada com um exame de miomas que fiz e gostaria de tirad duvidas com um especialista,meu utero esta com dimensões demedioversão, medindo127x61 77mm, volume de 315ml (normal de30 a 110ml) tamanho aumentado, contornos bocelados, ecotextura miometrial heterogenea por apresentar 3 imagens nodulares sólidas, medindo78x52x74mm intramural fundiga anterior, 52x49x49mm no colo uterino a direita e 27x22mm intramural posterior, e neste caso me disseram pra retirar o utero mas tenho 28 anos , 9 meses de casada e uma vontade imensa de ter filhos, então o medico me passou varias tecnicas para eu tratar os miomas, dentre elas eles nao descartaram a possibilidade de durante a cirurgia eu perder o utero, entao me passaram a ideia de tomar uma ampola de acetato de gosserelina 10,8mg a cada 3 meses para a reduçaõ dos miomas, qual a opinião sua como profissioal? e também gostaria de saber se no meu caso a embolização suprira resultados mesmo sendo 3 miomas! grata .... anseio resposta! obrigada

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Sabrina,
A embolização dos miomas é uma ótima oção de tratamento para os miomas quando a cirurgia de miomectomia é uma opção arriscada e com grande possibilidade de retirada do útero. No entanto, deve-se levar em consideração a sua idade e seu desejo de gestar. Em mãos de cirurgiões experientes, a miomectomia pode trazer poucos riscos de histerectomia (retirada do útero). Risco este, muitas vezes menor do que o risco de uma embolização dos miomas induzir uma menopausa precoce por falência ovariana.
Portanto, para melhor avaliação do risco X benefício de cada tratamento, sugiro que vc seja submetida a uma avaliação criteriosa por um especialista em miomas uterinos habituado a ambas as técnicas para tratamentos dos miomas.

Alessandra Hypolito disse...

Tenho 39 anos, sou paraplégica, vírus Mielite transverssa, tenho filha, descobri o Mioma e gostaria de fazer a Embolização, tenho cólicas terríveis e sangramento qd menstruo, subseroso 48x38, intramural 23x19, volume 312cm3. Gostaria de saber se posso ou não fazer. Obrigada

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Tarde Alessandra,
A paraplegia não é contra-indicação para realização da embolização dos miomas.
Portanto, havendo indicação por conta dos miomas a embolização poderá ser realizada sem problemas.

Luciana disse...

Boa tarde Dr.descobri que tenho 3 miomas relativamente pequenos e venho fazendo acompanhamento. Acontece que eles cresceram aproximadamente de 3 a 5cm. Segundo a médica que frequento, eles estão causando desvio do meu endométrio e ela me indicou fazer uma cirurgia com a retirada total do útero. Tenho 30 anos e não tenho filhos e pretendo engravidar. Existe algum tratamento no qual eu possa tratar os miomas e o desvio do endometrio sem precisar tirar o meu útero? Será que posso fazer algum tratamento pra engravidar? Obrigado

Anônimo disse...

gostaria de saber se o Doutor sabe medicos em São jose dos campos especilistas em cirurgia de miomas e quais convenios o doutor atende ?

zebra.6666 disse...

Boa Tarde!! Dr.meu Ana lúcia tenho um mioma aparentemente subseroso q med 87x85mm e Ovário dir. em seu interior imagem cística q me. 68x64mm Ovário esq. sem alteração. O meu médico me indicou o Arimidex durante 3m e uma trans-vaginal e videohisterioscopia. Aminha dúvida se é necessário fazer a retirada do útero. Por favor me dê uma luz, pois estou muito nervosa. Abraços Ana Lúcia

Anônimo disse...

OLÁ DR JOSÉ MARIA ALVES,TUDO BEM!

MEU NOME É IRENE, SOU DO BRASIL

CONHECI SUA PÁGINA BUSCANDO UMA ALTERNATIVA PARA MEU DESAFIO.
TENHO 39 ANOS E DESDE OS 25 DESCOBRI TER MIOMAS SUBCEROSOS
(SEGUNDO OS MEDICOS POR FORA DO ÚTERO) HÁ MAIS DE 10 ANOS FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRA-LOS E TIVE SUCESSO E CONSERVEI MEU ÚTERO.
NUNCA TIVE FILHOS BIOLOGICOS E AGORA ESTOU COM COM VÁRIOS MIOMAS NO ÚTERO E MINHA MÉDICA DISSE QUE TENHO QUE OPERA ESTOU DESESPERADA POIS NÃO QUERO SOFRER UMA CIRURGIA E NÃO DESEJO PERDER MEU ÚTERO.OS MIOMAS ESTÃO ENORMES NÃO DEU NEM PARA VER MEUS OVÁRIOS. ESTOU AFLITA POIS SOFRO MUITO PASSANDO 13 A 15 DIAS POR MÊS MENSTRUADA E AGORA APESAR DE NÃO TER NENHUMA DOENÇA CRÔNICA ESTOU COM ANEMIA POR PERDA. E TEM SIDO MUITO DIFICIL POR FAVOR ME AJUDE.

UM GRANDE ABRAÇO!!!
OBRIGADA POR VOSSA ATENÇÃO!!

AGUARDO ANSIOSA!!
POR FAVOR ME RESPONDA.

Anônimo disse...

OLÁ DR MICHEL,TUDO BEM!

ME DESCULPE TER ENVIADO A MENSAGEM COM OUTRO NOME. É QUE MANDEI PARA OUTRO MÉDICO E NÃO OBTIVE UMA RESPOSTA. SINTO MUITO!

MEU NOME É IRENE,

CONHECI SUA PÁGINA BUSCANDO UMA ALTERNATIVA PARA MEU DESAFIO.
TENHO 39 ANOS E DESDE OS 25 DESCOBRI TER MIOMAS SUBCEROSOS
(SEGUNDO OS MEDICOS POR FORA DO ÚTERO) HÁ MAIS DE 10 ANOS FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRA-LOS E TIVE SUCESSO E CONSERVEI MEU ÚTERO.
NUNCA TIVE FILHOS BIOLOGICOS E AGORA ESTOU COM COM VÁRIOS MIOMAS NO ÚTERO E MINHA MÉDICA DISSE QUE TENHO QUE OPERA ESTOU DESESPERADA POIS NÃO QUERO SOFRER UMA CIRURGIA E NÃO DESEJO PERDER MEU ÚTERO.OS MIOMAS ESTÃO ENORMES NÃO DEU NEM PARA VER MEUS OVÁRIOS. ESTOU AFLITA POIS SOFRO MUITO PASSANDO 13 A 15 DIAS POR MÊS MENSTRUADA E AGORA APESAR DE NÃO TER NENHUMA DOENÇA CRÔNICA ESTOU COM ANEMIA POR PERDA. E TEM SIDO MUITO DIFICIL POR FAVOR ME AJUDE.

UM GRANDE ABRAÇO!!!
OBRIGADA POR VOSSA ATENÇÃO!!
SE POSSIVEL ME RESPONDA POIS PRECISO DE UMA ALTERNATIVA E ESTOU CONFIANTE EM SUA VASTA ESPERIÊNCIA.

AGUARDO ANSIOSA!!

Anônimo disse...

OLÁ DR MICHEL,TUDO BEM!

ME DESCULPE TER ENVIADO A MENSAGEM COM OUTRO NOME. É QUE MANDEI PARA OUTRO MÉDICO E NÃO OBTIVE UMA RESPOSTA. SINTO MUITO!

MEU NOME É IRENE,

CONHECI SUA PÁGINA BUSCANDO UMA ALTERNATIVA PARA MEU DESAFIO.
TENHO 39 ANOS E DESDE OS 25 DESCOBRI TER MIOMAS SUBCEROSOS
(SEGUNDO OS MEDICOS POR FORA DO ÚTERO) HÁ MAIS DE 10 ANOS FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRA-LOS E TIVE SUCESSO E CONSERVEI MEU ÚTERO.
NUNCA TIVE FILHOS BIOLOGICOS E AGORA ESTOU COM COM VÁRIOS MIOMAS NO ÚTERO E MINHA MÉDICA DISSE QUE TENHO QUE OPERA ESTOU DESESPERADA POIS NÃO QUERO SOFRER UMA CIRURGIA E NÃO DESEJO PERDER MEU ÚTERO.OS MIOMAS ESTÃO ENORMES NÃO DEU NEM PARA VER MEUS OVÁRIOS. ESTOU AFLITA POIS SOFRO MUITO PASSANDO 13 A 15 DIAS POR MÊS MENSTRUADA E AGORA APESAR DE NÃO TER NENHUMA DOENÇA CRÔNICA ESTOU COM ANEMIA POR PERDA. E TEM SIDO MUITO DIFICIL POR FAVOR ME AJUDE.

UM GRANDE ABRAÇO!!!
OBRIGADA POR VOSSA ATENÇÃO!!
SE POSSIVEL ME RESPONDA POIS PRECISO DE UMA ALTERNATIVA E ESTOU CONFIANTE EM SUA VASTA ESPERIÊNCIA.

AGUARDO ANSIOSA!!

leticia disse...

Olá dr Michel
tenho um mioma subseroso de 1.3 cm
com esse mioma eu posso engravidar normalmente?a 6 dias atraz tive que fazer uma curetagem,estava gravida de 11 semanas e fiz a ultra-som endovaginal e nao costou batimentos cardiacos no meu bb.por isso o medico fez esse procedimento,depois disse que apos 6 meses eu posso engravidar normalmente + estou com medo por causa desse tal mioma subseroso.me responda por favor estou desesperada!

Anônimo disse...

-

ELIANE ALENCAR disse...

Dr. Michel
Seu blog é simplemsmente MARAVILHOSO. PARABÉNS. Dr, estou com um MIOMA no utero, é enorme, o medico ficou impressionado com o tamanho. fiz a biopsia e graças a deus deu tudo bem, mas o medico quiz fazer uma cirurgia para a retirada.Tenho 51 anos e nao quero me operar. Sou muito obessa e vai dá muito trabalho a retirada devido a gordura, disse o medico. Quero tomar algo para diminuir. Posso tomar GESTRINONA/DIMETROSE? ou MIFEPRISTONE?

ELIANE ALENCAR disse...

Dr. Michel, esqueci de comentar que tenho hemorragias devido a esses Miomas.

Aragao disse...

Boa tarde!!!
Meu nome é Kerla, tenho 29 anos.
Em 2006 tive um mioma de 8cm o que me gerou muita hemorragia e sofrimentos,tomei Zoladex,engordei 15 kilos, logo depois fiz uma miomectomia (retirei apenas o mioma), td perfeito, cirurgia e recuperação.Passados exatos 05 anos em uma transvaginal descubro que tem outro mioma,desta vez de apenas 1,77cm, meu medico não indicou outra cirurgia e sim a embolização do mioma, farei no proximo mes, porém estou muito confiante.

Vai dar tudo certo!!!
Deus é mais!!

Abraços a todos!!!

Kerla

Aparecida Fátima de Souza disse...

Ola Doutor meu nome é Cida , tenho mioma uterino a mais de 4 anos diagnosticado e indicação de cirurgia para retirada do utero mais adiei pois ainda era muito nova para fazer a retirada mais o meu utero aumentou muito, e como sou uma pessoa muito atlética tenho um corpo malhado pois sou ex atleta estou com um volume abdominal meio chato.
Eu não queria fazer uma retirada do utero e gostaria de saber qual é o custo de uma Embolização.não tenho sangramento foi por isso que fugi da retirada do utero até hoje.
Abraço.

Anônimo disse...

oi doutor meu none Mara tenho um mioma ha dezesete anos intramural subseroso e com volume uterino. em 1000 pois queria saber se posso tratar por embolizaçao por q ja tive duas cesariana por risco por causa o ja fiz cirugia na valvula mitral no coraçao e ainda continuo com fluxo na aorta e tricuspide so q cardiologista falou q e risco2 entao estou com muito medo sem falar q ja tive asegunda gravidez q o meu 1 filho tinah 4 anos por favor me diga alguma coisa e meinforme se aqui em fortaleza algum hospital realiza essa embolizaçao obrigado por sua resposta.

Anônimo disse...

Olá Dr. Tenho 30 anos, não tenho filhos e descobri que estou com um mioma subseroso medindo 8cm, estou desesperada porque o médico falou que provavelmente vou perder meu útero, estou arrasada pois sonho em ser mãe. Gostaria de saber se posso fazer a embolização uterina, pois ele não me falou em opções além da miomectomia e histerectomia, já marquei uma consulta com outro ginecologista pra ver uma segunda opinião. Por favor Dr. me ajude!

Dr. Michel Zelaquett disse...

Vale esclarecer que a embolização dos miomas é uma ótima opção para o tratamento dos miomas com a preservação do útero.
No entanto, quando o assunto é o tratamento dos miomas visando o resgate da fertilidade, os melhores resultados ainda são obtidos com a miomectomia. E, atualmente, com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e com o aumento da experiência dos cirurgiões, a preservação do útero em uma cirurgia de miomectomia acontece em 99% dos casos.
Sendo assim, para mulheres que desejam engravidar em necessitam tratar os miomas, a miomectomia ainda se apresenta como opção de escolha frente a embolização dos miomas.

Anônimo disse...

Obrigada pela atenção!

Só fiquei muito assustada Dr. porque o médico falou em miomectomia, mas falou que eu fosse preparada para uma histerectomia, que na hora da miomectomia eu poderia ter uma hemorragia e assim seria preciso fazer a histerectomia, isso que me apavorou, sem falar que tenho medo da cirurgia. Mas agradeço a sua atenção!

Anônimo disse...

boa tarde doutor!!!!
eu estou com um mioma e esta aumentado o meu útero muito rápido. meu útero esta medido 170mm na transvagianal passada ele media 130mm.
meu médico falou q no prôximo exame se ele etiver com 200mm
vai ser necessária a cirurgia . o q o senho me diz!!!! aguardo resposta . tenho 43 anos sou mãe.

Anônimo disse...

Bom dia Dr.

Fui hoje a minha ginecologista e levei o resultado da minha endovaginal e em três anos o mioma dobrou de tamanho, o senhor acha que cresceu muito em três anos? E ela passou o Cezarette como tratamento do mioma, é um bom tratamento. Sou recém casada e não tenho filhos ainda, tenho 29 anos.

pani disse...

Olá Dr bom dia, meu mone é Zelia Pani tenho 5o anos,sou brasileira e vivo em portugal,descobri que estou com mioma o útero em anteversão, mediano, marcadamente aumentando de volume e ocupando a cavidade pélvica, medindo 17cm x14cm x12cm de maiores diâmetros longitudinal, transversal e antero-posterior seccionados. Ovários não visualizados provavel-mente compridos. Linha endometrial não visualizada. Não há líquido em topografia dos recessos peritoneais pélvicos. A unica coisa é a barriga que parece está grávida. o meu perido vem normal, será possivel tirár só o mioma,

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Pani,
Atualmente, com as técnicas cirúrgicas disponíveis, quase sempre é possível a cirurgia para retirada dos miomas com a preservação do útero.
Para isso, é necessário que você converse com seu ginecologista sobre os riscos e benefícios da cirurgia para retirada do mioma e preservação do seu útero, quando aplicados ao seu caso em especial.

Anônimo disse...

Bom dia!
Gostaria de saber o que acontece depois de fazer a embolização, o mioma seca e diminui, mas continua ali?

Anônimo disse...

Olá,sei que esse método ainda não está disponível no SUS.Gostaria de saber quais estados brasileiros,hospitais,clínicas que já realizam esse procedimento.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Anônimo,
A embolização dos miomas consiste no cateterismo das arterias uterinas com injeção de microesferas que vão obstruir o fluxo de sangue do mioma. Com isso o mioma entra num processo de degeneração, reduzindo de volume e ficando totalmente inativado, sem, contudo, desaparecer.
Em alguns casos, mesmo após a embolização, pode ser necessário a realização de um procedimento cirúrgico para a retirada dos miomas embolizados.

Anônimo disse...

bom dia tenho 3 miomas e não sei que anticoncepcional tomar pra ver se ele diminui

Anônimo disse...

Boa tarde doutor..
Meu nome é Jaqueline tenho 29 anos e não sou mãe ainda, então em um exame de rotina descobri um mioma intramural de aproximadamente 8cm, meu utero esta 4 vezes maior q o normal e o meu médico me indicou uma miomectomia,, estou super confiante pois ele é um ótimo profissional, gostaria de saber se corro risco de não poder engravidar futuramente..
Att
Jaqueline

Anônimo disse...

Boa tarde! Tomei cerazette durante 4 anos seguidos. Parei de tomar e após um mês a menstruação veio normal. No entanto, há dois meses não menstruo. O que pode estar acontecendo? Já fiz exames e não estou grávida. Os exames hormonais deram normal. Ah, o meu útero está muito pequeno.

Anônimo disse...

Bom dia, dr. ha um mes descobri que tenho 3 pequenos miomas de 1,4 e minha gineco me receitou elani 28, tenho 45 anos e gostaria de sber se tomando esse medicamento ira desapareer ou diminiur os miomas e a embolização é mais adequada no meu caso devo falar com a minha gineco sobre esse procedimento? será que o elani 28 dará algum resultado fazendo com que não menstrue porenquanto? me ajude

Ana disse...

Óla drº tenho 33 e descobri que tenho 3 miomas e um cisto simples no óvario meu genecologista receitou o elani28, gostaria de saber se esse medicamento ajuda mesmo a diminuir os miomas? Desde de já grata!!

Lilia disse...

Parabéns Dr. M. Zelaquett, pela natureza esclarecedora do seu blog. Minha situação é bem dificil, tenho 37, nulípara, mas tenho profunda vontade de tê-los, pelo menos um. Minha atual situação é a seguinte: ÚTERO medindo 14,0 x 10,0 x 9x8cm volume 717,0cm3, quatro(04) miomas intramurais onde o maior mede 3,1x2,7cm e o menor 1,2 x1,6cm e um subseroso medindo 9,4x7,9cm diametro longitidunial 5,6 cm. Dia 09/02/2012 irei ao médico/ginecologista q autoriza procedimentos cirurgicos quando definirá o q será melhor. Fujo dos médico(a)s q indicam histerectomia como única alternativa. Levo uma vida normal apesar deste fantasma, NÃO TENHO sintoma nenhum. Att,

Anônimo disse...

tenho 8 miomas 2 deles medem 5 cm gostaria de saber se posso fazer embolização?tenho 34 anos não tenho filhos e quero engravidar por favor me ajude!

Raquel disse...

Boa tarde.
Tenho 34 anos. Tenho miomas há 2 anos. Fiz uma mimomectomia em 2010, mas depois apareceram mais 2. Eles são submucosos. Tenho 1 filho, e quero engravidar novamente. Qual o mais indicado? Embolizção ou Retirada do Mioma? quais os riscos da embolização?

MARCELA disse...

DR. PESSO SUA AJUDA SOFRO A UM ANO TYDO COMEÇOU COM UM MIOMA MEDINDO 5,9X 5,8CM UTERO MEDE 10,8X7,1X7,1X7,0CM VOLUME=284,0CM.HOJE ISTO ALMENTOU NODULAR HIPOECOGENICA,MEDINDO82,9X63,8M VOLUME UTERINO 573,0 CM EMTRE VAI E VEM DOS HOSPITAL SEM UM TRATRAMENTO QUERO MUITO EM GRAVIDA TOMEI TANTO REMED DR TIVE NESSE PERILDO TRANFUSAO DE SANGUE SEM SOLUÇAO AINDA TENHO ESPERANÇA EM DEUS E NA SABEDORIA NO DR QUE ELE TE DEU TENHO 31 ANO CASEI A UM ANO E SEIS MESES ME AJUDE AGORA TENHO RECURÇO PARA ISTO SO DEPENDO DA SUA RESPOSTA MEU NOME E MARCELA OBRIGADA.

Cris disse...

Olá Dr. Michel
Eu tenho 34 anos e faço uso do cerazette a 10 anos ineterruptamente, mas fiz um exame ginecológico e constou que apareceram células metaplasicas. Nunca antes isso tinha acontecido,meu ginecologista achou normal mas estas células podem evoluir para uma displasia e em seguida para uma neoplasia? E será que o uso contínuo do cerazette desencadeou isso em meu organismo? Tenho muito medo de tomar cerazette continuamente mas não queria deixar de tomá-lo...

juliana disse...

Boa tarde DR. tenho 28 anos, quero muito engravidar mas recentemente descobri que tenho 6 miomas, 04 intramurais medindo entre 3,3 cm e 3,0cm, um subserosos medindo entre 1,0 cm e 0,7cm, um submucoso medindo entre 0,7cm e 0,6cm. Volume do meu útero 94,9 cm³. Tenho chances de engravidar?

Anônimo disse...

Boa noite Dr. eu me chamo Maria tenho mioma e faço tratamento com a medicação LUTENIL des de Outubro de 2011 gostaria de saber se eu tenho chance de engravidar pois sou casado e não tenho filho esse é o meu sonho e do meu marido de se pai atenciosamente vou ficar esperando uma resposta obrigado

Anônimo disse...

OLá Dr. meu nome é Iêda, tenho 43 anos de descobrir no ano passado um pequeno mioma e o meu médico me disse que era pequenino e que não fazia mal nenhum, mais depois que dei uma olhada no seu blog percebi que não é tão simples assim como dizem, gostaria de saber do Sr. qual medicamento devo tomar de fato para retirada desse tumor. Estou preocupada com a situação. Agradeço antecipadamente. Iêda Souza

Anônimo disse...

OLÁ DR.!

SOU CASADO, TENHO 32 ANOS, NÃO TENHO FILHO.
APÓS REALIZAR UMA ULTRA-SONOGRAFIA TRANSVAGINAL FOI DIAGNOSTICADO UM MIOMA SUBMUCOSO.DIANTE DO EXPOSTO GOSTARIA DE SABER SE ESSE TIPO DE MIOMA É O MAIS PERIGOSO, QUAL O TRATAMENTO MAIS INDICADO E SE CORRO O RISCO DE NÃO ENGRAVIDAR.
ATT,
ANNE

Depoimento