terça-feira, 21 de outubro de 2008

Apresentação sobre Miomectomias

Abaixo você poderá ver um video com fotos de cirurgias de miomectomias com reconstrução uterina realizadas pela nossa equipe do Centro de Mioma. Esta é uma abordagem diferenciada, onde sempre que possível realizamos a oclusão das artérias uterinas seguida da retirada de todos os miomas visíveis e da reconstrução da parede uterina obedecendo os planos anatômicos. Esta abordagem minimiza o sangramento intra e pós-operatório, reduz significativamente a recidiva dos miomas, reduz a probabilidade de histerectomia associada ao procedimento de retirada dos miomas e aumenta a capacidade deste útero abrigar uma gestação saudável com menor incidência de ruptura uterina.


79 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr Felipe. Tenho 36 anos e não tenho filhos. Sou casada há 5 anos. Após uma biópsia em 09/09/08 o diagnóstico foi CERVICITE CRONICA COM METAPLASIA ESCAMOSA ASSOCIAD - MOSAICO FINO AS 12HS JUNTO A JEC. O utero estava com volume aumentado de 149cm3 medindo 75x67x56mm. Os ovários estavam dentro do previsto. E apresentei um nódulo sólido miometrial. Teste de Schiller positivo. Após tratamento e novos exames, o útero aumentou para 214cm3 e o ovário esquerdo apresentou um folículo de 2cm. Houve alterações consideráveis. OD = 3.2cm e OE=11cm3. útero com nódulo subseroso. A medica me receitou cerazzete, com a possibilidade de remoção do útero. É necessário mesmo ? Grata, sonia

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Sonia,
Infelizmente, a decisão sobre a necessidade ou não de utilizar o cerazette deve ser discutida exclusivamente com a sua médica. Se desejar, procure uma segunda opinião de um especialista, mas sempre na forma de uma consulta presencial.

tatiana o. disse...

gostaria de saber se há alguma relaçao entre mioma e lupus?

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Tarde Tatiana,
Não existe qualquer relação entre lupus e mioma. As duas doenças podem coexistir sem qualquer relação e/ou interação entre elas.

Clecia Lins disse...

Bom Dia Dr. Tenho 43 anos e tenho volume uterino 1.594,90 cm3, o utero mede 18,7 x 13,8 x 11, 6 cm nos diametros longitudinal, transvesal e anterto-posterior, respectivamente, tenho miomas desde 16 anos, ja fiz duas cirugias de retirada de miomas, na 1a. cirugia foram retirado 9 miomas, na 2a.13 miomas, atualmente tenho varios, vou descrever apenas os maiores:
parede posterior, intramural, medindo 6,4 x 6,9 cm
parede anterior, intramural, medindo 2,1 x 2,2 cm
parede anterior, intramural, medindo 2,2 x 2,2 cm
parede anterior, intramural, medindo 1,9 x 2,7 cm
parede anterior, intramural, medindo 1,9 x 2,2 cm
isto em 13/08/2008

hoje estou com hemorragia desdo dia 25/04/2009, ja tomei transamim,durante 5 dias, mas a hemorragia nao parou, agora estou tomando primositon 3x ao dia durante 20 dias, no momento a hemorragia esta sob controle, estava utilizando cerazette, mas depois de 3 anos, nao esta mais segurando a menstruação.
Agora não sei o que o medico vai fazer apos a utilazação do primosiston, pois ja tentamos de tudo: dimetrose, zoladex, lupron, cerazette e sem muito sucesso.
Não tenho filhos.
A minha mae retirou o utero com 35 anos, por causa de um fibroma e a minha irma mais velha com 28 anos, por causa de miomas.

Nao penso na possibilidade da retirada do meu utero.

obrigada
Clecia

Anônimo disse...

Olá Dr. gostaria de saber sobre a cirurgia de histeroscopia p exere de mioma submucoso, se tiver algum vídeo poderia mostrar no site? Queria maiores detalhes da cirugia, os riscos, complicações, tempo de recuperação etc... obrigada.

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr.,eu tenho 46 anos,mãe de tres filhos,fiz laqueadura ha 15 anos,e hoje estou com um resultado de exame que o e:

Pequeno nódulo sólido miometrial.Este achado esta mais frequente associado a leiomioma.Pequenos cistos com conteudo liquido apresentando ecos internos em suspensão(debris)no ovario esquerdo.Meu nome e Zaira, e eu gostaria de uma orientação.
Obrigada

Izabela disse...

Olá,Dr.Michel!
Há 4 meses tomo primosiston para conter uma hemorragia provocada por um mioma submucoso que descobri á 4 meses tbem.Fiz uma aplicação de zoladex dia 04/05/09 para diminuir o mioma que é de 3,9x3,3cm,para depois faser a videohisterescopia cirurgica,e então logo após a aplicação da zoladex parei com o primosiston,mas a hemorragia voltou intensamente e não parou mais até o dia de hoje(14 dias após a aplicação).Estou com anemia grave de novo,muito triste,choro muito,estou desesperada...tenho 29 anos,não tenho filhos,mas pretendo tê-los o próximo ano.
Por favor Dr.,o que faço para conter essa hemorragia? será que a Zoladex demora tanto para realmente conter essa hemorragia?devo esperar mais? volto a tomar o primosiston?

Anônimo disse...

minha mae tem mioma e vai fazer uma cirugia logo logo e tem anemia tambem,quais sao os riscos?

Elianer disse...

Prezado Dr. Felipe.
Tenho 42 anos e nunca tive filhos. Há 4 anos tive dois miomas, um na parede do útero e um no interior do endométrio. sangrei muito e cheguei a ser submetida a transfusão de sangue.Paa complicar tive uma trombose medicamentosa e tive que tomar zoladex. fiz dus videosterescopias para etirada dos miomas. Após 3 anos da cirurgia voltei a ter 2 miomas de dimensões significativas. Vou fazer uma miomectomia no final do mês para prezervar o útero. Será que ainda posso tentar ter filhos?

Eliane disse...

Prezado Dr. Felipe.
Tenho 42 anos e nunca tive filhos. Há 4 anos tive dois miomas, um na parede do útero e um no interior do endométrio. sangrei muito e cheguei a ser submetida a transfusão de sangue.Paa complicar tive uma trombose medicamentosa e tive que tomar zoladex. fiz dus videosterescopias para etirada dos miomas. Após 3 anos da cirurgia voltei a ter 2 miomas de dimensões significativas. Vou fazer uma miomectomia no final do mês para prezervar o útero. Será que ainda posso tentar ter filhos?

Anônimo disse...

Dr., estou grávida de 23 semanas e tenho 2 miomas intramurais: um mede 4,3 cm, localizado na parede anterior e o outro mede 4,8 cm, localizado na parede posterior. Gostaria de saber se devido a posição desses miomas eles podem provocar um crescimento anormal do feto, digo, o feto pode ficar preso entre esses 2 miomas e não se desenvolver adequadamente? Obrigada!

Elza disse...

Olá Dr, Realizei o exame de ultrasonografia pélvica via endovaginal e consta a presença de um nódulo sólido miometrial no utero medindo aprox. 8x6x3, tenho 30 anos e o meu útero mede 71x42x23mm volume: 36 cm3, quero saber se o tratamento pode ser feito com remédios e se isso vai me prejudicar de engravidar.

Marihá disse...

Olá Dr., bom dia, adorei seu blog, pois aqui achei diversas informações sobre o mioma q realmente me ajudaram, tenho 33 anos meu nome é Marihá e a dois não tomo AC, fiz uma trans e foi diagnosticado um mioma subseroso de 4,3cm. Lendo seu blog eu já descobri q posso engravidar normalmente, porém já tive um aborto com quatro semanas, a mostra desceu normal só com muuita dor se eu não tivesse feito o exame não saberia q estava grávida, minha duvida é: com um mioma desse tamanho, seria interessante operar, ou engravidar novamente? Desde já agradeço e, por favor, não nos abandone, precisamos de orientação profissional competente! Abraço!

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Marihá,
Em geral os miomas subserosos, quando não distorcem a cavidade uterina, não prejudicam uma eventual gravidez.
Lembre-se, este blog não substitui em hipótese alguma a avaliação médica presencial. Portanto, procure um atendimento médico especializado para maiores esclarecimentos.

Maria disse...

Muito obrigado pela resposta rápida Dr.
Abraço

Nete disse...

Oi, fiquei muito feliz de saber que temos um medico como vc para nos informar algo que nao temos tanto conhecimento e que precisamos de maiores informaçoes. Dr fiz um um ultrasson e atravez deste descobri que tenho um mioma diz assim " nodulo solido hipoecogenico, corporal posterior medindo cerca de 32x29x19 mm. Como nao fiz o ultrasson para saber desta informação fiquei surpresa e gostaria de saber mais. Por favor o que devo pensar sobre isso?
Obrigada
Néte Caetano.
13/01/2010

Marihá disse...

Olá Dr. Volto com dúvidas, pois retornei a minha médica como orientada pelo Sr. ela já tinha me receitou cloridrato de metformina, e na bula diz que esse medicamento é indicado p/ que tem SOP, não diz nada sobre mioma, nesse mês eu observei que minha mestruação ficou menos tempo (ainda estou na primeira cx) geralmente ela desce durante 5-6 dias e nesse mês somente 3 dias. Poderia ser pelo remédio? E o mais importante isso é bom? Vai mexer com minha ovulação, visto que estou querendo engravidar?
Desde já agradeço,
Marihá.

Marihá disse...

Olá Dr. ha exatamente um mês lhe trouxe um duvida e realmente preciso da sua opinião, pois minha menstruação desregulou e agora minha barriga vem doendo muito.
Desde já obrigada.

Marihá disse...

Olá Dr. ha exatamente um mês lhe trouxe um duvida e realmente preciso da sua opinião, pois minha menstruação desregulou e agora minha barriga vem doendo muito.
Desde já obrigada.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Marihá,
Peço desculpas, mas infelizmente não tenho subsídios para responder esta questão de maneira adequada ao seu caso. Para isso, sugiro que vc agende uma consulta presencial para melhor avaliarmos o seu caso e responder suas questões.

Anônimo disse...

ola doutor descobri que tenho um mioma uterino de 4 cm,e quero muito engravidar,meu medico me receitou o serofhene,e ja comecei a tomar no mes passado ,esse remedio é para engravidar? por favor me responda....

papapeito disse...

Dr. Zelaquetti,

o senhor pode me explicar o que é estar com a presença dois nódulos sólidos intramural , sendo um de 17mm no maior diametro em parede posterior uterina e outro de 19 mm em parede fundica uterina? qual o tratamento mais adequado nestes casos?

Simone disse...

Boa noite Dr. Zelaquetti,
Descobri no dia 15/04/2010 que estava grávida de 4 semanas através do exame beta que deu 646 mlu/ml. Fiz a ultra no dia seguinte e não conseguimos ver nem o saco gestacional, porém acusou um mioma que segundo o médico não acusa nenhum problema e o médico disse que por ser uma gestação mto recente, em muitos casos só dá pra ver o embrião ou o saco gestacional a partir da 6ª ou 7ª semanas. Minha dúvida é: Este mioma pode ter influência no resultado do beta? este mioma relamente não apresenta nenhuma complicação para minha gravidez?
Desde já agradeço e parabenizo pela inteligência e coerências nas respostas que o senhor apresenta aos que aqui vem para tirar suas dúvidas.
Abç.

Simone

Rubiane Brochi disse...

Olá, sou Rubiane, tenho 28 anos, descobri o Portal do Mioma pela internet.
Estou muito preocupada, sou solteira e ainda não tive nenhum filho. Este ano descobri que tenho útero miomatoso. Gostaria por favor, de seu parecer médico como especialista em miomas para ver que caminho tomar para resolver. Aqui está o resultado da ultra-sonografia feita no dia 28/04/2010.
Em ante-verso-flexão, assimétrico, apresentando formato globoso, contornos balelados e grande volume, pela presença de três nódulos intramurais miometrais porém com abaulamento de contornos.
São hipoecóicos, heterogêneos e irregulares, medindo: 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-fúndica; 8,88 x 7,3 cm em parede posterior, desviando eco edometrial anteriormente; 5,8 x 4,7 cm em parede ântero-lateral esquerda.
Eco endometrial medindo aproximadamente 12,5 mm de espessura.
Diâmetro do útero: longitudinal: 17,2 cm ; anteroposterior: 8,7 cm ; transversal: 11,6 cm.
Volume uterino: 907,2 cm³.
Ovários bem delineados com volume e textura normais.
Já fui ao ginecologista e o seu parecer foi a retirada do útero (histerectomia).
Será que há outra solução para quem deseja ter filhos como no meu caso? Seria possível engravidar? Seria uma gravidez de risco? Não há como eu ter um filho pelo menos e depois fazer a retirada do útero?
Aguardo urgentemente o seu parecer de médico. Desde já agradeço do fundo do coração. Que Deus te abençõe.

cassia disse...

ola dr. michel ,meu nome e cassia tenho 2 filho sou casada ha 10anos ..fui fazer uma ultra .pelvica e o medico comentou que meu útero tava aumentando de volume(grande) dr. isso quer disser oq.finalmente.pesquizei na net do mesmo geito que esta no exame ai tudo mostra que pode ser mioma ..aguardo resposta dr. michel bj e obrigado

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Rubiane,
Apesar da presença de multiplos e volumosos miomas uterinos, levando ao aumento do volume uterino, 907.2cm³ (normal até 120cm³), com as técnicas existentes para o tratamento dos miomas, quase sempre a preservação do útero é possível. Além disso, uma avaliação criteriosa com um especialista em miomas deve ser realizada para definir qual o tratamento mais adequado para o seu caso, capaz de aumentar suas chances de gravidez.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Cassia,
Em primeiro lugar depende de quanto o seu útero está aumentado. O aumento do volume uterino pode estar relacionado ao simples fato de vc ter dois filhos, ou a presença de miomas uterinos, ou até mesmo a presença de adenomiose. Para investigar este aumento uterino, muitas vezes é necessário a realização de uma ressonância magnética.
Sugiro que vc converse com seu médico e discuta a necessidade da realização deste exame.

cassia r.a disse...

ola dr.eu novamente cassia rejane pra mais informçaos.o resultado do exame ta assim,útero (anteversoflexão),medido 197,4cm,3de .endométrio. medindo:0,7cm.h.d.:útero aumentando de volume.. mim responada dr. tire essa duvida da minha cabeça grata.abrço

Jo disse...

Boa tarde Drº michel.
meu nome é Josielma,estou com 37 anos,estou pensando fazer fertilização IN VITRO,só que descobri que estou com 3 miomas subserosos um com 9x5,outro com 8x5 na parede corporal anterior e outro com 16x13 na parede corporal posterior.Será que vou ter dificuldade para engravidar.Desde já obrigado.

nabia kelia disse...

Olá doutor Michel, sou nabia tenho 31 anos, no ano passado descobri que estava gravida e junto com a gravidez um mioma subseroso, mas tive uma gravidez tranquila, meu filho nasceu em março desse ano de parto cesário com 37 semanas, durante a gestação o mioma pesou aproximadamente um quilo e meio, agora quatro meses depois do parto ele está um pouco menor,estou com a histerectomia marcada para setembro, na ultima ultrasom o mioma estava com 12x8,3x10,2 cm e volume de 532 cm3.como meu filho nasceu perfeito e saudavel não estou vendo problemas na histerectomia, mas queria uma opinião sobre o meu caso. obrigada

soll disse...

Boa tarde Dr. gostaria de saber se a retirada de vários miomas pode ser feito junto com a cesariana ? estou grávida de 20 semanas , tenho 41 anos é o meu 1º filho e tenho vários miomas , na ultima ultrasonografia , foi constatado que dois deles estão muito aumentados de tamnaho , medindo aproximadamente 10cm cada , este aumento foi significante ja que os maiores mediam 5 cm a 3 meses atrás . Gostaria então de saber qual o procedimento adequado para retirada de todos os meus miomas mais ou menos uns 13. tb. Tenho lupus e gostaria de saber se isso aumenta muito o risco na cirurgia .
caso não seja indicado a retirada no mesmo dia da cesariana , qto tempo devo esperar para retirada dos miomas?
obrigado !
Solange Melo!
obrigado

DoceMorena disse...

Olá Doutor boa tarde!
Tenho varios miomas o maior tem 3,5cm falei com meu ginecologista q queria fazer uma embolização pois ainda quero ter mais um filho,mais como ele disse q tenho muitos miomas ele sugeriu uma miomectomia abdominal e ainda disse q depois só me daria de 30 a 40% de chances para engravidar depois da miomectomia abdominal.Gostaria de saber se eu fizesse essa miomectomia por video será q eu teria mais chances?E quanto tempo leva no normal para uma mulher engravidar após uma miomectomia?Desde já agradeço.

DoceMorena disse...

Olá Doutor boa tarde!
Tenho varios miomas o maior tem 3,5cm falei com meu ginecologista q queria fazer uma embolização pois ainda quero ter mais um filho,mais como ele disse q tenho muitos miomas ele sugeriu uma miomectomia abdominal e ainda disse q depois só me daria de 30 a 40% de chances para engravidar depois da miomectomia abdominal.Gostaria de saber se eu fizesse essa miomectomia por video será q eu teria mais chances?E quanto tempo leva no normal para uma mulher engravidar após uma miomectomia?Desde já agradeço.

Edlana disse...

Olá Dr.Michel, tenho 32 anos e exatamente há 1 mês tive um aumento no fluxo menstrual, que já se normalizou no mês seguinte. Tive muitas dores na minha última relação sexual e o médico pediu uma transvaginal. Não fazia esse exame a 1 ano e 6 meses, e foi constatado nesse último exame 3 nódulos miomatosos intramurais, medindo 0,9x0,6 cm,0,8x0,8cm e 1,4x1,1cm e dois subserosos medindo 1,4x1,3 cm e 3,9x3,0cm. Um aumento de volume no útero, medindo 7,9x3,8x5,8cm, vol:92,4 cm3. Conforme escrito no laudo. Fico preocupada porque vou me casar e em janeiro 2011 e viajar para outro país, quero muito ter filhos. No meu caso é necessário somente o acompanhamento ou provavelmente tenha que fazer tratamento? Meu médico está em um congresso e volta daqui a 2 semanas, estou com dúvidas. Tenho medo também que isso venha interferir na minha vida sexual e na minha fertilidade. Obrigado e aguardo informações.

gil disse...

Bom dia, me chamo gil, tenho 27 anos a há 1 ano e 8 meses descobrir que tenho mioma, inicialmente era apenas um, agora tenho 3, sendo 2 subseroso sendo um com 5cm e outro com 3cm e mais 1 intra mural com um pouco mais de 1cm. Ainda nao tenho filhos e gostaria de saber se posso engravidar com esses miomas, ou é melhor fazer uma miomectomia como meu médico recomendou?

ticiana disse...

Caro dr Michel,

Há 8 anos fiz uma miomectomia abdominal.Há 2 anos foi diagnosticado um volume uterino de 558.Fiz 02 doses de Zoladex 10.8 com intuito de nova miomectomia após.No entanto o volume aumentou após a medicação para 579.Foi então indicada uma embolização(realizada em dez 2009).O vol uterino dimimuiu para 370.9,no entanto a última USg veio com resultado de formações nodulares,predominantemente hipoecoicas,com variadas dimensões,sendo 02 maiores,com vascularização central e periférica,situadas um naregião corporal anterior,medindo cerca de 3.6cm e outra transmural localizada na porção istmo corporal anterior,medindo cerca de 8cm,esta última ocasionando marcada deformidade da cavidade endometrial,dificultando inclusive a individualização desta pela via vaginal.O órgão mede 13.2,4.4,6.0cm.Minha médica orientou nova miomectomia abdominal.Minha dúvida é se fazendo novo procedimento quais as chances de manter uma gravidez após?Não seria melhor tentar uma gravidez antes?Por favor se puder me responda,pois el quer marcar a cirurgia o quanto antes.
Desde já muito agradecida.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Olá Ticiana,

Miomas que distorcem a cavidade endometrial, ou, como no seu laudo, causam deformidade da cavidade endometrial possuem a característica de prejudicarem uma futura gravidez. Então, é aconselhavel que se retirem estes miomas.
Sugiro que vc avalie junto a sua médica, que já conhece seu caso, os riscos e os benefícios da cirurgia.
Em caso de dúvidas, não hesite em procurar uma segunda opinião médica.

Vanessa Minas Gerais disse...

Boa Tarde Dr. Michel

Minha mãe tem 56 anos, Há 02 meses fez histerectomia total, e na biopsia foi diagnosticado que ela tinha leiomiossarcoma uterino, que comprometeu 80% da parede miometrial. No laudo disse que a trompa, ovários....não estava infectado. Agora ela vai fazer tomografia do toráx e do abdomen, e será feito um exame histoquímica na biópsia. O médico disse provavelmente ela vai ter que fazer radioterapia. Os exames ainda serão feitos. Doutor, pelo amor de Deus, me explique melhor sobre esse câncer, se tem risco de vida (já que foi retirado na HT). Se por esse resultado do laudo, que comprometeu 80% da parede miometrial, ele estava em grau avançado. O que o senhor pode me dizer, pra ficar mais informada. Muito obrigada Doutor!

Anônimo disse...

DR.MICHEL BOA NOITE...QUAL O HOSPITAL PUBLICO MAIS CONFIAVEL PARA RETIRADA DE MIOMA(MIOMECTOMIO)POIS NAO TENHO CONVENIO E NAO POSSO ARCAR COM TANTOS CUSTO .BOA NOITE MEU NO ELENICE NASCIMENTO.

Dryka disse...

Ola tudo bem Dr. Michel.

Tenho acompanhado a postagem de algumas dúvidas sobre várias questoes ginecologicas,e sou grata pelo seus esclarecimentos.

Tenho 34 anos nunca fiz uso de nenhum anticocepcional, ja tenho 12 anos de atividade sexual com meu esposo. Percebei a demora para engravidar, assim há 4 anos venho investigando o poque de nao engravidar pois sempre menstruei desde os 11 anos super normal, somente com fluxo intenso e colica. Após a 4 USG q. foi detectado segue como diz o resultado
- utero mediano em anteversoflexao. A forma é tipica e o volume normal.
-os contornos sao regulares, e a textura miometrial é heterogenea, pela presença de nódulo sólido, regular, hipoecogenico, localizado em parede anterior/subseroso, medindo 26x22mm
-medidas - 77x44x50mm, nos diametros, longitudinal, transversal e antero-posterior, respectivamente, com volume de 88,33cc(normal para idade/paridade)
-edo endometrial apresenta-se regular, medindo 8mm
- cavidade uterina sem alteraçoes
- colo uterino sem alteraçoes.
-ovario direito - tópicos, com dimensoes normais, contornos regulares e textura habitural.
-ovario direito mede- 30x15x21mm. volume 4.8 cc
- ovario esquerdo - tópico, com dimensoes normais, contornos regulares e textura homogenea, apresentando formaçao cistica, regular de conteudo anecoido homogeneo, sem asseptaçoes ou vegetaçoes, medindo 13x15mm
-ovario esquerdo mede 37x23x29mm. Volume 3.0cc.
- fundo de saco de Douglas livre
- nao foram detectadas coleçoes ou tumoraçoes pelvicas.

-Hipotese diagnostica
-nodulo solido sugestivo de mioma.
-cisto simples em ovario esquerdo

Infelizmente ja fui à varios ginecologista (convenio),o mesmo nunca me receitou um tratamento, nesse ultimo pediu varios exames hormonais, so deu alterado a prolactina, assim passei no endo fiz a ressonancia magnetica e deu alteraçao na hipofise, assim o medico me receitou o Dostinex, mas voltei ao Ginec e perguntei se poderia consultar um homeopata, assim fiz, o mesmo viu todos os resultados dos exames e me medicou tratamento homeopatico-
A receita do homeopata
- Licopodium Clavatum c4-para o emocional

Parao mioma e cisto- 20 gts ao jantar por 1 mes
-Progesterona, c4/2
-Hipofise c4/2,
- Mioma 4/2
-Cestoadenopolio Ovario c4/2

Hormnonal 20 gts ao deitar
- FSH/ HGC/ Thynoide c+6/ supranenal

Vitaminas- Levedo de cerveja e oleo de linhaca.

Meu esposo fez 2 x o expermograma ta td certo com ele.


Desculpe o extenso texto Dr. rsrrrsrs
Quero tratar da melhor possivel e nao agravar minha saude, pois nao tenho nada que impeça minha rotina. E se possivel com a misericordia de Jesus ser mamae, tratando minha saude, para poder rir e ter um cantico em meus labios.

Agradeço pela sua disposiçao e apoio. Aguardo um retorno.
Tenham fé mulheres que Deus dara um basta em seu choro.

Bjs Dri...

dryka disse...

Ola tudo bem Dr. Michel.

Tenho acompanhado a postagem de algumas dúvidas sobre várias questoes ginecologicas,e sou grata pelo seus esclarecimentos.

Tenho 34 anos nunca fiz uso de nenhum anticocepcional, ja tenho 12 anos de atividade sexual com meu esposo. Percebei a demora para engravidar, assim há 4 anos venho investigando o poque de nao engravidar pois sempre menstruei desde os 11 anos super normal, somente com fluxo intenso e colica. Após a 4 USG q. foi detectado segue como diz o resultado
- utero mediano em anteversoflexao. A forma é tipica e o volume normal.
-os contornos sao regulares, e a textura miometrial é heterogenea, pela presença de nódulo sólido, regular, hipoecogenico, localizado em parede anterior/subseroso, medindo 26x22mm
-medidas - 77x44x50mm, nos diametros, longitudinal, transversal e antero-posterior, respectivamente, com volume de 88,33cc(normal para idade/paridade)
-edo endometrial apresenta-se regular, medindo 8mm
- cavidade uterina sem alteraçoes
- colo uterino sem alteraçoes.
-ovario direito - tópicos, com dimensoes normais, contornos regulares e textura habitural.
-ovario direito mede- 30x15x21mm. volume 4.8 cc
- ovario esquerdo - tópico, com dimensoes normais, contornos regulares e textura homogenea, apresentando formaçao cistica, regular de conteudo anecoido homogeneo, sem asseptaçoes ou vegetaçoes, medindo 13x15mm
-ovario esquerdo mede 37x23x29mm. Volume 3.0cc.
- fundo de saco de Douglas livre
- nao foram detectadas coleçoes ou tumoraçoes pelvicas.

-Hipotese diagnostica
-nodulo solido sugestivo de mioma.
-cisto simples em ovario esquerdo

Infelizmente ja fui à varios ginecologista (convenio),o mesmo nunca me receitou um tratamento, nesse ultimo pediu varios exames hormonais, so deu alterado a prolactina, assim passei no endo fiz a ressonancia magnetica e deu alteraçao na hipofise, assim o medico me receitou o Dostinex, mas voltei ao Ginec e perguntei se poderia consultar um homeopata, assim fiz, o mesmo viu todos os resultados dos exames e me medicou tratamento homeopatico-
A receita do homeopata
- Licopodium Clavatum c4-para o emocional

Parao mioma e cisto- 20 gts ao jantar por 1 mes
-Progesterona, c4/2
-Hipofise c4/2,
- Mioma 4/2
-Cestoadenopolio Ovario c4/2

Hormnonal 20 gts ao deitar
- FSH/ HGC/ Thynoide c+6/ supranenal

Vitaminas- Levedo de cerveja e oleo de linhaca.

Meu esposo fez 2 x o expermograma ta td certo com ele.


Desculpe o extenso texto Dr. rsrrrsrs
Quero tratar da melhor possivel e nao agravar minha saude, pois nao tenho nada que impeça minha rotina. E se possivel com a misericordia de Jesus ser mamae, tratando minha saude, para poder rir e ter um cantico em meus labios.

Agradeço pela sua disposiçao e apoio. Aguardo um retorno.
Tenham fé mulheres que Deus dara um basta em seu choro.

Bjs Dri...

Dryka disse...

Ola tudo bem Dr. Michel.

Tenho acompanhado a postagem de algumas dúvidas sobre várias questoes ginecologicas,e sou grata pelo seus esclarecimentos.

Tenho 34 anos nunca fiz uso de nenhum anticocepcional, ja tenho 12 anos de atividade sexual com meu esposo. Percebei a demora para engravidar, assim há 4 anos venho investigando o poque de nao engravidar pois sempre menstruei desde os 11 anos super normal, somente com fluxo intenso e colica. Após a 4 USG q. foi detectado segue como diz o resultado
- utero mediano em anteversoflexao. A forma é tipica e o volume normal.
-os contornos sao regulares, e a textura miometrial é heterogenea, pela presença de nódulo sólido, regular, hipoecogenico, localizado em parede anterior/subseroso, medindo 26x22mm
-medidas - 77x44x50mm, nos diametros, longitudinal, transversal e antero-posterior, respectivamente, com volume de 88,33cc(normal para idade/paridade)
-edo endometrial apresenta-se regular, medindo 8mm
- cavidade uterina sem alteraçoes
- colo uterino sem alteraçoes.
-ovario direito - tópicos, com dimensoes normais, contornos regulares e textura habitural.
-ovario direito mede- 30x15x21mm. volume 4.8 cc
- ovario esquerdo - tópico, com dimensoes normais, contornos regulares e textura homogenea, apresentando formaçao cistica, regular de conteudo anecoido homogeneo, sem asseptaçoes ou vegetaçoes, medindo 13x15mm
-ovario esquerdo mede 37x23x29mm. Volume 3.0cc.
- fundo de saco de Douglas livre
- nao foram detectadas coleçoes ou tumoraçoes pelvicas.

-Hipotese diagnostica
-nodulo solido sugestivo de mioma.
-cisto simples em ovario esquerdo

Infelizmente ja fui à varios ginecologista (convenio),o mesmo nunca me receitou um tratamento, nesse ultimo pediu varios exames hormonais, so deu alterado a prolactina, assim passei no endo fiz a ressonancia magnetica e deu alteraçao na hipofise, assim o medico me receitou o Dostinex, mas voltei ao Ginec e perguntei se poderia consultar um homeopata, assim fiz, o mesmo viu todos os resultados dos exames e me medicou tratamento homeopatico-
A receita do homeopata
- Licopodium Clavatum c4-para o emocional

Parao mioma e cisto- 20 gts ao jantar por 1 mes
-Progesterona, c4/2
-Hipofise c4/2,
- Mioma 4/2
-Cestoadenopolio Ovario c4/2

Hormnonal 20 gts ao deitar
- FSH/ HGC/ Thynoide c+6/ supranenal

Vitaminas- Levedo de cerveja e oleo de linhaca.

Meu esposo fez 2 x o expermograma ta td certo com ele.


Desculpe o extenso texto Dr. rsrrrsrs
Quero tratar da melhor possivel e nao agravar minha saude, pois nao tenho nada que impeça minha rotina. E se possivel com a misericordia de Jesus ser mamae, tratando minha saude, para poder rir e ter um cantico em meus labios.

Agradeço pela sua disposiçao e apoio. Aguardo um retorno.
Tenham fé mulheres que Deus dara um basta em seu choro.

Bjs Dri...

Anônimo disse...

Caro Dr Michel

Quanto tempo após uma miomectomia por laparotomia se pode manter relações sexuais? 30 dias?
Abs
Patricia

Daiana disse...

Dr,boa tarde!

Fiz uma ultrassom transvaginal e apresentou um pequeno nódulo miometrial intramural em parede posterior medindo 8,8x9,6mm.

Acredito que já seje um tamanho preocupante,certo?

Em que pode estar associados esse mioma? O que fazer para não aumentar?
Há algum tratamento para diminuir?

Grata.

Daiana.

Tatianna disse...

Olá doutor,
tenho 33 anos e um mioma subseroso,localizado na parede posterior lateral direita com áreas de calcificação ,medindo 4,5 x 3,8 cm.Também tenho SOP e tomo anticoncepcional há uns 8 anos. Agora quero engravidar e os médicos dizem que devo retirar esse mioma(que por sinal tem me causado muitos problemas intestinais). Gostaria de saber se o senhor poderia me indicar um bom médico para a retirada desse mioma,moro em Natal RN.Desde já muito grata.

Anônimo disse...

Boa noite, Dr.
Tenho 30 anos e minha médica detectou 5 miomas ainda pequenos, mas meu útero está com um volume de 280 cm3. Ela disse que teria que fazer uma cirurgia para a retirada desses miomas, pois ainda pretendo engravidar. Gostaria de saber quais os riscos dessa cirurgia e se os miomas voltam após algum tempo.

Laura Silva disse...

Bom Dia, Doutor, fiz uma ultrassom pélvica e foi detectado útero medindo 12,1x8,1x9,3 com vol.:473,9cm³vn:25 a 90cm³. dois miomas intramural, o maoir medindo 4,6x3,8cm e outro subseroso de 6.6 x 4.8 cm. um ovário com vol.:9.0cm³ e outro esquerdo vol.:7,6 como devo fazer tenho 45 anos, 02 filhos e já fiz laqueadura. Que devo fazer? Abraço.

Victória disse...

Boa Noite Doutor, o seu blog e muito informativo e esclarecedor. Descobri presença de um nódulo miomatoso intramural fúndico medindo 3,3 x 2,7cm e um cisto no ovario esquerdo medindo 2,9 x 2,3cm, estou preocupada pois quero ter mais um filho porém tenho 29 anos, minha ginicologista mandou eu tomar um anticoncepsional chamado Qlaira pois disse que o cisto acabaria. Gostaria de saber se o meu caso é de cirurgia, se eu posso engravidar, e se o anticoncepsional vai desfazer o meu cisto? peço que me responda pois estou aflita. Muito obrigada pelo espaço.

Anônimo disse...

Tem pressão alta constante e
tenho 47 anos e foi diagnosticada miomas pequenos mas mim foi dito que com a medicação combatia e agora de quando e quando vem a mestruação pouca mas com muitas colicas dores dores nas pernas,cansaço e aumento no abdomem e nesses a mestruação não tem controle, devo procurar o medico antrior ou outro especialista no caso.

Anônimo disse...

Dr retirei o utero e o ovario esquerdo.seg minha medica foi colocado uma tela pra separar os outros orgao.so q agora por 3 vezes com tempo alternados saiu fezes pela minha vagina quando estava evacuando.o que deve fazer
val
E.U.A

Anônimo disse...

Olá Dr meu nome é Luciana, fiz uma ultrassom morfológica e lá deu para ver o mioma no útero e ele está grande, a médica da ultrassom disse que pode atrapalhar só o crescimento do bebe, estou com 22 semanas e a bebe está bem, só que sinto muita dor, tem algum risco como meu bebe? e quais as complicações que eu posso ter?

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Ivana e tenho 42 anos. Hoje fiz um exame no qual descobri que tenho mioma subseroso medindo cerca de 1,3 X 1,1cm. Tenho fluxo menstrual normal. Sempre tive cólica, ciclos regulares e tudo continua a mesma coisa. Gostaria de saber se é necessária uma intervenção cirúrgica no meu caso devido ao tamanho do mioma. Não retornei à ginecologista, mas estou super ansiosa por causa desse resultado. Aguardo contato. Obrigada.

Marcelinha'rtes em E.V.A disse...

Olá Doutor.. Fiz ultrassonografia transvaginal o útero está medindo 3,23 x 5,77 x 3,86, com um volume de 37,67 ml e o endométrio de 0,95 cm. No exame diz que não afasta gestação menor de 4 semanas. Este exame fiz dia 7/10 e minha mestruação veio hoje dia 14 o dia que era pra vir mesmo, até agora só veio um sangue marrom.. O que eu posso ter?
Aguardo resposta

Anônimo disse...

doutor tenho 17 anos e acabei de fazer um ultrassom pelvico , que constatou q eu estava com o útero ligeiramente aumento para a paridade ? oq quer dizer q eu estou gravida O.o

Anônimo disse...

DR.FAZ MUITOS ANOS QUE TIVE PROBLEMAS COM MIOMAS,JÁ TIVE HEMORRAGIAS, MUITAS VEZES PENSAVA ESTAR GRAVIDA MAIS DEPOIS VINHA UMA HEMORRAGIA FORTE, NO HOSPITAL ELES DIZIAM QUE EU TINHA PERDIDO O BEBE MAS DEPOIS MINHA GINECOLOGISTA DIZIA QUE NÃO FOI GRAVIDEZ E ELA PASSAVA REMÉDIOS PARA REGULAR A MESTRUAÇÃO,EU JÁ TIVE ATÉ UMA GRAVIDEZ ANEEMBRIONARIA. EM OUTUBRO DE 2010 FIZ ULTRA SOM TRANSVAGINAL, MEU UTERO ESTAVA COM 293,3CM3 MIOMA INTRAMURAL MEDINDO 2,8 IMAGEM CISTICA ,ANECÓICA EM OVÁRIOS ESQUERDO MEDINDO 3,6X 1,8X 3,0 CM, MIOMA UTERINA.CISTO ANEXIAL ESQUERDO. AGORA
FIZ UM OUTRO ULTRA SOM TRANSVAGINAL DIA 30/06/2011 E DEU MIOMA INTRAMURAIS E SUBSEROSO COM AUMENTO DIMENSIONAL UTERINO CISTOS COM ASPECTOS FOLICULAR NOS OVÁRIOS.
NÓDULOS HIPOECOGENCICOS INTRAMURAIS E SUBSEROSOS ESPARSOS QUE MEDEM ENTRE 1,3CM E 1,6CM.UTERO 107X58X67MM,VOLUME DE 221ML.
AGORA EM JULHO ACHEI QUE ESTAVA GRAVIDA ATRASOU AS MINHAS REGRAS TIVE SINTOMAS DE GRAVIDES E ATÉ COLICAS, MAS FIZ DOIS HEXAMES DE GRAVIDES DE SANGUE DEU NEGATIVO E FIZ O CASEIRO TAMBEM E DEU NEGATIVO,DEPOIS COMEÇOU VIR MUITO NO PRIMEIRO DIA DE MESTRUAÇÃO DOS OUTROS MESES NOS ESTAMOS EM NOVEMBRO E NO MEU UTERO EU SINTO MEXER COMO SE FOSSE UM BEBE O MIOMA MEXE OU PODE SER GRAVIDEZ MESMO, O QUE FAZER ESTOU PREOCUPADA, POIS TENHO QUE FAZER UMA RADIOGRAFIA DA FACE E A MINHA GINECOLOGISTA PASSOU A PILULA KELLY E MANDOU EU VOLTAR SÓ DAQUI 6 MESES. AGUARDO RESPOSTA. .

NI disse...

DR. TENHO 41 ANOS FAZ MUITOS ANOS QUE TENHO PROBLEMAS COM MIOMAS,JÁ TIVE HEMORRAGIAS, MUITAS VEZES PENSAVA ESTAR GRAVIDA MAIS DEPOIS VINHA UMA HEMORRAGIA FORTE, NO HOSPITAL ELES DIZIAM QUE EU TINHA PERDIDO O BEBE MAS DEPOIS MINHA GINECOLOGISTA DIZIA QUE NÃO FOI GRAVIDEZ E ELA PASSAVA REMÉDIOS PARA REGULAR A MESTRUAÇÃO,EU JÁ TIVE ATÉ UMA GRAVIDEZ ANEEMBRIONARIA. EM OUTUBRO DE 2010 FIZ ULTRA SOM TRANSVAGINAL, MEU UTERO ESTAVA COM 293,3CM3 MIOMA INTRAMURAL MEDINDO 2,8 IMAGEM CISTICA ,ANECÓICA EM OVÁRIOS ESQUERDO MEDINDO 3,6X 1,8X 3,0 CM, MIOMA UTERINA.CISTO ANEXIAL ESQUERDO. AGORA
FIZ UM OUTRO ULTRA SOM TRANSVAGINAL DIA 30/06/2011 E DEU MIOMA INTRAMURAIS E SUBSEROSO COM AUMENTO DIMENSIONAL UTERINO CISTOS COM ASPECTOS FOLICULAR NOS OVÁRIOS.
NÓDULOS HIPOECOGENCICOS INTRAMURAIS E SUBSEROSOS ESPARSOS QUE MEDEM ENTRE 1,3CM E 1,6CM.UTERO 107X58X67MM,VOLUME DE 221ML.
AGORA EM JULHO ACHEI QUE ESTAVA GRAVIDA ATRASOU AS MINHAS REGRAS TIVE SINTOMAS DE GRAVIDES E ATÉ COLICAS, MAS FIZ DOIS HEXAMES DE GRAVIDES DE SANGUE DEU NEGATIVO E FIZ O CASEIRO TAMBEM E DEU NEGATIVO,DEPOIS COMEÇOU VIR MUITO NO PRIMEIRO DIA DE MESTRUAÇÃO DOS OUTROS MESES NOS ESTAMOS EM NOVEMBRO E NO MEU UTERO EU SINTO MEXER COMO SE FOSSE UM BEBE O MIOMA MEXE OU PODE SER GRAVIDEZ MESMO, O QUE FAZER ESTOU PREOCUPADA, POIS TENHO QUE FAZER UMA RADIOGRAFIA DA FACE E A MINHA GINECOLOGISTA PASSOU A PILULA KELLY E MANDOU EU VOLTAR SÓ DAQUI 6 MESES. AGUARDO RESPOSTA. .

Anônimo disse...

QUEM O MIOMÉTRIO APRESENTA ECOTEXTURA HETREROGÊNEA, COM NODULO COMPATIVEL COM MIOMA INTRAMURAL, POSTERIOR, MEDINDO 20MM
E ECO ENDOMETRIAL É REGULAR MEDINDO 6,0MM DE EZPESSURA PODE ENGRAVIDAR?

maria da graça disse...

boa tarde Dr. recentemente fiz uma Ultrassonografia Pévica Endovaginal e o resultado foi nódulo intramural uterino, sugestivo de miomatoso. e em breve vou fazer uma laquiadura, gostaria de saber se posso retirar esse mioma junto com a cirurgia de laquiadura. desde ja agradeço.

viviana disse...

Olá dr. meu nome é viviana tenho utero miomatoso um mioma fora do útero que ja tá muito avançado minha mestruação é muito forte tive anémia por causa desse mioma e estou tomando primosiston já faz uns 2 meses só que durante esse 2 meses já veio o sangramento não muito pouco acho que o remédio já esta começando a não segurar mais a mestruação o que o senhor sugere paro de tomar se parar de tomar sangro muito ai a anémia volta tenho que operar mais por causa da anémia tenho que esperar tenho 41 anos. atenciosamente viviana

Anônimo disse...

Boa noite doutor me chamo Alexandra tenho 49anos , ha pouco tempo descobrir 2 miomas uterino medindo8,0x7,2cm outro 3,4x2,7cm. subserosa lateral direita com componente intramural. meu utero med:longt-7,7cm/ântero,pos-5,2cm/tranverso5,5/volume116,5cm. Minhas duvidas são seguinte o medidico disse que preciso reiralos ñ medeu outra opção posso preservar meu utero, posso engravidar sem precisar retira os miomas e ter uma gravidez segura?

Anônimo disse...

doutor me chamo Cinthia tenho 18 anos e descobri que estou gravida porem no mesmo dia descobri que tenho mioma pois tive um sangramento muito intenso tem alguma chance de eu perder esse filho por causa do mioma?

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr.
fiz uma miomectomia no dia 22/10 e tive relação sexual no dia 18/11, não senti dor nem durante nem depois de relação. corro algum risco de pegar alguma infecção ou ter algum ponto rompido ou alguma complicação no futuro?
grata,
Att. Sol almeida

Anônimo disse...

Bom dia doutor, me chamo Lillyana, tenho 34 anos e possuo 2 miomas subseroso de 1 e 3 cm. Estou tentando engravidar, mas ainda não tive exito.Esse mês menstruei com 2 dias de atraso, meu fluxo foi intenso e com coágulos, mas mesmo após a menstruação ter ido embora eu ainda estou tendo enjoos e muito sono.Seria possível esta grávida mesmo nessas condições?
Desde já agradeço.

Anônimo disse...

mirieny
D eu descobri a pouco q tenho um mioma no ovario esquerdo do tamanho de um limão ainda ao sei como vai ser o tratamento pois ainda nao mostrei o exame vc pode me adiantar alguma coisa ja tenho 2 filho em casal nao me enterezo em ter mais?

Rose disse...

bom dia,me chamo Rose,estou gravida de 12 semanas,descobri q tenho mioma na regiao posterior do utero,e tive um descolamento de placenta,q apresentou sangramento,o mioma pode ter causado esse descolamento,e qual risco tras pra gestaçao essa localizaçao,a barriga pode crescer por conta disso.

deia disse...

Boa tarde doutor, me chamo Andréia, tenho 32 anos e tenho 01 mioma submucoso de 2,0 x 1,8 cm. Estou tentando engravidar a 03 anos mas ainda não tive sorte. meu fluxo e intenso e com coágulos, meu medico me indicou fazer Histeroscopia cirurgica estou com duvidas apos essa cirurgia com quanto tempo posso tenta engravidar
Desde já agradeço

Anônimo disse...

oi Dr,sou maria tenho 27 anos e a dois meses descobri que estou gravida e no interior do útero esta um nodulo medindo 20mm,estou preocupada por que isso ocorre.

Anônimo disse...

oi Dr,sou maria tenho 27 anos e a dois meses descobri que estou gravida e no interior do útero esta um nodulo medindo 20mm,estou preocupada por que isso ocorre.

Renata Pereira disse...

Peguei hoje o resultado da minha pelve: técnica transvaginal e meu Ovário esquerdo mede 3,4 x 3,3 x 3,5 cm, apresentando imagem anecóica com ecos internos, medindo 2,4 x 2,1 x 2,1 cm. Ovário esquerdo aumentado de volume (20,6cm³), as custas de coleção líquida, preenchido por líquido espesso. Estou super preocupada!!! Por favor me ajude... Não entendi nada.

Anônimo disse...

olá Dr. Me chamo Rose tenho 35 anos e janeiro deste ano realizei uma miomectomia + polipectomia endocervical. Já fazem 6 meses e minha mestruação continua vindo em abundância e com muitos coágulos. gostaria de saber se isso é normal ou se passa algum tempo para a mestruação normalizar? Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Boa note, Dr. felipe.
Tenho Miomas e também endometriose, gostaria de saber se com esse diagnóstico devo tomar pilula combinada ou apenas de progesterona para conter os avanços tanto da Endometriose quanto dos miomas. Desde já agradeço imensamente sua atenção.

Anônimo disse...

Dr. Michel, fui diagnosticada com mioma uterino e atualmente ele está com um pouco mais de 6cm. A indicação é tratamento cirúrgico, e a primeira ginecologista disse que nem sempre é possível salvar o útero durante a retirada do mioma(informação que já vi no seu blog que não procede, uma vez que o senhor informa que em 99% dos casos é possível preservar o utero durante a miomectomia). A questão é que tenho 30 anos e desejo preservar a fertilidade, mas depois de ler seu blog estou com medo e sem querer confiar nos médicos. O senhor pode me indicar algum especialista em mioma no estado do Rio Grande do Norte? Moro em natal.
Desde já, agradeço.

sueli maciel de lim de oliveira disse...

Dr.boa noite! estou com a barriga muito grande e mexe muito! tenho 51 anos e ainda menstruo normalmente! fui ao médico e ela me passou remédio de verme e exames de sangue! e voltarei a consulta em março de 2014! será que estou com mioma? não posso esperar ate la ,pra saber! por favor me oriente pois estou enorme! obrigada .SUELI MACIEL

Cíntia Marisa Costa disse...

Olá!! tenho 31 anos estou gravida do primeiro filho estou com 8 semanas e tenho mioma de 4,5cm intramural subseroso q risco ele traz pra minha gravidez corro risco de aborto??
se possivel mande a resposta por email: cintiamarisa888@hotmail.com
Obrigada

POLIANA disse...

doutor tenho 30 anos não tenho filho e estou desesperada pois fiz um exame e acusou um mioma...! útero em AVF, com dimensões difusamente aumentadas e com contomos lobulados. ecotextura miometrial heterogÊnea, apresentando em sua parede póstero-lateral direita imagem notular hipoecóica,de cntornos bemdifinidos,medindo cerca de 9.6x6,5x8,8,8 cm e volome de 295 cm3, dificultando a adequada caracteriszação do eco endometrial e do ovario direito. útero mede cerca de 11,9x7,9x10,o cm (LxAPxT) VOLUME ÚTERINO=488 cm3.
ISSO FOI O QUE VEIO NO MEU EXAME POR FAVOR ME DIGA SE TENHO ALGUMA CHANCE DE ENGRAVIDAR OU NÃO..!

pedrosa disse...

doutor tenho 37 anos sou casada tive duas filhas mina filha mas nova tem 15 anos casei novamente mas descobrir que tenho mioma ulterino poso engravidar sem fazer cirurgia oi ele e pequeno porfavor me responda

Maria Luiza disse...

Boa Noite!!
Gostaria de saber se um mioma subseroso medindo 5,5 cm de diâmetro pode influenciar na gestação? Estou gravida de seis semanas.
Desde já agradeço.


Por gentileza responda por e-mail. mallu78_@hotmail.com

sarah Marques disse...

Bom dia!
Dr tenho 17 anos ja tive 2 abortos um com 2 meses e outro com 5. Sou casada a 5 anos eu e meu esposo temos esse sonho de ter um filho. Mas os medicos nao cosegue me explicar o pq eu perco. Esta tudo bem ai eu perco faz 2 anos que perdi minha filha. Gostaria muito de engravidar... mas ai bati uma US semana passada ai tou preocupada por causa de uma coisa que deu. Assim (Miometrio com 3.2cm) oq é isso? É normal? Me ajude bjus obrigado!

Depoimento