quarta-feira, 21 de julho de 2010

Miomectomia com preservação uterina

36 comentários:

carla disse...

Boa tarde Dr.
Me chamo carla, fiz uma cirurgia por videolaparoscopia para retirada de mioma subseroso de 4,5 cm outro de 1 cm e alguns focos de endometriose ,< 0,5 cm. segundo o laudo da cirurgia não houve sutura no útero. minhas dúvidas são: tenho chance de passar por esse problema novamente, existe alguma forma de prevenção?
outra dúvida é se existe risco de aderencias após essa cirurgia , tipo intestino, apesar de no laudo indicar que não houve sutura e etc?

em quanto tempo posso voltar as minhas atividades normais (dirigir, trabalhar, voltar a cozinhar, usar sapatos de salto alto, fazer esteira etc.? fiz a cirurgia no dia 30/06/2010 e o medico me deu 15 dias para retornar as minhas atividades.

gostaria apenas de uma segunda opinião.
aguardo sua resposta e desde já agradeço sua atenção.

Anônimo disse...

Olá Dr.,
Gostaria de saber, se possível, quanto custa uma miomectomia particular. Tenho um mioma subseroso de 5cm e um intramural de 2,5. Não confiei em nenhum médico do meu convênio, e gostaria de saber a média de preço, se for possível.
Muito obrigada,
Laura.

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa Noite Laura,
Em geral, o custo dos tratamentos variam de acordo com a complexidade do caso e com o tipo de tratamento. Portanto, sem uma melhor avaliação do seu caso é inviável estimar o custo de seu tratamento.
Para tal saber quanto poderá custar sua cirurgia sugiro que vc agende uma consulta presencial. Assim, serão analisados os exames que vc já tem e serão solicitados outros exames mais específicos para um melhor diagnóstico e para definição do melhor tratamento e do custo do seu tratamento.
Para agendar sua consulta vc poderá entrar em contato para:
No Rio de Janeiro: [21] 3183-6376
Em São Paulo: [11] 3455-4484
ou pelo e-mail: contato@centrodemioma.com.br

Anônimo disse...

enviei uma pergunta e não sei o motivo ... mas o senhor não só não respondeu, como leu a pergunta abaixo da minha e respondeu.

O que houve, fiz algo errado para o senhor, para não ter direito a sua ajuda???

ainda q o senhor pareça ter me ignorado, obrigada pela atenção.

carla

Dr. Michel Zelaquett disse...

Boa tarde Carla,

Na verdade são inúmeras as perguntas que chegam ao Portal. Infelizmente, é impossível uma dedicação exclusiva para responder todas as perguntas, visto que presto também serviço assistencial e que me preocupo em não delegar subordinados para responder as questões. Então, como as minhas respostas são por amostragem, você pode ter sido excluída.
Peço desculpas pelo ocorrido e espero que o Portal com suas postagens esteja sendo útil no esclarecimento de pelo menos algumas de suas dúvidas.

Quanto a sua pergunta:
Infelizmente, não existe prevenção para os miomas uterinos. Uma vez tratando os miomas, existe a probabilidade de 10% a 30% de você ter que tratá-los novamente em até 5 anos.
Quanto ao risco de formação de aderências, este sempre existe na cirurgia de miomectomia, seja com sutura ou não. Mas é lógico que o risco é maior quando há sutura do útero, por conta da presença dos fios de sutura. Portanto, se no seu caso não foi realizado sutura, é pq o mioma era localizado bem externamente ao útero, o que possui um prognóstico melhor.
Quanto ao retorno as atividades cotidianas, este assunto deve ser discutido com o médico que realizou sua cirurgia, pois só ele sabe das circunstâncias em que esta ocorreu e só ele está realizando o acompanhamento pós-operatório.
Espero tê-la ajudado no esclarecimento de suas dúvidas e fico a disposição para outros esclarecimentos.
Atenciosamente.

Anônimo disse...

Olá Dr. tenho 27 anos de idade e foi diagnosticado via videohisteroscopia um mioma submucoso, ele comprime a minha bexiga, fazendo com que eu use absorvente todos os dias, pois sem o meu controle a urina é eliminada, porém em pequena quantidade. Farei em dezembro miomectomia via abdominal, pois o tamanho não deu para ser eleiminado pela videohisteroscopia. ESTOU em tratamento para a anemia, devido as hemorragias que eu tinha durante a menstrução e tomando anteconcepcional neovlar. No momento a duvida é: qual o risco dessa miomectomia afetar o meu utero? a bexiga pode ser atingida? Gostaria que o senhor me passasse algo que saiba sobre os miomas submucosos, eu já li bastante sobre esse tipo, o único incomodo que ficou depois do tratamento com o anticoncepcional é essa urina descontrolada.

Obrigada pela atenção.
Tatiane, Porto Velho - RO

DoceMorena disse...

Olá Doutor boa tarde!
Tenho varios miomas o maior tem 3,5cm falei com meu ginecologista q queria fazer uma embolização pois ainda quero ter mais um filho,mais como ele disse q tenho muitos miomas ele sugeriu uma miomectomia abdominal e ainda disse q depois só me daria de 30 a 40% de chances para engravidar depois da miomectomia abdominal.Gostaria de saber se eu fizesse essa miomectomia por video será q eu teria mais chances?E quanto tempo leva no normal para uma mulher engravidar após uma miomectomia?Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Michel,

Fiz uma miomectomia em 08/06/2010, quando poderei tentar engravidar para não correr o risco de ruptura do útero?

Obrigada,
Vanessa Bilar
Ourinhos/SP

Fernanda disse...

Olá, doutor. Tenho 42 anos e estou tentando engravidar há 5 meses. Tenho 1 mioma submucoso de 8mm, 1 mioma intramural corporal posterior de 19mm e outro intramural fúndico posterior medindo 12mm. Será que preciso operar e retirar esses miomas para engravidar? Corro risco de infertilidade fazendo a cirurgia? E qual o procedimento mais indicado para quem precisa fazer intervenção e quer engravidar? Estou muito aflita... obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite doutor,

Tenho 42 anos e há 1 ano e 3 meses fiz uma miomectomia. Ainda tenho chances de engravidar? Quando posso tentar?

Isabel

ILÊ AXÉ OFÁ LARÊ disse...

OLÁ DR,BOM DIA
TENHO UM MIOMA DE 9,0CM E O MEU MEDICO PEDIU PARA QUE EU ENGRAVIDASSE URGENTE A PARA PODER OPERA. SERÁ QUE ESSE PROCEDIMENTO É O CORRETO?

Anônimo disse...

boa nte..
Olá descobri quem tenho um mioma submucoso o dr. solicitou fazer uma miomectomia, é possivel engravidar depois dessa cirurgia? tou aflita pois logo agora que resolvi ter um filho após os 40 descobri que tenho mioma.
aguardo resposta. abraços.

Anônimo disse...

Boa noite,

Tenho miomas que fizeram meu utero aumentar de 550m2 em 2009 para 1050m2 em 2011. Tive uma orientação inicial de fazer histerectomia, e consiltando uma segunda opinião fui orientada para fazer uma miomectomia, com o intuito de preservação do utero.

Minha duvida é a sebuinte:

Qual dos dois procedimentos é o mais indicado?

Apos a miomectomia, tenho a possibidade de engravidar?

Se opitar pela histerectomia, a ausencia do utero pode acarretar em disturbios hormonais?

Tenho 33 anos e não tenho filhos.

Obrigada

Anônimo disse...

Boa Tarde

Doutor tenho 31anos tem 1 ano que descobrir que tenho um mioma 3cm subseroso já fui em 3 medicos e eles mim disseram que não precisava tirar e tb nesse periodo estava tentando engravidar e nda de conseguir quando conseguir engravidar descobrir que quando fui fazer minha Ultra que tive um aborto no dia 08/02/2012 fiz a curetagem então fui para outro medico ele fez uma Transvaginal viu que meu utero estava limpo e mim que meu mioma cresceu para 5.2cm e que eu tinha que fazer uma miomectomia a questão estou na duvida de fazer e não poder realizar meu sonho de ser mãe mim AJUDEEEEEEEEEEEEEEEEEE


ANA CLAUDia
não tenho filhos

Marta disse...

Ola Doutor,

Gostaria de marcar uma consulta, moro em são paulo, tenho convênio da Sul America.
Tenho 43 anos, gostaria de uma ajuda para saber a melhor maneira de tratar meu mioma que mede mais de 09 cm..
não sinto quaisquer sintomas, atualmente estou tomando remedios para não mestruar, apesar da idade pretendo engravidar...
Você poderia marcar uma consulta por favor?
Obrigada!

Anônimo disse...

Ola Dr tenho 26 anos e descobri que tenho uma mioma intramural que mede 8,5 mm quais a possibilidades de eu engravidar?

Anônimo disse...

É possivel engravidar tendo mioma?

Dr. Michel Zelaquett disse...

A gravidez com miomas é possivel sim. No entanto alguns miomas parece prejudicar menos a fertilidade e a gravidez. Em geral os miomas que pouco interferem na fertilidade e na gravidez são miomas pequenos, com menos do que 5cm, subserosos ou intramurais que não distorcem a cavidade uterina (camada mais interna do útero). Teoricamente, outros tipos de miomas podem prejudicar a fertilidade, mas não raramente observamos mulheres que engravidam e levam a gestação adiante mesmo com miomas volumosos e que distorcem a cavidade uterina.
Portanto, o tratamento dos miomas faz-se necessário em mulheres que possuem sintomas que deterioram a qualidade de vida e as que, mesmo sem sintomas, estão tentando engravidar há mais de 6 meses, não possuem outros fatores que contribuem para infertilidade e não engravidam.

Izabel Ferreira de Souza - e-mail bel.univag@gmail.com disse...

Bom Dia Dr.Michel, meu nome é Izabel, tenho 37 anos, mãe de dois filhos, sendo uma menina (20 anos) e um menino (13 anos), acabei de ser diagnosticada com um Mioma intramural de 3cm, porém a médica que realizou o exame fez uma observação que me deixou preocupada, ela sugeriu a reavaliação em 60 dias, pois foi notado a presença de moderada vascularização periférica e central ao color doppler. Levando em consideração que fiquei grávida com 16 anos e tive meu segundo filho com 24 anos, é normal aparecer esse tipo de mioma? E ainda, é normal a presença de moderada vascularização periférica e central ao color doppler?. Desde já agradeço pelos vídeos muito bem explicativos.

Nubia disse...

Boa tarde Dr!
Meu nome é Núbia tenho 29 anos estou tentando engravidar a 1 ano sem sucesso. Descobri que tenho um mioma na cavidade uterina segundo o médico submucoso e meu útero é bicorno. Meu médico solicitou fazer uma miomectomia. Gostaria de saber sobre o mioma submucoso após a cirurgia sobre a recuperação e as chances de engravidar e por meu útero ser bicorno se dificulta mais a gravidez. Obrigada.

Anônimo disse...

boa tarde, tenho 37 anos e fiz uma miomectomia por videolaparoscopia e histeroscopia, retirando 5 miomas e um foco de endometriose, sendo que o maior mioma tinha 4,3 centímetros.
Estou de repouso há 18 dias. Estou tendo cólica e sangramento. quero voltar ao trabalho, mas estou preocupada com os cortes no útero porque desejo engravidar e ouvi falar que pode ocorrer aderência. qual o tempo necessario para previnir problemas pós cirurgicos?

Fernanda D. disse...

Boa noite! Tenho 32 anos e fiz minha primeira miomectomia laparotomia(corte cesária) em 2007 onde foram retirados os três miomas maiores (o maior do tamanho de uma laranja). Desde esse tempo venho tratando os miomas. Fiz uma embulização uterina e uma histeroscopia cirurgica. Não tenho filhos e ainda tenho muitos miomas de vários tamanhos, tipos e localização. Agora estou com dois bem grandes e outros pequenos. Meu endométrio está bem irregular... Fiz uma fiv, mas sem sucesso pois o volume do meu útero hoje é de aproximadamente de 650. Gostaria de saber se o melhor seria tirar o útero ou tentar uma nova miomectomia? Teria que tomar novamente a zoladex? (pois a outra vez me desregulou toda a menstruação e para tentar engravidar ficou impossível... Quais as chances de gravidez após todas essas cirurgias? Minha musculatura uterina resistiria? ou seria melhor tirar o útero? Depois da miomectomia qual o tempo de recuperação para tentar engravidar? A primeira quando fiz não era casada e demorei muito para começar a tentar...
Grata.
Fernanda

aline disse...

Boa Noite Dr

Meu nome é Aline estou muito preocupada meu sonho é ser mãe...fui ao ginecologista á 2 semana e descobri que estou com 2 mioma no Ultero
de 3 cmm subseroso anterior a esquerda proximo a região carnual e outro do lado direito ambos são imagem cistica de conteudo anecoico de contornos regulares e limite preciso sem fluxo ao estudo doppler direito medindo 15x14 mm.............. e o esquerdo 40x22 mm grata dr

Ronely de melo disse...

ola Dr. meu nome e Ronely sou motociclista e estou me sentindo muitoimpotente ndiante do problema de minha mulher a Adelina que tem 41 anos e tem um mioma enorme e sente muitas dores, convivo com ela a 20 e um anos e nao sei como ajuda la li que o Sr. tem obras de assistencialimo e estou lhe pedindo ajuda ja que ela ja andou num monte de postos publico e ninguem nos ajuada.se o Sr.poder nos ajudar voui ficar eternamente grato obrigado pela atençao.

SUN disse...

Boa Noite Dr!

Em junho descobri que tenho 3 tipos de mioma,intramural,submucoso e subseroso.
Conforme recomendação médica estou tomando Nactali uso continuo, e fazer exame de 6 em 6 meses para checar o tamanho.
Porém apartir de começar a 2ª cartela do medicamento comecei a menstruar e não para mais.
Diminuiu o fluxo porém todos os dias menetruo.

Dr. isso pode acontecer,é normal?
Retornei com o especialista e o mesmo me solicitou uma nova ultrasson.

Grata

Anônimo disse...

Boa tarde Doutor !

Meu nome é Ana, tenho 40 anos, há 2 anos passei por uma cirurgia para a retirada de um mioma. Após as consultas rotineiras, o meu ginecologista me informou que eu não menstruaria mais. Porém, venho menstruando todos os meses.
Gostaria de saber se isso é normal. E se há alguma chance de com isso, voltar a ter algum mioma.

Desde já agradeço a colaboração.

Atenciosamente,

Ana M.

Anônimo disse...

Olá Dr. meu nome é Cecília,tenho 30 anos e possuo um mioma intramural parede posterior medindo 9,8 x 9,1 cm, volume de 442,6 cc. Vi aqui que além da embolização existe outro tratamento,o que o senhor me indicaria? Descobri tem uns 4 meses,e minha médica apenas me deu a alternativa da histerectomia,mas ainda quero ser mãe um dia. Eu não sentia nada,mas já tem duas semanas que sinto cólicas esporádicas,e 1 semana quase com mto dor no baixo ventre e dor quando tenho vontade de urinar,creio que esteja comprimindo minha bexiga. O que devo fazer? Quero tentar um tratamento menos invasivo pra não ficar infértil mas estou preocupada com essas dores!

Anônimo disse...

Olá Dr, meu nome e Elaine tenho 31 anos fiz uma ressonância que em dicou que tenho 1 mioma subseroso que medindo 5 cm e 2 intra mural um medindo 4 cm e outro 2,5 cm,não tenho filhos gostaria de saber qual e o melhor tratamento nesses casos,e quanto custa uma consulta na clinica , estou aguardando uma resposta.

paula disse...

como está,doutor.
tenho 30 anos, sou virgem.
fiz uma cirurgia miomectomia por video, para retirada de um tumor.
após está cirurgia(1mes 3 semanas), meu abdomem aumentou , tenho sangramentos , e dores constantes..
como devo proceder? a ultrassom diz q o tumor está lá ainda.e os medicos dizem q tiraram tudo.

Alberto Assis disse...

Boa tarde, Dr. Michel

Quero engravidar e me fiz uma histeroscopia, onde a médica descobriu que o meu útero possui aproximadamente 40 miomas 9a maioria submucoso) o maior medindo 1,7cm. Por isso ela só retirou apenas dos 40 e disse que será necessário mais sessões para retirada aos pouco, além disso sugeriu que eu tirasse o útero pq a gravidez tem muita chance de não acontecer. O que faço doutor?

Jacira - Salvador/BA

Alberto Assis disse...

Boa tarde, Dr. Michel

Quero engravidar e me fiz uma histeroscopia, onde a médica descobriu que o meu útero possui aproximadamente 40 miomas 9a maioria submucoso) o maior medindo 1,7cm. Por isso ela só retirou apenas dos 40 e disse que será necessário mais sessões para retirada aos pouco, além disso sugeriu que eu tirasse o útero pq a gravidez tem muita chance de não acontecer. O que faço doutor?

Jacira - Salvador/BA

Alberto Assis disse...

Boa tarde, Dr. Michel

Quero engravidar e fiz uma histeroscopia, onde a médica descobriu que o meu útero possui aproximadamente 40 miomas (a maioria submucoso) o maior medindo 1,7cm. Por isso ela só retirou apenas 5 dos 40 e disse que será necessário mais sessões para retirada aos pouco, além disso sugeriu que eu tirasse o útero pq a gravidez tem muita chance de não acontecer. O que faço doutor?

Alberto Assis disse...

Boa tarde, Dr. Michel

Quero engravidar e fiz uma histeroscopia, onde a médica descobriu que o meu útero possui aproximadamente 40 miomas (a maioria submucoso) o maior medindo 1,7cm. Por isso ela só retirou apenas 5 dos 40 e disse que será necessário mais sessões para retirada aos pouco, além disso sugeriu que eu tirasse o útero pq a gravidez tem muita chance de não acontecer. O que faço doutor?

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Michel, eu tenho 29 anos e a dois anos fui diagnostica com um mioma intramural mediando 0,06cm, a minha ginecologista passou o cerazete, pois ela informou que os hormônios liberados durante a menstruação iriam fazer o mioma crescer, em abril fiz outra transvaginal e o mioma agora está medindo 1,5 cm fiquei muito preocupa pois quero muito engravidar, e por este motivo parei de imediato com o anticoncepcional,dia 21 irá fazer dois meses que parei com o anticoncepcional, terei que fazer algum tratamento para engravidar?

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Estou com uma miomectomia pra marcada pra primeira semana de agosto. Só que eu tenho Artrite Reumatoide e um pouco de anemia, isso interfere?

Anônimo disse...

Olá Doutor fui diagnosticada com mioma intramural em parede anterior,isto está me deixando bastante tensa até porque só consegui agendamento com ginecologista para o próximo dia 20, por favor me diga se este tipo de problema causa infertilidade, tenho 27 anos e não tenho filhos. Por favor responda.

Depoimento