domingo, 11 de maio de 2008

Como tratar os miomas?

Esta é uma questão que aflige não só as mulheres, mas também seus médicos. Indicar um tratamento para os miomas uterinos pode ser mais complicado do que se pensa. A mulher moderna não está mais disposta a aceitar tratamentos impostos pelos seus médicos. A mulher moderna é informada e sabe o que pode ser melhor ou pior para ela. Tratar os miomas com a histerectomia (retirada do útero) pode ainda ser a forma mais comum de tratamento. Mas tenho certeza que, muitas vezes, por falta de informação e por imposição de seus médicos ou do nosso falho sistema de saúde (convênios e SUS) opções, como embolização dos miomas e ablação dos miomas por ultra-som focalizado, ficam renegadas em segundo plano. O tratamento dos miomas envolve uma série de questões que não são apenas a simples presença dos miomas ou, até mesmo, os sintomas que os miomas estão causando. Para iniciar o tratamento dos miomas, em primeiro lugar, é necessário saber quais são os desejos desta mulher. Se ela deseja engravidar, se deseja preservar o útero, se deseja um tratamento menos invasivo possível, se deseja um tratamento sem cirurgia ou se simplesmente deseja ouvir uma segunda opinião acerca das opções de tratamento existentes para o seu caso. Definir estes desejos é primordial na continuidade do tratamento.
Em seguida, deve-se estabelecer em qual contexto sócio-econômico-profissional-familiar em que esta mulher está inserida. Assim, podemos dimensionar os seus desejos. Quanto um filho pode ser importante para esta mulher e sua família? Quanto preservar o útero é importante para esta mulher? Quanto se afastar o menos tempo possível de suas atividades é importante para esta mulher? Não se pode tratar os miomas de uma mulher ignorando estas questões, ainda mais quando todos nós, médicos, temos consciência dos diversos tratamentos que existem para os miomas. Portanto, com estes dados em mãos, o profissional deve traçar o perfil desta mulher e harmonizá-lo com seus desejos.
Somente então, aí sim com base também no exame ginecológico e nos exames complementares como ressonância magnética e videohisteroscopia, surgirão as opções de tratamento existentes para aquele caso especificamente. Portanto, mesmo que duas mulheres apresentem miomas semelhantes e sintomas parecidos, não necessariamente o tratamento deverá ser o mesmo. O tratamento dos miomas não pode ser generalizado. O tratamento deverá ser individualizado, pois cada mulher, em seu contexto, tem sua particularidade. Podemos então, resumir a nossa questão inicial em uma frase. “Nós devemos tratar as mulheres com miomas e não os miomas das mulheres.”

120 comentários:

pati disse...

Dr Michel, há um ano venho me tratando com uma médica q descobriu o meu problema com "esses terríveis miomas" que tanto me assustam ...com isso fiz todos os exames solicitado por ela para saber realmente quais os tipos de miomas e tamanhos....então, vimos q eu tenho vários tipos de miomas..logo marcamos uma cirurgia por videohistereoscópia..foram retirados os miomas submucosos...depois de 4 mêses engravidei, foi uma gravidez com riscos, mantive o repouso e consegui chegar até a 18ª semana. Infelizmente depois de uma consulta chegando em casa, a minha bolsa estorou, causando um aborto. Isso aconteceu no dia 29/02/08 e até hj estou nessa luta tentando salvar o meu útero e não desistir do meu sonho de ser mãe. Um belo dia entrando nesses portais, tomei conhecimento da sua pessoa! Fiquei super animada com isso ! Em seguida liguei pra marcar uma consulta. Em breve estarei aí em seu consultório. Um abraço!

Dr. Michel Zelaquett disse...

Pati,
Fico bastante satisfeito em poder ajudá-la em seu sonho de ser mãe.
Até breve!

Simone disse...

Dr.

Tenho, 36 anos (sem filhos), e um mioma intramural, do mesmo tamanho do útero.
Consegui um tratamento onde uso Zoladex (10mg), 3 em 3 meses.
já usei 2 aplicações IM, na barriga, mas nada.........
O sr, tem conhecimento de algum caso onde um mioma tão grande, foi reduzido com essa medicação?
Porque os efeitos colaterais das injeções me fazem muito mal.
Obrigada.
Simone

Simone

Dr. Michel Zelaquett disse...

Simone,
Em alguns casos os miomas podem realmente não responder ao tratamento com zoladex. Nestes casos, preconizamos a complementação terapêutica com outra técnica, como a miomectomia, ablação dos miomas por ultra-som focalizado ou até mesmo a embolização dos miomas.

Anônimo disse...

bom dia, eu tenho um mioma intramural, e estava grávida de cinco meses, e perdi o bebe. gostaria de saber se eu posso fazer o tratamento do mioma com exablate, sera que com isso engravido fácilmente?
Dr. Aguardo resposta.

Marcia

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Marcia,
Para sabermos se vc é uma boa candidata ao tratamento com o Exablate o ideal seria o agendamento de uma consulta criteriosa conosco. Assim poderíamos estabelecer o real nexo causal entre seus sintomas e seus miomas, assim como a melhor opção de tratamento para o seu caso.
Se desejar, consulte o site www.centrodemioma.com.br

Anônimo disse...

Caro Dr ,hoje descobri um mioma,fiquei muito triste com a noticia já que pretendo ter outro filho,fiz um usg transvaginal que detectou o problema ,o mioma tem 28 mm (tamanho),em todos os casos é necessário cirurgia e queria saber se posso engravidar de novo?
grata
patricia

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Patricia,
Em geral pequenos miomas, como o seu, não costumam causar infertilidade. Portanto, nem sempre o tratamento torna-se necessário. Fique tranquila e não deixe de procurar seu médico para ouvir uma opinião de quem já te acompanha há algum tempo.

esperança disse...

Boa noite, Dr. Michel,
Lamento profundamento a ausência de um médico com a sua sensibilidade aqui no CE (que me desculpem alguns dos seus colegas de profissão do meu Estado). Enfim, já fui a três ou quatro e nenhum foi suficientemene claro quanto a um tratamento alternativo para o meu caso. Só ouvi: "partamos logo para a histerectomia já que vc não quer engravidar". Ora, não conta o fato de querer preservar o meu útero? Diante disso, continuo a minha busca. Sou jovem, não quero partir para uma ação drástica. E não vou!
Confome já mencionei em outra postagem (não sei se recorda minha postagem anterior), encontrei um profissional que sugeriu o uso do mirena. Mas de fato, como o sr. alertou na resposta ao meu questionameno, não vejo que fiz uma boa escolha. Esse mesmo profissional afirmou que a miomectomia não seria o tratamento mais indicado para mim (ele se recusava por temer outros danos, como aderência). Fiquei ainda mais confusa, juro. Isso porque tenho os três tipos de mioma: subseroso, intramural (5 a 6cm) e submucoso (que ocupa 80% do região uterina). Em razão disso sugeriu a histerectomia ou a adoçao do mirena (como paliativo). Entre o extremo e paliativo, optei pelo paliativo. Agora cá estou, usando o bendito mirena há 2 meses(sangrando ininterruptamente, com coágulos e outros sintomas colaterais). Juro, não sei mais o que fazer.
Na ida a outro profissonal, mencionei a embolização, mas este mostrou-se cético, pareceu-me não confiar nessa técnica, alegou que ainda é um processo em experimentação.
Enfim, conhece algum profissional em Fortaleza que adote essa tecnica. O que sr, com sua experiência, diante do meu caso específico, indicaria como tratamento?
Obrigada!

esperança disse...

Tou achando que vou ter que arrumar minhas malas e conhecer finalmente o RJ...
Sinceramente, dê-me uma luz.

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr.Michel, Acabei de chegar de uma consulta com a minha ginecologista, que para minha tristeza informou que preciso retirar o meu ovário, visto que, mesmo depois de passar por várias tentativas (peregrinação a vários médicos, remédios, etc), pelo EXBLATER, ainda carrego um MIOMA SUBSEROSO DE 7cm em meu lado direito e um pendiculado do lado esquerdo, um pouco menor que o outro. Estou muito triste e frustrada. Preocupada por vários motivos: não quero retirar o meu ovário, não posso me ausentar do trabalho durante tantos dias (como a médica explicou ser necessário), quanto mais ficar durante tanto tempo (no pós operatório), ficar sem poder fazer minhas tarefas domésticas - somos apenas eu e meu marido. Gostaria de saber se há algum outro método simples e rápido de me livrar desses MIOMAS. Por favor, me ajude, já não aguento mais penar por causa disso. Por favor, me dê uma luz. Atenciosamente,

SILVANA disse...

BOA TARDDE DR. MICHEL,SOU DE TERESÓPOLIS-RJ, TENHO 38 ANOS,DOIS FILHOS.
FICO MUITO FELIZ COM SUA VISÃO HUMANISTA,POIS FAÇO ENFERMAGEM E HOJE O METUDO BUSCA PESSOAS COMO VC QUE TRATA O SER HUMANO COM INDIVIDUALIDADE .........
BOM...VANOS NO QUE INTERESSA FAÇO PREVENTIVO DE 6/6 MESES, TRASVAGINAL,MAMOGRAFIA ULTRASSON DE MAMA E PARA MINHA SURPRESA! MEU MEDICO ENCONTROU UM MIOMA DE 7mm FIQUEI MUITO ASSUSTADA! POIS TENHO MUITO MEDO DE PERDE MEU UTERO.
O MEU MEDICO PASSOU ANTICONCEPSIONAL CONTINUO .ME AJUDA? GOSTARIA DE UMA 2º OPINIÃO. DESDE JA GRATA. SILVANA

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Anônima,
Em geral, para o tratamento dos miomas, a retirada dos ovários é desnecessária. Atualmente, existem diversas alternativas de tratamento para os miomas, sendo muitas delas poucos invasivas e com rápida recuperação. Para saber qual o melhor tratamento para o seu caso, sugiro q vc seja avaliada criteriosamente por um ginecologista especialista e habituado ao tratamento dos miomas.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Silvana,
Os miomas com dimensões do seu e assintomáticos, geralmente não precisam de qualquer tratamento específico. Nestes casos, sugiro apenas o acompanhamento rigoroso semestral com ultrassonografia transvaginal.
Já o anticoncepcional contínuo, sendo composto por um combinado de estrógeno e progestágeno é indiferente, podendo até auxiliar na prevenção do crescimento deste mioma.

SILVANA disse...

OBRIGADODR.MICHEL POR SUA GENTILEZA,MAS COM SUA ESPERIÊNCIA QUAL O TRATAMENTO VC FARIA?POIS ANTES EU Ñ FAZIA USO DE ANTICONCEPCIONAL POIS TODOS ME FAZ MUITO MAL.

Mara disse...

Meu nome é Mara e tenho 47 anos.

Fiz uma ULTRA-SONOGRAFIA TRANSVAGINAL e a HIPÓTESE DIAGNÓSTICA foi:

- Útero de volume normal, apresentando imagens nodulares ecogênicas que podem corresponder a pequenos miomas calcificados.

- Endométrio regular, medindo 10 mm (estou em uso de Primolut-nor, desde 03/09/2009), exame realizado em 11/09/2009. Segundo o médico, esse medicamento pode aumentar o endométrio.

- Ovários acusticamente normais.

Fiz também o exame de sangue, o ca 125 e ele está alterado, o resultado é: 99.7. Fiquei apavorada, li alguns artigos a respeito e estou com muitas dúvidas:

Todos os meus exames hormonais estavam normais. O médico disse que não se pode basear em exames hormonais, porque os hormônios mudam todos os dias. Não entendo, por que então fazer exames hormonais, se eles não servem para nada, nem para diagnosticar?!

Bom, o médico me pediu para fazer uso do Primolut-nor até dezembro e repetir a TRANSVAGINAL. Dependendo do resultado, ele corta o medicamento e aguarda pra ver se a menstruação vem normal e se isso não acontecer, ele fará a retirada do útero, tentando salvar os ovários. Isso tudo, vai depender do sucesso da cirurgia ... Estou assustada ... Por favor, me oriente ... Ah, estou tendo outros problemas de saúde também: constirpação, muita prisão de ventre, palpitações, rubor facial, muitos gases nas fezes, dor forte abdominal. Porém, a ecografia do abdome deu resultado normal. Estou tomando remédio para a constirpação e prisão de ventre, mas não está resolvendo. Por favor, me oriente.
Desde de já, agradeço.

Iraci disse...

O mioma tem alguma relação com a dificuldade de chegar ao orgasmo?

Viviane disse...

Oi meu nome e viviane e tenho 27 anos e estou com mioma mas aqui nao tem medicos especialistas para isso estou sofrendo muito com dores fortes na barriga nao me deram nenhum remedios mandaram esperar pra ver mas acho q nao cura sozinho minha mestruaçao nao vem a mas de 6 meses estou desesperada nao sei o q fazer por favor me ajude me mande algum nome de remedio ou um tratamento me ajude desde ja obrigada

Thyane disse...

Olá boa tarde Dr. Me chamo Cristiane, residuo em Feira de Santana/BA e tenho 29 anos, e como método anticoncéptivo tomo a injetavel UNOCICLO aproximadamente 4 anos e recntemente ao fazer uma Ultra Sonog Trans Vaginal entrei em desespero ao saber que o laudo acusou adenomiose de parede posterior com dois nódulos de mioma associados. "O útero em AVF de contornos regulares, parede posterior espessada comprimindo o endométrio contra a parede posterior, de textura difusamente heterogênea e hiperecogência, não observando delimitação com o endométrio, Observando ainda duas imagens hipoecogênicas de contornos regulares medindo 1,4 e 1,2cm de diâmetros"
Medidas uterinas: 9,2cm no diâmetro longitudinal; 4,3 cm no diâmetro antero posterior; 5,4cm no diâmetro trasversal. Volume uterino 113,8 cm³ - Orvários apresentando volume e ecotexturas normais - Fundo de saco livre.
Confesso qe fiquei confusa e muito triste com a conclusão do laudo,até agora não sei qual o tipo de mioma foi especificado (submucoso, intramurais, suberoso ou pendiculado) e ainda como não tenho filhos, e esse é meu grande sonho, gostria de saber se tenho chances de engravidar, se posso ter alguma dificuldade e/ou riscos devido a esse quadro e também quais as formas de tratamento que o Sr. indicaria nesse caso???
AGuardo respostas, Obrigada!

Thyane disse...

Dr. por favor responda a pergunta acima, e vale ressaltar que nunca apresentei sitomas a normais como mestruação intensa, a não ser agora depois que eu parei de tomar Unociclo, pois a mestruação esse mÊs veio duas vezes e está alongada, hj já faz 5 dias e tive umas cólicas leves e normamelmente não passava dos 3 dias, se poder também me explique a diferença entre o mioma e o adenomiose, porque eu estava associando apenas uma doença e como posso trata-lo, pois a médica que me atendeu me disse que não precisava de tratamento devido o mioma está com menos de 2cm, sem falar que ela não se pronunciou quantou a adenomiose???

Anônimo disse...

Boa tarde doutor !!
Minha esposa me perguntou a diferença entre um nódulo e mioma, não soube responder e mesmo lendo alguns artigos sinto que ainda gostaria de uma explicação mais clara e simples.
Ela fez um exame recente de ultrasonografia para ver onde se encontrava o DIO, pois não achavam o cordão para puxar, então solicitaram o exame para verificar e já disseram que será necessário um pequeno procedimento com sedação para retirada.
Estamos preocupado com o resultado que menciona "nódulo", bem como esse DIO já com validade vencida há mais de um ano !! Desejamos ter um outro filho, mas as preocupações e dúvidas já se instalaram !! Ela tem 42 anos ... temos um filhos com 14 ... e eu tenho 45, ... o que pode nos dizer ??
Grato pela atenção.
Eduardo

Dr. Michel Zelaquett disse...

Eduardo,
"Nódulo" no útero apresentado no exame de USG em geral significa que há um mioma. Além disso, na maioria das vezes os miomas não configura num dano à fertilidade da paciente. No entanto, para melhor esclarecimento desta sua dúvida sugiro que sua esposa passe por uma consulta presencial com o ginecologista dela.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos.
Att.

Elaine disse...

Olá Drº Michel
Eu tenho 35 anos e desde abril descobri através de uma transvaginal q tenho um mioma intramural de 17mm. Tenho um filho de 9 anos e gostaria mto de engravidar denovo. Minha mestruação vinha mtooo e com coágulos e tomei uma injeção receitada pelo meu ginecologista q me falou q eu iria fik 3 meses sem mestruar e realmente fiquei mas eu achei q engordei um pouquinho e naõ quiz repetir a injeção. Passaram-se 4 meses ela veio normal e no outro mês fiquei 16 dias mestruando.Voltei nele e ele brigou comigo pq eu tinha q continuar a medicação, confesso eu errei. Ele então decidiu passar um anticoncepcional pra mim durante 2 meses e qdo minha mestruação parar eu voltar nele pra ele ver como está. A minha pergunta é isso pde virar um câncer? e existe medicação q dissolva esse mioma? Estou mto assustada queria sua ajuda e se possível ir até seu consultório como faço?
Desde Já agradeço

JOAO BATISTA DE SOUZA disse...

a tratamento ultravaginal tipo quemagem

Anônimo disse...

Dr. fiquei feliz em encontrar esse site, pois ontem tive a noticia que tenho um mioma uterino intramural medindo 4,5 x 3,6, não consegui ainda falar com meu médico, mas estou muito assustada, pois não sei qual a possibilidade de poder engravidar, já que há 12 anos tento engravidar e nos outros exames nuncca acusaram. Grata pela atenção.

Anônimo disse...

DR.Michel,boa noite

Tenho três miomas pequenos, dois estão calcificados o que quer dizer isso?

irya disse...

Dr.MICHEL.boa noite
Fiquei feliz encontrar esse site pois onte tive a noticia tenho 4 nodulos miomatoso de 1,0 a 1,8 distribuido pelo miometrio uterino tenho muita vontade de ter filho tenho 34 anos,gostaria de saber qual melhor tratamento. pois meu medico não endicou nem um tratamento.lhe agradeço

Anônimo disse...

Ola.
Tenho 65 anos e a coisa de 5 meses fiz um exame onde estava td bem,senti algum desconforto abdominal a 15 dias e o medico receitou novos exames,acusou mioma calcificado de 12mm.Minha pergunta sera,em poucos meses pode crescer um mioma,e quais os males na saude,terei que estar apavorada com o mioma?

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. Michel Zelaquett, irei lhe descrever a minha ultima ULTRASSOM:BEXIGA:repleta, com paredes normais.-ÚLTERO:em AVF,centrado,medindo 3.2x6.0x7.0cm, com volume de 291.2cm3(N=25a90 cm3).Os contornos lobulados ás custas de nódulos hipoecoicos o maior localizado na parede anterior, medindo 3.6x2.1cm e parede posterior, medindo 3.4x3.4cm, região fundica medindo 3.3x2.5cm, o miometrio apresenta textura homogenea. O eco edometrial está apagado, medindo 3.0 mim.
OVARIO DIREITO:para-uteruno com contornos regulares, textura de ecogenicidade normal, medindo 3.1x1.6x2.4 cm3,com volume de 6.1cm3 (N=3 a 9CM3). OVÁRIO ESQUERDO: não visulizado.- FUNDO DE SACO DE DOUGLAS: Livre. - ECOGENICIDADE PELVICA: normal.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA: miomatose uterina. Ovário normal ao ultrssom.
_ Gostaria de saber a sua opinão quanto ao meu caso, tem outra solução sem ser o método da HISTERECTOMIA? não tenho sangramentos extra menstruação(normal) sinto cólicas no baixo ventre quando menstruo(nada insuportavél)e um pequeno aumento no abdomem.Tomo CERAZETE ainda assim, as poucas cólicas ainda vem. Sou solteira e tenho 44 anos, mais pretendo me realizar como mulher, sem medo de ser feliz. Se não um sonho distante porque não ser MÃE? é muito sonho pra uma MULHER? Drº Michel, aguardo um contato seu, quero ouvir sua opinião, e quem sabe uma consulta? Boa noite! e até lá.......

Anônimo disse...

ola doutor td bem ,fizuma ultrasom hoje e deu mioma intramural em parede anterior com 7x4mm e eco endometrio regular com espessura de 6mm ,no ovario esquerdo cisto simples de 27x20mm
gostaria de engravidar masnao consigo,parei a depropovera ja faz 8 meses que nao tomo
esse mioma epequeno
vc acha que precisa retirar
obrigada

Anônimo disse...

Boa noite Dr.. A minha esposa fez um exame em sua ginecologista e foi detectada a presença de um mioma. A principio a ginecologista dela recomendou que minha esposa deixasse o mioma crescer para, por meio de cirugia, retirá-lo, sem que isso interfira em sua capacidade de gerar filhos. Nesse intervalo de tempo, minha esposa engravidou e sua ginecologista decidiu não mexer no mioma ate que ela desse a luz a nossa filha. Hoje, minha filha está com 1 ano e a própria ginecologista recomendou a cirugia para retirada desse mioma no mês de maio, após a realização do exame, foi constatado que o mioma que ela tinha cresceu e calcificou, foi também detectada a presença de outro nódulo no útero dela. Queria saber do sr. como devo proceder? O que significa precisamente um Mioma Calcificado? e, por fim, se a médica foi negligente por esperar tanto tempo?

Obs.: A minha esposa tem 25 anos.

Desde já agradeço sua atenção e aguardo sua resposta.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Anônimo,
Mioma calcificado é o mioma que entrou anteriormente em degeneração (morte tecidual) e no momento, na maioria das vezes, não está recebendo mais sangue. Para confirmação desta condição, em geral, realizamos uma ressonância magnética de pelve com contraste.
Quanto a conduta da ginecologista de sua esposa, não cabe a mim, por estes meios, julgá-la.

Mel disse...

olá Dr. Michel Zelaquett,
me chamo Mel, estou com 48 anos, descobri meu utero miomatoso em 2007,
na ocasião o gineco me deixou bastante tranquila, disse que eu não fizesse nada que com a chegada da menopausa eles murchariam, não me pediu exames de sangue nem me alertou do risco da anemia,nem me perguntou se meu fluxo estava aumentado, realmente não senti nada de anormal. a partir de 2008 comecei sentir umas dores no joelho direito, dormência nas pernas e costas, procurei uma vascular no final de 2009, que achou que os sintomas eram devido ao tamanho do útero, procurei outro gineco, que me pediu exames, estava então anêmica, útero:
em 2007: medindo 12,9x9,0x9,5 com volume 573 cm³.
em 2010: medindo 14,6X7,1x12,0 com volume 652 cm³.
Diante desse quadro ele me sugeriu o tratamento com Zoladex a principio concordei, mas comecei ler sobre os efeitos e fiquei com medo, procurei outro gineco, ele discordou do Zoladex e disse que meu caso é cirúrgico, quiz uma terceira opinião, ela me sugeriu usar o Primolut-Nor, acha que logo entro na menopausa e fico livre dos miomas.
gostaria muito da sua opinião Dr., pois estou num terrível dilema.
qual será a melhor solução para meu caso?

desde já agradeço>

TÂNIA disse...

ola boa noite meu nome é Tania moro em salvador (BA) e gostaria de saber quanto tempo dura o tratamento para retirada de mioma sem retirar o útero e se depois dessa retirada tem possibilidade de engravidar , espero resposta no meu e-mail LADAINHO@HOTMAIL.COM

natalia vieira alves disse...

ola meu nome eh natalia e minha mae tem um mioma o qual se mexe dentro dela ela passou com um medico e ele disse a ela que nao pode fazer cirugia o que fazer?

Anônimo disse...

Dr, Bom dia! Estava grávida de 8 semanas e não sabia da gravidez, fazia uso de um anticoncepcional injetável que me deixava sem mestruar. De repente comecei a sentir muitas dores na região lombar e fui ao médico, fiz vários exames e no exame de sangue deu positivo para gravidez então fui direcionada a fazer um ultrasson onde descobrimos a gravidez, no mesmo dia que soube da gravidez, soube que o bebê estava morto e com quase 1 semana de falecido e que eu tinha 3 miomas, o que justificavam as dores. Eu trabalhava mais de 12 horas por dia e a maioria delas era a noite. Subia e descia muitas escadas e estava sempre de salto alto por ser uma das chefes na empresa, tinha 28 anos quando isso ocorreu, não tinha tempo para almoçar direito, pois além de trabalhar no turno tarde/noite eu saia as 02:30h da manhã da empresa e fazia faculdade as 7h da manhã, ou seja dormia muito pouco, vestia entre o nº 38/40.Até que ponto todas essas evidências contribuiram para a perda do bebê? O fato de eu estar num esforço constante e repetitivo facilitou a perda do bebê? Por favor, poderia me enviar a resposta para o e-mail: dmedeiros@oi.com.br? Obrigada Danielle Medeiros

Rubiane Brochi disse...

Olá, sou Rubiane, tenho 28 anos, descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. Este ano descobri que tenho útero miomatoso. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver. Aqui está o resultado da ultra-sonografia feita no dia 28/04/2010.
Em ante-verso-flexão, assimétrico, apresentando formato globoso, contornos balelados e grande volume, pela presença de três nódulos intramurais miometrais porém com abaulamento de contornos.
São hipoecóicos, heterogêneos e irregulares, medindo: 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-fúndica; 8,88 x 7,3 cm em parede posterior, desviando eco edometrial anteriormente; 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-lateral esquerda.
Eco endometrial medindo aproximadamente 12,5 mm de espessura.
Diâmetro do útero: longitudinal: 17,2 cm ; anteroposterior: 8,7 cm ; transversal: 11,6 cm.
Volume uterino: 907,2 cm³.
Ovários bem delineados com volume e textura normais.
Já fui ao ginecologista e o seu parecer foi a retirada do útero (histerectomia).
Será que há outra solução para quem deseja ter filhos como no meu caso? Seria possível engravidar? Seria uma gravidez de risco? Não há como eu ter um filho pelo menos e depois fazer a retirada do útero?
Aguardo urgentemente o seu parecer de médico. Desde já agradeço do fundo do coração. Que Deus te abençõe.

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. Michel Zelaquett, irei lhe descrever a minha ultima ULTRASSOM:BEXIGA:repleta, com paredes normais.-ÚLTERO:em AVF,centrado,medindo 3.2x6.0x7.0cm, com volume de 291.2cm3(N=25a90 cm3).Os contornos lobulados ás custas de nódulos hipoecoicos o maior localizado na parede anterior, medindo 3.6x2.1cm e parede posterior, medindo 3.4x3.4cm, região fundica medindo 3.3x2.5cm, o miometrio apresenta textura homogenea. O eco edometrial está apagado, medindo 3.0 mim.
OVARIO DIREITO:para-uteruno com contornos regulares, textura de ecogenicidade normal, medindo 3.1x1.6x2.4 cm3,com volume de 6.1cm3 (N=3 a 9CM3). OVÁRIO ESQUERDO: não visulizado.- FUNDO DE SACO DE DOUGLAS: Livre. - ECOGENICIDADE PELVICA: normal.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA: miomatose uterina. Ovário normal ao ultrssom.
_ Gostaria de saber a sua opinão quanto ao meu caso, tem outra solução sem ser o método da HISTERECTOMIA? não tenho sangramentos extra menstruação(normal) sinto cólicas no baixo ventre quando menstruo(nada insuportavél)e um pequeno aumento no abdomem.Tomo CERAZETE ainda assim, as poucas cólicas ainda vem. Sou solteira e tenho 44 anos, mais pretendo me realizar como mulher, sem medo de ser feliz. Se não um sonho distante porque não ser MÃE? é muito sonho pra uma MULHER?
Drº Michel, AGUARDO um contato seu, quero ouvir sua opinião, e quem sabe uma consulta?

Boa noite! e até lá.......

gigifor disse...

Bom dia Dr.
Fiz um ultrasson transvaginal que detectou um Nódulo Miomatoso Subseroso medindo 12mm.
O que significa é preocupante, qual é o tratamento?

Eva disse...

bom dia Dr...
Queria saber se a calcificação do mioma pode causar algum problema pra saúde do útero da mulher e se devo me preocupar com essa condição. Uma vez que ouví que a calcificação prolifera a multiplicação do mioma. Por favor me esclareça o fato. Grata!

Anônimo disse...

Olá doutor!
Meus exames de US sempre vieram 2 miomas e um polipo,como estou querendo fazer fiv foi feita uma curetagem em abril para retirar o polipo e desde o dia da cirurgia estou com um pequeno sangramento que so deu uma sumida durante uns 15 dias fiz ate preventivo, mas o sangramento(é bem pouco) voltou e ficou isso tem 2 meses.Fui ao médico falar desse sangramento pois estava tomando femiane desde o dia da curetagem e ele me pediu outro US, estou com a seguinte duvida:O US que fiz uma semana apos a curetagem deu miomas subserosos sendo o maior 2,5 e agora dois meses depois fiz e deu intramural/subseroso sendo o maior 4,2.como pode acontecer isso? e ele disse que tenho que operar e que posso ter que ficar sem meu utero na hora da cirurgia.Por favor me ajude, estava indo a caminho da FIV pois estou a dez anos tentando engravidar pois meu marido teve varicocele.
Desde já agradeço e espero ansiosa por informação de bom profissional que é, pois acho que nao estou em boas mãos.

Anônimo disse...

Ola Doutor,faz uns 3meses que descobri que eu tinha mioma,so que fica impedindo a entrada do espermatozoide,assim nao posso engravidar,fui a medico e fiz exames,ele olhou e disse que nao era grave que 99% o organismo ilimina,depois ele me recomendou 3 caixa de remedio de novacox.Queria saber sua opiniao pois tenho so 22anos e quero ter um filho,pois eu estava tentando engravidar e foi assim que tinha descobrido que tinha mioma...Obrigada ja por tudo ,estarei esperando sua opiniao!

Dr. Michel Zelaquett disse...

Bom Dia Eva,
Mioma calcificado em geral é uma condição q aponta para uma degeneração do mioma, ou seja, uma inativação ou morte do mioma. Este mioma calcificado não trás consequencias ruins para o útero e nem tem possibilidade de se multiplicar e aumentar de volume.
Dependendo dos sintomas, recomenda-se apenas o acompanhamento semestral.

simone disse...

Olá doutor! Me ajude! Mioma subseroso/intramural impede uma gravidez ou implatação do embriao natural ou fiv?
Outra coisa,meu mioma maior era o maior 2,5 cm em dois meses ficou com 4,2 cm eu tava tomando femiane direto sem parar para fazer fiv, agora pelo medico eu nao posso mais engravidar assim.O que pode ter feito meu mioma aumentar? tem algum jeito de diminui-lo sem cirurgia? nao quero correr o risco de perder meu utero em cirurgia.
Desde já agradeço! ´Não deixe de me responder, por favor!

Anônimo disse...

OI-MEU NOME E KHATY ,SE EU TIVER UM MIOMA UTERINOEUPOSSO ENGRAVIDAR NORMALMENTE?TENHO 25 ANOS.

Anônimo disse...

começei a tomar cerazetti, mas continio menstruando estou na segunda cartela,porque se´´a????????

FrAn disse...

Dr. Michel, eu moro no japão mas queria fazer uma pergunta por curiosidade.
não tenho mioma, mas tenho uma amiga que tem, e eu pesquisei em alguns sites que dizia sobre tratamentos com plantas e ervas naturais, e eu gostaría de saber se é realmente possivel fazer tratamento com óleo de copaíba ou outro tipo de planta medicinal...???
ah! e tem outra coisa, ela tem anemía também, será que isso pode causar alguma complicação no tratamento ou uso de plantas medicinais?????

Adriana disse...

Boa tarde Dr. Michael,

Sou Adriana , tenho 51 anos e hoje vindo de um exame de ultra som endovaginal, fiquei sabendo que tenho um nódulo/mioma de 14x12mm. Fiquei arrasada pois sempre fui muito saudável e isso me detonou emocionalmente. Não tive filhos, ( por opção) já estou na menopausa há quase dois anos e não tenho nenhum sintoma. Estou ótima. O que faço? Desse tamanho é necessário cirurgia? E a histerectomia? É aconselhável? Como não tenho plano de saúde fico preocupada com esses procedimentos via SUS. Me ajude, por favor.
Obrigada e que Deus ilumine seu caminho.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Adriana,
Não se preocupe. Pela USG seu mioma parece ser bastante pequeno.
Se vc não possui sintoma algum relacionado ao mioma e se vc já está na menopausa, é muito remoto que esse mioma vá lhe causar algum problema.
Portanto, Adriana, não se preocupe mas mantenha seu acompanhamento ginecológico periódico em dia.

karla disse...

Oi dr Michel!
Eu nao tenho mioma,mais tenho uma amiga que esta passando uma faze meio ruim....Ela fez um teste de sangue para saber se ela estava gravida e deu positivo ai hoje ela foi fazer um ultrasson transvaginal mais o medico disse que ela tinha 2 miomas no mesmo utero ela ja tem um filho....Quais as chaces dela fazer um exame de sangue e der um falso positivo?
Aguardo resposta Urgentemente!
Desde já Obrigada!

jeova disse...

esto com polipo no ovario direito.
Medindo:3.00x1.90x2.30cm e volume de:5.90cm³.(referência:3a12cm³).
Qual difencia entre polipo e cisto.
Email:edithluiz47@hotmail.com ou jeovapereira47@hotmail.com

vanessa disse...

boa tarde!
se possivel, leia e me responda!!
meu nome é Vanessa , tenho 33 anos 3 filhos e 3 cesáreas.
há 2 anos, venho sofrendo com hemorragias frequentes, acontecem pelo menos 3 vezes ao ano, com duração de 2 a 4 meses( mto tempo...)passei até hj em 9 ginecologistas diferentes, e nenhum resolveu meu problema!
os 2 ultimos pediram mais uma transvaginal, e ficaram na duvida em retirar o útero, ou tentar tratamentos( ~em imagino o q vao me passar p tomar, já tomei de tudo!).Minha ultima trans, realizada ontem deu o seguinte parecer:
endométrio com 6mm;
ovario direito mede: 27x14x21 mm;volume 4,3 cm3 ;ovario esquerdo não caracterizado no presente estudo (interposição intestinal?);
utero mede: 59x47x49mm, volume 72cm3;
Eco endometrial centrado, e homogeneo medindo 6mm de espessura;
opinião: nodulo mimetral.este achado é associado a leiomioma.Pequenas imagens cisticas miometrais de permeio.Dentre os possiveis diferenciais o mais ferquente associado a este padrão são as adenomioses.
Os achados acima descritos deverão sr analisados em conjunto com os dados clinicos,laboratoriais e eventiuais exames propedeuticos adicionais.

marileidy disse...

olá dtr me chamo marileidy tenho 26 anos de idade ainda sou virgem ! descobri recentemente q estou com mioma intramural estou muito preocupada! pois o meu medico nao me passou nenhum tratamento! gostaria de saber se a algum tratamento? se posso futuramente engravidar pois é o meu maior sonho ! vou me casar em breve! e estou desesperada presiso de sua resposta urgente por favor!atenciosamente uma mulher aflita! abraço

Sandra disse...

Tenho 47 anos estou com um mioma intramural há mais de 10 anos e há dois meses apresentei um discreto sangramento e através do exame U.S Transvaginal com Doppler Colorido foi constatado o rompimento do meu mioma. Estou fazendo uso das medicações Primosiston e Transamin, que, segundo o meu médico, acabarião com o sangramento, porém o tratamento não está tendo sucesso. O que devo fazer?

Anônimo disse...

Olá Dr.Michel, meu nome é Naila e tenho 22 anos.Estou passando por uma situação que está tirando meu sono. Ha aproximadamente 2 anos atras, fiz uma cirurgia para retirada de ovário (direito) devido a presença de um cisto hemorrágico grande que o comprometeu. Tudo ocorreu muito bem. Porém, a uns 9 meses durante uma ultra-sonografia foi detectado uma calcificação focal de aproximadamente 7,0mm no meu ovário esquerdo. Em novembro/2010 fiz uma nova ultra-sonografia e a calcificação permanece em meu ovário mas agora com 8,4mm. Até agora nenhum dos médicos que procurei me esclareceu alguma coisa sobre esta calcificação. Não sei qual sua causa, que efeitos ela pode provocar em meu ovário e não me receitaram nenhum remédio. Uma médica ginecologista disse que pode ser um mioma no ovário.
Ainda não tenho filhos mas sonho em ser mãe e tenho muitomedo de perder o único ovário que tenho. Tire minha dúvida, há realmente chances de ser um mioma? Caso afirmativo, como devo proceder? Que tipo de tratamento posso fazer para esta calcificação não chegar ao ponto de interferir na minha fertilidade? Ajude-me por favor.

Anônimo disse...

Ola Dr:gostaria de tirar uma duvida, tenho 46 anos ja tive 3 filhos e fiz laqueadura, hoje sou casado com outra pessoa que quer muito um filho a pergunta é com a minha idade e um mioma funcional tenho alguma chance de engravidar? inseminaçao ?

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr.Michel,meu nome é elizete estou com um mioma.útero m,92mm d comp*88mm d larg *90mm de espes,apresent miomas corporais, desc se,subseroso posterio,medind57mm*49mm e junto ao cortono direito,medindo31mm*29mm endométrio d espessra normal,medind 8mm ovarios d volume e tertura normais,medind 28mm*19mmeo esq,30mm*23mm. Dr.Michel me ajuda me estou com medo e agora nao vou pod te mas filhos da resposta pelo amor de Deus elizete_homero@yahoo.com.br obrigado bjs e uma boa tarde

ftfs disse...

Oi , Boa noite meu nome e Rosania eu tenho um mioma uterino estou fazendo tratamento a 2 semanas com deprovera (150) de 3 em 3 meses mas ja estou mestruando a 22 dias sem parar qualquer movimento que faço sangra agora o que faço, ñ aguento mais preciso de uma solução espero sua resposta abraço Rosania...

natalia disse...

Boa Noite!
Só vim aqui agradecer pelos esclarecimentos neste site.
Me chamo Natalia, tenho 34 anos, faço hemodialise a quase 4 anos e descobri que tenho esse mioma desde quando iniciei o tratamento de IRC, no entanto ele cresceu nesse periodo e agora esta com 4,5cm e calcificado.Dá um pouco de medo pqe minha vida na hemodialise não é muito fácil,espero que não seja necessario operar.
Abço.

Diane disse...

boa noite dr, tenho 33 anos e tenho um mioma intramural, o qual descobri a +ou- 5 anos. Tenho um filho de 1 ano e 8 meses, e minha gravidez foi tranquila sem intercorrencias por causa do mioma. Acontece que hoje ao realizar um ultrasson do abdomen total, fui informada de que meu mioma está calcificado. gostaría de saber o que significa, quais as possiveis implicações e principalmente se poderei engravidar novamente ?

Anônimo disse...

ola dr gostei muito do site e gostaria de saber pq estou com 8 miomas,o maior mede 4,7x5,9x5,4 e eles sao intramurais e subseroso.tenho 30 anos e gostaria muito de engravidar.fiz uma ressonancia q foi onde descobri q estou com estes 8 miomas.Meu medico me receitou acetato de leuprolida Qual sua opiniao?Nao gostaria de operar pois tenho muito medo de ficar infertil apos a miomectomia por favor me ajuda Dr.

Anônimo disse...

meu nome é katia,Bom Dia Doutor, eu tenho 3 miomas, meu medico é contra cirurgia pq tenho 31 anos, descobri eles com 28, desde entao, ja tomei Zoladez, que resolveu bem, tomei cerazete com farlutal, mas tive sangramento depois de um tempo, passei a tomar miranova, mas agora o utero e os miomas cresceram e ele continua nao querendo operar, entao receitou cerazete novamente, depois de algunn comprimidos tive hemorragia, entao ele pediu pra tomar primolut-nor, o sangramento parou e voltei a tomar cerazete e farlutal, mas voltei a sangrar, entao ele mando tomar o cerazete e o primolut 1 vez ao dia, ta resolvendo, mas minha preocupacao é com gravidez, a bula de primiolut fala pra nao usar anticoncepcional e sim metodo de barreira, eu nao posso engravidar nesse momento, corro algum risco se nao usar preservativo? obrigado desde ja.

antunes disse...

Boa tarde,

estou com dois miomas e na minha ultrason diz assim:
utero: na linha meiana em anteversoflexao,contornos irregulares,textura acustica heterogenea,apresentando imagens hipoecoicas qu se localizam:
- em parede posterior de comprometimento intramural,medindo 5,6x4,0cm
- em parede anterior, medindo 5,2cm
-em regiao fundica suseroso, medindo 13,95cm.

os diametros longitudinal,transverso e antero-posterior maximos medem respectivamente 28.9x13.3x13.8cm Vt=2.758,2cm³


Nunca tive filhos e este e meu sonho, preciso fazer um tratamento ou cirurgia e preservar meu utero, sou de porto seguro bahia onde,como posso faze lo?

Anônimo disse...

tenho um mioma de 59mm, será preciso
eu operar?

Anônimo disse...

oi boa tarde doutor meu nome e gisele e dentro de 3 dias atras descobri que tenho um pequeno mioma e um cisto no ovalio . eu tenho 27 anos e ainda nao sou mais , e comfeço que estou desesperada , pois meu grande sonho e ser mae . na ulta trasvaginal diz: miomatosa em parede anterior , intramural, medindo17mm de diametro medio . isso e muito grave? essemioma e grande doutor , por favor me diga a verdade pois estou apavorada sera que poderei engravidar ?o cisto medindo 24mmde diametro medio . por favor me de uma resposta sobre isso . estou desesperada .bjs gisele

Anônimo disse...

[i][b]Eu gostaria de saber se devo ou não continuar tomando anticoncepcional, já que tomo ele a 14 anos e agora descobri que estou com um mioma,vou me tratar pela rede pública , e triste dizer + parece que os medicos dos SUS não se incomoda muito com as nossas aflições,já que o médico que me deu a notícia nem se preocupou com o meu emocional, mais para mim o meu mundo está desabando e eu não sei como lidar com a situação, desde o dia que recebi a notícia segunda-feira dia 9/5/11 não consigo pensar em ter relação com meu esposo e estou entrando em depressão e a consulta com o médico só no dia 29/de julho até só DEUS para me ajudar e quem sabe vcs para me orientar

Tolerância Zero. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa noite!!!Acabo de fazer uma eco transvaginal e deu que tenho um mioma no tamanho de 4,8cm e gostaria de saber se tem tratamento ou terei de fazer a retirada do útero,ainda nao levei ao meu médico,mas estou preocupada,gostaria que me desse uma orientaçao sobre o assunto.

angelica disse...

meu sofrimento comecou dia 2 de maio de ano quando comecei com colicas muito fortes e um pequeno sangramento que nao cessava logo procurei um medico e descobriu que estou com o mioma intramural com componentes submucoso hipoecoico , medindo 20x19mm e minha medica passou (buscapan composto para dor e para cessar o sangramento me receitou TRANSAMIM 250MG A CADA 6 HORAS E PRIMOLUT-NOR 10MG DURANTE UMA VEZ EM 15 DIAS ,MAIS EU ACABEI TOMANDO A CARTELA TODO OS 30 COMPRIMIDOS POR MINHA CONTA .) e mesmo assim nao parei de sangra minha medica me disse se nao cessar o sangramento com essas medicaçao so tratamento cirugico estou com medo tenho 29 anos sem filhos ,doutor sera que vou conseguir realizar meu maior sonhos .aguardo respostas .me ajuda por favor pois so sei chora e nada mais . rj

Anônimo disse...

Boa tarde

Fiz uma Ultrassom transvaginal e a conclusão foi: Nódulo miomatoso subseroso, medindo 21,9x19,2mm e cisto endometrial. Fui ao médico porque estou sentindo forte dores quando tenho realação sexual; fiquei preocupada, o tratamento é cirurgico? tenho 37 anos e ja fiz duas cirugias (um parto cesário e outra para retirada das trompas, devido aos cistos) por favor, dr ,me ajude!

Anônimo disse...

doutor tenho varios miomas subseroso, intramural e submucoso, o maior medindo85x82x81 os medicos dizem que terei que tirar o utero porem não quero chegar a esse ponto moro no estado do amapá em santana e aqui não tem muitos recursos para salvar meu utero me ajude doutor tenho 33 anos e um filho meu email é dienne-gleida@hotmail.com

Marcia disse...

Boa tarde, Dr. Michel,
Fiz o exame ultrassonografia transvaginal e o laudo foi o seguinte:
três nódulos miomatosos intramural.
- 02 parede anterior medindo 17mm e 13mm
- 01 parede posterior medindo 12 mm

Ovário de forma e volume normais. Ovário direito medindo 34x29x27mm e o esquerdo medindo 31x14x12
Endométrio centrado, com aspecto trilaminar, medindo 7,2 mm
Folículo dominante à direita medido 21 mm
Fundo de saco posterior livre
Apesar de ter 45 anos, estava tentando engravidar desde os 40 anos. Desde o s 40 anos foram feitos 5 fivs sem sucesso. Sendo que três fivs foram transferência de óvulos congelados. O meu medico sugeriu a retirado dos miomas através de uma cirurgia
Claro que não perdi a esperança de engravidar. Gostaria de sua opinião se devo ou não realizar esta operação.
Desde já agradeço pela atenção
Marcia Italiano

Anônimo disse...

Olá, sou Karina minha tia tem 3 miomas um de 5cm,um de 6cm e um de 7cm e também varios carossos no útero dela mais ela é vigem e planeja engravidar futuramente, o médico dela disse que ela tem que tira o útero e ela não quer tirar pois ela quer ter um filho, eu quero saber sua opnião a respeito se tem outro recurso ou se ela vai mesmo ter que tirar o utero.

regina disse...

Oi Doutor. Tenho 61 anos e já por 3 vezes tive um mioma parido. Tenho miomas intramurais, e internos, que nao sei como chamam, desde os 40 anos mais ou menos. Meu ginecologista achou por bem nao operar ja que nao me atrapalhavam muito, e esperar a menopausa para ver se regrediam mas, nao, depois que entrei na menopausa aos 50 anos, já tive dois paridos e no momento estou com outro já com 1 cm de cumprimento saindo... Já fiz no ano retrasado e no ano passado duas curetagens para diminuir o espessamento do colo do útero. Gostaria de saber do senhor se tem jeito desse mioma que esta saindo agora, sair sozinho ou tenho que ir ao medico. Porque moro em outra cidade e nao tenho ginecologista nessa cidade onde moro e, nao queria ir em um médico que desconheço. Só posso ir para minha cidade daqui a 15 dias, posso ficar assim, ou tenho que procurar uma emergencia. Estou fazendo exames no hospital do Servidor em São Paulo, para tentar operar de vez por lá, mas isso também não é para agora. Obrigada pela sua atenção. Regina Célia

Anônimo disse...

Dr. , vi seu site e achei interessante, apoucos dias passei pelo médico e ele me disse que ao invés de um ,tenho dois miomas pequenos que ele diagnosticou pelo exame feito no consultorio dele.Fiquei nervosa, eu sabia que tinha tido um na segunda gravidez minha mas graças a Deus ele calcificou, e algum tempo atras fiz um ultrassson para ver meus rins e o medico disse na epoca que era p mim fazer um novo exame onde pudesse ver melhor meu abdomen nao dei importancia e agora ele viu...Enfim estou preocupada estou pensando que seria melhor eu retirar esses miomas mesmo pequeno sem prejudicar meu utero???Se puder mande uma respposta no meu email:cris_75@hotmail.com.Obrigada!!!

Anônimo disse...

ola doutor, meu nome é vania e tenho sentido um movimento estranho em minha barriga como se estivesse gravida.. fiz o teste e deu negativo , menstruo regularmente e sou criteriosa com o meu anti... o que poderá ser??

CLEIDE disse...

ola doutor fiz uma ultravaginal e descobrir que estou com mioma calcificado so que sinto dor e normal?

Anônimo disse...

Dr. fiz um us endovaginal hoje e descobri que tenho uma pequena area calcificada no endometrio que mede 6,6mm de diametro,sinto colica quando mestruo mas meu ciclo é regular,gostaria de saber do Sr se terei dificuldades para engravidar novamente;ja que tenho 4 filhos;e se tem tratamento para isso.

Anônimo disse...

Bom dia..
Meu nome é Giselle e descobri num exame de rotina que tenho MIOMA INTRAMURAL FUNDICO com 2,3 x 2,4 cm. Tenho 40 anos, tenho 02 filhas e ja sou laqueada. O que fazer? Quais os tratamentos? Há indicação de cirurgia para este caso?

Anônimo disse...

Olá Dr. Estou com uma estrutura filamentosa saindo da entrada do meu útero. parece um pólipo. parece que está sendo expulso pelo úero. Isso é comum?

Anônimo disse...

dr meu nome e marcia tenho 34ano stenho 3filhos e fiquei sabendo que eu estava com varius miomas so fiquei sabendo quando foi feito os exmes de rotina entao a minha medica falou q nao precisava mim preocupa por que nao precisava faser sirugia q com a medicaçao ia ser tudo resovido eu tinha disturbio menstrual mensalmente e depois das medicaçao eu nao estou nem menstroando dr isso certo mim ajude um grande abraço e tambem sintia muitas dor nas pernas mas depois do remedio mim sinto bem melhor quase todos sinto que eu sentia nao sinto mais e normal comtinuar fasendo com a medicaçao o que senhor acha nesse meu caso

Tathiana B. disse...

Bom dia dr Michel!
Tenho um mioma subseroso faz 3 anos só que na última ultra percebi que ele aumentou muito o tamanho. Seque o resultado:
ùtero aumentado de volume observando-se massa heterogênea, no nível do fundo/corpo à direita e medindo cerca de 7,7 x6,5 x6 cm (apxtraxlong) sugerindo leiomioma.
Fiquei muito preocupada pq pretendo ser mãe. Tenho 28 anos. Vc acha que devo retirá-lo antes de tentar engravidar?
aguardo resposta, desde já obrigada.

Anônimo disse...

Boa noite dr.Michel. Eu tenho adenomiose,mioma e todo mês hemorragia.Agora nas férias p praia,tomei Primolut-Nor por 14 dias 1 comp. e meio! Acontece q qdo parei,passou 4 dias e parece q veio tudo em uma vez só e tudo parou!Estou preocupada!Tenho 36 anos,já tive 8 gestações,5 cesáreas e na última gestação fiz uso de Clexane 40mg.Tenho somente 3 filhos!Meu útero tbém está muito volumoso...tudo isso visto no USG.Já estou c a retirada do útero praticamente marcada,é o q eu realmente quero e preciso pois tenho um pouco de anemia e c isso muita dor de cabeça. Só gostaria, se possível,q me esclarecesse essa "parada da menstruação"...Eu não entendi!Estou muito inchada...Muito grata pela sua atenção!

catiane cristine disse...

bom dia !dr.michel.tenho 24 anos tomei o mesmo anticoncepcional em comprimidos durante 06 anos e no ano passado eu pedi que o medico trocasse para injeçao.so que nos ultimos 04 meses eu nao estava mestruando,entao ele me pediu que fizesse uma usg transvaginal e descobri que estou com um mioma de 12mm e cisto nos ovarios.Eu posso engravidar diante dessa situaçao? muito obrigado...

Anônimo disse...

Boa noite Dr!
Meu nome é Magda e moro em Natal/RN, já fiz 3 cirurgias por meio de vídeo para retirada de miomas, no entanto eles sempre voltam, e agora estou com um mioma de 14,8cm³, gostaria de saber se o sr. atende em alguma cidade mais próxima, bem como se atende pelo plano UNIMED?

Anônimo disse...

EU TENHO 16 ANOS E MINHA AMIGA TAMBEM TEM A MESMA IDADE QUE EU.
ELA ESTA COM MIOMA;GOSTARIA DE SABER COMO E POR QUE ELA CONTRAIU MIOMA?

Anônimo disse...

Boa noite Dr!

Meu nome Luciana, e gostaria de uma imformação. Fiz recentemente uma ultrassonografia endovaginal e deu : Eco endometrial desviado posteriormente em região fundica, regular, folhetos simétricos, medindo em seu maior espessura 8 mm. Isso pode ser um mioma? Devo fazer um outo exame?
Desde ja muita obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

fiz um ultrassom endovaginal hoje e descobri que estou com um mioma calcificado,gostaria de saber o que e isso e quais os riscos que corro com esse problema?Tenho 30 anos e ja tenho uma filha,gostaria de saber qual o melhor tratamento que devo seguir?

Anônimo disse...

Semana passada minha mãe descobriu que estava com mioma intramural, isso aconteceu depois dela ter ido no hospital saber o poque que ela estava com o peito doendo, e a enfermeira aplicou uma injeção, e horas depois que ela chegou em casa ela estava bem sonolenta, no outro dia ela estava bem, e ela estava menstruando, só que até agora ela, tá menstruando, sendo que ela fica apenas 5 dias, e faz 13 dias ela está assim, gostaria de saber como tratar isso !

cristiane disse...

OLÁ DR.
Minha mãe tem 49 anos,e após uma crise hemorrágica foi diagnosticado um mioma submucoso de 6,6x 5.1 cm.Desde então vem utilizando TRANSAMIM para evitar o sangramento, pois ela já se encontra em um quadro grave de anemia. A indicação da ginecologísta seria a retirada do útero, no entanto ela apresenta um quadro cardíoco(coração grande) que a impede. Partiremos então para as ampolas de gaserelina por 6 meses.
Não sei mais o que fazer, preciso de uma segunda opinião. Por favor me ajude!

Anônimo disse...

bom dia Dr... muito bom seu site para esclarecimentos...gostaria de saber se primosiston é anticoncepcional ou é TRH...minha médica me receitou pela menstruação abudante por conta de miomas e não posso fazer THR...desde já agradeço...

Liliam Eloi Bordon disse...

OLá Dr. meu nome é Liliam, moro em SP, tenho 32 anos, não tenho filhos, sou portadora de endometriose e atualmente meu CA 125 deu alterado e para ajudar as coisas, estou com um mioma e uma infecção também. Já passei em tantos ginecologistas que só dizem que o melhor é não menstruar e pronto. Será que tem solução o meu caso? Será possível ser mãe um dia? O senhor atende em São Paulo? Desde já agradeço!

Anônimo disse...

dr.sofri um aborto espontâneo há 2 meses,estava de sete semanas de gestação e o médico me aconselhou a fazer um acompanhamento;para minha surpresa qdo fiz a transvaginal constou nódulos sugestivos de miomas de 26mm, fiquei assustada e preocupada,tenho uma duvida, será que este mioma foi a principal causa do aborto ? pois já ouvi dizer que tem mulheres que tem miomas e teve uma gestaçao normal. obrigada

Anônimo disse...

Boa noite. Gostaria de perguntar sobre miomas causificados. Tem cura, e quais são os tratamentos?

Anônimo disse...

Dr. Michael,
há um ano faço tratamento para miomas e estou em uso de progesterona 10mg e algumas medicações antroposóficas, Tenho nódulos intramurais na parede anterior medindo 3,6 cm e 3,9cm e na parede posterior medindo 4,0 cm e subseroso na parede posterior medindo 2,8 cm. Desde que descobri os miomas parei de me prevenir pois gostaria muito de engravidar, mas ainda não consegui. É possível os miomas neste tamanho e localização dificultar para engravidar ou trazer problemas durante a gravidez? Por favor Dr., me dê uma luz pois estou desesperada.

ingrid aldina disse...

Dr: meu nome é ingrid e na minha trasvaginal deu assim Ultero em AVF,algo desviado a esquerda,de contorno regugar.Medidas:8,9 veses 5,0 veses 4,6 cm,com volume de 106,44. a textura do miometrico é solida e homogenia. O endometrio mede 10,0 mm de espessura(fase secretora)

Anônimo disse...

Olá, Dr. Michael fiz um exame USG que detectou nódulo leiomioma medindo 2,3x1,5 cm intramural, tenho 2 filhos mas queria saber qual o melhor tratamento?Seria a hesterectomia? Estou bastante preocupada me de uma luz! Que deus te ilume e abençoe seu sucesso!!

Meire Cristina Avi disse...

boa tarde!!
há meses tento engravidar sem sucesso. fiz um ultrassom transvaginal e detectou-se um mioma de 0,09 cm por 0,08 cm; anovulação e múltiplos folículos retidos.

o que devo fazer?

será que ainda poderei engravidar com saúde e ser mais feliz?

aguardo resposta.

mangueira_pereira@hotmail.com

Meire Cristina Avi

leide disse...

ola boa noite meu nome é leide tenho 44 anos descobri pela transvaginal através do medico que estou com mioma nodulos muiomatosos que medem; 1,7cm intramural- parede corporal lat dir. 2,0 intra com componente submucoso- parede corporal lat esquerda, 1,0 cm submucoso, 0,7 cm intramural parede corp posterior dimen: 8.4,4.6,5.5 cm volume 111.8cm3 espessura endm 1,20 ovario direito cont delin imagem cistica 2,7 cm, ovar aspecto folicular medindo 0,7 cm dimensões 3,9.2,0.2,1 volume 8,5 cm3 F.S DOUGLAS SEM ANORMALIDADES. Minha mesntruação vem com muitos coagulos o que é isto e em grande quantidade por favor me ajude existe um tratamento especifico, me ajude por favor preciso de sua orientação.

Rinna disse...

Dr. Michel
Estou muioto preocupada quero ser mae em outubro fiz uma USG porque estava gravida e descobrir que tinha um mioma 3,9mm em dezembro fiz outra USG e ele estava com 1,9 mm .Dia 5 desse mes perdir meu bebe tive um aborto de 20 semanas...segundo GO nao foi por causa do mioma mas eu nao acredito.
Quero muito ser mae sera que vou p
erder meu utero?
Aqui na bahia (salvador)tem algum lugar que eu possa tratar esse mioma e nao perder o utero?
Mim ajude pelo amor de deus...

Rinalva Lima
rinalvalima@live.com

Tatiane disse...

Olá Doutor, bom dia! Fiz uma transvaginal e fiquei assustada com o resultada. Segue; útero em AVF, medindo 9,2 cm de comprimento x 7,2 cm de largura x 4,8 cm de espessura, textura heterogênea a custa de nódulo mionatoso corporal lateral esquerdo medindo 4,4x3,8cm. Gostaria de saber qual tipo de mioma é esse, pois pretendo engravidar e tenho receio de de conseguir. Grata Tatiane

Tatiane disse...

Olá Doutor, bom dia! Fiz uma transvaginal e fiquei assustada com o resultada. útero em AVF, medindo 9,2 cm de comprimento x 7,2 cm de largura x 4,8 cm de espessura, textura heterogênea a custa de nódulo mionatoso corporal lateral esquerdo medindo 4,4x3,8cm. Gostaria de saber qual tipo de mioma é esse, pois pretendo engravidar e tenho receio de de conseguir. Grata Tatiane

Tatiane disse...

Olá Doutor, bom dia! Fiz uma transvaginal e fiquei assustada com o resultada. útero em AVF, medindo 9,2 cm de comprimento x 7,2 cm de largura x 4,8 cm de espessura, textura heterogênea a custa de nódulo mionatoso corporal lateral esquerdo medindo 4,4x3,8cm. Gostaria de saber qual tipo de mioma é esse, pois pretendo engravidar e tenho receio de de conseguir. Grata Tatiane

zenny disse...

Dr: meu nome é zenny santos
fui hoje fazer um transvaginal e descobrir que estou com um mioma,
a médica me disse que é pequeno.
eu gostaria de saber se pelo sus te tratamento,sem ser o de retirar o útero.

Dulce disse...

Pretendo marcar uma consulta com o Dr., sou Angolana estarei no Brasil no dia 04 de Junho.

Marcia disse...

Dr. Michel meu nome é Márcia tenho 31 anos, hoje eu tive uma péssima noticia depois de realizar uma transvaginal e descobrir que estou com mioma 7,1cm.
Qual a possibilidade de engravidar?
Como algum tratamento pode ser reduzido? e/ou só um processo cirurgico?

valentina soares disse...

Bom dia!! Estou grávida de 6 semanas e meu CA 125 II deu um resultado bem elevado 164,4 U/ml e o valor de referencia é 32....Minha consulta é só daqui 15 dias....Os outros exames deram todos normais. Estou muito preocupada...o que pode ser essa alteração tao grande...posso perder meu bebe devido a isso?

Anônimo disse...

boa noite Dr. Michel meu nome é Maria de Fatima. Descobri que tenho mioma,mas ja faz alguns anos,meu médico me disse que iria embora com o tempo da minha idade.creditei...passou os anos minha ginecologista pediu ultrassom,e descobri que ainda estou com o mioma:eu gostaria de saber se a possibilidade de acontecer isto mesmo...minha idade 45 anos.

Anônimo disse...

boa noite doutor.fiz uma utrassonografia pélvica transvaginal e deu assim;
D.U.M.:Ignorada
Bexiga vazia
Útero em anteversoflexão medindo:4,9x5x3,3cm.
com volume de 29,4cm
formato uterino piriforme,com contornos regulares e textura miometria homogênia
Eco endometrial normal,com espesura de 3,7mm.

Ovário direito medindo:1,5x2,5x1,3 cm
com o volume de 2,5 cm
contornos regulares e dimensões reduzidos.
Ovário esquerdo não caracterizado,sem evidencias de lesões sólidas ou císticas em sua topografia.
Fundo de saco de Douglas sem alterações.

CONCLUSÃO:
-Redução volumetrica do ovario direito
-Ovário esquerdo não caracterizado.


o que significa isso ovario na~caracterizado,o senhor pode me explicar.
grata josiane.

elisangela passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
elisangela passos disse...

Dr. Michel Zelaquett, estou muito preocupada e gostaria de uma 2ª opinião sobre o meu caso, estou a 1 mês sem menstruar,sinto os sintomas normais de quem vai menstruar, mas nada. Ha 3 anos fiz uma uma ultrassonografia transvaginal que detectou 2 miomas intramurais na parede posterior medindo: 1,1cm e 1,4cm, a minha ginecologista na época disse que não seria necessário um tratamento específico, bom engordei 10 kg ao longo destes 3 anoa e hj 11/07/2013, retornei ao mesmo médico de ultrassom que detectou que fora os dois terem aumentado os tamanhos (agora 2,0 e 1,6cm)apareceram mais 2 miomas subserosos, 1,1cm, parede anterior e 1,3 parede posterior. A minha Ginecologista que ainda é a mesma de cara disse que era melhor uma histerectomia, porem eu, acredite, ADORO menstruar, não quero perder o meu útero,então ela me receitou um anticoncepcional pra interromper a minha menstruação por 6 meses para que o tamanho dos miomas diminuam, e para completar estou com Ovários Polimicrocísticos. Tenho 38 anos e duas filhas (13 e 17 anos). Por favor me ajude doutor.

PSM disse...

Boa tarde!
Dr Michel Zelaquett,TENHO 34 anos e não tenho filhos, tenho planos para o próximo ano engravidar. Há 2 meses que minha menstruação só vem um dia( uso DIANE 35 ha mais de 10 anos). Hoje fui ao medico e fiz uma ultrassonografia transvaginal e apareceu um mioma na parede POSTERIOR do útero de 26mm de diametro. Fiquei muito preocupada, alem disso ele diagnosticou uma imagem escura parecendo um saco gestacional, me pediu para repetir o exame depois de 7 dias. Me fala sobre mioma é considerado grande? Corro risco de n poder engravidar. Por favor me ajude, estou muito preocupada.
Att;
Patricia

Anônimo disse...

OLA DT TENHO 33ANOS,NUNCA TIVE FILHOS DESCOBRI QUE TENHO UM MIOMA,COM O VOL:525.3CM³.MEDINDO 61.3X55.3MM.FUI AO MEDICO,ELE MI INDICOU O ZOLADEX,TOMEI UMA DOZE E NAO TOMEI MAIS O QUE DEVO FAZER? CONTINU O TRATAMENTO OU DEVO PARTI PARA CIRURGIA?

Anônimo disse...

Dr. Michel
Tenho 40 anos e já há alguma anos faço acompanhamento de um mioma, como não sinto nenhum desconforto meu ginecologista tem apenas feito um acompanhamento anual através de ultrassonografia. Porém, comparando o resultado do exame de 2012, que meu útero estava com um volume aproximado de 430 e o realizado este ano que está com um volume de 732, fiquei preocupada com o resultado e gostaria de saber a sua opinião.
Atenciosamente,

Anônimo disse...

Eu tenho 27 e hoje descobri q tenho um mioma de 17mm devo me preocupar ? isso pode me atrapalhar a entrar no concurso da polícia ? o que devo fazer?
(intra mural lateral esquerdo)

Anônimo disse...

Olá!

Hoje fique bastante triste ao fazer um ultrassom endovaiginal e descobrir que tenho 6 miomas 2 na região fundica 3,5x3,1 e 2,4 x2,2 cm e 4 na parede corporal anterior e posteriores sendo o maior 1,7x1,3cm e o menor 1,6x1,0 cm colo uternino aspecto normal endométrio regular ovários com aspectos normais. Estou temerosa pois tenho 36 anos e já sou mãe porém estou em um novo relacionamento e gostaria muito de ser mãe novamente. Preciso de uma orientação do que pode acontecer comigo! Se tenho chances de ainda ser mãe!

JULIANA ANDRADE disse...

Boa noite Dr. Michel.

Gostaria de saber qual o tratamento do mioma, pois o fiz o exame transvaginal e esse deu 601 m3 o tamanho do meu mioma, por favor gostaria de saber se existe remédio para diminuir, pois não gostaria de submeter à cirurgia. Estou muito preocupada. Obrigada. Aguardo resposta.

Anônimo disse...

Dr. Michel, por favor me de sua opiniao.Tenho 42 anos e desde 2008 sofro com menstruações volumosas com coagulos.Ja mudei varias vezes de medicos econvenios pois desde essa epoca fiz exames e deu 2 miomas peq intramural,mas de novembro para ca minha menstruação não parou mais e sinto muitas dores, tive anemia muito alta, tomei 15 injeções de Noripurum,agora estou melhor da anemia, mas apos mudadr de medico de novo descobri que estou com mioma parido,ja fiz todos os exames pra operar, vou passar na medica dia 31 mas tenho algumas duvidas porque ela quer fazer uma miomectase e ccuretagem,estou preoculpada pois nao quero correr o risco de engravidar ja tenho 3 filhos grandes, sera que nao vou ter o mesmo problema novamente? ja sofri demais,e gostaria de nao menstruar mais.Me responda, por favor, assim sei o que falar p a medica.Obrigada.

Ita Marcia disse...

Ola Dr Tenho 27 a 6 anos tento engravidar fiz uma histero que deu tudo bem hj fiz uma transvaginal para saber se estou ovulando e o medico viu que estou com nódulos hipoecoicos intramurais,ambos medindo 1,0 0,7cm precisa opera ou tomar algum medicamento e posso ter chances de engravidar...Estou desesperada.

Ita Marcia disse...

Ola Dr Tenho 27 a 6 anos tento engravidar fiz uma histero que deu tudo bem hj fiz uma transvaginal para saber se estou ovulando e o medico viu que estou com nódulos hipoecoicos intramurais,ambos medindo 1,0 0,7cm precisa opera ou tomar algum medicamento e posso ter chances de engravidar...Estou desesperada.

Depoimento