terça-feira, 23 de setembro de 2008

Miomas e Gravidez

Sem dúvida alguma esta é uma das questões mais importantes que lidamos no consultório quando estamos diante de uma paciente com miomas uterinos e que deseja engravidar. Sabemos que inúmeras mulheres engravidam sem maiores dificuldades, apresentam uma gestação absolutamente normal e têm seus filhos sem complicações apesar dos miomas. Além disso, podemos dizer também, que a maioria destas mulheres nunca soube e nunca saberão que tem miomas uterinos.
Mas, quando os miomas interferem, existem maneiras diferentes de este evento acontecer. As principais questões a serem levantadas quando o assunto é miomas e gravidez são:
1. Os miomas dificultam a engravidar?
2. Os miomas aumentam o risco de abortamento?
3. Os miomas podem levar a complicações durante a gravidez e no parto?
4. Se os miomas forem tratados, quais as conseqüências deste tratamento para a fertilidade e para uma futura gravidez?

Sabemos que não são todos os tipos de miomas que podem levar a uma dificuldade para engravidar. Na verdade, a maioria dos miomas não tem essa característica. Para que essa dificuldade ocorra, os miomas basicamente dificultam o encontro do espermatozóide com o óvulo. Isto pode ocorrer de várias maneiras. Pode ser com um mioma submucoso ou com um ou vários intramurais que distorcem a cavidade uterina ou comprimem as trompas.
A maioria das mulheres que tiveram um abortamento espontâneo nos primeiros três meses de gestação nunca soube que estavam grávidas. Diversas causas podem estar relacionadas a estes abortamentos precoces, sendo a mais comum, alterações genéticas fetais incompatíveis com a vida. No entanto, se os miomas estão presentes, tendemos atribuir as perdas a eles. Mas, para isto, é necessário estabelecer se eles ocupam ou distorcem a cavidade uterina. Estes miomas podem sim levar a um aumento do risco de abortamento espontâneo no primeiro trimestre da gravidez. Perdas gestacionais no segundo e terceiro trimestres da gravidez, por sua vez, estão raramente associados a problemas fetais. Geralmente, podemos atribuir estas perdas a problemas uterinos, dentre eles os miomas.
Se os miomas não causam infertilidade ou abortamentos, eles podem levar a um aumento das complicações durante a gravidez. Os miomas possuem receptores para os hormônios produzidos durante a gestação. Por este motivo, quase sempre podemos observar o crescimento dos miomas durante a gravidez. Esse crescimento é variável e dependente de diversos fatores, como vascularização e localização dos miomas.
Os miomas durante a gravidez podem sofrer o que chamamos de auto-embolização. Esta auto-embolização ocorre quando o mioma cresce mais do que sua capacidade de receber sangue para sua própria nutrição. Com isso, o mioma começa entrar em infarto, ou seja, o mioma literalmente morre. Por este motivo, a dor é mais freqüente do que em pacientes grávidas sem miomas, ocorrendo em até 15% das gestantes com miomas. Os miomas também podem aumentar a incidência de partos prematuros, ocorrendo em até 20% das pacientes. Estes dois eventos ocorrem mais quando os miomas crescem significativamente de tamanho e quando os miomas se localizam próximos à placenta.
Esta localização dos miomas próximos à placenta também aumenta consideravelmente a incidência de descolamento prematuro de placenta. A incidência de descolamento prematuro de placenta pode chegar até 60% em miomas com esta localização, contra 2,5% para miomas em localizações diferentes. Em gestantes com miomas, o risco de sangramento no primeiro trimestre é duas vezes maior. O risco de apresentação pélvica é quatro vezes maior. O risco de contrações uterinas ineficazes no momento do parto é duas vezes maior e o risco de cesariana é seis vezes maior. Não existem evidências que o crescimento fetal intra-uterino seja afetado.
Apesar do risco de infertilidade, de abortamentos e de complicações durante a gravidez, não existem evidências de que os miomas devam sempre ser tratados em mulheres que desejam engravidar. As complicações dos tratamentos e seus efeitos colaterais também devem ser levados em consideração na relação risco-benefício quando estamos diante de um caso destes.
As evidências científicas demonstram ser a miomectomia (retirada cirúrgica do mioma) o padrão ouro para mulheres que possuem miomas, desejam engravidar e necessitam de tratamento. No entanto, as miomectomias por laparotomia e laparoscopia estão relacionadas a uma incidência elevada de formação de aderências pélvicas. Estas aderências podem levar não só a dor, mas também a distorções anatômicas da pelve, bloqueando as trompas, levando à infertilidade. Alem disso, essas miomectomias, quando não são realizadas com suturas uterinas adequadas, aumentam o risco de ruptura, devido à fragilidade que causam a parede uterina. A ruptura uterina está associada a um alto índice de morte fetal. Já a miomectomia videohisteroscópica não está relacionada a um aumento da incidência de ruptura uterina. Diversos estudos não demonstraram impacto na infertilidade deste tipo de miomectomia. Embora sinéquias uterinas (aderências intra-uterinas) possam ocorrem após uma miomectomia por videohisteroscopia, elas podem ser facilmente desfeitas, restabelecendo a anatomia da cavidade uterina.
Na década de 90, a embolização surgiu como um método alternativo e promissor no tratamento dos miomas uterinos. De fato, a embolização dos miomas uterinos é um dos tratamentos com menor índice de complicações e com índice de sucesso bastante satisfatório. No entanto, não devemos ignorar o possível impacto que ela pode ter na fertilidade da mulher com miomas. Apesar da evolução da técnica e da sofisticação dos materiais utilizados ter diminuído significativamente os riscos, a embolização também pode trazer conseqüências negativas na fertilidade da mulher. A disfunção ovariana, temporária ou não, levando a amenorréia (parada da menstruação) pode ocorrer em 5% a 8% dos casos. Isto pode ocorrer por dois motivos. Primeiro pela radiação que os ovários recebem durante o procedimento (por se tratar do uso de imagens geradas por um equipamento de radiologia digital, com emissão de raios-X), segundo pela possibilidade de embolização dos vasos responsáveis pela vascularização dos ovários. Além disso, existe a possibilidade, mesmo que remota, de embolização total ou parcial do endométrio, com comprometimento da vascularização deste, dificultando o preparo deste endométrio para a implantação do ovo fecundado ou até mesmo aumentando as chances de desenvolver uma placenta acreta, ou seja, quando a placenta está intimamente aderida à parede do útero, dificultando seu desprendimento após a saída do recém-nato. Felizmente, o aprimoramento da técnica, o uso de materiais cada vez mais modernos e a existência de equipes cada vez mais experientes estão diminuindo consideravelmente a incidência destas complicações.
Por fim, a ablação dos miomas por ultra-som focalizado guiado por ressonância magnética (MRgFUS) tem se mostrado um método bastante eficaz no tratamento dos miomas sintomáticos, principalmente os que estão relacionados à infertilidade. A grande vantagem deste tratamento esta em possuir um índice baixíssimo de complicações. Apesar de já existirem relatos de gestações após o tratamento com MRgFUS, muitos estudos ainda são necessários para classificar este tratamento totalmente seguro para mulheres que desejam engravidar. Mas, evidências têm sugerido que, muito em breve, a ablação dos miomas por ultra-som focalizado poderá ser eleita como mais uma alternativa para o tratamento dos miomas em mulheres que desejam engravidar.
Em pacientes sintomáticas, decidir pelo tratamento dos miomas não é difícil. Mas, muitas vezes, decidir qual tratamento é o mais adequado pode ser algo muito delicado. O desejo de gravidez deve sempre ser respeitado. Já em pacientes assintomáticas, a decisão por realizar o tratamento dos miomas pode ser bastante complexa. Por este motivo, devemos sempre pensar na relação risco-benefício de realizar ou não o tratamento e da relação risco-benefício do tratamento proposto, não se esquecendo de sempre estarmos respaldados pelas evidências científicas e na experiência da equipe que executará o tratamento.

386 comentários:

1 – 200 de 386   Recentes›   Mais recentes»
Núbia disse...

olá me chamo Núbia, fiz 40 anos, em um exame de rotina recentemente descobri que tenho um mioma hipoécoico intra-mural corporal anterior com 17mm. Não tenho filhos, mas pretendo te-los. Quais são riscos desse problema, terei chances de engravidar?

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Núbia,
Em geral, miomas menores do que 30 mm, que não causam sintomas, não causam prejuízo à fertilidade, assim como raramente causam problemas durante a gravidez.
No entanto, em mulheres acima de 40anos que tentam engravidar pela primeira vez, aconselho a orientação de um especialista em reprodução humana. Isto porque poderemos aumentar suas chances para engravidar, assim como dimunuir os riscos de uma gravidez nesta idade.

Cristna disse...

Olá!Me chamo Cristima tenho 34 anos sou diabética tipo 2 e ainda não tenho filhos. Recentemente descobri que tenho um mioma subseroso que mede 26x23mm. Gostaria de saber se com um bom acompanhamento médico, existe a possibilidade de eu vir a ser mãe??
Gostaria de saber também se o mioma pode vir a causar algum tipo de problema, defici~encia ou má formação no bebê??
Desde já agradeço!!

Anônimo disse...

Olá!
Me chamo Adce, tenho 38 anos, estou grávida de 5 semanas e levei o maior susto quando tive um sangramento por causa de um mioma intramural de 8,3cm. Já fiz a ultrasson e o embrião está implantado normalmente, o mioma inclusive está medindo agora 7,4cm. Mas ainda não estou tranquila. Existe risco para o bebê?

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Jo. Tenho 31 anos e há 30 dias perdi meu bebê. Tenho mioma e ele cresceu significativamente durante as poucas semanas de gravidez. Meu médico diz q não há necessidade de cirurgia p retirada desse mioma, devido aos riscos. Acha q posso ter perdido o bb por causa dele? obrigada desde já...

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Cristina,
Miomas subserosos com tamanho inferior a 3 cm, não costumam causar prejuízo à gravidez. Já em relação à diabetes, ela deverá ser acompanhada mais rigorosamente, de preferência com uma equipe de obstetras acostumados a lidar com gestação de alto risco.
Os miomas não estão relacionados a qualquer deficiência ou malformação fetal.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Adce,
A gravidez com mioma pode ter uma série de riscos, dentre os já citados na postagem do blog temos: aumento do risco de parto prematuro, aumento da incidência de cesariana, aumento do risco de sangramentos durante a gravidez e aumento do risco de dores durante toda a gravidez.
Para que vc tenha uma gravidez mais segura recomendo um acompanhamento pré-natal rigoroso, pois assim, vários destes riscos podem ser minimizados ou detectados precocemente, aumentando as chances de um bebê saudável e uma gravidez sem complicações.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Jo,
A maioria dos abortamentos de 1o. trimestre não está relacionda à presença dos miomas uterinos. Portanto, pode ser que realmente seja desnecessário a retirada deste mioma para uma nova gravidez.
Mas, se ainda assim vc ficar insegura com esta conduta, não hesite em procurar uma segunda opinião acerca de seu caso, mas desta vez em uma consulta presencial.

Carolina disse...

Boa Tarde Dr.

Foram-me diagnosticados 2 miomas subserosos (1 de 4,5 cm e outro de 2 cm). Tenho 27 anos. Será a cirurgia mesmo a unica opção, ou uma gravidez é possivel)

Obrigada

Carolina

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Meu nome é Lane, tenho 27 anos e recentemente descobri que estou grávida, do primeiro filho. Em novembro de 2007 fiz uma videolaparoscopia e foram retirados 5 miomas subserosos, todos pequenos, menos de 1 cm. Comecei a indução de ovulação mas meu endométrio sempre era hiporesponsível, então meu médico pediu uma histeroscopia em julho de 2008. Descobrimos 3 miomas submucosos, todos pequenos. Me mudei de São Paulo para o interior de Pernambuco e nessa região a medicina é de dificil acesso. Minha histeroscopia cirúrgica estava marcada pra semana santa, mas essa gravidez agora foi uma surpresa. Minha primeira consulta de pré natal é dia 6, mas estou com muito medo. Será que corro risco? Quero muito esse filho. Obrigada!

LAYANE disse...

olá, me chamo Elaine tenho 21 anos, estou grávida de 6 semanas e junto com ultrassom que fiz constou um mioma, Minha gestação corre algum risco?

Ci disse...

Oi me chamo Cil tenho 36 anos.
descobri recentemente que tenho um mioma de 1,4 cm localizado na porão central sobmucosa da região fundica. Sinto um pouco de dor e de vez erm quando tenho sangramento pós relação sexual, bem leve.
Minha GO me recomendou ir a um laparoscopista para ver o que fazer. Há dois meses atrás tive um aborto espontaneo com 8 semanas da minha primeira gravidez. Quero engravidar de novo, o que devo fazer? esse mioma pode ter sido a causa do aborto? devo retirar esse mioma? se retirar em quanto tempo após a retirada posso engravidar? estou muito insegura com tudo isso.
aguardo uma opinião
sem mais

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Carolina,
Nem sempre miomas subserosos, com estas dimensões prejudicam a fertilidade. Nestes casos, se a paciente deseja engravidar logo, recomendamos tentar a gravidez por pelo menos 6 meses. Se a gravidez não ocorrer, aí sim poderíamos pensar em algum tratamento para os miomas.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Lane,
Certamente sua gravidez não é isenta de riscos. No entanto, para que estes riscos sejam minimizados sugiro um acompanhamento pré-natal com um profissional experiente em gestação de alto risco e em uma cidade que tenha recursos para lidar com possíveis complicações, como trabalho de parto prematuro e hemorragias no 3° trimestre.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Elaine,
Assim como disse no meu comentário anterior para a Lane, vc deverá ter um acompanhamento pré-natal rigoroso e com um profissional experiente em gestação de alto risco.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Cil,
Nem sempre miomas com estas dimensões necessitam de tratamento. No entanto, se vc tem sintomas hemorrágicos e já teve um aborto, o tratamento pode ser necessário. No entanto, para estabelecer qual o tratamento mais adequado para o seu caso em especial, seria necessário a realização de uma avaliação presencial criteriosa, com a realização de exames específicos, como uma ressonância magnética e uma videohisteroscopia diagnóstica.

ananda disse...

olá,
me chamo Ananda, tenho uma miga que estava gravida até pouco tempo com um mioma de tamanha desconhecido.
ela perdeu o filho com 9 meses de vida mas que desdo inicio da gravidez ela vinha sangrando bastante, no dia que ela perdeu o bebê saiu uma bola muito grande de sangue.Os medicos disseram a ela que o mioma havia comido o bebê dela isso é possivel?
minha amiga tem 21 anos e está muito assustada com sua situação!

Maria da Paz disse...

Boa tarde!

Meu Nome é Maria da PAz, Minha menstruação atrasou , imaginei que estava gravida, pois estava sentido muitas dores sem sangramento, fiz um teste de garvidez(BHCG) e deu negativo, então fiz uma ultrasonografia Endovaginal, e constatou um Mioma Submucoso de 1,3cm. Já há sete dias que não mesntruo. Será que mesmo com o mioma posso estar Gravida? Como esse Mioma geralmente provoca sangramento , pq não há sangramento no meu caso?

Obrigada,

Maria da Paz

Lilian R disse...

Boa tarde! Meu nome é Lilian, tenho 35 anos e ainda não tenho filhos. Estava tentando engravidar há 6 meses e agora fui ao ginecologista, que me pediu vários exames.Na USG consta um mioma intamural de 8mm e outro de 7mm. Minha maior preocupação é se isso vai me trazer dificuldades para engravidar... Preciso fazer algum tipo de tratamento?
Obrigada.

Rosana disse...

OI, MEU NOME É ROSANA, TENHO 36 ANOS E ESTOU GRÁVIDA DE 12 SEMANAS, TENHO 4 MIOMAS, SENDO 2 INTRA MURAIS DE DIMENSÕES QUE VARIAM DE 9.4CM A 5,3CM, 01 SUBMUCOSO DE 1,2C, E 01 SUBSEROSO 5,1CM. TIVE SANGRAMENTO DE 1 DIA E TODO OS DIAS TENHO PEQUENA BORRA DE CAFÉ, TENHO DORES NA BARRIGA E MEU ABDOME PARECE DE 5 MESES DE GESTAÇÃO E PARECE-ME QUE ELES AUMENTARAM O QUE VOU CONFIRMAR ESTA SEMANA. QUAL SERÁ A POSSIBILIDADE DESTA GRAVIDEZ TERMINAR BEM? meu médico diz ser uma incognita.

Aline disse...

Olá
Estou a dois meses fazendo tratamento para engravidar, tenho alguns miomas, tenho sentido sintomas de gravidezmais minha menstruação veio normal sendo que sem dores e sem coagulos que geralmente vem sera que posso estar gravida

Carolina disse...

Boa Tarde Dr.
Desde já agradeço a sua resposta
"Nem sempre miomas subserosos, com estas dimensões prejudicam a fertilidade.". Mas posso assumir da sua resposta que é possivel levar até ao fim uma gravidez com miomas subserosos?
Obrigada

Carolina

Anônimo disse...

Bom dia !!! Descobri recentenmente que tenho um mioma e fiquei muito preocupada, não sei oque fazer estou sem rumo minha menstruação nunca atrasou está atrasada a 5 dias posso estar gravida? Quais exames especifico preciso fazer para conhecer mais esse mioma ja fiz USG, por favor me responda denine@ig.com.br

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Ananda,
De fato, pacientes com miomas uterinos tem um risco aumentado para sangramentos no terceiro trimestre da gravidez, podendo levar ou não à perda do bebê. No entanto, esta informação de o mioma "comeu" o bebê de sua amiga não procede. Isto realmente não ocorre.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Tarde Maria da Paz,
A presença de mioma submucoso ão exclui a possibilidade de vc estar grávida. Portanto, o ideal seria q vc procurasse um ginecologista q pudesse realizar uma avaliação minuciosa do seu caso e q pudesse solicitar novos exames de USG e BHCG.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Teteka tenho 38 anos e a quase sete anos me submeti a uma miomectomia e foram retirados 28 miomas de tamanhos variados, inclusive muito grandes. Tenho um filho, mas gostaria de mais um. No entanto os miomas retornaram. Meu médico sugeriu nova miomectomia ou a retirada do útero. Gostaria de saber qual a sua opinião referente a uma segunda miomectomia e possível gravidez na minha idade e quanto a retirada do útero, quais sintomas poderei ter com a ausência dele e se é verdade que a mulher engorda muito e não tem mais apetite sexual..

Obrigada

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Lilian,
Você realmente não deve se preocupar. Seus miomas são bastantes pequenos. Miomas com essas dimensões não costumam causar infertilidade, não sendo necessário, portanto, realizar tratamento algum, exceto se um desses miomas estiver localizado na cavidade uterina. Então, para complementar o diagnóstico, você deve avaliar junto ao seu médico a necessodade de se realizar uma videohisteroscopia diagnóstica para avaliação de sua cavidade uterina.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Carolina,
É possível sim na maioria dos casos, mas desde que com um acompanhamento rigoroso do pré-natal, podendo identificar assim, a existência de qualquer fator de risco para a gravidez.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Rosana,
Neste sentido concordo absolutamente com seu médico. A medicina não é uma ciência exata. A existência de fatores de riscos em sua gravidez, como a presença de volumosos miomas, não significa que vc terá necessariamente problemas nesta gravidez e que ela não terminará bem. A presença destes fatores de risco apenas nos leva a um estado de constante alerta (mas sem paranóia) para pode identificar qualquer problema no curso da gestação, podendo assim minimizar as consequencias que este risco pode trazer a vc e a seu bebê.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Aline,
Neste caso aconselho vc procurar seu médico, pois só ele tem subsídeos suficientes para responder essa sua questão.
Att.

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Michel,
Sou Edilene de 37 anos, tenho um bebe de 11 meses. ANtes de engravidar eu tinha um mioma de 1cm. Depois que engravidei apareceram 6 miomas, tive descolamento de placenta, cólicas durante toda a gravidez e a bolsa rompeu antes da data prevista.
7 meses após o parto, fiz um ultra e apareceram 5 miomas.
MAs semana passada senti fortes cólicas e repeti o ultra, apareceram 8 miomas. (5 intramural e submucoso) (3 intramural e subseroso) medindo entre 3,5 e 1cm. Meu medico disse que o melhor é fazer histerectomia o mais rápido. Mas estou com medo de futuramente desejar ter outro filho. Meu médico disse que uma miomectomia deixaria o útero fragilizado e de qualquer forma não suportaria uma gravidez.
Gostaria de uma orientação sobre quais os riscos se eu engravidar com estes miomas.
Desde já agradeço pela atenção e PARABÉNS pelo blog, as informações que você disponibiliza aqui são completas e de grande ajuda para nós que procuramos saber mais sobre miomas.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa noite, Dr. Michel, meu nome é Fernanda
Tenho 27 anos e em 2007 passei por uma cirurgia - miomectomia. Tirei 5 miomas 1 bem grande (tamanho de uma laranja) e 4 pequenos. O problema é que meu utero continua com vários miomas, logo após a cirurgia minha médica me disse que havia ficado vários miomas pequeninos mas que devido a localização era um arriscado naquele momento ficar "retalhando" meu utero e compromete-lo. Agora, após 1 ano e meio dois desses miomas cresceram e os outros permanecem pequenos. O maior está com 60mm e meu volume uterino está 260m³ sem contar com o volume dos miomas. Não tenho filhos e vou casar daqui 2 meses. Será que consigo engravidar? Tenho chances? Quais os riscos que corro? Deveria fazer outra miomectomia?embolização? Tenho miomas intramurais, subserosos e submucosos pequenos. Deveria tentar engravidar antes de uma cirurgia ou primeiro fazer a cirurgia. Estou com medo de não poder ter filhos... e devido a localização deles correr muito risco na cirurgia.Grata
Aguardo seu retorno

Anônimo disse...

olá dr.
meu nome é rose tenho 31 anos, e há 5 meses, em um exame de rotina descobri que tenho dois miomas. Um de 4cm denominado subseroso e um de 2 cm denominado intramural.
tenho muito medo. O médico que realizou a endovagina, nao me receitou nenhum medicamento. Isto é normal?
Quero engravidar. Há cerca de sete meses parei de tomar o anticoncepcional mas, até agora, nada aconteceu. Será que nao vou poder ter filhos? Estou apavorada. Me reponda por favor.
Obrigada

Lydiane disse...

Olá dr. meu nome é Lydiane tenho 26 anos e tenho tambem doença mista do tecido conjuntivo (LES) e a pouco descobri dois miomas no utero um subseroso medindo 1,5x1,5cm e outro intramural medinco 1,1x0,9cm, não estava pensando em ter filhos agora mas estou preocupada de se deixar pra mais tarde não ter nenhum, será que tem algum risco de eu não arrumar filhos?

Gloria Alexandre disse...

Boa noite!! Tenho 46 anos, e fiz uma histerectomia a 60 dias,o corte praticamente já sumiu, não tive problemas ate uns 06 dias atrás, qdo tenho sentido dores na barriga, bem acima do corte, fora isso nada mais, pode ser algo grave?? Tenho retorno a médica, mas só daqui a 20 dias. Obrigado.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa tarde Edilene,
Em primeiro lugar obrigado pelo elogio ao blog.
A presença de múltiplos miomas realmente pode ser prejudicial a sua fertilidade e a uma possível gravidez. No entanto, isto não significa q a retirada do seu útero seja realmente necessário. Outras alternativas de tratamento podem existir para o seu caso, como a embolização dos miomas, podendo aumentar suas chances de preservar sua fertilidade.
Para saber se para vc esta é uma boa alternativa de tratamento, sugiro q vc procure um especialista em miomas uterinos.

Anônimo disse...

olá, dr. Fui subsmetida a uma miomectomia há um ano para retirada de um mioma de 6cm dentro do útero, correu tudo bem, mais ainda não conseguir engravidar, fiz uma histeroscopia diagnostica e deu tudo bem, foi me recomendado fazer uma fiv, gostaria de saber se esse procedimento é o mais correto, sendo que a minha médica disse não saber o motivo que não me deixa engravidar.Obrigada

Rosana disse...

Oi Dr! obrigado pela resposta. Estou de 16 semanas e tenho muitas contrações na região dos miomas o tempo todo. Gostaria de saber se estas contrações são normais e se pode ocorrer de chegar uma hora que não tenha mais espaço para o desenvolvimento do bebê uma vez que são 4 miomas volumosos de mais ou menos 14 cm.Obrigado.

Anônimo disse...

Dr.Michel, é a Fernanda novamente. (que postei minha dúvida dia 29 de março) Entro na net todo dia para ver se me respondeu.Por favor me responda, estou nervosa e aflita aguardando esclarecimentos. Agora já faltam apenas 1 mes e meio para meu casamento e gostaria, de ficar mais tranquila com relação aos miomas ou se necessário já procurar um tipo de tratamento/cirurgico. (alternativo e com eficiencia)
Grata
Abraços

Fer

aparecida disse...

OLA DOUTOR , BOA NOITE.
MEU NONE É APARECIDA 32 ANOS .
FICO FELIZ COM ESSES SEU BLOG. É MUITO BOM CONVERSAR SOBRE ESSAS COISA QUE POR VEZES NOS ASSUSTAM .

HÁ UM MÊS ATRÁS TIVE UM ABORTO ESPONTÂNEO DEPOIS DE 8 SEMANAS DE GESTAÇÃO.E COM A TRANSVAGINAL DESCOBRI UM MIOMA DE 2 CM LOCALIZADO NO FUNDO,INTRAMURAL/SUBSEROSO.FICO MUITO PREOCUPADA, POIS QUERO TENTAR ENGRAVIDAR NOVAMENTE,NAO TENHO FILHOS.OS MEDICOS ME DISSERAM QUE NAO HÁ PROBLEMA, POIS É PEQUENO E NAO CORRO RISCO MAS FICO COM MEDO DE TER OUTRO ABORTO.
GOSTARIA QUE ME DESSE SUA PINIÂO A RESPEITO .
GRATA
APRECIDA M.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Fernanda,
Peço desculpas pela demora, mas muitas dúvidas chegam por e-mail e aqui no Portal e nem sempre consigo responder todas as questões.
Pelo q vc contou em sua postagem, a presença de múltiplos miomas após uma miomectomia prévia pode tornar um tanto quanto arriscado para sua fertilidade uma nova cirurgia para retirada dos miomas. No seu caso, talvez a embolização seja uma alternativa mais plausível, trazendo menor risco de comprometimento de sua fertilidade. Mas, para uma melhor avaliação do seu caso sugiro q vc procure um especialista em miomas. Assim, poderá ser estabelecido se a embolização é mesmo a melhor opção para o seu caso.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Aparecida,
De fato, existem poucas possibilidades deste mioma, devido ao seu diminuto tamanho e sua localização, ter sido a causa de seu abortamento. Além disso, inúmeras outras causas podem estar relacionadas ao abortamento espontâneo, como incompatibilidades genéticas e infecções. Por conta disso, acredito ser prudente q vc siga o conselho dos médicos q vc procurou.

Aparecida M disse...

Olá, doutor
muito obrigada por sua opinião
sobre o meu caso.

Anônimo disse...

Oi meu nome é Raquel tenho 30 anos e não tenho filhos descobri que tenho um mioma intramural medindo 7,2mm, e gostaria de saber se tomando anticoncpcional ( gestodeno 75mcg + etinilestradiol 30mcg) direto, sem intervalos isso irá diminuir o tamanho ou irá aumentar? Isso é uma forma de tratamento?

Anônimo disse...

meu nome é Leni estou gravida de 19 semanas estou com sangramento hoje descobri que minha placenta esta grudada com meu mioma ele submocoso mais esta localizado do lado de fora do ultero qual o risco que corro, a nene esta se desenvolvendo pois ela estava com 103grama e hoje quase um mes depois ela esta com 270gramas...



obrigada pela atenção.

Lucia disse...

Boa Noite, DR.!

Meu nome é Lúcia, tenho 39 anos e gostaria de engravidar. Aos 31 anos fiz uma cirugia para retirada de três miomas, os quais estavam em crescimento acelerado. Agora tenho tenho outros 02 miomas. Já tentei engravidar e até hoje não consegui. Gostaria de saber se mesmo com esses miomas uterinos eu posso engravidar. Há algum tratamento a ser realizado para que eu possa engravidar?
Desde já, agradeço.

Marcelo disse...

Saudações Dr. Michel!
A minha esposa está com 10 semanas de gravidez, primigesta, e duranta a USG-transvaginal foi descoberto um mioma de 3 cm ao lado da placenta. talvez seja submucoso. Perguntas: Qual o melhor tratamento para miomas que dificultam a manutenção de uma gravidez? Quais os possíveis problemas que esse mioma poderá provocar ao longo da gravidez? É possível retirá-lo cirurgicamente mesmo na gravidez? Obrigado.

Marcelo disse...

Parabéns por este site!! Muito bom.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Raquel,
Para miomas com estas dimensões, infelizmente, o tratamento com anticoncepcional não é a melhor opção, visto que estudos não evidenciam índices satisfatórios de redução dos miomas já grandes.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Lúcia,
Para uma melhor avaliação de sua fertilidade associada ou não aos seus miomas, sugiro q vc procure um especialista em reprodução humana.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Marcelo,
Em geral, os miomas durante a gravidez não necessitam e não devem ser tratados. Apenas deve ser realizado um acompanhamento rigoroso dos miomas, assim como da gravidez.
No entanto, se este mioma realmente prejudicar a manutenção da gravidez, este deverá ser tratado, antes que se tente engravidar novamente.

marivone disse...

Boa noite Dr
Meu nome é marivone tenho 32 anos sou casada a 10 anos, tento engravidar mas descobrir q tenho miomo fora do utero subseroso porém bem grande mas nos exames nada me empedem de engravidar mas dificulta-se pelo tamanha só que a umas duas semanas começei a ter fortes enjoos e muito sono só q ontem eu menstruei mas foi diferente um sanque ralo e hoje tive cólicas fortes por umas 3 horas e passou nunca ocorreum isso antes e continua os enjoos e dor de cabeça tô com medo te tido um aborto ou não ,não sei se faço o exame de sanque ou procuro logo um médico ou espero mais um pouco por favor me ajude,e desde já agradeço e te dou parabens é muito bom esse blog!

Anônimo disse...

Dr Michel, boa noite!
Eu me chamo Aurineide, tenho 35 anos e ainda não tenho filhos. Como pretendo engravidar este ano, fiz, em julho do ano passado, uma miomectomia para retirada de um mioma subseroso de 4,5 cm, entretanto, não foram retirados alguns miomas intramurais menores. Minha nova ginecologista solicitou uma ressonância magnética por conta de metrorragias identificadas desde dezembro último (este mês não identifiquei nenhum sangramento anormal- estou verificando a questão hormonal tb). O resultado da RM foram 4 formações miomatosas, intramurais, 2 na face posterior e 2 na face anterior. A maior delas, localizada anteriormente, mede aproximadamente 2,9 X 2,7 cm. A outra localizada na face anterior, 8,5 mm. As duas posteriores medem aproximadamente 1,1cm e 0,9 mm. E ainda foi constatada a presença de diminuto componete miomatoso, em situação subserosa, na porção alta do útero, medindo 7,0 mm.
Minha ginecologista sugeriu uma histeroscopia antes de tentar engravidar. Qual a sua indicação? Manter os miomas poderia dificultar uma gravidez? Caso faça a histeroscopia, com quanto tempo poderei tentar engravidar?
Obrigada.
Aurineide Mélo

Anônimo disse...

Boa tarde Dr., eu me chamo Rose, tenho 27 anos e em um exame de rotina descobri que tenho dois miomas(imagens hipoecóicas fundica posterior, medindo 5,10 cm e corporal posterior, medindo 2,94 cm), com eco endometrial com desvio, medindo 0,70 cm. Estou nervosa, pois não tenho filhos e pretendia ter um agora. Não sei o que eu faço. O que é mais aconselhável? Lembrando que eu quero ter filhos mesmo que mais para frente. Muito obrigada!!!

viviane disse...

Olá Dr. Michael!
Tenho 31 anos e estou com 1 mioma subseroso q mede aprox. 5,0 cm. Quero muito engravidar e gostaria de saber s é possível mesmo com o mioma. Quais os riscos q vou correr?
É de suma importância o seu blog para nós mulheres portadoras desse problema.
Parabéns!

Sonéri disse...

Boa tarde! Meu nome é Sonéri, tenho 39 anos, fiz três cesárias, a última a seis meses. Nos últimos três meses, meu fluxo menstrual aumentou muito, passei a menstruar de 15 em 15 dias, mantendo um fluxo alterado.
Proucurei meu médico e, o mesmo me pediu que fizesse um endovaginal, nele constatou-se que tenho dois miomas de aproximadamente 6,omm intramural/subseroso. Qual o tratamento indicado para este diagnóstico. Obrigada!!!

Marisa disse...

Olá Dr.,

meu nome é Marisa, tenho 41 anos, fiz miomectomia em 2007, quando foram retirados quatro miomas, tendo ficado um, que mede agora 1,55cm. Ainda não tenho filhos e gostaria muito de tê-los, meu útero está com volume 187. Tenho possibilidade ainda de engravidar? o que devo fazer?
Aguardo resposta.

Alexandra disse...

Olá Dr.
Tenho 36 anos, estou grávida de 16 semanas do meu segundo filho, descobri dois miomas um miomatoso, subseroso/fúndico medindo 13,3 x 9,2 x 6,2 cm e outro intramural/ subseroso, corporal posterior medindo 4,0 x 2,9 cm, corro risco grande de abortamento ou de um parto muito prematuro?

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. Michel Zelaquett, me chamo Barbara tenho 29 anos casada e sem filhos, descobri semana passada que estou com um mioma não sei ao certo o tamanho dele só posso informar ao senhor que meu útero esta com o tamanho de (volume 858cm³) e medidas (17.3 cm diâmetro longitudinal) ( 11.6 cm no diâmetro Antero posterior) (8.1 cm no diâmetro transversal). A minha duvida é será que vou poder engravidar? Por que o meu medico me indicou a Histerectomia, mas eu tenho o sonho de ser mãe o que devo fazer estou desesperada não quero perder meu útero me ajude. Desde já agradeço ao senhor pela atenção e quero parabenizar o seu blog e site, pois com ele tive novas esperanças de poder ser mãe.

Simone disse...

bom dia,drº!Eu me chamo Simone, tenho 35 anos estou grávida de 35 semanas e tenho muita cólicas desde a 32 semanas.Em 2006 fiz miomectomia,e com novos exames descobri q estou com miomas novamente.Essas cólicas na gestação, estão relazionadas aos miomas? Desde já agradeço a participação,Simone

Anônimo disse...

Dr. Michel, tenho 36 anos e duas filhas. Fazendo exames de rotina descobri que tenho 2 miomas na parede fúndica anterior, de 0,7 e 2,6 cm; um na parede fúndica anterior de 2 cm, dois na parede corpórea anterior, de 1,1 e 1,2 cm e 3 na parede corpórea posterior, de 1,4; 1,8 e 3,1 cm este último com projeção subserosa, os outros todos intramurais. Queria saber se a presença desses miomas impedem uma gravidez ou o que vão ocasionar. Agradeço a atenção, e peço-lhe que me responda porque estou para casar-me de novo.

JACQUELINE disse...

olá drº
meu nome é jacqueline,tenho 32 anos, estou gravida de 18 semanas, e em uma ultrasom de rotina foi detectado um mioma intra-mural placentario medindo 24x13mm, nunca tive problemas para engravidar tenho 2 filhos e essa é minha 3º gestação, muito obrigada e aguardo respostas.....

Anônimo disse...

oi meu nome é barbara oliveira tenho 30 anos sem filhos e tenho um mioma de 8 milimetros intramural e gostaria de saber qual o tipo de tratamento indicado?

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Michel,Meu nome é Kaoma,tenho 34 anos, estou grávida do meu 1º filho e tenho 4 miomas intramurais medindo: Parede anterior 4,8 x 3,6 cm e 2,3 x 2,3 cm. Parede Posterior 3,0 x 2,3 cm ; 1,8 x 1,0 cm. Estou na 20ª semana de garvidez, meu bebê está desenvolvendo normal e minha Dra. disse que vou fazer cesárea por conta dos miomas.Tudo bem. Vez por outra sinto umas cólicas pequenas e rápidas.Desde então, meus miomas não cresceram mais,mas, estou com um barriga grande...pergunto: minha gravidez pode ir nomalmente até os 9 meses? Tenho muito medo de ter bebê prematuro. Ainda Corro risco de aborto? Tenho feito todo pré-natal,tudo direitinho! Muito obrigada, Dr. Michel!

Maria disse...

Dr Michel Zelaquett

Tenho 27 anos e quero muito engravidar, fiz uma ultrassom e foi diagnosticado alguns miomas, pólipos e cisto no ovário. Quero saber a evolução desse tipo de mioma e qual o melhor tratamento no meu caso. No momento que fiz o exame estava com sagramento.

Para que fique mais detalhado o resultado foi o seguinte:

útero ante-verso-flexão,medindo 8,3x5,1x3,8 cm nos maiores diâmetros( vol=85,4 cm³)com volume normal e textura heterogênea, apresentando imagem nodular sólida, hipoecóica, medindo 1,5x0,9 cm em topografia de parede anterior.

Eco endometrial medindo 1,8 com de espessura.
Imagens sólidas heterogênas, predominantemente ecogências, em topografia de cavidade endometrial, medindo cerca de 1,2x0,9cm; 1,1x0,7 cm; 1,1x0,6 cm e 1,1 x0,8 cm.

Imagem mista(com predomínio de material líquido) em topografia de região anexial direita e fundo de saco posterior, medindo cerca de 9,1x8,9x8,2 cm( vol=351,5 cm³)

Ovário esquerdo medindo 3,4x3,1x1,9 cm nos maiores diâmetros( vol= 10,9 cm³), de volume normal, contendo imagem anecóica, homogênea adjacente medindo cerca de 8,1 x 2,6 cm
Fundo de saco posterior livre.

CONCLUSÃO:
Útero com imagem sugestiva de nódulo miomatoso.
Eco endometrial espessado.
Imagens nodulares na cavidade endometrial. As possibilidades de miomas submucosos/ pólipos participam do diagnóstico diferencial.
Formação mista, complexa em região anexial direita/ fundo de saco posterior.
Coleção cística adjacente ao ovário esquerdo.


Agradeço a sua resposta

Rosanna disse...

Ola
Me chamo Rosana, tenho 27 anos e acabo de descobrir que estou com 5 semanas de gestação, porem tenho um mioma subseroso com o volume de 66cm,antes da gravidez sentia fortes dores abdominal no mesmo lado que esta localizado o mioma, minha duvida é esse mioma ira prejudicar a formação do feto? é normal sentir colicas principalmente nesta região?
Obrigada

Janaina disse...

Olá, fiz uma eco TV e apareceu um imagem hipoecóica com morfologia nodular de 0,7 cm sugestivo de diminuto mioma subseroso, estou tentando engravidar ha 01 ano e não consigo, sem problemas aparentes, será que este mioma pode estar dificultando? obrigado pela atenção.

Janaina disse...

Olá Dr. fiz a pergunta acima e não disse minha idade, tenho 30 anos.muito obrigado.

simone disse...

Olá doutor,estou grávida de 5 semanas e tem um miomaintramural medindo2,2x1,8 e estou sentindo dor abaixo da barriga, isso é normal?minha barriga támbem esta bem maior, tenho muito medo de perder o meu bebê, já que á 8 messes eu tive um aborto espontâneo com 7 semanas, minha doutora havia me dito que miomas com esse tamanho não iria me atrapalha em outra grávides.desde já muito obrigado

Anônimo disse...

ola dr: mim chamo paula tenha 43 anos tenho um pequeno nodulo de mioma engravidei e perdir o bebe com 2 meses engravidei de novo e a mestruação derceu sera quer o mioma ?

Betty disse...

Olá Dr. Tenho 34 anos e descobri que tenho 3 miomas localizados no útero e ovário, gostaria de saber se mesmo depois da cirurgia vou poder engravidar, pois até agora não consegui.
Obrigada
Betti

Bianca Eliane disse...

Olá, Dr. Michel. Meu nome é Bianca e após fazer uma ultra de rotina, constatou-se que eu tenho o útero retrovertido, e um mioma com os seguintes dados: Nodulação sólida hipoecóica, corporal, parede posterior à direita, intramural com componente submucoso(em torno de 50%), medindo 1,61x 1,72x 1,79cm, com margem capsular distando 0,44cm da serosa posterior. Com estou querendo engrvidar pela primeira vez, gostaria de saber se há algum risco para o feto? Desde já, agradeço. Aguardo retorno. Obrigado, Boa noite.

Maria disse...

Oi gentileza me ajudem..Fiz exame transvaginal em 21/03/2007 e constou vários miomas intra murais e subserosos c/diãmetro médio de 1.6 cm.O assunto é...Quero muito engravidar,apesar dos miomas nunca tive problemas com a menstruação,só o sangeu um pouco diferente,mais escuro,mas estou fazendo amnhã 10 dias de atraso menstrual,sentindo pequenas cólicas,seios doloridos e fazem 3 dias q desce um sangeu escuro tipo finalzinho de msntrução uma vez a cada um dia,então a pergunta q não quer calar,SERÁ Q ESTOU GRÁVIDA??Tou com medo de fazer exames e ser NEGATIVO.Ou então descobrir algo mais grave,agradeço desde já a atençaõ de vcs!!!

Anônimo disse...

Dr Michel Zelaquett Por favor me exclareça algumas duvidas, eu tenho 32 anos, fiz uma transvaginal e descobrir que estou com um mioma medindo 45x43x48mm (mioma intra mural) a minha mestruação está normal ou seja não tenho emorragia. eu não tenho filhos e quero muito engravidar. Que orientação o senhor me daria fazer a cirurgia? Ou engravidar com o mioma? Por favor me responda.

Larisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aliçandra disse...

Olá. Boa noite
Me chamo Aliçandra, tenho 38 anos, sou casada há 6 anos, e há 3 anos descobri 4 pequenos miomas, não tenho filhos e quero muito engravidar. Hoje eles cresceram e estão medindo: 02 Sub-mucosos (2.87 e 2.83 cm) 01 Intra-mural ( 1.59 cm) e outro Subseroso ( 1.48 cm), e meu útero está com um volume de 117.78 cm.
Quero que me informe qual o tipo de tratamento mais indicado para o meu caso, pois em nossa cidade o médico que me acompanha falou que eu preciso fazer uma Histerectomia.


Agradeço a atenção... Aguardo respostas.

Aliçandra, 29/07/2009
Altamira- Pá

Olga disse...

Olá
Gostaria de um esclarecimento: Estou gravid de 22 semanas etive perda de sangue em pequena quantidade. O médico que me observou e fez ecografia disse-me que não via nenhum descolamento de placenta e que o bebé est+a bem. tenho três miomas um dos quais com 10/10cm pode ser o mioma a sangrar?

lúcia disse...

Olá , há3 dias descobrir que tenho dois miomas , e fiquei desperada, afinal tenho 31 anos, sou solteira e quero ter filhos.Os miomas são hipoecóicos, inframurais e mede 45,4x37,7x34,5mm.Gostaria de saber qual é o tratamento mais adequado para o meu caso. Pois estou muito asustada. Quero ficar livre deste problema sem afetar a minha fertilidade. obrigada.

Daniela disse...

Dr.Bom dia!
Por favor, preciso de suas orientações.Tenho 28 anos e não tenho filhos. Já realizei uma miomectomia há um ano e realizei um ultrassom e estou com vários miomas sendo 3 grandes... Meu médico me pediu uma ressonância magnética.Foi aí que quase morri de desespero. O resultado deu 16miomas pequenos e três grandes. O tamanho do meu útero é de 400cm3.Como disse estou desesperada. Quero muito ter filhos e gostaria de saber o que posso fazer. Qual seria o melhor método para amenizar meu problema para poder engravidar. O Dr acha que isso seria possível? Qual seria o melhor método para preservar minha fertilidade? Qual o endereço que o Dr. atende? Sou do interior de São Paulo? A embulização seria a melhor opção? Li tb sua reportagem sobre o Exablate. Qual é "melhor" para meu caso. O Dr. atende pela Unimed?
Muito grata. Por favor me oriente.
Daniela

Fabiana disse...

Boa tarde, Dr!

Meu nome é Fabiana, tenho 32 anos. Sou casada há 2 anos e nunca tomei anticoncepcionais. Tenho 2 miomas intramurais, um de 4 cm e outro de 5,5 cm. Estou tentando engravidar desde que me casei, mas ainda não consegui. Tenho cólicas menstruais horríveis e sempre quando faltam 10 dias para eu menstruar, tenho dores horríveis do lado esquerdo do abdomen, que chega a atingir inclusive meu joelho. Gostaria de saber se estas dores são normais antes da menstruação e se estes miomas estão me impedindo de engravidar.

Agradeço desde já.

Karla disse...

Nossa, que feliz conscidência, estava pesquisando na internet sobre miomas na gravidez e cheguei até o seu blog. Até dois anos atrás, era paciente do Dr. Miguel, seu pai, ele inclusive que trouxe meu irmão de 28 anos ao mundo, mas infelizmente por causa de mudança no meu plano de saúde tive que "abandoná-lo", mas não vejo a hora de voltar para a tão competente família Zelaquett. Bem, a minha dúvida é a seguinte, semana passada, sofri um aborto espontâneo de uma gravidez de 05 semanas, quando fiz a ultra para ver tamanho do útero e etc. fui informada que estava com dois miomas, esse miomas podem ter provocado esse aborto? Eles irão atrapalhar uma futura gravidez? Terei que tratá-los primeiro para depois engravidar novamente? Após quanto tempo poderei engravidar novamente? desde já, agradeço

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Karla,
Um pouco de coincidência e muito pela influência positiva que meu pai exerceu sobre meu trabalho.
Bem, estabelecer se estes miomas são a causa de seu abortamento espontâneo é uma tarefa difícil, assim como determinar se eles irão atrapalhar uma futura gravidez. Sugiro para uma melhor avaliação do seu caso que façamos uma avaliação minuciosa do seu caso, estabelecendo um diagnóstico mais preciso, determinando a necessidade ou não de tratamento dos miomas.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Fabiana,
Estas cólicas podem estar relacionadas aos miomas, mas podem também estar ligadas a outras patologias como endometriose, que causam inclusive infertilidade. Sugiro q vc procure a avaliação de um ginecologista especialista e habituado ao tratamento dos miomas e da endometriose para melhor investigação dos seus sintomas.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Tarde Daniela,
Seu caso realmente é de uma complexidade alta. Por este motivo recomendo a avaliação por um especialista em miomas habituado a todos os tratamentos disponíveis, para assim estabelecer qual é o mais adequado para o seu caso.
Atualmente atendo no Rio de Janeiro em Ipanema, Barra da Tijuca, Centro e Jacarepaguá. Vc poderá entrar en contato com minha secretária Andrea no nº [21] 3183-6376 para maiores informações.

Daniela disse...

Dr. Michel muito obrigada pela atenção. Entrarei em contato. Grata
Daniela

Aliçandra da Silva disse...

Olá. Boa noite
Me chamo Aliçandra, tenho 38 anos, sou casada há 6 anos, e há 3 anos descobri 4 pequenos miomas, não tenho filhos e quero muito engravidar. Hoje eles cresceram e estão medindo: 02 Sub-mucosos (2.87 e 2.83 cm) 01 Intra-mural ( 1.59 cm) e outro Subseroso ( 1.48 cm), e meu útero está com um volume de 117.78 cm.
Quero que me informe qual o tipo de tratamento mais indicado para o meu caso, pois em nossa cidade o médico que me acompanha falou que eu preciso fazer uma Histerectomia.


Agradeço a atenção... Aguardo respostas.

Aliçandra, 18/08/2009
Altamira- Pá

Camila disse...

Doutor, por favor me tire essa dúvida!Tenho um mioma intramural de 1,1 cm e estou muito preocupada. Tenho só 25 anos e ainda quero muito engravidar!Minha médica disse pra eu não ficar preocupada, pois esse mioma é muito pequeno e não vai atrapalhar a gestação.Tomo o micropil 20 há dois anos e queria saber se eu parar de tomar, o mioma tende a crescer?Me ajude por favor!!

Anônimo disse...

Olá Dr me chamo Luana tenho 24 anos e tenho um mioma subseroso medindo 4,0cm. Estou tomando Diane35 sem pausa, mas no final do ano pretendo tentar engravidar, meu médico disse q isso ñ dificultaria uma gravidez, mas ainda ñ o comuniquei q desejo engravidar no final do ano. O Sr, me aconselha a tentar engravidar mesmo com o mioma? ou tentar tratá-lo antes?
desde já agradeço.

Anônimo disse...

Boa tarde doutor,

Me chamo Vanessa, tenho 25 anos e algumas dúvidas. Há mais ou menos 3 meses meu fluxo menstrual aumentou consideravelmente. Faz mais de um ano que parei de usar pílula, mas meu ciclo permanecia regular (27/28 dias)e no último exame preventivo que fiz em maio deste ano estava tudo bem. Neste mês de agosto esperava menstruar por volta dos dias 15/16, mas qdo foi no dia 04 de agosto tive um pequeno sangramento e nos dias que se seguiram um sangramento escuro (tipo borra de café). No dia 10 de agosto tive muita dor abdominal e um sangramento intenso, de um vervelho bem vivo que durou cerca de uma semana. Desde então tenho tido um leve corrimento com uma leve presença de sangue. Hoje consultei minha ginecologista que me pediu uma série de exames (sangue, ultrasom transvaginal, etc) e disse que pode ser alteração hormonal, mioma ou mesmo uma gravidez. Enquanto aguardo os exames ficarem prontos para retornar à médica, gostaria que o sr. me esclarecesse sobre a possibilidade de eu estar grávida ou de ter "abortado", seria possível? No caso de uma gravidez, o fato de ter tido um sangramento intenso exclui a possibilidade de se levar adiante a gravidez, ou por si só já caracteriza um aborto?
Desde já, obrigada.

shirley disse...

Olá! Me chamo Alice e tenho 29 anos. Tenho mioma desde os meus 24 anos. Fiz uma cirurgia e retirei 5 miomas. Hoje estou c/ uns 30 a 40. O meu últero está tomado. O maior está c/ uns 3 cm. Estou c/ mto medo de não poder engravidar. O que faço???

mary disse...

Dr por favor me ajude eu tenho 22 anos e foi-me diagnosticada adenomiose focal, ou seja tenho um adenomioma submucoso no utero com cerca de 1 cm , o que eu faço qual é o tratamento, da pra tirar? e eu vou poder engravidar?

leona disse...

Olá, Meu nome é Valéria e estou um pouco angustiada com uma dúvida.Tenho 42 anos e três filhos. Na gravidez do meu último filho eu passei muito mal e fiquei de repouso nos dois últimos meses. Tinha uma falta de ar absurda que me impossibilitava de ir de um cômodo para o outro, minha pressão caia e ninguém sabia dizer ao certo o motivo disso tudo. E passaram a dizer que era emocional e cheguei a consultar um psiquiatra. O parto foi super difícil porque a médica descobriu naquela hora que eu tinha um mioma enorme na parede do útero, segundo ela do tamanho de 04 dedos. O meu bebê nasceu com nota baixa devido a um parto de mais de uma hora e intervanção de 03 médicos que fizeram tanta força para tirar o bebê que deslocaram o meu ombro esquerdo e trincaram o osso do meu peito. A médica não tirou o útero na hora do parto porque segundo ela médica era muito arriscado, porque eu fiquei três horas na sala de parto.O problema é que ainda estou com o mioma e alguns médicos tem medo de me operar porque eu já passei por algumas cirurgias antes desse parto no ovário e na última cirurgia eu tive trombose. Estou sangrando muito para menstruar, com uma dor horrível e queria saber se existe algum tratamento que não seja cirúrgico, já que não posso tomar hormônios por causa da trombose.

Anônimo disse...

Olá,doutor tenho 30 anos e um filho de 2 anos e meio e estou muito preocupada pois descobri q estou grávida e ficamos muito felizes pois foi planejado(hoje de 6 semanas)e a uma semana fui parar na emergência de uma maternidade com sangramento e forte cólicas e numa usg descobri q tenho um mioma pediculado fora do útero de pouco mais de 5cm, e o pior é que o embrião não foi visualizado durante a usg, o saco gestacional parece vazio.Será que é por causa do mioma?Será q vou abortar? estou tão preocupada.Por favor me esclareça as dúvidas referentes ao meu caso.Obrigada.

irany disse...

Olá .Sou Irany.Tenho 30 anos.Já há alguns anos tenho notado o aumento do meu fluxo,mestrual.E há uns 6 meses notei que engordei muito rápido e minha barriga está enorme.Consultei em uma médica de inha cidade ela me pediu ultrasom e ela falou que estava tudo normal e que eu tomasse um anticoncepcional no meu caso o malu foi o que deu mais certo pois o miranova me deu muita dor de cabeça.Ela me indicou para tomar três cartelas,na primeira artela senti muita diferença,meu fluxo diminuiu bastante,mas agora na segunda cartela estou sentindo dores nos seios,e muita dor na perna esquerda e na regiao pelvica do lado esquerdo descendo para a perna,já tem uma semana ou mais está dor.A dor e parecida com colica menstrual.
O que eu faço?
Procuro um médico em outra cidade com mais recursos que a minha cidade pequena?Me ajude por favor.Por causa de outras dores que sinto já tomei codeina de 15 mg,e tomo todos os dias baclofem de 20 mg,e ciclobenzaprina de 10mg.Mas mesmo assim a do persiste.
Obrigada.

Aline Prado disse...

Boa Noite, Dr. Michel Zelaquett!
Acabei de pegar o resultado do meu US transvaginal e estou preocupada, pois o laudo diz assim:
"...no lábio posterior do colo uterino, nota-se imagem hipoecóica heterogênea, bem delimitada, medindo 1,2cm de diâmetro, sugerindo tratar-se de conteúdo líquido espesso em glândula endocervical."
Dr., o que isso quer dizer?
Obrigada.

Alessandra disse...

Olá,doutor tenho 30 anos e um filho de 2 anos e meio e estou muito preocupada pois descobri q estou grávida e ficamos muito felizes pois foi planejado(hoje de 6 semanas)e a uma semana fui parar na emergência de uma maternidade com sangramento e forte cólicas e numa USG descobri q tenho um mioma pediculado fora do útero de pouco mais de 5cm, e o pior é que o embrião não foi visualizado e nem a vesícula vitelínica durante a USG, o saco gestacional parece vazio.O sangramento durou uma semana porém com o colo fechado e a médica receitou utrogestan via vaginal.Será que é por causa do mioma?Será q vou abortar? estou tão preocupada.Por favor me esclareça as dúvidas referentes ao meu caso.Obrigada.

Alessandra disse...

Parabéns pelo blog!Já me ajudou bastante ao ler suas respostas aos comentários eu estava muito tensa e ansiosa.

Fatima disse...

bom dia!!doutor,,gostaria de tirar algumas duvidas ..meu nome é fãtima tenho 34 anos ..e tenho 3 filhos ..d ultima gestaçao..ao fazer uma consulta de rotina e ja algumas semana c a mestruaçao desregulada..descobri que alem de eu esta gravida ..estava c o mioma..que media 6mm ,,mas correu td bem c a gravides..o fato que estou insegura..pois mesmo meu filho j tendo 2 anos..e sempre fazendo exames de 3 em 3 meses ..o mioma s cresce ..e fico c medo d tomar anticoncepicional,,por saber q tem muitos hormonios...e o medico ..fala q não precisa opera,,mas ele s cresce e minha mestruaçao agora vem duas vezes por mes..então uso preservativo,,mas desceu para mim dia 27 e parou dia 31,,sendo que tive relaçao dia 06/0,mas a camisinha estorou,,ai apos as 6 horas tomei a pitula d dia seguinte ..a dose unica.dr agora lhe pergunto corro o risco de esta gravida???pois vomitei muito ..e mesmo tendo o mioma??corro esse risco??o que devo fazer??obrigada!!!

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr por favor , preciso de uma ajuda , fui fazer meu exame de rotina meu medico me pediu um us como faço todo ano . Mas esse agora deu alguns problemas por favor me ajude que minha consulta e soment dia 30 .

Utero : Em Arteversoflexão, de forma e contorno preservadosde dimensões aumentadas.
Nódulos Murais Fúndicos e Posteriores de 1,02 cm e 1,03 cm .
Eco Endometrial Centrado, com expessura normal e homogenio , medindo 13,8mm.
Cistos de Naboth.

Ovarios : Topicos , de forma e contornos normais, com cisto anexial esquerdo “espesso’” de 2,0 cm.
Ausencia de Coleçoes liquidas em cavidade pelvica.

Medidas

Utero : 9,38 x 5,34 x 5,14 cm Volume 134,8 cm3
Ovario D: 2,84 x 1,96 x 2,1 cm Volume 6,1 cm3
Ovario E: 2,74 x 2,08 x 2,2 cm Volume 6,6 cm3

Impressao Diagnostica :
Aumento Uterino
Nódulos Uterinos( Mioma? Etc)
Cistos de Naboth
Cisto Anexial Esquerdo, “espesso”

Estou tentando engravidar tenho 28 anos , nao tenho filhos sera que vou ter problemas para engravidar devido a isso tudo ?

Obrigada

Ana

Raquel disse...

Boa noite Doutor.
estou preocupada porque mesmo tendo varios miomas eu engravidei, tive uma gravidez dolorosa e minha bolsa rompeu com 29 semanas de gestação, na hora do parto(cesaria) descobri que tinha mas de 3 miomas, estou com medo de não poder engravidar de novo, pois era minha primeira gravidez e minha filha não resistiu. gostaria de saber se corro este risco, e se engravidar denovo corro o risco de a bolsa estoura denovo fora do tempo.

gleice santos disse...

ola Dr.
Meu nome é Gleice tenho 24 anos, e a um ano descobri que estou com 2 miomas na ultima usg feita em 14/08/2009 foi constatado os volumes de 2 imagens nodulares sendo NI intramural posterior medindo 54x53x55 mm e N2 Subserosa posterior medindo 54x47 mm. o meu medico ja havia marcado muinha cirurgia p. dia 27/08/2009,mas resolvi ñ fazela, só que estou com muito medo de ñ poder engravidar, pois ñ tenho nenhum filho e meu maio desejo é de engravidar e ñ estou conseguindo, ja ñ sei mais se é por causa dos miomas ou se ja virou uma coisa pscologica...
por favor me de uma resposta, obrigada..

Anônimo disse...

Bom dia Dr.Michel!
Meu nome é sabrina, tenho 29 anos e estou grávida de 22 semanas pela 1ª vez!Tenho um mioma intramural q antes tinha 17mm e atualmente está com 45 mm q está localizado próximo ao colo...devido a localização foi sugerido pelo Go um parto via cesariana q ele já me informou q é muito delicado pq o mioma está no local da incisão...estou preocupada com a hemorragia...Meu parto é de alto risco??já viu casos semelhantes??

123456 disse...

boa tarde doutor estou muito preocupada a 3 anos eu tomo uma injeção trimestral e não tenho estruação, a minha colega estava tomamndo a mesma injeçõa que a minha e teve mioma e medico disse que ela não teve uma hemorragia pq esta tomando essa injeção pq o certo é dar uma pausa, tenho 20 anos a ultima dose dessa injeção que tomei foi em fevereiro de 2009 desde então não tenho mestruaçõa ja fiz dois teste de gravidez e derão negativo, sou negra mais nenhum familiar meu teve mioma eu posso estar com o mesmo e durante a noite eu sinto muita colica

Angélica Cristina disse...

Bom dia

Á poucas semanas descobri que estava grávida de 2 meses e que tenho um mioma, o feto está com 26mm e o mioma está com 30mm, a médica disse que provavelmente o bebe não conseguirá nascer, estou sangrando á 1 mês e sinto dores, preciso ter certeza se o bebe irá sobreviver.

Grata

Angélica

Anônimo disse...

OLÁ

DESCOBRI QUE ESTOU GRÁVIDA DE 2 MESES, O MIOMA ESTÁ MAIOR QUE O FETO, NÃO POSSO TER ESSE BEBE, QUAIS OS RISCOS DE FAZER UM ABORTO? EXISTEM RISCOS SEMPRE MAIS GOSTARIA DE SABER SE ELES AUMENTAM NO MEU CASO, ESTOU DESESPERADA PRECISO DE AJUDA.

Anônimo disse...

OLa Dr eu fiz um laqueadura a uma ano atrais e agora eu fiz exame de sague e um ultrason e deu q estou gravida de 12 para 13 semanas tem como o bebe esta escondendo um mioma ou um cisto eu ja tiver um cisto mais ele sumiu com remedios mais eu estou com as mesmas dores q eu tinha ate guando pode aparecer um mioma mesmo eu estando gravida estou com muito medo abraços Erivanda
E oque eu tenho q fazer com o medico q fez a laqueadura em mim

Anônimo disse...

Boa noite Doutor,
me chamo Tatiana, tenho 30 anos e em US transvaginal foi diagnosticado um mioma transmural subseroso com volume de 97,9 cm3 em íntimo contato com parede uterina ântero lateral direita, no meu caso assintomático. gostaria de sua opinião sobre o tratamento pois pretendia engravidar no proximo ano.queria seu esclarecimento tambem se este mioma interfere na minha fertilidade e no curso da gestação.
Agradeço a atenção e o Parabenizo por este blog muito bem estruturado e esclarecedor.

Let Them Come disse...

Ola Doutor
minha esposa esta graviada a oito semanas e ela tem tres miomas na parede do utero. os medicos disseram que esta tudo bem e que nao a riscos para o bebe. mas durante esse fim de semana ela tem tido muitas dores. fomos ao hospital duas vezes. uma vez a deram buscopan e na outra buscopan plus. nenhum dos dois esta fazendo efeito algum.
voce te alguma dica para o que fazer? algum tipo de exercicio ou fruta que ela possa comer para ajudar a passar a dor?

obrigado

Paula disse...

Ola meu nome e Paula, tenho 40 anos mae de 3 filhos, ha 2 anos descobrir que tenho 3 miomas um com 10cm e os outros de 6cm, minha mestruacao nao tem data certa e qnd vem fico com sangramento ate 20 a 25 dias, e por este motivo estou tbm com anemia, sinto muitas dores na barriga, e nas pernas, e uma dor nas costas bem la embaixo no osso da coluna, tenho colicas fortissimas, e muito coagulos, e tenho muitos gases e intestino preso. E possivel eu fazer a cirurgia e nao tirar o utero? A mulher qnd tira o utero ela engorda? Por eu estar este tempo todo com mioma, pode me trazer mais prob? Nao fiz a cirurgia pq estou fora do pais a 8 anos, vivo nos USA e aqui e muito caro a cirurgia, vou o ano que vem pro Brazil, sera que posso esperar ainda? Estou preocupada com minha cituacao...me sinto gorda...sinto muitas dores...Obrigado!!

Fabiana disse...

Olá!Me chamo fabiana e estou grávida de 7 meses.Antes de engravidar, tinha sangramentos entre as menstruações e principalmente durante as relações sexuais.Fiz exames ginecológicos e ultrassonografias, mas nada foi encontrado como sendo a causa do problema.Continuei com sangramentos mesmo depois de engravidar e só no 3º mes foi descoberto que tenho um mioma(ou pólipo)localizado no cólon do meu útero.Segundo minha médica é muito grande.E agora nos últimos dias tem sangrado muito e estou c muito medo de entrar em trabalho de parto devido a ele.Esse sangramento não prejudica em nada o meu bebe??Ele poderá ser retirado na hora do parto???Devo optar p cesariana??Em caso de entrar em trabalho de parto, visto que já é min ha 4º gravidez e os outros foram parto normal,pode, ter algum risco???Estou muito insegura em relação a esses diagnósticos, mesmo confiando muito em minha obstetra.Obrigada!

Vívian disse...

Olá, sou Vívian, tenho 34, sem filhos, descobri há um ano que tenho um mioma. Ele está localizado na parede posterior, terços médio e superior, porção intramural e subserosa - comprometendo toda a espessura da parede:de justa-endometrial a subserosa, projetando-se na cavidade abdominal, com 8 cm de diâmetro médio.
Medidas: DL = 10,5cm; DAP + 9,9 cm; DT = 8,8 cm Volume = 411,6cm³
Gostaria de saber qual a opinião do doutor, pois pretendo engravidar o mais rápido possível.
Obrigada,
Vívian,
Brasília - DF

Aline Mara disse...

Olá, Dr. Michel.
Chamo-me Aline, 32 anos, tenho um mioma, moro na Alemanha e senti-me bastante orientada através dos muitos casos e esclarecimentos postados no seu blog. Obrigada!

Thyane disse...

Olá boa noite Dr. Me chamo Cristiane e tenho 29 anos e não tenho filhos, porém esse é meu grande sonho e hoje ao fazer uma Ultra Sonog Trans Vaginal entrei em desespero ao saber que o laudo acusou adenomiose de parede posterior com dois nódulos de mioma associados. "O útero em AVF de contornos regulares, parede posterior espessada comprimindo o endométrio contra a parede posterior, de textura difusamente heterogênea e hiperecogência, não observando delimitação com o endométrio, Observando ainda duas imagens hipoecogênicas de contornos regulares medindo 1,4 e 1,2cm de diâmetros"
Medidas uterinas: 9,2cm no diâmetro longitudinal; 4,3 cm no diâmetro antero posterior; 5,4cm no diâmetro trasversal. Volume uterino 113,8 cm³ - Orvários apresentando volume e ecotexturas normais - Fundo de saco livre.
Por favor Dr. Eu preciso saber se tenho chance de engravidar, se vou ter alguma dificulda, riscos e quais as formas de tratamento???

Desde já fica aqui meus agradecimentos.

Naysa disse...

Boa noite.Minha irmã esta grávida e com Mioma .Antes da gravidez o volume do útero era de 384 centímetros cúbicos.Na formação do saco gestacional o útero dela adquiriu o volume de 601 centímetros cúbicos.A gestação dela neste momento de 6 semanas e 3 dias e volume do útero esta em 803 centímetros cúbicos.Ela tem mioma dês dos 18 anos e já vez cirurgia para retirar miomas.
Gostaria de saber quais são os riscos desta gestação e o que vai acontecer com os órgãos internos dela já que seu útero é invertido?

ferreira.legal disse...

Oi, boa tarde fiz um ultrasom transvaginal e acusou uma sinéquia de 0,4x0,3cm e a minha médica pediu para fazer um exame para confirmar que é histerossalpingografia, mas estou muito com vontade de engravidar, será que confirmando passarei por uma cirugia? ou tratamento não cirúrgico? e poderei engravidar?

Nady disse...

Boa noite Dr, o meu nome é Nady e tenho 22 anos, a 3 mese descobri que tenho um mioma uterino de 20x14mm, e o medico nao me receito nada, e eu tenho um problema de amenorreia (2 a 3 meses) e uma hemoragia intensa num periodo menstrual de 2 a 4 semanas, já nao sei o que fazer, xtou muito preocupada. Dr gostaria de saber qual é o efeito do mioma sobre a amenorreia? qual é o melhor remedio pra amenorreia e esse mioma? tenho possibilidade de engravidar?

Obrigada, gostei muito do site....Aguardo resposta....

Patrícia disse...

Boa noite doutor, descobri recentemente que tenho um mioma de 3cm submucoso e os médicos que fui falaram que tenho que operar pois desejo engravidar logo, mas um deles falou que posso engravidar sim com este mioma.
Qual a sua opinião???

Dr. Michel Zelaquett disse...

Patricia,
O ideal é que vc realize uma videohisteroscopia diagnóstica, pois somente ela poderá definir se este mioma realmente se encontra na cavidade uterina (mioma submucoso), o que justificaria a retirada do mesmo através de uma miomectomia videohisteroscópica.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Vivian,
Seu mioma, pelo o que foi descrito, é grande e pode estar distorcendo o útero de maneira a dificultar que vc engravide. Portanto, sugiro que vc procure o quanto antes um especialista em tratamento dos miomas uterinos para realizar um diagnóstico mais preciso e, conseqüentemente, orientar acerca do tratamento mais adequado para o seu caso.

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Michel
Por gentileza, gostaria de saber como faço para localizar um especialista em miomas uterinos em Curitiba ou em São Paulo, pois um tratamento no Rio de Janeiro, a princípio, seria inviável para mim.
Desde já agradeço a atenção. Lorena.

Patrícia disse...

Doutor,eu fiz uma ressonância magnética, pela qual descobri que ele é submucoso e tem 3 cm.
Gostaria de saber se fizer a retirada do mesmo, posso ter filhos depois?
Se isto não afetaria meu utero?

Sou de Porto Alegre, gostaria de indicação de um especialista na area aqui.
Obrigada

Eliane disse...

Olá! Doutor Michel!
Em primeiro lugar quero agradecer por esse blog que tanto nos socorre na hora do desespero.
Tenho 38 anos, já vou completar 39 no próximo mês, há 2 anos estou tentando ter um bebê. Já tenho dois filhos, um de 19 anos e a menina de 11. Em dezembro de 2008 sofri um aborto espontaneo, tenho um mioma desde 2003, mas minha vida estava muito tumultuada, então nem posso pensar que foi culpa do mioma. Desde então venho tentando engravidar novamente. Neste mês de outubro, minha menstruação atrasou e após 13 dias, com muita ansiedade e esperança, fui até ao laboratório e pedi por conta própria um BETA - HCG, porque me mudei de cidade e ainda não havia conseguido médico por aqui. Quando peguei o resultado fiquei radiante, pois deu positivo, sendo que na noite do mesmo dia comecei a sentir fortes dores no baixo ventre e nas costas, parecendo ser cólica, passei a noite toda sentindo fortes dores, era como se eu estivesse sendo cortada ao meio. No dia seguinte passei o dia tentando médico mas sem sucesso fui até ao hospital, fui atendida por um Clínico Geral que me encaminhou pra uma ultrassom. Durante o exame fiquei abalada porque não foi possível visualizar o saco gestacional mas consatatou-se que havia mais três miomas, somando então 4 de 21, 12, 11 e 6,3 mm. O Médico disse que pelas alterações no útero e endométrio poderia ter uma gravidez em curso, mas com menos de 5 semanas, falei do sangramento e ele disse que era normal já que tenho miomas e que não oferece riscos para o bebê. Fui liberada mas chegando em casa o sangramento que havia começado na sala de espera do hospital se intensificou, chegando até a expelir pedaços de coagulos, estou muito assustada, só consegui médico gineco para daqui há 4 dias e não sei se devo procurar o hospital novamente. Será que estou mesmo grávida??? Será que com o sangramento o bebê pode ter sido expelido??? Estou desesperada, meu esposo está tão feliz com a idéia do bebê que nem posso falar na hipótese de não tê-lo ou tê-lo perdido. Obrigada.

Anônimo disse...

Boa Noite fiz uma miomectomia a 3 meses e agora estou gravida qual o risco para o bebe,pois acho que minha cirurgia esta muito recente e tenho 40 anos.Estou me preoculpando atoa ou tenho mesmo que me preoculpar.

Thyane disse...

Olá Dr. Bom dia, Mas uma vez estou aqui e agora estive na médica e ela me deixou bastante confusa, na medida em que entrou em contradição com a médica que fizera a transvaginal, ela disse que eu ia ter dificuldades de engravidar e que deveria parar imediatamente de usar o a injeção UnoCiclo a qual eu tomava regurlamente a quase cinco anos, já a Dra que havia me consultado antes e a qual solicitou os exames de rotina disse que os nódulos que apareceram medem menos de 2cm e isso não implicaria em nada, que era normal e que não deveria me preocupar e que eu poderia continuar usando a mesma injeção (Unociclo) e assim ela não passou nenhum tratamento e disse ainda que posso ter filhos sem dificuldades. Ah! Vale ressaltar que mestruei no mÊs de setembro no dia 16 e agora em outubro ela chegou no dia 13 e não tomei a injeção, porém no dia 21/10 a mestruação retornou e dessa vez com intensidade e já duram 5 dias, Gostaria a sua opnião, elmbrando que logo acima tem um comentário postado dia 10/10 feito por mim com os detalhes que talvez precise para me responder???? E se poder me responde ele também. Obrigada

Dr. Michel Zelaquett disse...

Bom Dia Cristiane (Thyane),
A presença de pequenos miomas e de adenomiose nem sempre pode levar a infertilidade. O ideal seria que vc realizasse exames mais específicos como uma ressonância magnética de pelve com contraste (para confirmar o diagnóstico de adenomiose e melhor avaliar os miomas) e uma videohisteroscopia diagnóstica (para avaliar o status de sua cavidade uterina e se os miomas e a adenomiose podem estar distorcendo-a). Para tanto, Cristiane, sugiro que vc procure por uma avaliação com um especialista em miomas uterinos e em adenomiose.

Thyane disse...

DR. E quanto a suspensão do conceptivo o qual eu tomava e o porque da mestruação vim duas vezes no mês, esta associada a qual fator, e outra dúvida qual a diferença entre o mioma e adenomiose, e como sou pessoa simples, s/ plano de sáude, o SUS cobre esse tipo de exame o qual o Sr. indicou e se com esse diagnóstico que falou, tenho alguma chance de engravidar???

Cinthia disse...

Olá dr. Bom dia. Eu tenho 33 anos e um filho de dez. Este ano fiquei grávida no mês de junho, ocasião em que possuía dois miomas de cerca de 1,5 e 2,0cm. No terceiro mês comecei a ter contrações, causadas pelos miomas. Fui indicada ao repouso. Ao fim deste, retornei às minhas atividades e então tive um sangramento. Fui para o hospital e retornei pra casa. Dois dias depois tive outro sangramento e perda de líquido, ao chegar ao hospital estava com dilatação. A bolsa havia herniado. Como o bebê estava bem, fui mandada para casa para permanecer em repouso total, mas dois dias depois a bolsa rompeue acabei perdendo o meu bebê com 18 semanas de gestação no início deste mês. Na última ultrasom já estava com 4 miomas, os maiores com quase 6 cm, segundo o médico a placenta estava implantada em um deles.Gostaria de saber se nessas condições poderia ter sido feito algo para salvar o meu bebê, para evitar o parto tão prematuramente. Gostaria de saber se posso engravidar com esses miomas, se a reposta for positiva, quanto tempo devo esperar?

katiuscia disse...

oi, me chamo Katiuscia e moro em Campina Grande, PB. Estou grávida de 25 semanas e na ultima ultra -sonografia a médica encontrou um mioma de aprox. 6 centimetros acima de meu ovário direito, mas fora do últero, o que segundo a médica não compromete a gestação.

Alguém pode me ajudar? Tirar dúvidas? Enviar comentários?

Abraços, Katiuscia

Anônimo disse...

gleice santos disse...
ola Dr. ainda espero por sua resposta........
Meu nome é Gleice tenho 24 anos, e a um ano descobri que estou com 2 miomas na ultima usg feita em 14/08/2009 foi constatado os volumes de 2 imagens nodulares sendo NI intramural posterior medindo 54x53x55 mm e N2 Subserosa posterior medindo 54x47 mm. o meu medico ja havia marcado muinha cirurgia p. dia 27/08/2009,mas resolvi ñ fazela, só que estou com muito medo de ñ poder engravidar, pois ñ tenho nenhum filho e meu maio desejo é de engravidar e ñ estou conseguindo, ja ñ sei mais se é por causa dos miomas ou se ja virou uma coisa pscologica...
por favor me de uma resposta, obrigada..

belinha disse...

OI1 Meu nome é Isabel.
Tenho dois filho gemeos de 11 anos , e agora estou tentando ter outro só que estou tendo dificuldade, e hoje fiz um ultrason transvaginal e apareceu um endometrio de 4,7mm, isso pode impedir de eu engravidar.
tenho hoje 29 anos e quero muito ter um filho

belinha disse...

OI1 Meu nome é Isabel.
Tenho dois filho gemeos de 11 anos , e agora estou tentando ter outro só que estou tendo dificuldade, e hoje fiz um ultrason transvaginal e apareceu um endometrio de 4,7mm, isso pode impedir de eu engravidar.
tenho hoje 29 anos e quero muito ter um filho

Anônimo disse...

Boa Noite

Fiz um ultrassom de pelve e constatou-se nestes termos:Utero= em anterversoflexao, medindo 12,2x7,5x6,7 nos maiores eixos, formato uterino piriforme e contornos irregulares,textura miometrial heterogenea, apresentando nódulos fúndico posterior medindo 4.3 cm e nódulo de parede anterior lateral esquerda medindo 2,2cm de textura miometrial e ambos os ovarios apresentando pequenos foliculos menores que 1 cm, sugerindo micropolicistico..a Gn me falou que por causa da posição do mioma so por um milagre terei um filho...ja tenho 3 filhos de outro relacinamento, tenho 37 anos e meu atual marido deseja muito ter um filho...o que faço???

Sandra Hellen disse...

Bom Dia, meu nome é Sandra. E acabei de realizar uma Ultra sonografia transvaginal, e foi detectado um mioma hipoecogenico, intramural posterior com componente sub seroso, medindo 2 x 1,8 cm. Ainda não retornei a minha médica, pois estou aguardando outros exames, mas já chorei muito, pois estou planejando engravidar, por isso realizei a transvaginal e estou fazendo outros exames. Também foi constatado que meus ovários são policistico.
Gostaria de saber se esse tipo de mioma interfere na gravidez? Caso afirmativo, quais os riscos? Obrigado.

hfjaime disse...

Bom dia Dr.estou procurando na net todo tipo de site que possa me esclarecer melhor sobre os miomas na gravidez e me deparei com este Portal e que já me ajudou bastante com as perguntas e respostas, mas meu caso é o seguinte: estou grávida de 7 semanas e tenho um mioma de 7,3 x 5,4cm de tamanho e meu embrião esta no desenvolvimento normal, houve sangramento apenas uma vez ( até agora) e claro tenho cólicas, mas ouço duas versões sobre o parto: a primeira é de retivar o bebê e o mioma ao mesmo tempo e a segunda a retirada do bebê e depois outra cirurgia para retirada do mioma... Qual dessas opções são mais indicadas no meu caso? estou ansiosa pela responsta ...
Atenciosamente, obrigada
Hilda Franco

Carol disse...

olá dr
tenho 3 miomas:subseroso(3,7cm);intramural(1,2);submucoso(3,5).
o médico sugeriu cirurgia ou tratamento para que eu engravide.há riscos engravidar desta forma? qual seria a melhor solução? obrigada!
carol

miminhaedri disse...

Ola Dr Michel!
Me chamo Lidiane, tenho 30 anos, e ja passei por 2 abortos, o primeiro espontaneo nas 7 semanas e o segundo provocado porque os medicos viram que nao tinha embriao!
Agora estou gravida de 6 semanas, e fiz uma ecografia e o Doutor me disse que estou com um mioma de 8mm e isso me preucupa porque faz 2 meses passei por 2 cirurgias p retirar um mioma de 14mm, a primeiro nao conseguiram porque era mto dificil de encontra-lo, mas na segunda tiraram e logo fiz uma ecografia p ver se estava tudo bem com meu utero, e sim estava limpo e tudo bem, depois de 18 dias dessa ecografia, faço uma ecografia p ver se esta tudo bem, ouvir os batimentos do bebe, e o medico me diz que tem uma Mioma.
Isso pode me prejudicar durante a gravidez??
Mto Obrigada!
Lidiane

carolina disse...

Dr. Michel,

Fiz um exame de sangue há pouco tempo e o meu CA 125 estava alterado. A médica, desconfiada de que eu tinha endometriose, me mandou fazer uma ressonancia magnética da pelve, fiz e o resultado foi: endométrio centrado e homogêneo, e o útero apresenta pequena imagem nodular de 1,2 cm, submucosa fundo-corporal anterior, com sinal baixo em T2, sugerindo nódulo miomatoso.
Tenho 31 anos e estou tentando engravidar há um ano. Isso pode prejudicar a minha fertilidade? a minha saúde? acha que vou ter que extrair o mioma?

josy disse...

ola doutor,me chamo josy, e estou gravida de 7 semanas, desde a 5 semana ando preocupada, pq apos (da 1 vez, e claro) ter tido relacao sexual desceu um pouco de sangue-amarronzado, uma semana seguinte fiz uma endo,e gracas a Deus o bebe estava bem mas em compensacao apareceu 3 diagnosticos diferentes: um deles e um nodulo miomatoso intramural posterior medindo +- 2,1 cm, e um cisto homogeneo medindo 2,9 cm sugestivo de cisto decorpo luteo(isto no ovario esquerdo) e por ultimo um hematomoa retrocoriônico proximo ao OI do colo, com 2,09x0,77 cm . hoje estofaltando 2 dias para completar a 8 semana, e novamente desceu esse sangue-amarronzado, foi pouco, e claaro, mas foi o suficiente p me abalar, j q desta vez n fiz sexo,e ainda por cima faz um pouco mais d 3 meses q tive um aborto, tb por volta da 8 semana, esou muito nervosa, aflita e c medo. Ja fui ao medico a tres dias atras ele me medicou Dactil-ob, mas mesmo assim estou muito amendrontada pq hoje novamente desceu esta secreçao. Por favor Doutor me mande uma palavra profissional, ate mesmo amiga, para me tirar um pouquinho desta dor. Muito, muito obrigada, josy, ES

Anônimo disse...

Bem vem dizer minha experiência.
Em 2007,depois de 9 anos de casada
engravidei do meu primeiro filho,aos 30 anos de idade.
Não só tinha 1 miomas,e sim 3.
Um com 4,6 e 17 mm.
Eles eram subserosos,estavam na parte externa do útero.Meu bebe nasceu supersaudavel.
Ele vai fazer 2 anos em março de 2010.
Hj sou uma pessoa realizada.
E sei q se eu consegui vcs tambem conseguirão.
Só tem q controlar a ansiedade isso atrapalha muito.
Eu tomei um chá q dizem q é bom para muiomas talvez isso possa ter ajudado.UXI AMARELO COM UNHA DE GATO.DÁ UMA PESQUISA.ESPERO TER AJUDADO
BJ MENINAS
BOA SORTE,POIS SEI Q TERÃO.

Lyla disse...

Me chamo Lyla, tenho 26 anos

tenho dois miomas intramural 2.5 e 2.7 cm, sinto vários sintomas causados pelos mesmos como muita dor e sangramento no período menstrual. Gostaria de saber se existe algum tratamento ou se a solução seria a reirada dos miomas. Não penso em retirar pois estão em um lugar de dificil retirada e nao quero correr o risco de ter que retirar o utero.

Anônimo disse...

Bom Dia Me chamo janaína tenho 32 anos
Bom procurei um hospital para fazer o tratamento e ver se seria possível fazer a retirada do mioma por videohisteroscopia, depois de realizar os exames a Drª me disse q não seria possível fazer por video q seria feito a cirurgia aberta como uma cesariana com possibilidade da retirada do útero pq o mioma tem quase 5 cm e está dentro do útero e na parede.
Minha dúvida é se eu engravidar terá algum risco pra mim e pro bebê? eu terei uma gravidez difícil e o parto será mas difícil por eu ter mioma?

CLAUDIA disse...

ME CHAMO CLAUDIA, TENHO 38 ANOS E VÁRIOS MIOMAS E MEU UTERO ESTAVA MEDINDO 300 CM NA ULTIMA ULTRA-SOM, MS MEUS MÉDICOS AINDA ME DÃO ESPERANÇA DE ENGRAIDAR, JÁ FIZ MIOMECTOMIA (TIPO CESARIANA)EM 2003,FIZ HIESTOSCOPIA ANO PASSADO, MAS AIDA NADA DE ENGRAVIDAR, MINHA MÉDICA PASSOU MEDICAÇÃO PARA INDUZIR MAIS OVULAÇÃO, MAS TENHO MEDO DE TOMAR E OS MIOMAS AUMENTAREM, POIS SEMPRE QUE TOMO ALGO A BASE DE HORMONIOS ISSO ACONTECE, TENHO MUITA EPERANÇA DE ENGRAVIDAR, MINHA DUAS IRMÃS MASI NOVA JÁ RETIRARAM O ÚTERO, E NÃO TEM FILHOS.
QUAL SUA OPIIÃO DR.

fabirios29 disse...

OLÁ ME CHAMO FABIANA TENHO 29 ANOS,A UM MES TIVE UMA GAESTAÇÃO ANEMBRIONADA,E DESCOBRIR QUE TENHO DIMINUTOS MIOMAS,GOSTARIA DE SABER SE POSSO EMGRAVIDAR E QUANDO.OBRIGADA.

Anônimo disse...

ola tudo bem? em 2006 fiz um ultrasom e meu utero media 63 cm³, depois de um ano engravidei e tive um aborto espontaneo com 3 meses de gestaçao. fiz novame te um ultrasom e meu utero media 200 cm³em 2007
realizei outro ultrasom em 2009 e media 421cm³, os dois primeiros ultrasom foram com uma medica que nao falou nada do aumento do utero, em 2009 outra gineco viu o tamanho e fcou assustada com o tamnho que a outra nao tinha falado nada. absurdo
entao marcou uma avaliacao no hospital e que tenho que fazer uma cirugia urgente... estou assustada, pois meu mioma tem 5cm e é intramural
nao tenho filhos e pretendo ter, posso perder meu utero?
é uma cirurgia arriscada? nunca fiz cirurgia assim...
estou com medo.
tenho 31 anos
desde ja obrigada.

Anônimo disse...

gostaria de saber se existe embolizaçao pelo sus.
e porque nao ainda.
e particular quanto custa?
obrigada

Eliane disse...

Olá, meu nome é Eliane tenho 26 anos e não tenho filhos possuo um mioma de 11,9cm intramural e ja fiz uma embulizaçao á 5 meses atrás na qual o mioma diminuiu muito pouco, será que posso engravidar tendo este mioma, e quais são os riscos pra mim e o bebê?????

Raiany disse...

Olaa..
Boom minha duvida e o seguinte..
tenho 16 anos e acho ki estoou coom mioma,pelos sintomas.. é possivel?
o Mioma ulterino pode ocorrer em qualquer mulher, seja ela virgem ou nao?
Obrigado

Joana Darc disse...

Olá Dr. Estou tensa porque estou com um mioma subseroso de 6cm por 5cm e outro de 2,6cm encostado à este primeiro. Ainda não tenho filhos e meu desejo é engravidar ano que vem. Minha médica pediu uma ressonância. É realmente caso para cirurgia ou posso tentar a gestação? Quais os riscos?

Marilia disse...

OI!Tenho um mioma de 8,9cm e um de4,8cm e acabo de descobrir que estou grávida. Estou com a cbeça cheia de dúvidas, pensei até em aborto, já que é uma gravidez não prevista, aliás eu pensava que nem poderia engravidar.Essa seria minha única chance de ter um filho? O mias irônico é que sempre quiz ter um filho e agora não sei o que faço>

paula disse...

bom dia doutor me chamo paula,tenho 33 anos, ja fiz ligadura e tenho 3 filhos.
fiz ultrasson a um ano atras e repeti o ultrassom semana passada,fico menstruada 20 dias com muitas dores e sangramento muito forte.vou postar o resultado da ultrasson, a minha medica diz q nao é caso de cirurgia agora minha pergunta é vou ficar sempre menstruando e sentindo dores como estou?o senhor acha q devo procurar outro médico?minha ultima menstruação veio dia 04/01/2010 e até hoje dia 16/01/2010 ela permanece.estou tomando anti kelly e mesmo assim nao parou..obrigado doutor e bom fim d semana



útero...dimensões ;longitudinal:8,6cm
transverso:6,6cm
antero-posterior:4,9cm
volume: 144,62cc (valor normal:25 a 160cc)

ENDOMÉTRIO
espessura: 5,8 mm.

Ovário direito
dimensões:1,9x2,9x1,9 cm.
volume:5,44cc

Ovário esquerdo
dimensões:5,2x3,2x4,1 cm.
volume 35,48cc


comentários
Útero em anterversão, com volume normal, contornos regulares. Miométrio heterogeneo, com padrão nodular difuso e pontilhado hiperecóico de permeio, sugerindo adenomiose.Algumas vezes pode haver miomatose associada, mas pode ser dificil distinguir do padão nodular próprio da adenomiose.
Endométrio regular,homogeneo.
Ovário direito com aspecto ecográfico normal.
No ovário esquerodo, nota-se formação cistica de paredes regulares e conteúdo anecóico,sem septos ou debris, medindo 4,2x3,0 cm.
Ausencia de liquido livre na cavidade pélvica.

Anônimo disse...

Dr. TENHO 35 ANOS E ESTOU A CINCO ANOS TENTANDO ENGRAVIDAR ACABEI DE FAZER UMA HISTEROSSAL...E ACUSOU MIOMA SUBMUCOSO E POLIPOS CERVICAIS.
COM ESSE DIAGNÓSTICO É POSSÍVEL ENGRAVIDAR O MEU MARIDO FEZ ESPERMOG...DEU MÁ FORMAÇÃO DA CALDA E MORTE ABAIXO DO TEMPO MÉDIO MAS O MEU GINECO DISSE QUE NÃO SERIA IMPOSSÍVEL DELE SER PAI.
GOSTARIA DE OUVIR A SUA OPNIAO SOBRE MEU CASO.
OBRIGADA

Naiara Leite disse...

DR. Michel
Estou grávida de 4 semanas descobri em um exame de sangue quando estava fazendo fazendo exames de rotina, o ginecologista que me consultou me pediu que fizesse uma endovaginal, ontem fiz esta endo e o medico constatou que eu estou com um mioma de 1 cm, ela viu um saco gestacional mas nao pode ver os batimentos e nem viu se tem um embriao, ele me dissa que somente daqui 15 dias ele poderá ver. Estou muito preoculpada se este mioma pode prejudicar minha gravidez e se no saco gestacional tem mesmo um bebe, por favor me diga o que o senhor acha. obrigada.
Niara Rio Branco-Acre

Naiara Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naiara Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata J C disse...

Meu nome é Renata, tenho 37 anos. Desejo muito ter filhos. Tive um aborto em 2004 e não foi investigada a causa. Em 2006 foi diagnosticado miomas e meu médico achou que não havia necessidade de tratamento. Engravidei novamente em 2008 e sofri novamente um aborto espontâneo na oitava semana (como no primeiro aborto). Mudei de médico, obviamente, e este removeu cirurgicamente (há 01 ano) por via abdominal 5 dos 6 miomas encontrados. Depois de 7 meses engravidei e perdi o bebê pela terceira vez. Fiz inúmeros exames genéticos, hematológicos e imunológicos e nem eu, nem meu marido temos nenhum problema. O fato é que esta semana fiz nova ultrassonografia e lá estão um total de 5 miomas. Sendo um deles significativo (segundo o ultrassonografista). Já não sei mais o que pensar ou fazer. Terei que passar por tudo novamente para depois tentar nova gravidez???? Até que ponto os miomas interferiram nos abortos e podem prejudicar?????
Agradeço se puder me dar uma orientação.

Anônimo disse...

Oi me chama Tatiane tenho um filho de 2 anos e descobri que estou gravida de 5 semanas,mas alem disso tem um mioma ha quase 2 anos e querioa saber se isso pode atrapalhar minha gravidez e se tem algum risco ao bebe,de nascer com algum problema,porque quando fiquei gravida do meu 1 filho jé estava com o mioma e ele nasceu saudavel e lindo demais.Mas estou com um pouco de medo.

Anônimo disse...

Olá Dr.

Me chamo Luciana, tenho 31 anos e estou gravida de 5 semanas e estou tendo problemas na gravidez devido a um mioma de mais de 6 mmm.
Descobri que tinha mioma a mais de 5 anos, procurei opnião de três médicos e nenhum sugeriu a cirurgia devido minha idade e o fato de o mioma ter apenas 3 mm e está calcificado. Os médicos disseram que eu poderia engravidar normalmente.
Tentei engravidar e consegui, só que no dia em que descobri que estava gravida minha alegria foi fustrada com uma enorme dor e um pouco de sangramento na madrugada.
O feto foi empurrado pelo mioma e descolou 75%. Estou tomando rémedio para evitar o aborto. sinto um pouco de dor, mas o sangramento parou, já ouvi muitas histórias de miomas que comem o bb e que nascem defeituosos. Estou com muito medo pelo meu bb, o que o senhor me diz?

Anônimo disse...

OLÁ, BOA TARDE!!!

NO COMEÇO DE DEZ/2009 FIZ UMA CIRURGIA P RETIRADA DE PÓLIPO ENDOMETRIAL.

EM 11/02 FIZ UMA ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL DE AVALIAÇÃO E ME APARECEU O SEGUINTE:

ÚTERO:
NODULAÇÃO SÓLIDA HIPERECÓICA, INTRAMURAL COM PROJEÇÃO PARA O ENDOMETRIO, NA PAREDE FÚNDICA POSTERIOR MEDINDO 0,62 x 0,51.

O Q PODE SER? O Q ACHO ESTRANHO É Q SÓ TEM 2 MESES Q OPEREI, SERÁ Q NAUM FOI VISTO NA HS DA CIRURGIA? OU ISSO APARECEU AGORA? POR FAVOR, ME AJUDE.

GRATA, JANAINA.

Ana disse...

OLá Drº,sou Ana Neri tenho 27 anos e recentemente descobri que tenho MIOMA SUBSEROSO medindo 5.1 X 4.8cm,nunca engravidei e gostaria de saber se este mioma poderá prejudicar na minha fertilidade e qual tratamento deverei acatar para a eliminação deste MIOMA sem prejudicar meu sonho de ser mãe.

Janaina disse...

OLÁ DRº. ME CHAMO JANAINA, DEIXEI UM COMENTÁRIO SOBRE UMA NODULAÇÃO SÓLIDA HIPERECÓICA, INTRAMURAL COM PROJEÇÃO PARA O ENDOMETRIO, NA PAREDE FÚNDICA POSTERIOR MEDINDO 0,62 x 0,51 Q APARECEU EM MEU ÚTERO.

MINHA GINECOLOGISTA FALOU Q TENHO UM MIOMA. GOSTARIA DE SABER SE EU ENGRAVIDANDO SERIA UMA GRAVIDEZ DE RISCO? SE PODEREI SOFRER UM ABORO ESPONTÂNIO POR CONTA DESSE MIOMA?

DESDE JÁ OBRIGADA, JANAINA.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Janaina,
Seu mioma realmente é de um tamanho bastante diminuto. Miomas muito pequenos só causam prejuízo à fertilidade ou a uma possível gravidez se estiver localizado próximo a cavidade uterina.
Para melhor investigar essa possibilidade o exame ideal é a realização de uma videohisteroscopia diagnóstica.

Anônimo disse...

Boa noite,


O meu nome é Ana Paula e consultei um endocrinologista por aumento subito de peso, fiz uma eco endovaginal e o resultado foram multiplos fibromiomas como indico a seguir:

Útero na linha média, em anteversão, de configuração globosa, a medir cerca de 10,5 cm de diametro longitudinal, 8,2cm de diametro antero-posterior ao nivel do corpo e 9,3cm de diametro transversal.
Os ontornos são regulares embora algo lobulados e o miométrio tem textura parenquimatosa marcadamente heterogénea, com múltiplos fibromiomas, submucosos, subserosos e intra-murais, com diametros que atingem os 5 cm, o maior subseroso no corno uterino direito.
Endométrio de dificil avaliação neste estudo, estando obliterado pelos miomas já descritos, aparentando manter a espessura preservada. Não são perceptiveis lesoes intra-cavitárias detectáveis neste exame.
Colo uterino com morfologia e espessuras normais. Anexos sem particularidades. Fundo de saco de Douglas livre.
Resumo: volumoso útero poliomatoso.

Tenho 35 anos, nunca engravidei, mas gostava de o fazer...
Se a partir dos 3mm já poderá haver algu risco, o que me diz o dr deste diagnóstico qual a sua opinião?

Só no final do mês de Março tenho consulta no ginecologista, confesso que estou bastante preocupada por serem vários e de 5cm mais que um, embora o resultado não diga ao certo quantos?

Qual a sua opinião?
Obrigada
Ana Paula

Anônimo disse...

Boa Noite

Meu nome é Rita, Fiz um ultrassom de pelve e constatou-se nestes termos:Utero= em anterversoflexao, medindo 12,2x7,5x6,7 nos maiores eixos, formato uterino piriforme e contornos irregulares,textura miometrial heterogenea, apresentando nódulos fúndico posterior medindo 4.3 cm e nódulo de parede anterior lateral esquerda medindo 2,2cm de textura miometrial e ambos os ovarios apresentando pequenos foliculos menores que 1 cm, sugerindo micropolicistico..a Gn me falou que por causa da posição do mioma so por um milagre terei um filho ( Achei estranho pois ja tive filhos)...ja tenho 3 filhos de outro relacinamento, tenho 37 anos e meu atual marido deseja muito ter um filho...o que faço???Qual opinião do Senhor, por favor???

Anônimo disse...

Oi , minha menstruação atrasou , e mesmo com ela atrasada tive uma relação sexual , corro risco de estar gravida?

telinha disse...

ESTA COM HEMORRAGIA FUI NO MÉDICO, ELA PEDIU QUE EU FIZESSE UMA TRANSVAGINAL, FIZ CONSTOU DOIS MIOMAS PEQUENOS, VOLTEI NELA E ELA PASSOU MIRANOVA, SO QUE A MINHA MESTRUAÇÃO VOLTOU NOVAMENTE , ESTA DURANDO 2 MESES EU NÃO SEI O QUE EU FAÇO, PORQUE NÃO QUER PARA NEM TOMANDO O REMEDIO.

Cristina disse...

Boa tarde;
Gostaria que me tirasse uma dúvida. Fiz uma US transvaginal e foi detectado um mioma intramural de 9,6 mm e um folículo no ovário com 17,9mm. Estou tentando engravidar. Isso vai atrapalhar na minha tentativa, formação do meu bebê ou problemas durante a gestação???? Desde já agradeço a atenção.

Sds; Cristina

Gisele disse...

Gisele Wolff
Ola dr., tenho uma amiga ainda nos 20anos que acabou de perder o bebe na semana 21. ela tem 3 miomas um dos quais bem grandes, nao sei o tipo. no momento ela esta muito em duvida se deveria tentar tira los ou se deveria tentar de novo e caso perdesse ai sim tentar retira los. O que diz a pratica, qtos abortos espontaneos uma pessoa c mioma pode esperar. A placenta dela estava baixa e houve ronpimento da mesma.

Bruno disse...

olá,Doutor Michel me chamo Érica
tenho 25 anos e gostaria que vc me auxilia-se, pois a quase 1 ano descobri que estava com 2 miomas intramurais medindo 10,6 X 5,7 mm e o outro 7,3 X 4,7 a minha médica solicitou uma video histeroscopia diagnostica com biopsia, estou muito preocupda em fazer sendo que (eu nuca tive filho ) e pretendo engravidar.
Quais são os ricos e um deles o de "ficar esteril".
peço sua juda!
desde já agradeço os esclarecimentos.
URGENTE!!!

Bruno disse...

olá,Doutor Michel me chamo Érica
tenho 25 anos e gostaria que vc me auxilia-se, pois a quase 1 ano descobri que estava com 2 miomas intramurais medindo 10,6 X 5,7 mm e o outro 7,3 X 4,7 a minha médica solicitou uma video histeroscopia diagnostica com biopsia, estou muito preocupda em fazer sendo que (eu nuca tive filho ) e pretendo engravidar.
Quais são os ricos e um deles o de "ficar esteril".
peço sua juda!
desde já agradeço os esclarecimentos.
URGENTE!!!

Alexsandra disse...

Oii Dr.
Eu tenho 16 anos e descobri que tenho mioma eu quero engravidar .
Se´ra que eu consiguo engravidar com o mioma ou seria mais apropriado tirar ele meu mioma tem 13 x 12mm e eu tbm tenho cisto no meu ovario esquerdo? o meu mimoma e hipoecoico , o que isso significa?

AlexsandranUNES disse...

oI Dr.
Eu tenho 16 e a 5 meses eu estava tentando engravidar so que não consegui ai eu fui ao medico .
Eu descobri que eu tenho mioma.
Com textura miometrial heterogênea devido à presença de nódulo hipoe´coico , de aspecto miomatoso,localizado em parede ântero-posterior de corpo uterino medindo 13 x 12 mm e tbm tenho cisto perifericos no ovario esquerdo .
Eu queria muito engravidar eu consiguoo engravidar com esse problema .Eu quero engravidar o mais rapido possivel .O que eu devo fazer ?
DESDE JA OBRIGADOOO DR.

Anônimo disse...

olá dr.
Meu nome é Beatriz,34anos,estou com 27 semanas de gestação na ultima ultra descobri 2 miomas:1 corporal anterior, intramural, medindo 2,8x 3,0 x 2,4cm(11,3cm cúbicos)e outro em parede corporal direita,subseroso medindo 6,4cm.
estou apavorada!meu médico ñ deu muita importancia,gostaria de saber que complicações isso pode trazer para o parto?
Muito obrigada e parabéns pelo seu trbalho.

LUCIANA disse...

Boa Noite Dr.Michel
Meu nome é Luciana tenho 34 anos to já há um tempo com problemas de miomas ja fiz uma videolaparoscopia e uma miomectomia mais e continuo me tratando,coloquei o Diu mirena para maior conntrole pois tenho tbém endometriose,tudo está funcionando como esperado mais meu médico não consegue me explicar porque ainda assim continua apareceendo pequenos miomas submucosos agora dentro do meu útero.
E o senhor sabe que ele é mais chato porque mesmo com o Diu continuo menstruando o que posso fazer para tirar estes miomas?.Aguardo ansiosa sua resposta.
Parabens este trabalho que o senhor faz trazendo estas informações da saúde da mulher é de suma inportância pra nós obrigada.

LUCIANA disse...

Boa Noite Dr.Michel
Meu nome é Luciana tenho 34 anos to já há um tempo com problemas de miomas ja fiz uma videolaparoscopia e uma miomectomia mais e continuo me tratando,coloquei o Diu mirena para maior conntrole pois tenho tbém endometriose,tudo está funcionando como esperado mais meu médico não consegue me explicar porque ainda assim continua apareceendo pequenos miomas submucosos agora dentro do meu útero.
E o senhor sabe que ele é mais chato porque mesmo com o Diu continuo menstruando o que posso fazer para tirar estes miomas?.Aguardo ansiosa sua resposta.
Parabens este trabalho que o senhor faz trazendo estas informações da saúde da mulher é de suma inportância pra nós obrigada.

JANAINA disse...

BOA TARDE, DR. MICHEL!!!

NO FINAL DE FEVEREIRO LHE ESCREVI P CONTAR SOBRE O RESULTADO DA TRANSVAGINAL Q FIZ E ACUSOU UMA NODULAÇÃO SÓLIDA HIPERECÓICA, INTRAMURAL COM PROJEÇÃO PARA O ENDOMETRIO, NA PAREDE FÚNDICA POSTERIOR MEDINDO 0,62 x 0,51 Q APARECEU EM MEU ÚTERO (MIOMA). AÍ O SENHOR FALOU Q MEU MIOMA ERA DE UM TAMANHO BEM DIMINUTIVO E Q MIOMAS ASSIM SÓ CAUSAM PREJUÍZO À FERTILIDADE OU A UMA POSSÍVEL GRAVIDEZ SE ESTIVER LOCALIZADO PRÓXIMO A CAVIDADE UTERINA E Q P MELHOR INVESTIGAR ESSA POSSIBILIDADE O EXAME IDEAL A FAZER ERA UMA VIDEOHISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA. MAS MINHA MÉDICA PEDIU Q EU FIZESSE UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA PELVE E O LAUDO FOI O SEGUINTE.
PROTOCOLO: EXAME REALIZADO ANTES E APÓS ADMINISTRAÇÃO VENOSA DE CONTRASTE PARAMAGNÉTICO.
LAUDO: BEXIGA MODERADAMENTE DISTENDIDA, SEM ALTERAÇÕES EVIDENTES; ÚTERO EM ANTEVERSOFLEXÃO, COM VOLUME NORMAL, MEDINDO CERCA DE 8,0 X 3,8 X 3,8CM; ZONA JUNCIONAL HOMOGÊNEA MEDINDO 11MM DE ESPESSURA NA REGIÃO FÚNDICA; ENDOMÉTRIO COM ESPESSURA E SINAL NORMAIS; OVÁRIOS TÓPICOS, COM VOLUME NORMAL, APRESENTANDO MÚLTIPLOS PEQUENINOS FOLÍCULOS PERIFÉRICOS BILATERALMENTE; NÃO FORAM IDENTIFICADAS LESÕES EXPANSIVAS NA PELVE; NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE LINFONODOMEGALIAS; AUSÊNCIA DE LÍQUIDO LIVRE NA CAVIDADE.
O Q O SENHOR ACHA DOUTOR?

DESDE JÁ OBRIGADA, JANAINA.

THIAGO disse...

Doutor,meu nome é Camila,tenho 21 anos,casei há 3 meses,e ha 2 descobri que estou com um mioma medindo 3,7cm,localizado na parede lateral esquerda do utero. To com muito medo,pois tenho um desejo enorme de ser mae,desde que casei não me previno e ate agora não consegui engravidar,nao posso,ou a minha ansiedade pode atrapalhar? Obrigada!

Maria Cecilia B. Donato disse...

Olá Dr.,
Meu nome é Maria Cecilia e tenho um mioma intramural pequeno,gostaria muito de engravidar novamente,já que tenho uma menina de 4 anos.
Gostaria de saber se eu tomar anticoncepcional por alguns meses diminuiria o tamanho dele fazendo com que eu conseguisse engravidar.Teria como fazer isso?
Obrigada!

Anônimo disse...

Boa tarde! Dr. Michel, meu nome é Cláudia tenho 43 anos e dois filhos. Fiz um exame de US. pelvica transvaginal, e deu que tenho um mioma sub-serosa de 2.6 por 2.6 cm, tenho sentido muitas dores na menstruação e muito sangramento durante uns 10 dias por mês e muita dor nas relações sexuais, gostaria de saber se esse sintomas são relacionados ao mioma e qual o melhor tratamento? não pretendo ter mais filhos... abraços e muito obrigada

TUDO SOBRE TELEVISÃO disse...

Boa noite Dr.desde ja agradeço sua resposta, meu nome é Tatiane tenho 32 anos, tenho um mioma localizado no útero medindo 19mm. Estou sentindo sintomas de gravidez, meus seios estão mais desenvolvidos, sentindo dores nos seios e minha metruação tem 1 mês que não veio e estou sentindo colicas de vez em quando. Sera que eu posso esta gravida?

gennifer disse...

ola tenho 34 anos, tive um aborto a 2 meses e descobri q tenho 3 miomas ,meu utero esta grande compativel a uma gravides de 5 meses tenho o desejo de ter filhos uma operaçao pode me dar esta chance

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Michel, me chamo Eliene, descobri a dez meses um mioma subseroso medindo 8mmx6mm, estou tentando engravidar a dois meses e ainda não consegui,tenho probabilidades de conseguir sem fazer algum tratamento? Após relação sexual observo um leve sangramento, este fato pode se dar a existência do mioma? Obrigada

Lunara Bijuterias disse...

Oi. Meu nome é Luciana, tenho 30 ano. Descobri que tenho mioma subseroso e esta medindo 7cm. Não tive filhos ainda. Fiz um tratamento com medicamentos por um periodo de 1 ano e meio mais ou menos, mas nos últimos meses houve um crescimento signifiactivo. A médica indicou fazer a cirurgia. Mas para o meu caso qual seria o melhor tipo de cirurgia?

Anônimo disse...

Bom dia Dr Michel!
Me chamo Vania e moro em Fortaleza.Ce,tenho 32 anos,sou casada ha 05 anos e decidimos ter filhos.Começei a fazer exames de rotina para confirmar se "a casa estava arrumada" para a chega de um morador e derrepente descobri q tenho 3 miomas(1º-4x3.8x3.7 o 2º-3.7x3.5x3.0,ambos intra murais e o 3º-1.2x1.0x0.9,esse subseroso).Já fiz video-histeroscopia-diagnostica e já fui a tres medicos que me deram tres diagnosticos diferentes:a primeira me passou 3 ampolas de Zoladex e qdo procurei saber do q se tratava,procurei uma segunda opinião q me disse para engravidar o mais breve possivel, pois é uma corrida contra o tempo e o 3º me indicou o tratamento de embolização.E essa semana vou procurar uma quarta opinião pois não sei o q fazer!!!Estou louca para ser mãe e não sei nem se tenho chances pra isso!!!O q,na sua opinião, eu deveria fazer?!!

Karina disse...

Ola Dr. Michel, bom dia.
Me chamo Karina, tenho 35 anos, gravida de aproximadamente 18 semanas. Tenho 2 filhos, 13 e 3 anos de idade, na minha ultima gravidez descobri um mioma que me causou varios problemas, incluindo descolamento de placenta.Mantive repouso absoluto ate o parto que ocorreu na semana 38. Apos 6 meses, fiz alguns exames e o diagnostico foi que nao havia mais o mioma.
Porem o problema voltou e em dose dupla. Um mioma intramural e um subceroso logo abaixo da placenta. As dores sao frequentes, minha barriga esta enorme, como se fosse uma gravidez gemelar. Minhas duvidas sao:o bebe sofre com a presenca dos miomas, ha espaco suficiente para seu desenvolvimento , devo optar pela retirada total do utero apos o parto, o parto prematuro ocorre por solicitacao medica ou espontaneamente...
Muito obrigada por sua gentil atencao.
Karina

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Michel,

me chamo Rosa tenho 33 anos, há 2 dois anos descobri que tenho um mioma em parede anterior medindo 1,7 x 1,0 cm. Meu ginecologista me disse que não havia necessidade de tratamento, pois além de pequeno o mioma não me causa nenhum sintoma. No entanto, agora decidi engravidar e gostaria de saber se é possível e comum um mioma com essas características causar problemas para a concepção e gestação?

obrigada e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Boa noite Dr.! Sou Maria Eduarda, tenho 26 anos e estou na 15ª semana de gestação e ultimamente venho sentindo cólicas sem sangramento, informei a minha médica e ela disse que seria devido ao útero se adaptando com o crescimento do bebê. Só que hj fiz uma USG com o seguinte:

Útero: Posição: anteversão
Volume: aumentado

Saco Gestacional: Único
Tópico

Implantação: Posterior

Diâmetro Médio: 97 mm
Embrião: CCN: 89 mm
M.Mode: 148 bpm
DBP: 30 mm

E ele colocou uma observação q me preocupou: Visibiliza-se área hipoecóica em região posterior a placenta, medindo 5,2 cm que pode corresponder a contração de miométrio.

Não entendi muito o q ele explicou, tô muito preocupada, será q isso quer dizer que estou com um mioma? E se for, será que corro risco de aborto? Por favor, responda-me urgente, pois sou um pouco impressionada e não paro de pensar nisso. Agradeço desde já e parabenizo-lhe pelo blog.

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Me chamo Alessandra. Estou grávida de 18 semanas e tenho um mioma de 173 mmX101mmx132 mm com volume 1207,6 cm3 subseroso na parede lateral direita de estrutura hipoecogênica. Estou com muito medo, muito medo mesmo. Hoje realizei uma ecografia para ver a morfologia do bebê e está tudo normal. Sinto a barriga esticar bastante tem dias (principalmente a noite). Tenho também hipertiroidismo. Tenho tto medo que mal consigo curtir a gravidez. Faço o pré-natal especializado de alto risco mas não consigo relaxar. Choro muitas vezes ao dia porque temo que o mioma grande assim possa prejudicar-me e prejudicar o bebê. O Sr. pode me dizer lago Dr...obrigada!

Isabela disse...

Boa noite Dr: , Eu me chamo Isabela Miha , tenho 27 anos, morro em curitiba (PR). Estou grávida de 6 meses e tenho 3 mimomatose uterinal que apresenta muitas dores abdminais ,meu medico diz que eu não posso tomar nenhum remédio que se não vai prejudicar o bebê, eu queria saber de alguma planta ou frutas que possa melhorar essa dor. Por favor, responda que é muita dor, dez de já obrigado.

Ana Cristina disse...

Boa Tarde =D me chamo Ana Cristina tenho 48 anos e possuo um mioma de 15,6mm, eu quero saber se na retirada do mioma é necessário tirar o útero? ou seja, se eu tirar o mioma eu ficarei sem meu útero? 'o.o'
E gostaria de saber também, porque quando eu menstruo, o fluxo vem com excesso e só paro de mestruar com remédios indicados pela minha ginecologista? eu tenho que tomar enjeções de 3 em 3 meses para não mestruar, senão eu fico sem sangue 'o.o' ja tive até anemia profunda por causa disso "/
Obrigada e tenha uma ótima tarde ^^

Anônimo disse...

Boa noite Dr., meu nome é José, eu e minha esoposa, que tem 32 anos, ainda não temos filhos e estamos planejando, e recentemente por conta disso ela fez uma ultra-sonografia na qual foram constatados 7 miomas. O exame está da seguinte forma: "Múltiplos nódulos miomatosos, hipoecóicos, regulares, em cavidade uterina, a saber: medindo 32x31mm, intramural em fundo uterino; 11x7,4mm, intramural em parede uterina posterior; 10x9,2mm, subseroso, em parede uterina posterior; 15x11mm e 17x13mm, intramural, em parede uterina posterior;13x11mm, intramural, em parede uterina anterior e 28x20mm, subseroso, em parede uterina lateral direita. Dr. eu minha esposa temos sonho de ser pais, esses miomas podem atrapalhar isso até que ponto? Muito obrigado.

Odety disse...

Quero agradece-lo pelas informações prestadas neste site:

Estou sem mestruar a 5 meses. Tenho 38a. (sem filhos)
Fiz uma Eco Transvaginal (03/08) e apareceu: -Leiomioma subserso de 1,5 e ovário esquerdo c/2 áreas císticas anecóicas c/2,3cm.

E outra + recente (02/10): -Textura miometral heterogênea c/nódulo miomatoso de 2,6cm.

Não estou grávida.

Gostaria de uma opinião sua:
Muito obrigada
Odety

Maria Luisa disse...

Hola!!!! Estou gravida de 11 semans e 5 dias, tenho 38 anos e é minha primeira gravidez, descobri hoje por meio de ultrassom que tenho um volumoso nódulo solido na regiao fundica, alterando o contorno local e de localizaçao retro placentaria, medindo em seus maiores diâmetros 13,8 x 10,2 x 11,8 cm com volume total de 863,7 cm3. Estou apavorada e gostaria de saber sua opiniao, informaçao sobre uma gravidez com mioma e desse tamanho.
Muito obrigada
Malu

Anônimo disse...

Olá dr. Estou com 20 anos e desde 18anos tinha ovários poliscisticos e semana passada fui fazer exames de Rotinas para o tratamento.... Daí então no exame consta que estou com mioma de 11,3 mm e nos exames anteriores nunca apareceu mioma.... E em um só Deu ovário poliscisticos. Mais estava Desconfiada de Estar Grávida, sinto Enjoô consecultivo,dores na barriga inchaço, muito sono, sem vontades desanimada,Enfim sem Apetite nenhuma tudo que como dá ânsia...Sinto Dores de cabeça Tontura.obs:No inicio quando estava desconfiada até Desceu, mais dois dias normais e terceiro e quarto só piguimentos. Oque será Tdu isso? Desde Já Agradeço a Atenção!!! Muito Obrigada.

óbs: Minha menstruação vem no periodo de 6 dias consecultivo. sendo no ultimo apenas pguimentos.

ANDRÉA disse...

OI! MEU NOME E ANDRÉA,TENHO 28 ANOS E A MENOS DE UMA SEMANA DESCOBRI QUE ESTOU COM TRÊS MIOMAS, O MAIOR ESTA COM 1 CM.FIQUEI MUITO ABALADA COM A NOTÍCIA, POIS NÃO TENHO FILHOS,E TENHO MEDO DE COMPLICAÇÕES.O MÉDICO QUE FEZ A ULTRA-SOM ACONSELHOU-ME QUE PROVIDENCIASSE LOGO UM FILHO.PELA QUANTIDADE E PELOS TAMANHOS EU TENHO CHANCES DE TER UMA GESTAÇÃO TRANQUILA?
DESDE JÁ AGRADEÇO!

nino disse...

Olá doutor Michel!!Boa tarde!!
Me chamo Marisangela e fiz um exame em que foi diagnoticado miomatose uterina.
Quero muito ser mãe e gostaria de saber se posso engravidar.no exame diz que em ante-verso-flexão,medindo 12,6x6,5x7,2 cm nos eixos.Volume de 307 cm3.(VN,paridade=120cm3).Com morfologia e contornos preservados.
Paredes com espessuras e eco-texturas normais.
Observa-se varios nódulos miomatosos de contornos regulares,sendo que o maior deles,situado em região corporal fundica,mede 6,5x6,2cm.
Eco endometrial com caracteristicas da fase proliferativa,medindo 7mm de esopessura.
Ausência de "coleções"no fundo de saco.
Por favor me responda através desses dados se tenho chances de engravidar.aguardo resposta!1

Beatriz disse...

Tenho uma ligadura a 10 anos fiz teste de gravidez beta deu negativo mas estou com todos os sintomas de gravida isso ainda é possivel ?

Rubiane Brochi disse...

Olá, sou Rubiane, tenho 28 anos, descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. Este ano descobri que tenho útero miomatoso. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver. Aqui está o resultado da ultra-sonografia feita no dia 28/04/2010.
Em ante-verso-flexão, assimétrico, apresentando formato globoso, contornos balelados e grande volume, pela presença de três nódulos intramurais miometrais porém com abaulamento de contornos.
São hipoecóicos, heterogêneos e irregulares, medindo: 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-fúndica; 8,88 x 7,3 cm em parede posterior, desviando eco edometrial anteriormente; 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-lateral esquerda.
Eco endometrial medindo aproximadamente 12,5 mm de espessura.
Diâmetro do útero: longitudinal: 17,2 cm ; anteroposterior: 8,7 cm ; transversal: 11,6 cm.
Volume uterino: 907,2 cm³.
Ovários bem delineados com volume e textura normais.
Já fui ao ginecologista e o seu parecer foi a retirada do útero (histerectomia).
Será que há outra solução para quem deseja ter filhos como no meu caso? Seria possível engravidar? Seria uma gravidez de risco? Não há como eu ter um filho pelo menos e depois fazer a retirada do útero?
Aguardo urgentemente o seu parecer de médico. Desde já agradeço do fundo do coração. Que Deus te abençõe.

Mariliane disse...

Meu nome é Mariliane tenho 21 anos e estou grávida de 19 semanas descobri que tinha microcistos quando tinha 15 anos e minha medica disse que eles iriam sumir mais quando estava de 10 semanas fiz um ultrassom e descobri que estava com um cisto no ovário esquerdo de 11.7cm agora com 19 semanas fiz outra ultrassom e ele aumentou esta com 14.8cm.Isso tem algum risco para meu bebe o que seria mais apropriado eu fazer uma cesariana ou parto normal?
obrigado

Jucilene disse...

Olá, meu nome é Jucilene, tenho 29 anos, uma filha com 3 anos e estou grávida(3 semanas).
Estou com 3 miomas, o maior deles tem 6,82cm x 4,50cm x 5,22cm (subseroso, intramural). Estou com sangramento vermelho vivo,de fluxo pequeno e não constante.Gostaria de saber quais são meus riscos durante a gestação e se houver aborto espontâneo devo tira-ló antes de tentar outra gestação?
Na primeira gestação ele já existia, porém não houve risco pois estava pequeno, tive uma gestação maravilhosa.

Abraço e desde já obrigada.

Maria Angélica disse...

Olá meu nome é Maria Angélica e tenho 37 anos.Descobri que estou grávida de 10 semanas e 6 dias.Tive sangramento como de menstruação no mês de Abril e já estava gestante. Só desconfiei este mês quando não menstruei e levei um susto na ultrassom pois a médica me disse que estou com mioma de 11cm e um deslocamento de placenta.Disse que terei que me afastar do trabalho e fazer repouso.Já é minha terceira gestação.Qual os riscos pro meu bebê?Tem como estourar o mioma a laser sem prejudicar a gravidez?? Desde já obrigada.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 386   Recentes› Mais recentes»

Depoimento